Textos de Amor Passado
O que é amar? Mais que adorar ou mesmo gostar?
Não se pode amar sem ter passado pelo verbo conjugado ‘gostar’ ou ‘adorar’?
Porque as pessoas estranham ou questionam quando alguém lhe diz que o ama?
Porque contestam o amor ao invés de agradecer e/ou retribuir o carinho e o amor que vem de uma pessoa que lhe preza?
Há quem diga que o amor nos aquece, permitindo adentrar as mais profundas emoções, nos abalando a sensibilidade, deixando o dia a dia mais harmônico, proporcionando a melhora em todos os sentidos, seja à saúde física ou mental, sendo assim porque deixar o sentimento mais nobre passar? Porque duvidar? Porque negar?
Aceite! Não questione. Não abandone. Não permita que a oportunidade de amar passe por você sem alguma ação. Ame! Goste! Adore! Preze! Não importe a ordem dos sentimentos, apenas valorize a quem se pode amar, a quem tem o poder de amar. Admire aos que tenham amor pra conceder. Ensine a quem que, com o amor tudo pode ser conquistado em quaisquer situações, quando feito com amor nada está perdido, quando com amor tudo dá certo.
Nada mais a dizer, apenas AME sem medo, arrisque.
Ainda nos deixamos AMEDRONTAR com histórias de um passado que NÃO MAIS EXISTE, a MEDICINA EVOLUIU muito, atualmente é uma doença que, se identificada no início, é TRATÁVEL em sua quase totalidade, infelizmente o MEDO, a FALTA DE INFORMAÇÃO e a DISCRIMINAÇÃO SOCIAL afastam do tratamento aqueles que são acometidos pela patologia!
O Câncer é UMA DOENÇA, mas quem a desenvolve são PESSOAS, SERES HUMANOS que carecem de AMPARO, CARINHO, COMPREENSÃO, TRATAMENTO... sintetizando, carecem de DIGNIDADE e AMOR!
O TRATAMENTO EXISTE, centenas de milhares de pessoas JÁ SE TRATARAM OU ESTÃO EM TRATAMENTO, conheço pessoas nestas DUAS SITUAÇÕES com 03, 05, 10, 15 e até 23 anos, ESTÃO VIVAS E CONTANDO SUAS HISTÓRIAS!
Lembro-me o “frisson” em relação a AIDS nos anos 80, era considerada pela OMS – Organização Mundial de Saúde como uma DOENÇA SEM CURA, 30 anos se passaram e a doença continua sendo sem cura, mas hoje é uma patologia ADMINISTRÁVEL onde só vão a óbito AQUELES QUE NÃO SE TRATAM...
O Câncer está seguindo o MESMO CAMINHO!
relógio que não me deixa esquecer
que no ano passado
o tempo passou voando
(graças à Deus)
e agora quem quer voar
na sua frente sou eu
rumo à felicidade
sem tamanho
(por pura pretensão de ser feliz)
porque felicidade é não ter medidas
e nem "peso" nas costas
e nem grandes volumes
a serem arrastados
à longas distâncias
nem dar uma polegada de importância
àquilo que não vale a pena
nem ter uma grama a mais de raiva
ódio, mágoas ou qualquer outro sentimento
pequeno e mesquinho
é transbordar a jarra
em litros de amor e perdão
é abraçar e beijar a população em massa
num grande afeto
é percorrer kms de distância
em busca dos sonhos e das pessoas que amamos
é sonhar nas alturas até passarmos do azul do céu
porque ele não é o limite
é amar além das profundezas do coracao
onde falta ar, mas tem a iluminação da nossa alma
é ultrapassar a velocidade da luz
para socorrermos aqueles que necessitam
é mergulhar de cabeça em objetivos
que valham a pena
pra não ter gasto desnecessário de energia
é acumular esta energia
e utilizá-la com lazer e prazer, conscientemente
é ser bastante grande para agradecer
à Deus todos os dias e momentos
de nossa preciosa vida!!!
Dia difícil
Um dia difícil devemos sempre deixa-lo ao passado
com todo cuido e devido respeito ,ou podemos
continua-lo no dia seguinte ,e por diante ; ou simplesmente tomarmos ciência de que ele nosso
dia difícil o é por nossa falta de aptidão no
gerenciamento do mesmo ,e apaziguá-lo não
trata-se de fator externo, mas internamente à nós
mesmo ,por que não há necessidade de sempre se
ter culpados exceto a rara exceção ,o mundo
precisa de mais compaixões e soluções do que de
culpados ,um culpado por dia difícil é aquele que
sua mente não alcance ,portanto não consegue
gerenciar seu dia ,só cabe aos mais postados
a ajuda-lo a gerenciar seu dia difícil .
