Texto sobre Voce Mesmo
Ponha-me como um selo sobre o seu coração,
como um selo sobre a sua mão esquerda,
pois o amor é tão forte quanto a morte,
marca, sela, finca, mostra de quem é propriedade.
As muitas águas não conseguem apagar um verdadeiro amor,
nem os rios o conseguem submergi-lo e tão pouco as tempestades da vida o levariam pela correnteza para longe, pois ele está dentro, no íntimo do mais puro sentimento, sendo morada permanente, pertencente à aquele que sabe que é amor de verdade, não pela metade, mas de corpo e alma, inteiro para você e por você amor da minha vida, meu amor verdadeiro.
RESSURGIR
Desmesuradamente o silêncio no verso doía
Sobre uma saudade que no peito era poente
A angústia que ao sentir não mais consumia
Rompendo e assaltando a quietude da mente
E, cá no cerrado a tarde melancólica anoitecia
E um soluço seco no vazio se fazia de repente
Escorrendo pela poesia com uma tal vertente
Emoção... e sobrepondo a noite a luz do dia
Assim, sem medida, a poética se pôs tirania
Fazendo da prosa tortura no seu conteúdo
Tentando não dizer o que fatalmente dizia
Então, o meu sentimento vagou pelo infinito
E a sensação em um rugir, num rugir mudo
Impelindo tudo, em um grito aflito, aflito grito!
© Luciano Spagnol - poeta do cerrado
01 fevereiro, 2023, 21’00” – Araguari, MG
"Próximo da virada de mais um ano, é propício um balanço sobre nossos desejos que se frustraram, sonhos que não se concretizaram e tantos planos que se perderam em meio ao vão das ações infrutíferas.
E se você consegue fazer isso, sem se atirar em lamúrias ou vitimização, mas retirando de cada parte um tanto de aprendizado e verdadeira gratidão, então meu dileto amigo, você perceberá que apesar de tudo, este foi um bom ano, e mais que isso, acredite, nele terá plantado as sementes para fazer do próximo o melhor ano da sua vida."
Uma das coisas mais significativas dessa tua partida foi que enquanto eu me perguntava sobre a ausência de uma última despedida, como sempre me preocupava boca vestida. A falta daquelas palavras que deixam a alma despida era o que por muito tempo me prendia. Era filme que se repetia, acho que já era tricologia sem expectativa.
Já passava da quinta hora de um novo dia e eu envolto em uma conversa amiga, daquelas descontraídas e regadas a doses de palavras honestas, mesmo que ardidas. Parecia tequila, talvez fosse tequila. Esse velho amigo me alertou um detalhe clássico do roteiro interpretado. - Qual seria o problema daquela partida sem conversa estabelecida? Completou afirmando: Talvez fique para outra quinta ou outra vida. Eu via clareza no que eu dizia.
Passei tanto tempo focando no roteiro e do outro e pelo meu fiz pouco. Isso não era de esboço pronto, era passo após o outro e sim com esforço.
Aos poucos me liberei das trevas da tal última conversa e rumei feito caravela a superação daquelas curvas tão belas.
As pessoas dialogam comigo sobre a teoria do tudo e mostro-lhes o meu ponto de vista, e elas ao me ouvirem replicam com seus pressuposto, exatidão de opinião, agraciando meus ouvidos com elogios.
``Você é uma pessoa boa, tú é bacana´´. E, os decepciono com explicita treplica. `` não sou bom´´ sou Humano.
Procuro sempre ser melhor.
E, os enfureço!
Pois acostumaram-se apenas em fazer observâncias
de atos, ou qualidades do seu comum agrado.
Porém advirto à todos que somos de igual atitude.
Temos boa índole e também índole contraria, em minha observância.
A aparência nos diz muito...
muito pouco do que se sabe sobre alguém;
A atitude nos diz muito...
muito mais do que se sabe sobre alguém;
Portanto, não nos cabe concluir análises sobre ninguém,
pois, entre a aparência e a essência,
há um SER inconcluso...
que também habita em nós. (05/02/2023)
Sobre mim... (Para uma turma bacana de alunos, em 2023)
(Quem sou eu?)
