Textos de Chico Chavier sobre o Amor
Bem... Eu não sei muito o que dizer aqui...
Na verdade a coisa mais difícil que tem é falar sobre você...
Não tem um dia em que eu não acorde pensando em você ou em que eu vá dormir sem pensar em você,e ne todas essas noites eu sempre peço a Deus que cuide do meu Anjo!
Uns dias pra trás me perguntaram se eu ainda me lembrava de você,então me virei e respondi:
"-E da pra esquecer quem me fez uma das pessoas mais felizes do mundo em tão pouco tempo?"
Essa pessoa simplesmente me olhou,olhou para os lados,estudou o que responderia e abaixou a cabeça e saiu,sem me responder.
Outra vez me perguntaram se eu ainda gostava de você,então lhe respondi:
"-Gostar não. Gostar é um termo que se usa pra amigos,aqueles que não são de muito tempo mais já tem historia.Ele é diferente,é mais forte...Ele eu Amo,como nunca Amei ou vou Amar outra pessoa,porque ele sim é diferente,é especial,é tudo que um dia eu pedi a Deus.Mesmo sendo meio louco."
Essa pessoa me olhou,sorriu e me abraçou.E naquele abraço apertado ela me disse:
"-Então não desista Lua,vai até o fim,o máximo que você conseguir,pois posso ver em seus olhos que você fala a verdade,aliás,qualquer um pode ver isso,é só tocar no nome dele.E se lembre que eu sempre estarei do seu lado,assim como você ficou do meu e hoje eu sou feliz,eu vou estar do seu até você ser tão feliz que vai sair cantando por ai igual uma idiota."
Essa pessoa sim me conhecia,me entendia e disse exatamente o que eu queria ouvir...
...
Meu estoque de palavras acabou.Na verdade o que eu tenho a te dizer é tudo aquilo que você já sabe,tudo que já foi dito e escrito,imaginado e desejado,e até mesmo sonhado,porque o Sonho é a unica coisa que nos une e que ninguém pode nos separar,aonde podemos fazer oque quisermos.
Eu queria estar contigo agora, e talvez aonde você estiver,você também queira estar comigo.
As vezes eu passo horas viajando aqui,em você,em nós,e ne como seria Perfeita a nossa Vida se estivéssemos juntos até hoje,todas as tardes de sábado e domingo,e as noites com as nossas famosas ligações de madrugada que dava até raiva,mais a melhor coisa que tinha era ouvir sua voz antes de dormir. Aquela mesma voz que sempre repetia a frase:
"- Eu te amo minha Bebê!"
Sabe,acho que a coisa que eu mais faço nessa vida é ficar estudando tudo que vou te falar,e o qual forte vou te abraçar,quando te ver em minha frente e ouvir você dizer que "Amor,eu vim ficar contigo!".
Nossa,eu tenho toda certeza do mundo que nesse exato momento eu vou te olhar e começar a chorar,mas não vai ser por tristeza como eu já chorei e choro até hoje por varias noites,vai ser por alegria,porque esse vai ser o dia mais feliz da minha vida.Mas feliz do que aquele dia que você me pediu em namoro e me disse que eu te fazia bem.
Eu sei que as vezes eu me estresso e falo coisas sem pensar que acabam sendo a verdade mais que mesmo assim são aquelas coisas que doem,mas a verdade é que eu não aprendi a esperar,e acho que nunca vou aprender,e ainda mais quando se trata de você,essa tortura louca de não poder te ver e nem te sentir,isso me enlouquece.
Mas Amor me desculpe se varias vezes eu falho e até já falhei é que eu te amo de tal forma que não existe isso de pensar em ficar um só segundo longe de você.
velas sobre seu caixão aberto ainda sinto sei cheiro,
a vida se foi num ato simples absurdo,
tento sonhar neste sonho de compaixão e dor,
não compreendo está vida que deixa meu amor ir ate...
se esvarri num poço de sangue e lagrimas...
me pergunto por quê...
não tenho resposta que se apresente somente o por-do-sol.
deixo meus pensamentos voarem ao mesmo,
sinto uma dor tão profunda que nada pode descrever,
o caos absoluto, desta vida lagrimas dor e nada mais.