No momento em que se esta lá, com aquela pessoa, você para, olha o passado e pensa, imagina como teria sido, como teria acontecido.
Olhando nos olhos dela, mergulhe em sua essência, em sua alma, pois ninguém tem o que se precisa para conhece-la, para descobri-la, para decifrar todos os detalhes que ela não mostra, ninguém tem esse olhar afiado, que percorre-a por inteiro procurando as mudanças que a vida fez, olhando os realces que ali ficaram.
Ao raiar do dia, pensando no que esta acontecendo e no que aconteceu, pergunto-me porque o medo de arriscar, respondo-me prontamente, medo sim, desistir jamais. Fito então o teto, as paredes, o céu azul deste dia tão bonito e desejo você aqui, comigo. Acalentando-me assim, em minha decisão de persistir, em meu querer bem, em minha escolha de amar esta, que me faz sentir-se como uma criança, cheio de alegria, rindo atoa, feliz de verdade.
E quando lembro do seu sorriso, aquele real sorriso de felicidade, de querer estar ali, me alegra a alma, me deixa extasiado de felicidade, pois sei que não estou vendo coisas, sei que não é só eu que quero retomar de onde paramos, e continuar a partir da felicidade que cultivamos, sinto que não é só eu que amo.
E é neste momento que as mãos soam, a garganta seca e as palavras faltam, é neste momento que se descobre ser insuficiente os caracteres de um dicionário, as frase sensatas somem, a voz recusa-se a sair e só o que se pode fazer é beijar, abraçar, e claro olhar a alegria um nos olhos do outro, e quando as primeiras palavras saem, o silencio se pronuncia, tudo se aquieta para não escapar nada aos ouvidos, são elas, as tres palavrinhas que só o coraçao ousa pronunciar, Eu Te Amo.
Passado, presente e futuro
O passado é o conjunto de folhas, as quais escrevi minha história, algumas até já me esqueci, outras, grifei, não quero perdê-las, preciso lembrá-las, elas contam a estória que escolhi lembrar. Algumas folhas arranquei, melhor esquecê-las, outras escolhi não escrever nada.
O presente é o que escrevo, o que vivo, o que sinto e o que penso, com certeza sofre influência das folhas passadas, mas mudei, me reinventei e talvez nem escreva mais como nas primeiras páginas, o importante é que continuo escrevendo.
O futuro me espera como folhas brancas, aguardando o que ei de me tornar, o que ei de escrever, ou talvez nem escreva tanto, o ritmo diminuirá com certeza, ninguém deseja viver tudo o que tem de viver, pois se as páginas se esgotam, a história termina, o livro é esquecido....
Não é julgo, mas sim Realidade...
Muitos conhecem meu nome, alguns até um pouco do meu passado, mas ninguém sentiu as minhas dores a não ser Deus.
Então, a vida de uma pessoa parece ser fácil viver quando a pessoa só olha por fora, mas difícil é se colocar no lugar de uma pessoa e sentir as suas dores e passar pelas provações de sua vida.
Assim é a vida, fácil olhar, e difícil dizer:
Posso te ajudar? ou está precisando de algo?
Não, não, muitos preferem julgar, criticar, e quando um dia uma pessoa estiver totalmente bem, aí aparecem muitos dizendo, se fosse eu teria te ajudado... Esse tipo de palavras estamos cansados de ouvir, mas ver alguém tomar uma atitude, muito difícil vermos. Mas ainda tem pessoas humildes e de bom coração.
Pois a maior Vitória já recebemos antes de nascer, e fomos abençoados ao receber o folego de vida, e o mais importante que é pra ser nos dias de hoje é Amar o teu próximo como a Ti mesmo ...
Assim eu digo: que tenhamos mais atitudes, e menos orgulho...
Então amigos, que na vida de vocês possa estar tudo bem, e que Deus os abençoe sempre...
Esse é meu testamento, meu legado, a lembrança de meus erros do passado, a dor por este expressada, vem do dia em que te vi, o momento em que perdi meu chão, não soube me expressar, só pude contemplar, seus cabelos ao vento, seu olhar oblíquo vindo dos mais belos olhos q poderia imaginar, seu sorriso encantador que instantaneamente me arrancou o ar, sua voz entorpecente que insistia em me
hipnotizar, esse é meu testamento, lembrança do dia em que me disse olá, o melhor momento que poderia imaginar, e que permanece a me atormentar, esse é meu testamento, meu legado não passa de dor e solidão, permaneço então nesse furacão, furacão de pensamentos e memórias que me trazem de volta àquele dia, o dia em que o medo me fez fugir, e sofrer calado, com a sombra que vive ao meu lado e
me lembra constantemente, que nunca estarei contigo, seu sorriso nunca será por mim, seus olhos nunca irão brilhar por mim, e jamais terei seu coração, esse é meu testamento, meu fim, estarei sempre aqui, ou talvez não permaneça, o tempo dirá, ele sempre diz, esse é meu testamento.
