Textos

Cerca de 83016 textos

A mudança da vida

Às vezes fico pensando
porque tem que ser assim
você tentando mudar
e ao invés de melhorar
acaba chegando ao fim

tenta de tudo um pouco
para mudar essa rotina
de quem vive no sufoco
de dia ou na Matina

essa mudança não chega
o cansaço só aumenta
vivemos angustiados
uma vida de tormentos
sem saber para onde ir
nem onde estacionar
pensando em desistir
e não voltar a tentar

mas paro para refletir
e vejo que tem saída
pois só o senhor Jesus
tem mudança na sua vida
te completa te agrada
ilumina o seu caminho
faz sua vida melhor
te livrando dos Espinhos
vai se sentir sempre amado
Sempre cheio de alegrias
com sorriso no rosto
vivendo dia após dia

Inserida por rubens_andrade_1

Na vida, nem tudo sai como queríamos. Por mais que planejemos, que nos esforcemos, vem uma onda gigantesca, quase que intransponível e muda tudo. Ficamos prostrados, buscando onde erramos, ou onde erraram conosco. Nesses instantes, constatamos como somos pequenos! Como dependemos da vontade e generosidade de Deus! Não podemos deixar o Pai fora de nossa vida. Seu determinismo prova isso. Quando nos sentirmos assim, refaçamos nossa rota, nossa trajetória. Mudança de rumo se faz necessária. Nada de revolta. O que hoje, nos parece uma catástrofe, nada mais é que a indicação do caminho para a felicidade. Acreditemos!
(Roberto Cacciari)

Inserida por RobertoCacciari

Fases de um

Nessa breve vida, ela sai para ver o sol, à lua e as estrelas, há quem diga que ela é de lua, por sua intensidade e suas dúvidas, seus risos e lagrimas são como quatro fases sem fim.
Nela não existe saudade maior, ela aceita suas viagens, seus desejos, suas memórias sem se julgar. Ela é apaixonante, parece uma estrela que nunca morre. Ela é de risadas. Ela é de momentos. Ela é a sorte. É o destino. Ela é de boas vibrações, mas é só dela.
Com um coração que acredita mais na bondade e ternura para um animal abandonado e fogo frio para quem não merece mais outra chance, esse filme é um cansaço deprimente. Ela já esteve tão cansada, pois ela o viveu dez ou mais vezes. Ela aprendeu que isso tudo, todo amor pode acabar, menos quebrar seu coração.
Enquanto eles pedem que ela se concentre em ser o que gostariam, ela é simplesmente o que é sem medo. Tão tentada em sentir. Em querer algo novo. Em experimentar. Ela adormece com uma vontade e se compõe com outra. Sabe não é difícil passar pela porta e cativar sua atenção, o truque é como mantê-la.
Essa é hora de sair da cápsula se conseguir. Não tente mapeá-la como as estrelas lá fora. Não tente entendê-la com suas teorias criadas. Não tente dizer que as estrelas parecem bem diferentes hoje. Lembre-se! Ela é só dela. Agora ela anda através do seu sonho submerso e das suas verdades. Ela pensa fora da capsula. Fora de tudo que planejaram para ela.
A garota com cabelo castanho prefere o assento com a melhor vista, e ela está virada na tela prateada, bem atrás de sua memória estão os filmes do passado. Ela faz questão de uma mente evoluída. Ela nem sempre acerta, mas sempre erra os seus próprios erros. Mas como ela mudou, ela sai com sorrisos encantando corações. Vai conhecendo sua coragem e seus medos, flutuando entre novas órbitas. Novos fascínios. Novas sensações.
E ela, é só dela. Ela é de Lua, é de Marte, de Saturno, de Plutão. Ora parece pedra espacial, ora sai abraçando criança que precisam de paz e descanso. Ora quer sair por aí e se aventurar conhecendo o mundo ou um pedaço dele por inteiro, ora quer passar dia, tarde e noite e não sair do lugar. Ora tem paciência para esperar pelo tempo sem se preocupar, ora não tem nem meia palavra sucinta. Ora ela é só dela, ora só dela.
Um dia, porém, poderia muito bem ser algum dia razão sua ser, só não tente entendê-la. Não tente prendê-la. Não ouse rotulá-la. Ela é só dela. Das suas manias. Da sua inconstância. Dos seus planos. Ela é como aquele dia bonito que termina em temporal. Aquele jardim de pedras de onde surge uma única sempre-viva. Ela é só dela e vai ser sempre assim. Tem quem ache egocêntrico. Tem quem ache insensível. Só não há quem não se apaixone.
E ainda há quem diga que ela é de lua, parece uma espiral de ilusão porque se apaixona, mas não namora. Ela só transparece tudo o que defende para não afetar seu coração. Sem tempo para machucados e pessoas de má fé. Ela sente-se bem sozinha, afinal um copo-corpo só já transborda.
Ela tem esse jeito que parece um transtorno, mas no fundo ela só é um dia calmo como de inverno. Não congela e nem leva rancor. Não disfarça sentimento, mas consegue por um disfarce porque ela tem consciência disso e até gosta, essa é sua forma e esse jeito é único, e nunca poderá mudar existe uma plena convicção disso e que sozinha ela pode muito, mas acredita que com alguém ao seu lado ela também pode muito mais.
Entretanto agora existem outras coisas que a movem, outro tipo de amor. E está com alguém para ela não envolve cumplicidade ou amizade, mas se não houver amor. Amor é a terra de tudo. E sem terra sem pouso, sem lar.
Penso realmente que ela é de lua porque existe uma claridade admirável e têm suas fases da vida, assim como, a grande lua que brilha por infinitas estrelas, da mesma maneira como ela brilhante por infinitos motivos-estrelas.
Ela é assim...
E não tem quem não olhe para lua sem se apaixonar.

