Textos sobre conhecimento

A maioria das catástrofes pessoais/emocionais que eu tenho conhecimento tem um 'q' de escolhas erradas.

Sim, senhoras e senhores: ESCOLHAS ERRADAS!

Ai vocês param e pensam: "- lá vem o Bruno, com suas teorias malucas e pensamentos filosóficos..."

Tudo bem, eu aceito!
Mas os convido para uma reflexão conjunta, sem correção de textos ou palavras difíceis, puro e no duro.

Primeiro, temos as pessoas como um 'cartão de visitas'. sim, eu quero chegar naquela festa com aquela moça de cabelos sedosos, dentes que parecem mentex e seus lindos olhos esmeraldianos!
Já adentraria o local, junto à mulher mais linda que alguém poderia ter com status de 'o cara mais fodão do universo', mas mal sabem que , talvez, seria eu o maior perdedor.

Perdedor por estar a ponto de cometer o maior erro da maioria nós, sim, MAIORIA! e não me venha com churumelas impressionistas sobre que o que importa é a beleza interior e blablabla... Que eu sei que não é verdade.

SEMPRE nos importamos com a beleza externa, o que é uma pena...

Aprendemos, desde muito novos, a vangloriar o ego e usar ele da forma mais errônea possível e, em nenhum momento, ouvimos falar de honra!

Honra: é julgamento que determina o caráter de uma pessoa exatamente: se ou não a pessoa reflete honestidade, respeito, integridade ou justiça.

Honra é sabermos gostar de nós mesmos e nos orgulharmos por fazer a coisa certa, valorizar o certo e , às vezes (mesmo que poucas) receber as melhores energias gratas por isso.

Na maioria das vezes, estamos entre aquela super gata que estamos com muita vontade há tempos, com um corpo exuberante e que chama a atenção por onde passa e entre aquela pessoa que faz de tudo pra te fazer bem, e o que , na maioria das vezes escolhemos? De verdade, sem novelismo global, o que você escolhe? eu te respondo, o 'cartão de visitas'.

Longe de mim dizer que se você é muito gata ou gato é uma péssima pessoa, se soou assim meus sinceros perdões, mas é que a felicidade está presente SEMPRE em nossas escolhas, SEMPRE!

Mas a infelicidade também está...

Eu tenho uma amiga que ama ter um cara ao seu lado, o cara faz por ela o que nunca fez por ninguém... dá o jeito dele pra estar ao lado dela, se vira nos 30 pra conseguir ao menos levá-la na porta do trabalho pra ter certeza da segurança dela, e ela? ela AMA isso... mas vira e mexe tem um 'amigo' no whatsapp dela, onde ela sacia seu ego com romances de textos e carinhos profundos...

'Meu boa noite com uma fungada no cangote' dizia um;
Ela, por sua vez, se vangloriava a outro com um torcidas de amigas, torcendo por ela e pela beleza do tal rapaz: 'fulana te acha lindo, sempre fala de você sempre pergunta porque não fico mais com você...'

Não amigos, isso não é errado!

Errado é prender alguém que te quer tão bem.
O preceito de felicidade talvez esteja nas escolhas dela, total nas escolhas dela e ela desperdiçou... e hoje lamenta.

O velho clichê de escolhermos alguém que seja nossa parceira ou parceiro de vida está ai, e vai vos assombrar pela eternidade, nossa fraqueza ocular e física pelo belo (e não é o cantor, por favor rs) nos destrói em uma bifurcação entre a paz e o desejo.

Vocês devem estar se perguntando, qual foi minha dica para a tal amiga né? pois bem, eu a indiquei a lealdade PESSOAL!

Lealdade pessoal é quando você é leal a pessoa, você não a prende por seu bel-prazer e a liberta, pois tem outras vontades, de escolhas erradas, ou talvez até mesmo certas... mas, escolhas!

Eu mesmo, costumava sair pelo mundo colecionando amores, porém, eu tive um aprendizado longo e na carne, de colecionar energias boas... O homem é feito de sua memória e sem ela, ele não é nada! O valor de um homem se constrói no que ele viveu e aprendeu.

Li uma vez que há três coisas que nunca voltam atrás: O disparo efetuado, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida.

Seja o que forem, porquê forem, sejam HONRADOS em suas escolhas!

Se você for um varredor de rua, seja o MELHOR VARREDOR DE RUAS DO MUNDO, varra as ruas como se fosse Beethoven compondo, Da Vinci pintando ou Sheakspare escrevendo, um dia as pessoas virão e dirão: " por aqui passou o melhor varredor de ruas do mundo!"

