Textos de Amor Passado
Não sente a dor do outro
Quem nunca sofreu na vida
Aquilo que pra voce e pouco
Pro outro é uma ferida
Tente ao menos respeitar
Mesmo que não compreenda
O vento pode voltar
Pra lhe fazer uma emenda
Respeitar e uma grandeza
Já e meio caminho andado
Pra não levar pro futuro
O peso do seu passado
O tempo é uma das mais misteriosas e fascinantes dimensões da existência humana. Ele nos acompanha desde o nascimento até a morte, e nos afeta de maneira profunda e inegável. O tempo é uma das únicas coisas que não podemos controlar, e ainda assim, ele é uma das coisas mais valiosas que possuímos. Ele é como um rio que flui sem parar, levando consigo nossas memórias, nossas experiências e nossas vidas. Ele nos ensina a importância da paciência e da perseverança, da sabedoria e do conhecimento, da renovação e da transformação.
No entanto, ele também pode ser cruel e implacável, nos lembrando de nossa mortalidade e de nossas limitações. Ele pode nos fazer sentir presos, como se estivéssemos em uma corrida contra o relógio. Mas, ao mesmo tempo, ele pode nos oferecer uma oportunidade para crescer e evoluir, para descobrir nossas verdadeiras paixões e propósitos. Sim o tempo é uma dádiva preciosa que devemos valorizar e aproveitar ao máximo. Devemos usá-lo para criar memórias inesquecíveis, dividir com quem quer compartilhar para fortalecer nossos relacionamentos, para buscar a felicidade e o equilíbrio em nossas vidas. E, acima de tudo, devemos nos lembrar que o tempo é um recurso limitado, e que cada momento é único .
Que tal abraçar cada dia como uma nova oportunidade para viver, para aprender e para amar. Devemos nos esforçar para encontrar o equilíbrio entre o passado, o presente e o futuro, para que possamos aproveitar cada momento em sua plenitude. O tempo é um presente precioso, e cabe a cada um de nós decidir como usá-lo da melhor maneira possível.
Às vezes se encontram pelo caminho, o que fui e o que sou.
Dá um misto de sentimentos, entre o susto de não ser mais aquela menina frágil e entregue, e hoje ser, essa mulher um pouco fria e distante...
Que pondera diante da vulnerabilidade.
Sou sombra do que fui, sou o rascunho de um equilíbrio.
Por enquanto, se quiserem sentir-me terão que lidar com uma borboleta desengonçada aprendendo a voar. Há tempos que já não me reconheço, porém, sou alguma coisa menos tola do que fui.
O futuro é imprevisível em termos: pode-se traçar objetivos, calcular os riscos e até minimizar algumas perdas.
Mas e quanto ao passado?
O passado, imutável, guarda os segredos que talvez jamais serão expostos.
Vive à mercê de fatos e versões contadas pelos que dominam tribos.
E nos ameaça com revelações surpreendentes, (re) iluminando o tempo presente. Dito isso, sugiro respeito e devoção atenta ao passado.
O medo de sofrer pode ser o causador dos nossos sofrimentos
O relógio não para e não podemos voltar ao passado
Não espere mais dor para sentir arrependimento
Cada segundo sem ser feliz é um sorriso a menos
É um desperdício de tempo
É uma parte da vida que vai morrendo
E quando se der conta, não temos mais tempo.
"Tornado chega
tornado passa
com tanta fúria
trazendo a desgraça .
O povo aclama
o povo chora
diante dos olhos
mais uma derrota .
volto no tempo, tempo querido
busco o conforto, que foi perdido
volto no tempo, tempo perdido
tornado é de vento, tornado é de vento ....
vento que vem
vento que passa
com sua leveza acalma a alma
O povo respira
O povo se acalma
Fúria e desgraça leveza e calma .
Volto no tempo
tempo é vento
furacão é tempo
que vem e que passa ..."
(Abril de 2014)
O medo do homem
Na sua cegueira contemporânea,
onde os valores foram alterados
o homem se identifica com
o que é errado.
Ser arrogante e intolerante,
passou de repugnante a admirável.
É lamentável o retrocesso,
que somos obrigados acatá-lo
como realidade do homem moderno
que julga o certo como errado
e o errado como algo a ser desejado.
A cada dia que passa
fico mais assustado,
com o que esse homem
seja capaz de fazer
ao resgatar do passado.