Doa-se um velhinho já bem passado dos sessenta, sem dinheiro, sem teto, sem esperança! Doa-se um ser humano, que ainda acredita na loucura da poesia, na panaquice dos sonhos, e na impossível mulher que orgulha-se de sua feminilidade, doa-se esse ancião que apesar de bravamente colocar-se de pé é visto como algo fácil de descartar-se, como se fora regra as pessoas
envelhecerem e perderem a alma...
Ressentimento = Re sentir, ficar remoendo o passado, insistindo em sempre trazer à tona o que já se foi.
O ressentimento faz a alma e o corpo adoecer. Quando nutrimos o rancor, nos tornamos infelizes.
Não deixe a dor te transformar num poço de amargura e ressentimento.
Ore pedindo pra Deus tirar as lembranças do seu coração, perdoe! Você só precisa tomar esta decisão, o resto Ele cuida!
É tão difícil esquecer o passado, quando ele ainda existe no presente, em forma de lembrança.
Possuímos a compreensível mania de odiar o tempo, de culpá-lo por todas as perdas, por tudo que ele levou e leva de nós.
Mas o que é o tempo senão uma forma de nos fazer viver a vida? De nos mostrar que nada é para sempre, e por isso, devemos aproveitar o hoje.
Afinal, o amanhã não existe, e o passado só existiu para que o hoje, o agora, existisse.
“Rasgar o Passado”
Não dá mais pra esperar o tempo curar!
Já esperei demais, já calei demais.
O mundo grita, e eu quero gritar junto,
sem medo de quebrar o que ficou pra trás.
O passado? — que fique no canto.
Não me serve, não me veste, não me guia.
Cansei de reviver o mesmo pranto,
quero fogo, quero agora, quero vida!
Transformar dói — que doa, então!
Melhor a dor da mudança
que a prisão da lembrança.
Melhor o salto no abismo
que a rotina sem alma e esperança.
Eu rasgo as velhas páginas,
sem piedade, sem adeus.
O que fui não me define,
o que serei — depende só de Deus.
O novo me chama, feroz, urgente!
E eu vou, sem olhar pra trás.
Porque quem aprende a se perder de si,
é quem finalmente se encontra em paz.
E quando tudo nos parece perdido?
Assim como eu, você também já deve ter passado por momentos difíceis, muito difíceis. Momentos aparentemente impossíveis de superados, momentos que lhe arrancaram lagrimas, sofrimentos e muitas ações impensáveis desesperadoras, mas faço-lhes uma pergunta. “Percebeu, que tudo passou?!” Percebeu que aquela situação que você passava que no momento crucial, momento de profundo abandono em si, momento que você não conseguia enxergar uma saída, por mais obvia e aparente que estivesse hoje passou... Sim, hoje ela faz parte apenas do passado, claro... Pode ser que tenha deixado marcas e cicatrizes, algumas quedas são inevitáveis de deixarem marcas, porém até as maiores cicatrizes, trazem consigo a capacidade de deixar registrado em nós uma marca de um momento que passou sem sombra de dúvida a maioria das vezes, muito dolorido, dores que são tão intensas que a vontade que vem e DESISTIR.
Desistir? Será mesmo que você ainda pensa nisso? Mesmo quando tudo parece desabar, cabe a “eu” decidir entre rir ou chorar, ir ou ficar, desistir ou lutar; porque você precisa descobrir, no caminho incerto da vida, que o mais importante é o decidir e isso só quem pode fazer sou “eu” a decisão em desistir ou continuar é e deve ser sempre “minha”. Mesmo depois de ter passado diversos outros momentos que você mesmo julgou não ter uma saída e para a sua sorte, ou melhor, para continuidade do ciclo natural de aprendizagem da vida tudo foi superado. Tudo aquilo que lhe trouxe tanta dor naquele momento, agora faz parte do passado, e para garantir que você não esquecerá desse passado, existe uma cicatriz (seja ela no corpo ou na alma), uma marca de sua superação, uma marca de sua vitória, vitória essa que por momentos você mesmo não acreditou ser capaz. Novos horizontes surgem a cada amanhecer, ontem já se tornou passado, hoje ainda é presente, mas amanhã... Já será passado. É preciso termos persistência e acreditar que tudo só depende única e exclusivamente, de nossa capacidade. Precisamos apostar em nós mesmos e confiar na nossa força de luta; a vida nos proporciona desafios, cabe a cada um de nós dois caminhos; Desistir e ficar se lamentando, com o gosto amargo de não ter tentado ou seguir em frente, mesmo sabendo que o amanhã trás suas incertezas e mistérios, e é preciso saber enfrentá-los, e se ao acaso forem surgindo mais obstáculos caberá mais uma vez a “eu” a escolha em desistir ou continuar, mesmo que me traga novas cicatrizes que em um futuro bem próximo, tornara-se passado.