Vos escrevo porquê me sinto uma pessoa leal e honrada, e não tenho nenhum orgulho disso! Até porque não é algo que eu me esforço pra ser, só é caráter.

Afinal...

BONITINHAS(OS) vão e vem, PARCEIRAS(OS) ficam!

Inserida por LEANDROCK

Ilusão, conhecimento e realidade.

Jovens começando a vida descobrem o mundo pelos seus próprios olhos, vislumbrando um futuro promissor.
Nem poderia ser diferente. Só a experiência dos anos mostra a realidade.
As diferenças começam a aparecer ainda no banco da escola, início à nítida percepção de que, contrariando a regra divina, que também foi adotada pelos homens, não somos todos iguais.
“Pois quanto maior a sabedoria maior o sofrimento; e quanto maior o conhecimento, maior o desgosto.
Eclesiastes 1:1-18”

Inserida por marinhoguzman

O CAMINHO DO CONHECIMENTO PASSA PELO PRINCÍPIO DA DESCRENÇA

Devemos ouvir a todos e buscar informações,
Mas também devemos duvidar de tudo.
Quando eu duvido, eu questiono.
Quando eu questiono, eu busco as respostas.
Quando eu busco as respostas, eu aprendo.
E quanto mais eu aprendo,
Mais dúvidas surgem,
Novos questionamentos aparecem,
Outras respostas vêm à tona,
E eu chego a conclusão, parafraseando Sócrates, que eu só sei que nada sei,
No ciclo infinito do eterno aprender.
O aprendizado traz conhecimento.
O conhecimento nos dá sabedoria.
A sabedoria nos revela a verdade.
A verdade nos liberta.
E a sua libertação é a evolução de sua própria consciência,
Pois o mais sábio Mestre é aquele que está dentro de
V O C Ê !!!

Inserida por clmilsone

Uma pessoa que diz ser de um conhecimento previsível não ver em si algum tipo de pré-consciência, seu estereótipo de conhecedor pode até dar algum detalhe, mas sua humildade toma conta de seus impulsos e, não vives mais compulsivamente. O equilíbrio não se ganha, conquista-se.
A genialidade está em saber ser humilde e não menosprezar a advertência.

Inserida por Juverci

O conhecimento torna a alma jovem e diminui a amargura da velhice. Colhe, pois, a sabedoria. Armazena suavidade para o amanhã.
Faça melhor torne cada segundo de vida uma decada de conhecimento.
Uma decada de alegria. divertimentos entre seus melhores.
Faça como os. mais sabios, aproveite cada segundo, este que eo maior e mais valoiso presente. nos concedido por. ‪#‎DEUS‬ nosso bem. maior a ‪#‎VIDA‬. faça cada segundo valer apena. pois jamais se recupera um segundo de vida perdida.by Max Daniel

Inserida por MaxDanielAlves

A vida cotidiana
Cada vida é eterna com sabedoria,
O conhecimento na caverna transforma,
Com medo constrói uma cena cativando alegrias,
Com tranquilidade deixa a pena para olhar, lá fora!

Falam que louco parece;
Fazem pouco do que acontece, na vida;
Pedem trouco de felicidade na despedida;
O que louco parece quando sensível com a vida?

Pensam amar no mar de coisas da vida.
Calam quando amar mostra a imperfeição;
Na eufórica canção amar é festa,
Na dramática visão amar é tolo.

Eterna é a vida que ama com alegria;
Cansada, ferida, triste...
Na caverna caída a escravidão fica livre,
A cena do medo destruída frente ao belo teatro.
Sensível e insensitivel na despedida caminham separados.
Essa é a lei, da doce amarga vida!

Inserida por desfragmentador

Há FATOS que preferiria não saber, não ter conhecimento! Há situações causadas por determinadas pessoas - seja pela fala, pela atitude ou até pela energia propagada - que eu desejaria que jamais chegassem aos meus ouvidos, muito menos aos meus olhos e, muito, muito, muito menos ainda ao meu coração.
Isso é pedir demais?!

Inserida por AdriaRiedo

Para encontrar uma base firme para o julgamento do conhecimento em geral, nós
temos que encontrar o que o Mário Ferreira dos Santos chamava de 'ponto arquimédico', que é aquele ponto de credibilidade máxima onde uma verdade é tão óbvia e patente que você não pode esquecê-la por um único minuto sequer. Você verá que a busca desse ponto arquimédico é uma constante em toda a história da filosofia, às vezes com o nome de “busca da certeza”, ou com outro nome qualquer. Esse território firme, de onde a totalidade dos conhecimentos que chegam até você pode ser julgada, é fundamental na filosofia, e é exatamente isso o que nós queremos. O ideal seria você alcançar um nível de certeza absoluta sobre determinados pontos, um nível de auto-evidência, mas na maior parte das questões isso não é possível. Não podendo obter a certeza absoluta, nós buscamos então a credibilidade máxima.