Inserida por LOMiranda

A vida é como um livro, onde cada página é um dia de aprendizagem. Onde diversas pessoas passam entre linhas e fica registradas como um diário,onde adquirimos muito conhecimento.
E nessa estrada de aprendizado que o tempo faz viver nas alegrias e tristezas,e lapidando os nossos sentimentos e dominando o modo de ser feliz.
Mesmo com muitas curvas e altos e baixo tentando entender o que é um sentimento do passado, sabendo que ficamos mais amadurecido. E vivendo de modo elegante com o próximo.

Inserida por freire_alencar

O Homem mata por prazer

O Homem assassinou a Morte e assumiu o seu papel
Contaminou a Vida e tornou-se cruel
No noticiário de tevê
É só o que se vê
O Homem mata por prazer

Sem perceber, mas por querer
Fez a alma adoecer
O conteúdo humano faz mal pra você

Até o próprio "Deus" sente o padecer

Por que justo neste tempo veio a suceder?

Inserida por jardel_rod_goncalves

Não se preocupe com o quão incrível o outro é e sim com o quão incrível você pode ser.

A vida é uma via única de sucesso que está em suas mãos, faça a sua parte conspire a seu favor, seja a pessoa dos seus sonhos ao invés de colocar nas mãos de outras pessoas as expectativas de te satisfazer.

Inserida por monica_barros

Desejo a todos uma vida pacifica como nos foi enviado, pelo pai amado.
Que o amor e a confraternização sejam em nossas vidas
Que possamos espalhar o amor e semear alegria
E quando a semente do amor cair em terra seca, o orvalho de carinho venha a regar
Para que possa brotar ternura em todos os seres sobre a terra
Pois enquanto caminharmos e semearmos a terra não serão totalmente estéreos
Assim fomos chamados para a Luz e para doarmos a luz, até a ele voltarmos.
Feliz Natal

Inserida por luciaalves07

Inegável que automóveis e embarcações são bens de consumo para o bel prazer da vida, todavia, também são despesas da coluna de passivos, isto é, tiram dinheiro do seu bolso.
Construa, prioritariamente, uma coluna de ativos sólida que coloque dinheiro no seu bolso e não o inverso.
O maior erro é inverter a ordem das prioridades.

Inserida por rodrigochung

Olhei através do espelho e vi o vazio de um ser, sem destino, sem vida, sem esperança, sem razão de existir.
Olhei para o lado vi a escuridão que me cobria os meus olhos, como se não houvesse amanhecer e apenas a cálida escuridão que que me lacerava a alma.
Triste, só, abandonado, me sentia, e cada dia mais essa dor sufocante como se uma faca em brasa me toca o peito e destrói a última esperança de um dia ver novamente a luz.
Porém essa luz veio através de um doce sorriso de uma linda e iluminada sereia, sua voz suave, falava como se fosse abrisa do mar, sua alegria como as rosas da prima verá e sua felicidade que encantava e ardia meu coração como o calor do verão, seus olhos castanhos lindos como jóias, seus cabelos cacheados como os de um anjo e seu jeito como o de uma mulher forte e Gentili, libertou-me de minha escravidão, e livrou-me do meu cativeiro, hoje ao seu lado sinto-me como se voasse livre.

Inserida por willyan_lira

Cinzas

Amigos até depois de se findar a vida ?
Amigos...