Sou Lídia, filha de Ildete e de Ananias. Meus pais têm
mais dois filhos, que são meus irmãos: Isaac e Tiago.
Eu sou a caçula deles, e por muito tempo também fui
a caçula da minha avó, dos meus tios e dos meus
primos, mas logo nasceram mais crianças na família e
eu permaneci sendo a caçula apenas dos meus pais e
dos meus irmãos.
(Como sou fisicamente?)
Quando eu tinha 12 anos era uma criança bem alta,
mas parece que logo parei de crescer também e
agora sou baixinha, mas nem tanto. Tenho 1, 65
metros. Mas o que mais gosto é de como é o meu
cabelo. Eles são enormes, mas diferente dos da
Rapunzel. Eu tenho um cabelo black power bem
grande e muito bonito! Faz uns cachinhos bem legais
e parece uma almofadinha de tão fofo. Lá em casa só
eu tenho os cabelos assim, mas acho que meus
irmãos também teriam se deixassem crescer.
(Como sou emocionalmente?)
Costumo ser meio chorona, às vezes. Antes eu tinha
vergonha de chorar, mas aprendi que não tem
problema nenhum deixar algumas lágrimas cair
quando a gente precisa. Minha vó dizia que é melhor
guardar dinheiro do que choro. Mas além de meio
chorona, também fico bravinha quando me sinto
chateada ou injustiçada. Também aprendi que é
normal, mas tenho que deixar de querer resolver as
coisas quando estou assim, pois é sempre melhor
pensar um pouco mais.
(Que sonho quero realizar?)
Tenho o sonho de viajar, viajar muito pelo meu país e
pelo país dos outros. Queria passar um ano inteiro só
viajando, mas às vezes fico pensando que é só sonho
mesmo e melhor dormir para realizá-los, mas se eu
conseguir fazer pelo menos uma viagem ao ano, já
serei feliz demais!
Deito meu olhar sobre o mar,
no instante em que a onda
mansamente toca meus pés,
trazendo vontades
não sei de onde,
nem de quê.
Ternas lembranças me percorrem
e um riso incerto voa,
saudoso das asas poéticas Pessoais
do mar salgado de Portugal.
Sou ungido
das tuas águas,
ó mar!
Sinto-me doce
ante teu sal.
A minha poesia,
é sobre a realidade,
sobre a tarde,sobre o chão...
.
É verso de estrada,
história contada,
também solidão
.
Não segue uma métrica poética,
é sobre o nada cognitivo
ventos e incertezas
as vezes, belezas da religião
.
Muitos que já morreram
e outros que vivem na sombra
é sobre a luz da esperança
penumbra
.
é apelo à casa dos sábios,
sobre o condado estórias de livros
sobre o rio e sua margem,
eternidade na vida humana.
Quanto a Natureza das Línguas.
Nem entre os reformados de linha calvinista há consenso sobre a natureza das línguas!
Há três posições sobre a natureza das línguas:
A) A primeira posição é a do duplo milagre.
Essa posição ensina que os discípulos falavam idiomas ininteligíveis, mas a multidão entendia em seus próprios idiomas. Essa posição é defendida por Calvino e pelo calvinista Abraham Kuyper.
B) A segunda posição é que as línguas faladas em Atos 2 eram idiomas das nações presentes, mas as línguas em Corinto eram línguas espirituais desconhecidas da terra. Essa posição é defendida por Hernandes Dias Lopes.
C) A terceira posição defende que as línguas concedidas pelo Espírito Santo, tanto em Atos quanto em Corinto são idiomáticas. Essa posição é defendida por MacArthur, Granconato e Augustus Nicodemus.
Para mim, o melhor posicionamento é a B. Observem que todo o território alcançado pelos discípulos no 1° século falava em grego; inclusive os discípulos. Dito isto, porque o dom seria idiomático, se os discípulos e os ouvintes falavam tanto a língua materna como o grego? Era só usar o grego! Inclusive, eles escreveram o Novo Testamento em grego. Portanto, para mim em Coríntios era uma linguagem sobrenatural e celeste.