Passado
Me liberta desse passado
eu sei o que vivi,
não quero continuar caminhando para trás,
sem nunca sair do lugar...
quero viver o novo!
sorrir novamente com leveza
me liberta dessa tristeza.
simplesmente cansei,
essa ausência fez ver que não era o que queria
me fez abrir os olhos que posso ser feliz com ou sem você!
não espere mais nada de mim
siga em frente também,
tudo que vivemos ficaram no passado,
nas lembranças...
Adeus!
Presente
Vivemos presos ao passado, em dor,
Mágoas, culpas, frustrações a nos guiar,
E ao futuro olhamos com temor,
Ansiedade e medo a nos cercar.
Esquecemos que o tempo é o presente,
É nele que habitamos, que vivemos,
E viver o agora, plenamente,
É a chance de sermos o que queremos.
No presente, a vida se revela,
É nele que a felicidade mora,
Deixemos o passado, a dor que sela,
E o futuro, com seus medos, lá fora.
Vivamos o presente, sem mais demora,
Pois só nele a alegria se revela.
RPC 24/06/24
Roberval Pedro culpi
👉🏼 A Verdade do Agora
"Religiões, ciência e filosofia buscam no passado as chaves do mistério, mas a verdade sempre esteve no agora. A respiração, a natureza e o existir revelam uma realidade que não necessita ser provada. O essencial não se encontra em registros antigos, mas na consciência viva que habita cada instante."
Não é sobre grandes gestos,
é sobre os pequenos cuidados.
Um café passado com carinho.
Um abraço no fim do dia.
Uma mensagem só pra lembrar:
“eu tô aqui”.
Amor que dura não é o que impressiona,
é o que acolhe —
em silêncio, em gesto, em detalhe.
— Edna de Andrade
@coisasqueeusei.ednacuidados
No retrato do passado, perto da estante de indecisões encontrei razões para errar novamente.
Hoje no retrato do presente, perto da estante de decisões, encontrei razões para acertar novamente.
Mais tarde não sei em que parte, perto do que não vi, não sei, faz parte, encontrei mais erros e mais acertos em tudo por ali.
Agora sem tempo, nem hora, sentado no banco limpando do rosto o riso por cair de novo, enxergo! Que tudo que tem prego e segura, quando cai por pura aventura faz sentido, por não estar mais a minha altura de ser retratada(o) daquela forma.
Me nego! Em pesos de versos, a levar a frente o sorriso de um tropeço que se rega de lágrimas.
Me vejo em pura palavra, armado(a) por erros, atiro! Derrubo mais um retrato de um(a) moço(a) certeiro(a) que insiste na besteira de achar que seus passantes temporais são apenas noticias em jornais. Revistas, previsão de um tempo onde a dor e sofrimento, a solidão e o solitário, entendam, o que se passa no agora ou no passado ressignifica o que te torna futuro. Mate seus reflexos do ver da beleza somente no que encanta e lhe enche a pança da vaidade do querer aceitar, sem entender que o acerto é o piscar dos olhos. Acertará enquanto erra, errará enquanto acerta, entre o céu e o inferno, será sempre ser humano.
Destino
O passado bate em minha porta feito chamas
Carregadas por um furacão,
Enfurecidas lembranças.
Jamais separaria os meus erros dos meus fracassos,
Há coisas que não queremos que sejam eternas
Como a realidade dos seus braços:
É como comprar alguém
E não querer ser comprado;
Explorar e velar um diamante tão raro…
Mas a joia mais cara do mundo não existe
O destino está voltado pra todos
Ou simplesmente estou triste?
Aguente firme
Você vai conseguir
Não desista
Não é o fim
O passado já se foi
Deixa ir o que dói
Recomeça
Não perca a esperança
Deleita-te nos Braços acolhedor do Pai das Luzes
É Dele que vem a tua força
Não é o fim
Você vai ficar bem
Você vai superar
Você já venceu
Refugie- se no Altíssimo
Aguente firme
Vai passar
Você já lutou tantas batalhas e conseguiu
E vai conseguir vencer essa também!
