Textos de Caminho
Acredito que a educação é o caminho a seguir, mas uma educação de qualidade e contextualizada. Que esta educação seja emancipadora, autônoma e estratégica, de maneira acentual que provoque o debate em todos os espaços que as pessoas ocupem. Neste sentido, a escola tem que ser uma espaço de inclusão e não de exclusão, que a escola seja um espaço de ambientação humana e natural e não ( como em muitas delas, aliás,) um galpão, em que os estudantes são colocados. Essa educação capaz de quebrar paradigma é o melhor caminho. O vestibular é um dos exemplo de exclusão, aja vista , ser ele o elemento balizador da oportunidade de ingresso nas universidades sejam elas publicas ou privadas.
"É de sua responsabilidade espiritual todo aquela pessoa que Deus coloca em teu caminho e esta reconhece sua autoridade como alguém que prega a Palavra da Verdade, não se engane, será sua obrigação levá-los a Jesus e cuidá-los enquanto estes permanecerem no caminho, afinal para esta pessoa, a luz do Senhor está sobre ti e você tem o dever de honrar o seu Nome."
O caminho para todos é um só. Nascer, crescer e morrer. A diferença está nos desvios que usamos para tentar melhorar este rumo. O sentido verdadeiro e ideal deste processo existencial, chama-se lei da sobrevivência. E esta lei é universal e cabe a todos, sem nenhum julgamento. Portanto somos definidos pela sua aplicabilidade, e são as consequências que trazem os méritos ou deméritos de cada um. Ao intelecto humanizado jamais caberá qualquer tipo de julgamento, ante a sua própria incapacidade de definir-se e de se conhecer. Somente à ciência universal poderá emitir um veredicto. E isso se chama rota natural dos ciclos. - Almany Sol, 25/03/2014
Muitas vezes em nossa vida ficamos em duvida de qual caminho seguir , nos preocupamos com rótulos , com palavras que muitas vezes as pessoa lançam ao vento ! Nada muda nossa vida a não ser o amor de Deus , que é o que nos sustenta , nos mantém de pé!Pudera nos libertarmos desse falso moralismo que muitas vezes nos impede de fazer o que achamos certo , por medo ou insegurança!Somos educados desde criança a seguir os passos de nossos pais e assim o fazemos , mas não podemos com isso cegar-nos e não percebermos que muitas vezes Deus tem planos para nós !
Olhe para trás, veja tudo que você já passou. Olhe para frente, veja o caminho que você formou. Respire, inspire e vire-se! Não desvie seu olhar, coisas boas irão de chegar. Sei que é difícil largar o passado, mas ninguém faz um futuro com o presente trancado. Se liberte dessa prisão, dê uma nova chance pro seu coração. Tente, ''Dê um passo a frente, que as coisas boas virão automaticamente.''
Quando percebemos que estamos no caminho certo nos deparamos com a verdadeira realidade e tudo aquilo que antes pra gente tinha valor, na verdade não tinha valor algum a não ser satisfazer as nossas necessidades mundanas. Depois disso começamos realmente a valorizar o que precisa ser valorizado e tudo começa a ganhar um novo sentido.
De repente, parei no meio do caminho, voltei meus olhos para mim mesma, olhei o meu reflexo no espelho, consultei minha alma, meu coração e decidi mudar de rumo, alterar a rota. Bateu uma vontade de buscar uma rotina mais leve e tranquila, de desfazer os nós, jogar os fardos fora. Viver a minha própria vida, procurar reconhecer o meu mundo, minhas limitações, meus anseios, minhas necessidades. Deixar um pouco de lado, o que os outros acham, o querem, o que pensam ao meu respeito. Me importo e muito com os outros, mas entendi que tenho que me colocar em primeiro lugar.
Sinalize todos os obstáculos e armadilhas que se fizeram presentes no caminho de teu sonho e te conduziram à derrota. Volte ao ponto de partida, e desta vez, obedeça as orientações de desvio de cada um deles. Entender a derrota como sinalizadora de nossas fragilidades e dificuldades é uma dádiva para nos tornar mais fortes diante dos próximos desafios da vida.
Nunca deixe cicatrizes em corações alheios, procure deixar um caminho de flores por onde passar. Se não puder querer bem, também não queira mal, você não ganha nada com isso. Cada um é como é, gostemos ou não. Há pessoas de difícil convivência mesmo. Você não é obrigado a simpatizar com todo mundo, mas deve aprender a respeitar as diferenças, faz parte das regras do bom viver. Se a convivência é complicada, afaste-se e pronto. Simples assim.
Sucesso ? Qual é o caminho pra encontral-a . Ah o caminho meu amigo somos nós que construímos são as nossas atitudes,os nossos esforços,o trabalho árduo que constrói o caminho para o castelo chamado sucesso. Te digo que para chegar ate ele você irá se deparar com algumas pedras,algumas armadilhas chamado obstáculos ,mas eles fazem parte para testar a sua garra,a sua determinação . Muitos sonham para chegar até ele mas não são todos que conseguem. alguns desistem por causa dos obstáculos..outros cansam por achar que o caminho ainda esta longe demais. E é somente os fortes, os superadores chegam até ele e ainda de conquistarem o sucesso, recebem uma alta dose de algo que todos nós queremos pra nossa vida, a tão sonhada : FELICIDADE
Eu estou caindo como essa chuva que não para de me molhar, como se meu caminho não me levasse para qualquer lugar. Eu estou caminhando e estou cansado como àquela estrela que parou de cintilar. Eu viro a página e o branco me ofusca o olhar. Eu encerro o capítulo e o novo parágrafo parece não começar. Eu respiro fundo, mas parece que falta ar. Eu olho para frente e não vejo mais ninguém lá. Mesmo tudo que fiz para ajudar veio a vida e me mostrou que sozinho é o meu lugar.