Outro ponto para prestarmos atenção é que todos os que aderem ao entendimento C são cessacionistas ou anti-sobrenaturalistas.
Pense nisso e ótima semana!
No Amor do Abba Pater, Marcelo Rissma.
Eu vou aconselhar vocês sobre o que tenho vivido. No início do meu namoro tínhamos um amor imenso,aquele formigamento sabe? Mais com o tempo aos pouco foi mudando, o tempo passando dizia cada vez mais que não era só sobre amor,eu sempre me senti maduro,mais não consegui perceber isso,falta de comunicação,falta de presença e outra pequenas coisa que mais que pareça besta,afetava muito e nenhum dos dois percebia.
Até que chegou esse dia, não irei defender ela nem um pouco,mais eu entendo que chegou a esse ponto por culpa dos dois,ela se aproximou de alguém sem percebe e estava vendo que as coisa estavam acontecendo igual foi o nosso começo, então ela não soube o que escolher e só deixou levar, eu sei que ela me amava profundamente,mais o que ela tava passando com outro foi algo que no nosso relacionamento já tinha morrido, e se ela continuasse com ele ia chegar um momento que ela teria que decidir um ou outro.
Mais sabe o que iria acontecer? Só dor e sofrimento,por que somos muitos novos pra perceber isso ,mais tudo no começo sempre é bom, e quando o tempo vai passando vai mudando e temos que mudar conforme.
Eu recebi muito conselhos e também nesse tempo pensei muito em Deus,e enquanto eu pensava muito,e pra terem noção eu acho deus tão incrível pois ele foi capaz de fazer eu ir descobrir tudo isso quando a raiz era pequena, pois se tivesse forte só iria magoa todos.
Então por isso veio essa decisão,pois percebi que amar não é suficiente, percebi que precisamos como ser humanos, melhorar e mudar,então dei essa nova chance ela pois percebi que dava pra conserta as coisa.
Mais já era tarde demais,ela já tinha feito as decisão dela...
E agora percebo o pq casamento de anos se acaba, é exatamente por isso que eu disse, a rotina destrói relacionamentos,falta de comunicação destrói tudo isso.
Então eu quero fazer tudo diferente,quero ser uma pessoa diferente,ainda bem que de alguma forma consegui evoluí meu pensamento sobre tudo isso.
pra quem vê é uma simples traição
pra quem realmente consegue ver de dentro , nn é só sobre traição.
É sobre ignorância,em pensar que tudo vai fica do mesmo jeito para sempre.
Realmente tô vivendo uma época boa da minha vida,eu sinto que tô aprendendo,em base de chibata,mais eu tô.
Então meu conselho pra vocês é que nunca deixe o começo de um relacionamento ou qualquer outra coisa ser bom momentâneo,se for pra ser bom tem quer ser o tempo todo,então buscamos mudar nos como pessoas.
Sobre a Liberdade
Minha liberdade é aquela que não cerca que não cessa que não me deixa parar. Minha liberdade é exclusiva, eu mesmo a inventei. Não fiquei preso a nada, pois caso ficasse não falaria dessa liberdade que é tão minha. Essa liberdade tão rara, e tão cara e que me faz delirar... E esse delírio me encontra aqui em dez dúzias de palavras tentando me expressar sobre essa tal liberdade que me faz livre para tentar. E em tentar há algo mais que eu queira, pois saber sem tentar pode me deixar menos livre e, assim, me podar. Pois, sendo livre na liberdade de inventar o meu conceito é o que vai me libertar.
Eu preciso me aliviar sobre as emoções que venho sentindo… sensações lindas e ruins.