Inserida por LEandRO_ALissON

CONHECIMENTO E SABEDORIA

Viver na escuridão é desconhecer o poder do conhecimento que pode ser obtido através da observação dos fatos e, também, da leitura que é uma excelente indicação aos que almejam sair das trevas.
O conhecimento é a luz na qual a humanidade sempre esteve ligada e que nos foi repassada com sabedoria que, em muitos casos, foi obtida com a experiência de vida.
Se estamos no patamar em que nos encontramos hoje, devemos render graças aos que, com sabedoria, buscaram o conhecimento e o repassaram aos primórdios da humanidade.

LUIZ CARLOS VIEIRA SIMOES .'.

Inserida por SIMOESPENSADOR

Como podemos falar de um problema se não temos conhecimento suficiente para tal?

Muitas pessoas falam sobre determinado problema, não porque é um exímio conhecedor, ouviu de outras pessoas tirou sua própria conclusão e distribuiu como se verdade fosse as demais pessoas, essas, acreditando na versão emitem comentários que acabam inflamando ainda mais a situação.

Precisamos ter a certeza de determinada situação para podermos ter uma participação critica e consciente na nossa sociedade, desta forma, estaremos emitindo opinião de forma clara o objetiva sem omitir fatos que possam induzir os outros de uma falsa situação, assim estaremos nos educando como GENTE e nos reconhecendo enquanto SER com direitos e deveres, não somente com direitos e sem deveres.

“Você é livre para fazer as suas escolhas, mas é prisioneiro das consequencias" Pablo Neruda

Inserida por mazenildo

FATO OU FAKE
É a moda do momento,
Do conteúdo sem discernimento.
Na sede do conhecimento.
Falta a peneira do julgamento.

Se é FAKE ou se é FATO,
Vem vestido com aparato.
Vende caro o que é barato,
Notícia falsa ou boato.

FAKE é palavra inglesa,
Significa FALSO, uma esperteza.
Pessoa ou fato que não seja verdade,
Que na rede social pretende ocultar
A verdadeira identidade.

O FAKE também pode ser intencional,
Por promoção e enganação.
Famosos de prontidão,
Às vezes usam para chamar sua atenção.

Até a mídia às vezes erra,
Quando o assunto não disseca.
Quando a verdade vem à tona,
O ofendido já está em coma.

Fakeado ou desarmado,
Até o País anda de lado.
O cidadão é controlado,
Não sabe mais o que é certo ou errado.

O FAKE pira na paz que tira,
O que era certo, foi mentira.
Entendimento condenado,
Num olhar desperdiçado,
Até o ego é julgado.

Vende-se o sonho,
Vende-se o medo.
Levanta-se a tampa do segredo,
Esconde-se a mão apontando o dedo.

Esse FAKE é liberto,
Sem censura, voto certo.
Num Governo totalitário,
Terás o engano e o otário.

O FAKE não é de hoje,
Nem nasceu na eleição.
Pode ser o artifício de uma Nação,
Totalitária e sem razão,
Utilizando desse meio,
Para enganar seu cidadão
Élcio José Martins

Inserida por elciojosemartins

Comece hoje!
Ainda que você não tenha todo o conhecimento, todo o capital, todos os contatos... simplesmente comece!
Quando você quer algo de verdade, acredita em si mesmo e se move com o que tem em mãos, sem reclamar e sem olhar para o que não tem, algo de bom acaba acontecendo.
Comece hoje! Existe algo maravilhoso te esperando!

Inserida por TornadoFreitas

‘Paixões são portais para o conhecimento.
Quando você se encontra em meio a uma
grande encrenca, provavelmente se
arrepende e se pergunta: "Mas como
é que fui entrar nessa?" Quando se der
ao trabalho de refletir, haverá de entender
que não saberia da vida aquilo que agora
já sabe, caso não houvesse entrado pelo
portal. Eles podem conduzir aos infernos,
mas também podem levar à sabedoria de
vida. Você escolhe.

Inserida por edufmartins

⁠PROVÉRBIOS 4

Os obstáculos param seu caminho
Te fazem chorar e não te deixam andar
O conhecimento te dará o melhor lugar
Para andar, caminhar e não tropeçar

Deixe as coisas pesadas,
Leve coisas leves, na sua mala
Educação, bondade e solidariedade
São peças chaves

A iluminação do bondoso é a confiança
Dos maus a falta de perseverança
Queda que não cicatriza e te faz aflita
Quem sabe em quem confia, leva como sabedoria

Cuidado com os pensamentos,
Atrapalham seu destino e tiram seu combustível
Como o avião que tem seu radar,
Seu coração busca algo para se apegar

Inserida por lucasgeovanylima

⁠Meu conhecimento tácito

No meu mundo me balanço
Meu conhecimento é tácito,
mas quero saber o que faço
para torná - lo explícito!