O CONCEITO DE DEUS EM BARUCH SPINOZA
No “Livro I da Ética e no Tratado sobre a Religião e o Estado”, o filósofo holandês Baruch Spinoza delineia a sua concepção de um Deus despersonalizado e geométrico, contrária a todas as formas de se conceber Deus como uma espécie de entidade, oculta e transcendente, que age conforme os seus desígnios e a sua vontade suprema. De uma teoria que não compartilha da ideia de um Deus autocrático, que controla a tudo e a todos, e que se refugia em algum ponto distante da abóbada celeste — segundo a crença comumente aceita e bastante difundida, sobretudo entre os povos e as civilizações de origem indo-europeia. Motivo pelo qual, o filósofo Spinoza expôs, assim, em sua obra, a sua definição — considerada por ele a mais adequada —, de Deus, em contraposição a todas as doutrinas e dogmas religiosos até então existentes. E é Spinoza quem diz que as massas “supõem, mesmo, que Deus esteja inativo desde que a natureza aja em sua ordem costumeira; e vice-versa, que o poder da natureza, e as causas naturais, ficam inativas desde que Deus esteja agindo; assim, elas imaginam dois poderes distintos um do outro, o poder de Deus e o poder da natureza”. Spinoza ainda nos faz o alerta para o fato de que: “Deus fez todas as coisas em consideração do homem, e que criou o homem para que este lhe prestasse culto. (…) [Isto acontece porque toda] gente nasce ignorante das causas das coisas e que todos desejam alcançar o que lhes é útil e de que são cônscios”. Com efeito, a crença de Spinoza era em um Deus baseado no seguinte princípio: Deus e Natureza são a mesma coisa — Deus sive Natura (Deus ou Natureza).
No pensamento de Spinoza há, ainda, três conceitos considerados básicos e fundamentais, que representam o cerne de suas ideias referentes a Deus, quais sejam: os de substância, de atributo e de modo. Por modo podemos facilmente definir como sendo tudo aquilo que existe ou que pode e venha a existir, e que assume uma forma característica qualquer; ou melhor, que tenha um formato mesmo que transitório da realidade. É o caso, por exemplo, de inúmeros fenômenos e de situações as mais variadas, presentes em nosso cotidiano; de cada um de nós como indivíduos, e do grupo ou da espécie ao qual pertencemos; de nossos corpos e pensamentos; e etc. Em suma, de todas aquelas coisas que se manifestam e se apresentam de diferentes maneiras; de tudo aquilo que denota uma infinidade de aspectos e de particularidades desse nosso mundo.
No que tange à substância, para o referido filósofo, ela é o eixo e o esteio por onde a vida se espraia; é o que estrutura a existência de todos os eventos e acontecimentos. Em poucas palavras, é o que constitui a essência mesma do real.
E, para completar, o que se chama aqui de atributo nada mais é do que aquilo que se traduz como qualidade essencial que compõe o ser da substância. Por esse ângulo, entende-se que pensamento e extensão são manifestações e atributos provenientes da substância divina, da mesma forma que extensão refere-se à essência da materialidade e o pensamento relaciona-se à essência da inteligibilidade.
Na conceituação de Spinoza, a substância (essência e natureza que é Deus) somente pode ser entendida no tocante a dois aspectos: “natura naturans”, que significa o status criativo da natureza, funcionando como um élan vital, que produz a vida e é extremamente ativa nesse processo, enquanto força fundacional que instaura e regula a dinâmica da natureza. De outra feita, está o que ele denomina de “natura naturata”, que é apenas o resultado dessa criação, o lado passivo dessa mecânica, que é o que já foi criado e construído em termos de natureza: formas externas variadas como montanhas, vales, vegetações, ventos, águas, florestas, entre outras. Nessa perspectiva, pode-se dizer que a “natura naturans”, e não a natureza material e compassiva (“natura naturata”, o mundo strito sensu), é idêntica a Deus e se confunde à Sua essência e substância.