Tão bom e amedrontoso quanto andar de montanha russa
lá em cima
lá em baixo
e sobe
e cai
preciso me aliviar da energia boa que estou recebendo, da bomba de emoções, de experiências…
Cada dia de uma vez, cada decepção no seu tempo, cada um no seu lugar…
no fim tudo se ajeita
e no fim sempre estarei aqui
estressada, ignorante, sonhadora entre tantas outros defeitos e qualidades
acredite se quiser amo cada um deles
talvez eu esteja me privando, talvez eu esteja com medo
é tudo uma grande loucura
tenho medo de amar ainda
eu conheci alguém incrivel
do tipo de gente que facilmente nos ganha
eu me perco
do tipo de gente que me faz sentir borboletas no estômago
eu me perco
do tipo de gente que nos ama demais
eu me perco
do tipo de gente que traz alegria por onde passa
eu me perco
do tipo de gente que faz a vida valer a pena
eu me p e r c o
não estar acostumada com algo saudável
parecer não ter amado alguém de verdade
ou ter mas não se lembrar
e querer se doar até quando não tiver mais de onde tirar
que sentimento de perda
eu me perdi eu me perdi eu me perdi eu me perdi eu me perdi
e eu estou gostando disso
mas tenho medo
e eu quero mais e mais
e eu me afundo
e eu imploro por profundidade
e eu me perco mais e mais
nesses teus olhos verdes
nessas tuas piadas bestas
nesse teu sorriso sincero
nesse teu cabelo penteado para trás
nessa tua barba por onde ela passa
em teu cheiro
no jeito em que você me beija
no jeito que PARECE que você me ama
nessa tua energia exalante
eu me perdi totalmente
perdi a razão
desliguei a mente
liguei o coração
e me perdi
afinal o coração só me enfia em buracos
cá estou esperando a próxima queda
Voltando ao assunto, decidi escrever sobre o contrário da inveja.
Seja por ciúme ou ganância é um pecado horroroso, e o suprassumo da cobiça, desejar algo que o outro possui.
Somos presos à tudo que o dinheiro pode proporcionar, mas quem não quer "comprar felicidade"?
Para a grande maioria, a vontade de ter é sempre maior do que a vontade de ser.
E como diz o velho e bom ditado: a grama do vizinho é sempre mais verde.
O nosso celular perde a graça assim que alguém nos apresenta a nova versão.
Isso é tão vazio, afinal de contas a nova versão de tudo aparece com velocidade cada vez maior.
No Google não consegui achar uma palavra exata para definir o antônimo da inveja, mas gostei de desprendimento.
Acho que quando a gente consegue se desprender das coisas, a inveja não acha lugar no nosso coração.
Como dizem por aí, os grandes prazeres da vida estão nas coisas mais simples.
Nesse sentido lembrei de um cena do filme Forrest Gump (O Contador de Histórias), quando o grande amor da vida do Forrest estava no leito de morte. Ele contou para ela dos grandes momentos que viveu, e todas as ocasiões narradas refletiam a contemplação da natureza.
Então acho que é simplesmente isso. Para acabar com esse desejo humano interminável de ter, devemos contemplar o que nos cerca. Talvez essa atitude seja suficiente para nós, com a mente quieta e em paz, tentar achar o prazer em meramente ser.
Depois que postei o que escrevi em um grupo de whatsapp de amigos de infância, Roberto São Thiago, me deu uma definição muito melhor para o contrário da inveja, a admiração. Por isso, cheguei a conclusão que sou exageradamente invejoso, admiro poucas pessoas.
E tenho dito.
“Sobre miguem nos decepciona…. A gente que cria expectativa…”
Será??? Na boa, acho que não é só culpa das expectativas que criamos... As pessoas nos decepcionam por nos mostrarem algo que na verdade não são... Por fazerem algo que algum dia disseram que nunca fazeriam...por esquecerem de que o mundo dar voltas e a verdade um dia sempre chega... Mesmo mudando o tipo de solo, e se adaptando a um novo cenário, uma semente de feijão produzirá feijão, mesmo estando no meio de outras sementes e sendo plantada por alguém que queria milho... a essência dela continuará a mesma, e nascerá feijão e não milho... Assim são as pessoas...assim deveriam se comportar as pessoas...melhorar, se adaptar a outro cenário é essencial...mas perder sua essência é decepcionante!! Pois o eu de cada um é que faz cada um ser o que é!!! É o que faz com que as pessoas admire outras, que criem expectativas, que acreditem no que aquela pessoa mostra ser.