Fui buscar por curiosidade
e descobri que é só socializar.
Interagir que se bem da verdade,
é um saber no outro para se encontrar!

O insight é como intuição
cada um tem os seus.
Esse saber tem observação...

Quando vejo os meus
percebo às vezes, a emoção
e às vezes, vejo Deus!

Maria Lu T S Nishimura

Inserida por marialu_t_snishimura

⁠Todo conhecimento começa com a percepção de alguma analogia. Analogia é uma mistura de semelhanças e diferenças vistas confusamente, como se formassem a unidade de uma coisa, de um fenômeno, de um processo, de uma qualidade. A analogia, uma vez verbalizada, corresponde àquilo que em lógica se chama 'síntese inicial confusa'; dito de outro modo, um símbolo não analisado. A análise descasca as várias camadas de significado embutidas no símbolo, separa alhos de bugalhos, e reconstrói a articulação dos elementos numa 'síntese final distinta'. É só então que se possui um conceito cientificamente viável daquele ser, fato ou processo.

A linguagem da propaganda e da demagogia foge da análise, como o diabo da cruz, e se contenta com a síntese inicial confusa, com o símbolo não analisado, precisamente porque não quer chegar à compreensão de coisa nenhuma, mas apenas produzir, por efeito da confusão mesma, alguma emoção tosca na mente da platéia.

Inserida por LEandRO_ALissON

⁠Notas Universais sobre Ela

Já é de conhecimento público minha paixão pelo espaço
Entenda o que sinto por ela, com essa poesia que faço.
Ela brilha como uma grande estrela.
Um buraco negro cria-se no meu peito em saber que não vou tê-la.
Mas numa imensidão escura.
A energia dela me cura.

Quando olho-a nos olhos, sou levado à calmaria do vácuo, a imensidão.
Aqueles olhos são como nebulosas, que aquecem o gás e a poeira do meu coração.
Aquela densidade que ela traz consigo cria um campo de atração.
Então ao redor dela eu orbito, ação e reação.

Como Marte ela me tira da paz e me coloca em guerra.
Ela emana a vida da Terra.
Tem a beleza de Vênus e costuma sofrer da mesma pressão.
Quando perto dela, minha frequência cardíaca se equipara a de um pulsar.
E ele pulsa, pulsa sem parar.
Eu adoraria poder explorar a geografia do teu corpo.
Fazer expedições pelo seu mundo todo.
E colonizar seu coração, fazer florescer em um ambiente hostil.
Mas tal viagem não seria vil.

Talvez eu e você represente a ficção científica a neste universo.
Talvez seja loucura e ilusão dos meus versos.
Mas não irei deixar que a entropia do dia-dia.
Apague sua luz e roube minha alegria.
Mas agora voltemos ao nosso lugar.
Estamos em um mundo prestes a acabar.
Então, por favor considere minha proposta.
Não me vire as costas, não vamos nos privar, do direito... De tentar.

Inserida por KeynaPetry

⁠Como filósofo, tenho o compromisso com a sabedoria e o conhecimento, para que, por meio das letras possa minimizar os efeitos da escravidão do outro, até que por sorte, ele deseje ser livre. Libertei mil escravos e teria libertado outros mil se esses soubessem que eram escravos.

Nilo Deyson Monteiro Pessanha

⁠ O hermetismo, não tem apenas
o objetivo de ocultar o conhecimento dos leigos!
Mas sim, estudar formas de como a minoria 1%, vai escravizar a maioria 99%, da população de modo pacífico, de maneira que nem percebamos que somos escravos contemporâneos!
O que é muito desafiador e leva tempo, e por isso eles vem guardando esses segredos desde o tempo do antigo Egito, que já existia escravidão!

18/06/2020
BN1996

Inserida por BN1996

⁠Aos homens que perseguem as informações
E delas obtém conhecimento
E num dado momento descobre coisas vazias
Mazelas, loucuras e delírios da mente finita humana
Uma advertência: não perca a graça nas coisas simples que a vida traz
São raras mas dignas de observação e vivência
Sinta-as intensamente, com a força da sua existência.
Agradeça por elas, pois são elas que não nos permitem chegar a maior loucura
Loucura além da nossa sabedoria humana.

Inserida por ACLOficial

✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.

Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.

Entrar no canal do Whatsapp