Quem nos impõe as regras nos ama ?!
Nós somos apenas cinzas;
Os batimentos cardíacos são sobrestados;
Os movimentos corporais são anulados;
A fala se evapora;
A audição é oclusa;
A visão é tapada;
Nós paramos e o mundo continua;
As ondas continuam vivas no Mar;
Os raios continuam veementes no Sol;
As estrelas continuam a cooperar com a lua no Céu;
As aves continuam a voar em bando, às 17h nos céus da Rainha;
A nossa Ginga !
Os passos continuam silenciosos pela Rainha;
A nossa Ginga !
Sentimos a falta de quem já não está entre nós;
Amigos até depois de se findar a vida ?
Amigos...
Ao menos a nossa amizade durará para sempre...
Algum dia o mundo nos amou ?!
Pegamos a vida de empréstimo e pagamos caro por isso;
O que querem de nós ?
O nosso espírito ?
A nossa alma ?
O nosso corpo ?
Quem nos impõe as regras nos ama ?!
Nós somos apenas cinzas;
Os batimentos cardíacos são sobrestados;
Os movimentos corporais são anulados;
A fala se evapora;
A audição é oclusa;
A visão é tapada;
Desapareceste;
Por onde é que andarás ?
A alguem tentei contar a dor, mas ela é a areia na praia...
imensurável...
Amigos até depois de se findar a vida ?
Amigos...
Ao menos a nossa amizade durará para sempre...

Inserida por telmocordeiro1

Boca, ação, definição
Somos isso, aprendi na vida me conhecer pelo que faço, não pelo que digo que sou, assim também conhecer o próximo, muitas vezes eu falei eu sou assim e me conheci realmente no que eu fiz, sim porque só nos conhecemos realmente nessa hora nas atitudes, pensamos e agimos conforme nossa índole interior, nossa atitude nos coloca cara a cara com o que somos.
Antes eu olhava o ato do outro, esse fala mas age diferente , com tempo percebi faço o mesmo, porém foi bom , hoje aprendi me conhecer, esperar pra conhecer o meu próximo... somente a ação te define e define quem eu sou.
Muitos postam principalmente em rede social palavras de amor perdão, mas poucos realmente colocam em prática suas palavras.
Hoje eu me sinto mais preparada pra dar amor e entender que muitos ainda não sabem amar porque não aprenderam como se conhecer.

Inserida por drikapposchi

RETALHOS DA VIDA

A vida é uma colcha de retalhos.
Com muitas cores, tem também o preto,
às vezes se precisa usar da cor branca;
Sem tem várias lembranças
e muitos amores.

Muitos encontros,
e diversos encantos;
Algumas amizades que deixam saudades.

Coleciona-se, se costura quando
se deixa cair lágrimas de choro,
algumas de prantos sérios,
muitas por alegrias
e diversas por desencantos.

Se faz os nós e os pontos,
quando se tem segredos que causa espanto;
Se segue enigmas , se quer às claras
e se finge muitos mistérios, mas se deixa nos cantos.

Estende-se conveniente, se tira as fotos,
e se guarda alguns bons momentos;
Os meus tranco à sete chaves,
pois, são os meus cortes, recortes, meus tacos e nacos
Essa é a minha vida, como uma colcha de retalhos.

Inserida por regismeireles

As vezes é necessário abrir mão de desejos, se precisando de paz e equilíbrio. A vida em etapas com frequência nos convida
a refletir sobre nosso papel no mundo, os objetivos começando pelos imediatos até chegar naquele mais alto e cobiçado. A vida sinaliza o tempo de parar, refletir ou seguir em frente, fique atento (a), que logo chega a lua coberta de prata fechando as portas do dia. Boa noite.

Inserida por Gilbertofdeoliveira0

Sua vida você tem que Refletir
Voce jamais deve Desistir
Sempre busca Persistir
Seja uma Inspiração
Deixa fluir sua Imaginação
Não deixe que vire um ponto de Interrogação
Sempre seja Otimista
Para busca sua Conquista
Voce quer?então Persista
Tenha a sua Felicidade
Mas sempre com a Responsabilidade
Tenha a sua Sinceridade
Assim você terá a Honestidade...

Inserida por diordeferreira

Dei um ponto final
nesta história,
preciso parar de pensar
na bagunça que fez em minha vida
Um sentimento revirado não sei porque agora, que você apareceu na minha vida!
Sabe que sei de seus compromissos e nada sou entre eles.
Eu sei que caminharei ainda sozinha por muito tempo.
Até um porto seguro!