#sóacho #refletindo
Como lidar melhor com a imprevisibilidade das coisas, na vida?
Tenha clareza sobre o que está e o que não está em seu controle.
Tanto quanto for possível, tome consciência daquilo que está fora do seu controle, mas que pode afetar sua vida. O nome disso é preparo.
A partir daí, seu foco deve ser inteiramente naquilo que está em seu controle.
Nos caminhos da vida, não seja ingênuo, e esteja preparado para o pior. Não seja acomodado, e lute para conquistar o melhor. Procure ser mais sábio e menos ingrato, e aprenda com as lições que a jornada oferece — seja qual for o resultado que será obtido.
A paz de espírito chegará quando, frente ao inesperado, você sentir isto em seu íntimo: "fiz o meu melhor, com o que estava ao meu alcance, agindo sobre o que estava em meu controle".
Conversas entre escoteiros, sobre inconsistências do homem adulto.
... bom dia amigo escoteiro!
Entendo que a automotivação se faz necessária pro bem-estar psíquico, e o sistema de compensações pessoais.
Porém, precisamos lembrar da falta de atitudes pro ativas com o coletivo.
Ainda precisamos reeducar este ser adulto, e egoísta que insiste em realimentar a criança latente e inconsequente.
Lembrá-los que cresceram, e que a criança travessa em seu âmago comete constantemente incoerências limitantes
tornando-os em adulto fútil e tolo.
Precisamos ser lembrados assiduamente.
SOBRE A VIDA
Magnífica é a vida, em seu mistério, é surpreendente. A sensação de estar, de presenciar (e sentir) os momentos passarem, de chorar e sorrir com as experiências. Maravilhoso é compartilhar, multiplicar momentos, multiplicar sorrisos. A vida é simples, assim, rápida, um súbito, magia. Em dias quentes, a vida é chuva, em dias frios, é café quente. A vida mora nos abraços, nos beijos apaixonados, nos sorrisos, nas emoções. A vida é assim, coisa simples, não a complique, pois quando complicada, ela se apaga.
Trecho: Reflexões, fragmento I.
Poderia escrever centenas de linhas sobre o amor,
Poderia fechar meu olhos e imaginar tua presença ao meu lado,
Mas ao ver-te com meus próprios olhos,
Ao sentir-te com minha própria pele,
Ao ouvir-te diante da tua presença,
Só assim sou capaz de vivenciar na minha própria carne, no meu próprio sangue a emoção latente de emerge ao reconhecer meu amor junto ao teu.
SONHOS
Falando sobre sonho
Eu vou aqui relatar
comece já na adolescência
Escolhendo o seu pra buscar
sem medir esforços lute por ele
pois o futuro pertence a quele
que nunca desiste de sonhar.
Eu sei que as vezes o sonho é só um plano que parece impossível
Mas se você lutar com garra ele não será invencível
Por isso, foque no trajeto e não na dificuldade
Porque a vitória é certa quando se tem vontade.
Sem um propósito de sonhos
A vida não tem sentido
Sem um propósito de metas
O sonho passa despecepido
É tão bom a gente sonhar
Más bom mesmo é realizar
Aquele nosso sonho preferido.
Por isso sonhe,
Sonhe alto
Sonhe com esperança
Não desanime diante do obstáculo
Porque a caminhada só tem sucesso quando há perseverança.
- Manoel Batista
- Eduarda Barbosa
- Relacionados
- Poemas sobre saudade para transformar ausência em palavra
- Frases para namorada que mostram o quanto ela é especial para você
- Frases de motivação: palavras para encontrar o incentivo que você precisa
- Frases de despedida para refletir sobre finais e recomeços
- Frases Bonitas sobre Saudades
- Charles Chaplin sobre a Vida
- Você é especial para mim: frases que tocam o coração