Portanto, Spinoza, em sua explanação, entende Deus como sendo a base de sustentação e a condição subjacente da realidade como um todo. Um Deus imbuído da mais clara evidência e certeza racional, que se auto-constitui como sendo a causa de si e de todas as coisas; que se move em função de uma necessidade que lhe é intrínseca e gerada de sua própria essência, a rigor: por meio de processos mecânico-causais e de leis invariáveis, responsáveis pelo total funcionamento e ordenamento do mundo.
Assim, como nos indica o próprio Baruch Spinoza: “Tenho uma concepção de Deus e da natureza totalmente diferente da que costumam ter os cristãos mais recentes, pois afirmo que Deus é a causa imanente, e não externa, de todas as coisas. Eu digo: Tudo está em Deus; tudo vive e se movimenta em Deus”. E acrescenta, dizendo: “Por ajuda de Deus, entendo a fixa e imutável ordem da natureza, ou a cadeia de eventos naturais. (…) A partir da infinita natureza de Deus, todas as coisas (…) decorrem dessa mesma necessidade, e da mesma maneira, que decorre da natureza de um triângulo, de eternidade a eternidade, que seus três ângulos são iguais a dois ângulos retos”.
“sobre o nada da morte
aos homens indoutos,
a outros crédulos:
a razão e a ciência informa:
não há descanso na morte,
apenas inexistência
vaco cósmico, buraco negro
nem solidão nem medo
nem esperança supra física
nem segredo metafísica
ou revelação sublime
a morte é o fim da ilusão eterna
é um encolher dos ombros de Deus
e um esticar das pernas dos mortais
com tudo dito ainda escutamos
dos amigos: "descanse em paz,
meu rapaz."
não espero corda nem discorda
isto é poesia, antídoto para ilusão.”
Os apóstolos tiveram uma forte discussão sobre qual deles deveria ser considerado o mais importante. Então Jesus disse:
— Os reis deste mundo têm poder sobre o povo, e os governadores são chamados de “Amigos do Povo”. Mas entre vocês não pode ser assim. Pelo contrário, o mais importante deve ser como o menos importante; e o que manda deve ser como o que é mandado. Quem é o mais importante? É o que está sentado à mesa para comer ou é o que está servindo? Claro que é o que está sentado à mesa. Mas entre vocês eu sou como aquele que serve.
— Vocês têm estado sempre comigo nos meus sofrimentos. Por isso, assim como o meu Pai me deu o direito de governar, eu também dou o mesmo direito a vocês. Vocês vão comer e beber à minha mesa no meu Reino e sentarão em tronos para julgar as doze tribos de Israel.
Não irei lhe dizer o que sinto para lhe impressionar ou para que mude de ideia sobre mim, essas são apenas consequências em potencial, mas sim para que saibas o que sinto.
E não cobrirei meus gestos com ironias ou desculpas, como se eu fosse um covarde, mas confesso que seria mais fácil assim.
Lhe direi tudo da maneira que me convém, nesse momento, assim o farei.
Então por que direi?
Simples!
Porque eu estou ansioso demais para dizer que estou apaixonado por você.
BENDITO SEJA DEUS
O Louvor de Deus é a proclamação
Da vitória do Senhor sobre a morte
Que neste Domingo de Páscoa
As nossas casas se encham de paz
Os nossos corações de amor
Os nossos dias de esperança
Para celebrar a ressurreição de Jesus
É tempo de alegria, de celebrar o triunfo da vida
Um bom Domingo de Páscoa amigos.