Atitudes repugnantes
há tempos superadas.
Assumindo atos condenáveis,
como aceitáveis.
Está compromissado com o futuro é compreender que tudo depende do tempo que você dedica no seu presente, tendo a conciencia de que você escolheu esse caminho a muito tempo atrás, e sabendo que cada escolha tem uma consequência, independente do futuro incerto que a todos cabe saber, independente de qualquer coisa.
"Tenha consciência, Memoria, e Ética".
O desafio de permanecer solteiro é acreditar
que não existe a possibilidade de encontrar alguém
que o faça esquecer todas as suas tristezas.
E adormecer as dores pelas cicatrizes do seu passado.
O desafio de encontrar um relacionamento
é aceitar e conviver com as cicatrizes do passado do outro.
E por muitas vezes se curar sozinho ao abrir uma nova ferida
e continuar despertando felicidade do próximo.
Pensamentos escritos em uma das melhores fases da minha vida. O ano era entre 1994 e 1995.
Acrósticos
Amantes do passado que ficou
Nas eternas mágoas presentes
Dentro de um coração que amou
Românticos e atraentes beijos
Emoções fortes e profundos desejos
Incríveis sensações de perda
Ao amor que eu jamais quero esquecer
Renê Augusto
Esse é meu ultimo texto sobre nós,
Meus dias tem tidos dolorosos, estou perto de surtar com essas lembranças, tenho tido muito egoísta e pegado muito pesado comigo mesmo, todas as noites me afundo na minha cama, incrível o quanto a vida é dolorosa conosco, eu não sei por onde você anda, mas sei que você está feliz em algum lugar do mundo...
Tentei não chorar todas as vezes que lembrei de você e me passar por uma pessoa que eu não sou na frente dos meus familiares, só Deus pode me dizer quando essa imensa saudade irá se desfazer, e eu realmente achei que você um dia voltaria, eu esperei horas, dias, meses e anos...
E eu mudei tanto nesses últimos meses meu bem, me esforcei, virei meu mundo de cabeça pra baixo, e agora estou vagando sozinho em um limbo com várias memorias.
Eu realmente estava apaixonado por você.
Contas ao Vento
Vagos sonhos desbotados
Projetos abandonados
O que fazer com o amanhã
Se o ontem não se vai?
Desespero invade as noites
Revolvem tristes momentos
Gélidas paredes emolduram
Dispersão do pensamento.
Em círculos se arrastam vidas
Banhadas no sal das lágrimas
Caçam a esperança perdida
Frágeis fios, sopros de vida.
Tão imensos quanto às noites
Mostram-se os leitos vazios
Abraços largados ao vento
Longas contas de agonia...
Sons do ontem
Ecoam dolosos sons do ontem
Emolduram saudosas imagens
Passageiras etéreas do existir
Na saudade a subtrair o sorriso
Amarelada resta a branca toalha
Vestindo de nostalgia a fria mesa
Arrastam-se tantas cadeira vazias
Abandonadas na escura nostalgia
Misturam-se as vozes das crianças
Entremeando lágrimas presentes
Badala nostálgico o sino da capela
Triste escuridão carece de velas
Estática desnuda-se a existência
Acuada no silêncio que a circunda
Um fio de voz balbucia orações
Ante a indiferença das multidões.
O tempo ainda é o melhor dos remédios.
Ele nos permite sentir um pouco menos, sentir diferente, deixar de sentir...
Nos coloca em confronto com nosso próprio passado e muda o nosso conceito diante daquilo que parecia insubstituível, inesquecível...
Tempo... Como és belo! Torna tudo uma lembrança, mas não uma lembrança constante. Simplesmente uma lembrança!
Desires of the past
Ontem eu te vi. Você estava com ela e eu desejei por todos nossos momentos que você esteja sendo feliz como nunca conseguiu comigo.
Você estava tão lindo, mais do que minha memória se lembrava. Então eu me peguei imersa no passado, no nosso passado. A primeira vez que te vi, o primeiro beijo e o fim.