Um começo misterioso que se expande tanto ao ponto de pensar que talvez não haja fim e seu caminho se perde por ele mesmo em suas próprias curvas e cai em seus próprios buracos, observado por olhos perdidos e colidindo com seu próprio eu, onde os caminhos não levam a lugar algum além de escuridão e mais escuridão.
Há tanta gente como nós por ai, apenas tentando encontrar seu caminho. Buscando alguma razão de ser ou um propósito. Nessa busca inicialmente acreditamos que nada pode nos machucar ou nos parar, não é bem assim. O caminho é longo, algumas vezes demorando, e tem pessoas de todos os tipos por ele. O que a gente quer de verdade é certificarmos que demos o nosso máximo, e que entre uma tentativa e outra, fizemos o bem na vida de alguém. Queremos ser lembrados sim! Queremos concluir, alcançar, mas sem nenhum lamento de que deixamos para trás o tesouro que possuímos todo esse tempo (família, amigos, valores).
Às vezes sabemos o certo, mas queremos sempre complicar as coisas indo por outro caminho. Lembro-me de quando criança, via em minha frente vários caminhos livres e de fácil acesso, mas eu ia pelas calçadas, subindo e descendo escadas, pedras ou seja, pelo caminho mais difícil. Assim somos nós quando crescemos, esquecemos as calçadas da infância e dificultamos o caminho da vida. A vida tem vários caminhos retos, mas sempre tentamos ir pelos tortos.
Quando encontramos alguma “pedra” no caminho da nossa vida, muitas vezes não entendemos por que aquilo acontece. A razão sempre será descoberta algum dia, mas o importante é ter a certeza de que Deus estará sempre ao nosso lado para nos ajudar, dar conforto e apoio para seguir em frente com as coisas que almejamos.
A gente cresce aprendendo a desviar dos obstáculos, ir pelo caminho mas fácil por conta do medo imposto. Aprende a dar uma volta enorme numa conversa ao invés de pedir desculpas. Aprende a concordar só pra se livrar do trabalho de 10 minutos de paciência em aprender ou ver algo novo. E, quando cresce, exige o oposto. Defende o oposto. Acoberta o oposto. Mas, ao fim, nem se quer conhece ou vive esse oposto. Ta louco, que sujeira é essa? Que coisa mais deprimente. É o que eu sempre afirmo, para mim e para todos: SALVE-SE QUEM PUDER, PERCA-SE QUEM QUISER! E boa sorte.
Admiro essas mulheres que escolhem um caminho solitário e não são levadas por um punhado de bravatas que são lançadas em suas respectivas mesas por algumas raposas que abanam a calda e tentam ceifá-las para suas tocas. O que não consigo entender é como algumas delas conseguem seguir regrinhas (gibis) que foram impostas por nossa sociedade e que dizem que o casamento é algo obrigatório e primordial para uma moça se completar, de preferência na velocidade da luz, ora, esse é o paradigma dos paradigmas, haja vista, que tudo aquilo que é forçadamente imposto é de origem ditatorial e, portanto, digna de total desprezo. Evidentemente, o matrimônio é uma das maiores maravilhas terrenas e um sonho presente no coração da maioria das moças que aqui se encontram, todavia, ele não é um passaporte para a realização plena de uma vida feliz, absolutamente.
No caminho da escuridão, só estão pessoas amargas, tristes e sem paz. Eu sou a prova disso! Entre a poluição do coração humano, eu me perdi. Eu chorei e me senti perdida ao ponto de querer distrubuir a minha certidão de óbito. Eu andava com um cemitério nas costas, ferida e com mágoa do passado. Sempre fui uma pessoa louca, porém boa demais para conviver com sorrisos em forma de maldade e resolvi resgatar o que tinha de bom em mim. Fiz minhas malas, juntei todo o amor que sempre morou em mim e mudei a trilha. E nesse longo trajeto, sentimentos foram descartados. Me alimentei de pessoas sinceras e que me amam de verdade. E nos dia de hoje quando cruzo com alguma pessoa sem luz que possa absorver minhas energias, eu me afasto. Não quero pagar pra ver. Não quero a tristeza como minha melhor amiga mais uma vez.
Não existem dois ou mais caminhos e maneiras de fazer as coisas, senão somente um caminho, o caminho para ser feliz, não importa quais são os obstaculos que encontraremos nele, mas sim a felicidade que buscamos... A felicidade não deve ser um fim senão a todo momento e todo percurso... A decisão é simples: Queremos ser feliz ou queremos a paz sem felicidade? Seja qual for o caminho que escolher, escolha com o coração, entre nele com respeito, mas com confiança e toda dedicação, façamos que ele seja a escolha certa...
Me perguntaram qual seria o caminho para a felicidade, permaneci em silêncio. Na verdade a felicidade é o caminho. Você pode obtê-la por grandes ou pequenos gestos. Assim como existe o ódio, existe também o amor, o bem, o mal, a felicidade e a tristeza. Esta jornada é constante, afinal, a tristeza e a felicidade andam juntas, e sem uma ou outra, não saberíamos dar o devido valor, imagine um planeta sem a luz do luar, ou o brilho do sol.
- Relacionados
- Frases espíritas: sabedoria e reflexão para iluminar seu caminho
- Pedras no caminho: frases que fortalecem a jornada
- Deus colocou você no meu caminho
- Passagens da Bíblia que iluminam o caminho da fé
- A persistência é o caminho do êxito
- Frases de caminho certo para encontrar sua direção
- Frases para meditar e refletir que iluminam o caminho