O HEBREU
Ele caminha no deserto do meu coração
Ele anda sobre o meu sangue
E se minha vida desaba
Quando meu corpo colaba
Ele elabora minha subida
Se sua vida está em colapso
Chame pelo o Hebreu
Aclame por Ele
Esse Hebreu é seu, é meu
E também é brasileiro
Ele conhece meu temor
Ele sabe da minha fraqueza
E me recebe com Seu amor
Disso eu tenho certeza
Permite que eu caia
Mas não me deixa no chão
São caprichos do satanás
Sem qualquer razão
Queria eu ter a sorte de Jó
Por este Hebreu ser testado
Até minha garganta dá um nó
E no final ser aprovado
Deus é hebreu
E também é brasileiro
Deus é hebreu
Ele seu, Ele é meu
Deus é hebreu
E também é brasileiro
Deus é hebreu
Ele é meu, Ele é seu
27 de março de 2016.
Reflexão sobre a loucura
Todas as vezes que faço uma análise das loucuras que já fiz nesta minha vida e das loucuras que as pessoas me contam vejo sempre um brilho no olhar isso é sinal que não temos arrependimentos, nem nos não lamentamos e por muitas vezes faríamos tudo novamente.
Isso me leva a crer que são nestes momentos de loucura que somos verdadeiramente nós.
Se ao recordar uma loucura você consegue rir sozinho, ter saudades, pode ter certeza que valeu a pena.
Quando falo loucura é loucura mesmo,
é desatino rsrsrs.... É o improvável, enfiar o pé no acelerador, fechar os olhos e ver onde vai dar, isso é sentir a vida efervescente dentro de você.
O que me faz entender os loucos e por muitas vezes odiar os extremamente centrados, essa realidade inventada é muito chata.
Sei tão pouco sobre a vida que às vezes penso que minha lucidez precisa de recall.
Ou vejo de mais ou de menos. Não sei...
Sei apenas que algumas atitudes diárias que vislumbro, me fazem acreditar (ainda) em um mundo onde a delicadeza possa vencer a agressividade.
Onde o respeito possa vencer a mentira...
Onde o amor exista sem exigir perfeição.
Onde a coragem vença medos internos.
Onde permitamo-nos viver o hoje com intensidade, pois o amanhã pode ser saudade.
Onde olhares se comuniquem sem palavras e onde as palavras descansem quando os gestos falarem.
Onde existam amizades desinteressadas.
Onde o poder não seja usado como arma.
Onde talentos sejam aplaudidos sem inveja.
Onde o reconhecimento seja legítimo...
Onde um abraço possa ser morada da paz...
Seria um mundo alienado?
Será que estamos tão insensíveis e engessados à vida que tudo passa a ser mais importante que viver?
Muitas coisas passam pela nossa vida
Dizem que elas acontecem em total equilíbrio sobre bom e ruim.
Pode até ser para algumas pessoas mais pra outras iguais a mim
Sabem que vêem muito mais coisas ruins do que boas
Exemplo...
Não dou sorte no amor
Nem na vida profissional
Nem na parte familiar
Pois é cada dia mais complicado de se viver
Mais enfim tanta coisa ruim que acontece na minha vida
Ainda tenho uma vontade enorme de viver
Alias somente agora vejo como a vida é valiosa
Tento não desperdiçar meu tempo fazendo coisas
Que eu quero agora e tento não deixar nada pra depois
Afinal não sabemos o que vira amanha
Podem pensar “deus não existe” ou “deus não se importa comigo”
Mas digo que ele existe
Ninguém morrera por ter um pouco de fé
Alias pode até melhorar a vida de alguns
A maior virtude que deus deu aos humanos foi “O PODER DA DECISÃO”
Cada escolha cada passagem da vida lhes proporciona varias e varias maneiras de ser feliz
Ou mesmo de fazer o mau a outras pessoas
Eu cometo erros afinal sou um humano qualquer
Mais com eles tento ser uma pessoa melhor para mim mesmo e aos que me rodeiam
Não sou muito bom com palavras
Muito menos em me expressar
Só queria dizer que...