Eu não fiquei querendo que nos reatássemos, porque foi você que me motivou a voltar a escrever, você se lembra de eu quis desistir e você me deu um caderno e pediu que eu enchesse ele? Eu me lembro até hoje, quase tudo que escrevi naquela época era sobre você, mas não posso negar, até hoje escrevo sobre sua ausência e a falta que me faz. Aquele caderno já sumiu e eu perdi todos aqueles textos sobre você, eles não me fazem tanta falta, o que eu mais sinto falta era de como você era. Eu espero que você faça ela feliz como me fez e espero poder te ver outra vez assim se, combinar e agir como se nem ao menos te conhecesse.
Fluxo do tempo
Boca devoradora do tempo
que tudo vai apagando
varrendo da vida todo o encanto
Pincel fixador de temporadas
que tudo vai delineando
e os seus dias e noite vão se devorando
Fazedores de passado
seguem seu compasso
passou, passou deixou de ser
Varreram-se-lhe da mente todas as ilusões.
De que o fluxo do tempo
Não se estanca, não.
Somente em lembrança se refaz
o momento que jaz.
Coloco os tênis nos pés agora.... saio pra caminhar, sigo o rastro do sol. "Vou ali ser feliz e não volto".
O sol seca minhas lágrimas, o vento me ajuda a ir em frente. Sigo em linha reta.... até a próxima esquina, e até a próxima, e até a próxima. Não vou voltar atrás, agora que já sei como é que o atrás é. O futuro me cerca, me chama pelo nome, me pega pela mão e me faz derrubar os paradigmas que me sustentam.
Erros do passado? Quero consertá-los? Não, são alguns detalhes, tão pequenos detalhes... e agora as coisas já não são mais como eram antes... o passado são vias tortas.... tão distantes.
Medos
Sempre me sinto a frente
A frente?
A frente de uma sala cheia de gente
E elas olham
Olham o que?
Olham no fundo dos meus olhos vazios
Cheios de medo
Medo de que?
Do futuro, do qual só tenho certeza da morte
E elas apontam
Para o que?
Meus defeitos, meu passado
Eu não entendo
Então entre na minha mente
E venha aqui a frente
sinta esses olhares de julgamento
Que queimam por dentro.
Tic Tac
O relógio fala
Nessa casa fria e vazia
Meu único amigo
Queria que escutasse mais
E falasse menos
Num silêncio avassalador
O tic tac ressoa
Cada vez mais alto
Escuto nem o meu pensamento
Por esse lado até que é bom
Ando pensando muito
Confinada a esse tic tac sem fim
Sinto um arrepio na pele
Devem ser os fantasmas a me assolar
Vieram me cobrar
Esse passado que me condena
Tic tac todo dia
Vinte e quatro horas por dia
Tudo bem meu amigo
Pode falar estou te ouvindo
Necessito de dormir
Amanhã chega e chega cedo
Já passam das três da manhã
Mas o relógio ainda tem muito a me contar
Que tic tac irritante
Porém tão reconfortante
Tic tac tic tac tic tac tic tac
Tic tac tic tac tic tac tic tac...
"Lembrete ..."
Não deveria ser a saudade o motivo de coisa nenhuma, porque sabemos que é uma desmazelada. Só se sabe lembrar de coisas que já passaram. Ela é casada com o passado que se não for bem lidado, só vem trazer problemas ao presente. Com estes dois é preciso ter muita conta. Eu gosto muito mais do presente, pois a saudade nem sequer tem voto na matéria .... saudades que fiquem agarradinhas ao passado que é bem melhor. Talvez você não saiba, mas a saudade e o passado tem uma filha - A nostalgia ! Outra pingonheira que devagarinho,devagarinho toma conta do coração e nunca se vai sem nos ter feito derramar uma lágrima ou duas ....e como não há uma sem duas chama a prima, a Tristeza e pronto, fica tudo virado ao contrário. Mantenha-se longe dessas fanfarronas - Tome um copinho, ponha uma musica mexidinha, e chame a Alegria que está mortinha pra dançar. Seja feliz com o que tem e não se desespere pelo que ainda não tem ...se for merecedor terá. Faça os seus sonhos serem cheios de cor e ponha neles também um pouco dos ensejos dos outros. Nunca deseje para si só ...deseje no colectivo, a alegria ficará muito maior quando o sonho saír certo.
Depois lembre-se que as coisas divididas tem muito mais sabor, são sempre as mais bonitas, são sempre as mais coloridas.
Se você mesmo depois disto tudo, ainda estiver sentindo saudades, fume um charro que isso passa !!