Inserida por Shirleimiriam

Há vida vivente e tem quem se ausente
Há olhar carente e tem quem não importa
Há afeto latente e tem quem não sente
Existe na loucura de ser gente... Horta
de insanidade
Neste silencioso desdém, cerrada é a porta,
a humanidade
A valia está muito além do poder
Pois até mesmo a razão é vaidade
Surdo são os ruídos mudos dum gemer
Num egoísmo posto no altar
Cambiando o amor pelo ter...
Sem ter amor para cambiar!

© Luciano Spagnol
Poeta do cerrado
Cerrado goiano

Inserida por LucianoSpagnol

Discurso do meu aniversário de 80 anos

Queridos, durante a vida pude sentir muitas sensações. Pude me fazer muitas perguntas, das quais ainda hoje não descobri a resposta certa. Mas qual a resposta certa?
As vezes queremos conhecer e viajar para todos os lugares do mundo, e não viajamos para dentro para conhecer o NOSSO MUNDO. Lembro que ouvia meus pais dizerem que um dia eu sentiria falta daquelas cobranças, daquelas falas, da presença. Ame seus pais pois quando essas vozes se calarem, você sentirá muita falta de tudo isso.
Passei todo esse tempo mudando o mundo das pessoas a minha volta, dos quais hoje os tenho como amigos. Ame seus amigos pois eles serão a sua família. Cuide da sua família que você construiu... seus filhos, sua mulher, essa linda companheira de viagem que você escolheu para a viagem chamada VIDA. Honre e cuide da sua família, uma parte importante do seu legado.
Construa um mundo que você se orgulhe de viver, pois é você que escolhe como vai ser seu futuro. Sim, você pode escolher seu futuro. Não será fácil. Será muito difícil. Por isso você apresentará a todos esses problemas uma forma de ressignifica-los e transforma-los em uma vida melhor.
Viva intensamente, aproveite e reconheça suas habilidades, agradeça pelo seu potencial.
VIVA, VIVA, VIVA como se amanhã você fosse fazer seus 80 anos.
Se ame agora como eu te amo no futuro.
Com carinho.
Eu

Inserida por Thi0912

Nas casas, nos lares, nas ruas. A vida segue. O coração pulsa. A mente raciocina. Até quando? Pergunta que não importa. Segue a vida e seguimos até o quando-será. Os dedos digitam. As mãos cogitam. No ritmo frenético da produção há vida. No silêncio da mente há vida. Nos campos. Nas indústrias. No comércio. E somos muitos. E somos vários. E passaremos, quando a cada instante passamos. Convém sorver a vida, quando somos pela vida sorvidos. O relógio fraciona os instantes. Os instantes ignoram nossa cronometragem. E somos otimistas. E somos pessimistas. E somos nada. E somos tudo. Somos imagem no espelho. Somos imagem do tempo. Somos cosmopolitas. Somos rurais. Somos índio. Branco. Negro. Amarelo. Um ser sem cor. Somos palavras que respondem. Palavras que ignoram. Somos o tempo que demora. E passa rápido. Somos a carne no açougue, cortada em fatias. Somos a verdura do corpo que se crê saudável. Legumes e frutas. Queijos e laticínios. Somos a rosa, com ou sem espinhos. Somos tão vários. E somos tão o mesmo. Sumos de cores variadas. Espectros de luz dos mais diferentes primas. Somos a sede. De vida. Para além das rimas. Somos o ser que fizemos, quando nos fizeram. Somos essa manhã de sol que nos lembra que ontem foi noite. Somos cinza, fluorescente. No pulsar de um neurônio que se acende.

Monalisa Ogliari

Inserida por monalisa_ogliari

LAR

A vida é repleta de aventuras
De amores e muita diversão
Algumas são loucuras
E não aquecem o coração.

Quando a luz apagar
E o som parar de tocar
Saberá ao despertar
Onde devia estar.

A caminhada é sinuosa
Preste muita atenção
Faça da sua vida grandiosa
Sem perder a emoção.

Plante flores
E não colherá espinho
Viva de amores
Mas saiba onde é seu ninho.

Inserida por luana_dyane

Bom Dia


Que Falta

Que falta faz teu sorriso, nos momentos
que mais preciso na minha vida.
Em uma decisão.
Que falta faz essa voz, falando ao meu coração.
Não te ausentes tanto,os dias parecem outros,
teus olhos são meu horizonte,tuas mãos me
guiam, consolam.
Tua falta, faz parecer que o mundo
ao contrário gira.
Os dias para trás andam, eu procuro e não te acho.
Sinto que perdido estou, preciso ver-te, nem
que seja um segundo.


Roldão Aires

Membro Honorário da Academia Cabista de Letras Artes e Ciências
Membro Honorário da Academia de Letras do Brasil
Membro da U.B.E

Inserida por RoldaoAires