Se você quer uma coisa lute por ela
Afinal uma conquista vale muito mais a pena do que as coisas que aparecem do nada
Pois ao conquistar verdadeiramente uma coisa sabemos que a merecemos de verdade
E não por que alguém teve pena ou dó
Só queria dizer mais uma coisa
Se algo tiver que ser seu
No fim ele será
Não importa o tempo que dure se for pra ser seu esse algo retornara
Essas são apenas palavras de uma pessoa comum entre tantas que existem por ai.
"Pra mim o céu é a profundidade mais incrível que existe, olhar para infinidade que está sobre nossas cabeças me traz um mundo de possibilidades, no fundo, eu vivo sob à atração e dependência das possibilidades.
Mesmo incapaz de imaginar a imensidão que nos rodeia, é um máximo se deleitar nas hipóteses desses inimagináveis segredos. É Ilaria a curiosidade que desperta no meu interior, de saber o que está após a extensão da margem do nosso planeta. E assim eu sigo me contorcionando nessas possibilidades..."
Como parte de um soneto,
Vejo o brilho no seu olhar,
Como luzes do luar,
Caindo sobre mim...
Meteoritos lunares.
Como parte de um todo,
Entre razões e existências,
Seguindo a curvatura da vida,
Insistimos seguir em linha reta.
Vejo em mim o teu sorriso,
Resplandescente como estrelas,
Vindo de uma linda donzela.
Que tão bela és singela,
Acende as velas de uma caravela,
És navegante e aventureira,
Já eras o ouro da tua caravela.
Pirata da terra perdida,
Que moveu a manivela,
Roubei o bem mais precioso,
A navegante e aventureira...
Vales mais do que o ouro?
Não havia ouro na caravela,
Eis que escuto lá do alto,
Tu és o dono do ouro e da prata...
Não queria todo o ouro e a prata.
Mas o teu sorriso e o teu coração,
Que vales mais que todo ouro...
Pirata tu és mais valiosa que diamante,
És tu a dona do mais lindo semblante.
Você a protagonista eu coadjuvante,
Essa história começa antes do fim,
Será que histórias precisam ter um fim?
Nunca peça conselhos a uma mulher sobre a rival dela; nem a um covarde sobre a guerra; nem a um negociante sobre o comércio; nem a um comprador sobre a venda; nem a um invejoso sobre a gratidão; nem a um egoísta sobre a bondade; nem a um preguiçoso sobre o trabalho; nem a um empreiteiro sobre o fim da tarefa; nem a um empregado preguiçoso sobre um grande trabalho. Não procure nenhuma dessas pessoas para receber delas algum conselho.
(Eclo 37,11)
Cansei de declarar sobre
minhas dores e dissabores
da vida.
E ao optar pelo silêncio
não estou isolando-me
das pessoas, mas apenas
focando minha atenção no
que diz a alma ao coração.
Talvez por muito que falei
e não obtive respostas decidi
não mais ecoar minhas
palavras em seus ouvidos.
E para que não seja rotulada
como inoportuna, então uso
do isolamento para silenciar
o lamento e descobrir o que
sinto por dentro.
O que sou é algo meu, somente meu
Pois você não sabe o que sei sobre mim
Não sabe o que passei na vida
Não tem ideia do que chorei, do que sofri,
do que realmente me faz feliz
Você jamais saberá a intensidade das minhas dores
Nem pode mensurar a minha alegria
Nem do quanto me sinto só
Não sabe as marcas que tenho, nem o que me faz feliz
Você pode até fazer ideia de algo sobre mim
Mas, nunca terá a certeza de quem verdadeiramente sou
Portanto, não me jugue, pois estou certa de que você realmente não me conhece.
Ontem conversei com uma amiga sobre como nos arrependemos das coisas. Do intercâmbio que não fizemos, da maturidade para tomar decisões que não tivemos nas horas mais importantes da vida. Sem perceber, conjugamos os verbos no pretérito perfeito. E a gramática trouxe respostas quando nem houve perguntas
O peso na culpa deixa os nossos dias mais pesados. Nenhum presente é bom se julgamos a nós mesmos pelas escolhas que não podemos mais mudar. Do corte de cabelo a uma frase errada, do pré-julgamento à falta de exercícios físicos. Não dá pra voltar atrás e ter bebido dois litros de água por dia, sido mais paciente e mantido a calma mesmo no caos. Você errou. E o mundo não parou de girar por isso.
Cada momento feliz de hoje é fruto das escolhas que você fez até um segundo atrás. O sabor do bolo, a cor do sofá, o pedido de perdão. Renegar o passado é rejeitar o caminho que trouxe aqui.
Cada “e se” que usamos diminui a importância do que “já que”. Nossos planos mirabolantes, condição financeira e emprego dos sonhos não existiram, mas continuamos tomando banho de chuva, morrendo de orgulho com uma apresentação de ballet infantil e dividindo uma torta de bolacha – e se eu tivesse aprendido a chamá-la de torta alemã, o sabor seria outro?
Todo mundo comete erros. É normal querer pegar atalhos e acabar dando com a cara na parede. Faz parte da vida dizer coisas sem pensar, tomar decisões equivocadas, magoar quem a gente ama. E não se perdoar por isso é estar lá, persistindo no que deu errado sem ver que os tais caminhos tortos às vezes acabam levando a gente para o lugar certo.
A única coisa que pode tirar a paz de alguém é a falta de perdão com a sua própria história. A amargura de querer viver outra vida torna embaçada a visão sobre a felicidade que se pode sentir hoje.
Esta amiga, com quem eu conversei ontem sobre como nos arrependemos do passado, por exemplo, era alguém que eu não via há dois anos. Até que nós duas decidimos que construir o futuro era mais importante do que se prender a erros que não poderia ser mudados. Enquanto falávamos do passado, o presente de viver um dia de cada vez invadiu o meu peito. Sem mágoas, sem dores, sem remendos. Leve, como a vida tem que ser.
As dificuldades
Desagradável falar sobre
Esse assunto, tão complicado,
Porém é algo que te trás
Um grande aprendizado.
Todos passam em algum momento
De diversas formas.
E em algumas delas...
Causando um vasto sofrimento.
Porém o tempo
Cura qualquer ferimento,
E nada melhor que as dificuldades
Para te produzir um grande crescimento.
Passar por elas
Pode ser, até irritante
Mais tudo que nos exige, mais insistência
Se torna mais relevante.
E cada vez
Que passar por alguma
Procure tirar dela, alguma lição,
Para no futuro evitar, uma nova situação.
Um sábio foi procurado por um desconhecido,que lhe falou sobre a incompreensão da vida e que isso lhe gerava tristeza,frustrações e muitas doenças.Queria então saber o que lhe faltava para compreende-la melhor.
O sábio então lhe respondeu:Deus, é o que lhe falta para compreender tudo aquilo que não compreende.
Sobre a gravidade austera
solitude minha paixão reato seus atos,
momentaneamente sinto que paralisia do mundo,
sob ar infecto de tua alma deixa meu coração em desespero,
selado em virtudes dos quais ainda sonho,
calo me diante tantos e todos, mesmo assim a deixo ir...
porque? medito por horas a fio dentro das profundezas...
desloca me para superfície tão longe do meu coração,
que tudo, soa como bobagem ate solidão chegar a seu apse...
dentro de um poço de solidão amarga, ate a dor transcender...
os limites da sanidade sendo a loucura uma paixão derradeira.
vendo que existência é pura até que a despedida seja a morte.
