Texto sobre Sonhos
“UM POUCO MAIS SOBRE A PERCEPÇÃO” e UM CHORO SEM VOLTA!
Desafios, temos a cada dia que acordamos!
Sonhos - muitos deles - passam pela fama, dinheiro e bens materiais.
“De cara”: seria eu louco caso pudesse afirmar que sem um mínimo de recursos para uma sobrevivência justa pudéssemos nos considerar livres.
Em busca dessa liberdade, nessa sociedade frenética, muitos jovens, outros nem tanto, “inspiram” versos que lhes permitem traduzir a angústia, o sofrimento, as dificuldades, as rebeldias, as lutas, buscando sintonizar alguma reflexão.
Reflitamos então:
- Aquilo que era uma aspiração juvenil, se transforma em uma realidade concreta de realizações ou frustrações;
- O sucesso, geralmente, é exigido que se faça com a mesma velocidade que disparamos nossos contatos instantâneos nesse mundo virtual;
- O espaço para projetar, amadurecer uma ideia e buscar executá-la está cada vez menor e isso pode levar a um desalento predeterminado;
- As grandes obras da natureza e do próprio homem, demandam tempo, raízes ou bases sólidas para evitar que sucumbam prematuramente e, ainda assim, não deixam de correr os seus riscos;
- Quando o sucesso explode vertiginosamente, nem sempre se está preparado para administrá-lo;
- Jovens são empresariados para fazer dinheiro, não raras vezes, mais para os outros...
- As características originais dos “prodígios” vão se moldando, ou se perdendo, ao que dá mais “retorno”, não necessariamente, aquilo que os possa ter levado a ascensão;
- Para cumprir com esse sucesso “escravizador” uma jornada que pode parecer o céu aos fãs, mas uma carga pesada demais para os artistas que extrapolam seus limites humanos para cumprir contratos que não permitem a recuperação de suas energias de modo natural;
- Acostumados com essa loucura não se consegue mais desacelerar... muito menos parar...
- Com isso, as malfadadas muletas das drogas, feitas de material aparentemente forte, mas que fragilizam vidas precocemente, invertendo a ordem natural do tempo;
- Parece que o mesmo tempo que avançou queimando etapas que necessitavam ser melhor alicerçadas, é subtraído de uma hora para outra;
- Porém, deixar de refletir sobre tais aspectos, é que parece ser uma droga!
- Infância difícil, separações, carências econômicas etc?
- Sempre há uma justificativa!
- E tudo isso é compreensível!
- De outro lado, quantos milhões de brasileiros – jovens ou não - vivem as mesmas agruras e se mantém altivos na busca de seus sonhos, passo a passo, vencendo, com suas próprias forças os desafios que lhes são impostos?
- Não se pretende aqui uma solução maniqueísta: uns prestam outros não!
- Há valores em todos os lados: buscas, versos, culturas, amores, estilos...
- Resta dosarmos nossa compreensão do que significa sucesso...
- Talvez ele – sucesso - possa estar mais perto do que você imagina e não na formatação que as mídias nos mostram;
- Ainda, remotamente, alguém possa pensar que ter um lar, por mais modesto que seja; um trabalho, por mais simples que pareça; não sejam motivos de sucesso;
- Caso não se tenha um porto seguro, uma atividade, isso também não pode ser uma motivação para o insucesso: “químico ou físico”;
- Tristeza? Sim, com certeza, o momento é de mais um luto!
- Mais uma grande perda, fica a herança de uma melodia e versos que devem servir para confortar a alma: de quem fica e de quem parte!
- Redobrem-se as forças, enalteçam-se as virtudes: “a arte de sorrir, cada vez que a vida diz não”.
E como dizia o próprio Chorão:
LONGE DE VOCÊ
“Que mundo é esse que ninguém entende um sonho?
Que mundo é esse que ninguém sabe mais amar?
Pra tanta coisa que faz mal eu me disponho
Quando eu te vejo eu começo a sorrir
Eu começo a sorrir [...]
Molduras boas não salvam quadros ruins
Eu procurei a vida inteira sem saber bem pelo que [...]”
SÓ OS LOUCOS SABEM
Um homem quando está em paz
Não quer guerra com ninguém
Eu segurei minhas lágrimas
Pois não queria demonstrar a emoção
Já que estava ali só pra observar
E aprender um pouco mais sobre a percepção...
Grande abraço a todos, fé nos sonhos e compreensão da realidade!
Santiago, RS, 10 de março de 2013.
Sou totalmente a favor da mudança, porque acredito que a mudança revigora, traz novos horizontes, renova sonhos e esperanças, porém não basta mudar os governantes do nosso país.
Como dizia Gandhi: "Você tem que ser o espelho da mudança que está propondo. Se eu quero mudar o mundo, tenho que começar por mim".
Logo, o poder de mudar está em cada um fazer sua parte. Se queremos um mundo melhor, batalhemos para deixar no mundo filhos melhores, pois o que adianta estruturar escolas, hospitais, postos de saúde, se a população destrói? Quebram mesas, cadeiras, vidros, equipamentos, picha/risca os muros...
Todos somos capazes de contribuir com a mudança, começando com o respeito ao próximo, em não jogar lixo na rua, em não leiloar votos, em não estacionar em vagas de deficiente físico, em não querer levar proveito em tudo e sobre todos, em não usar de malandragem, em não prevalecer o jeitinho brasileiro... dentre outros.
Se decidimos carregar bandeira da mudança, que seja completa! Mudamos nas urnas e mudamos começando por nós!
Assim ninguém duvidará,
Viveremos em um mundo melhor
E mundo melhor o meu e o seu filho herdará.
@elidajeronimo
Desde que Você se foi,
eu me perdi,
mas não foi teoricamente,
eu não conseguia encontrar o caminho de volta para casa
nem o da sua.
Então vaguei por um mundo que eu não conhecia,
tudo era tão diferente e tudo era novo para mim,
não sabia em quem confiar, então andei sozinha,
acabei tropeçando varias vazes, mas com o passar do tempo me levantei
e as feridas nem doiam mais.
Cresci, e meus pés se firmaram no chão,
e quando eu cheguei no “final”, era você que estava lá.
Você se assustou ao ver minhas feridas, e sentiu dor ao ver me sangue exposto,
pegou na minha minha mão dizendo que me levaria para casa
mas eu não sentia sua falta, como achei que sentiria
a dor não doía mais e nem o sangue me incomodava,
então pedi que me deixasse ir e você deixou
e eu apenas deixei que aquele final, não fosse só apenas nosso fim.
"Lembrete ..."
Não deveria ser a saudade o motivo de coisa nenhuma, porque sabemos que é uma desmazelada. Só se sabe lembrar de coisas que já passaram. Ela é casada com o passado que se não for bem lidado, só vem trazer problemas ao presente. Com estes dois é preciso ter muita conta. Eu gosto muito mais do presente, pois a saudade nem sequer tem voto na matéria .... saudades que fiquem agarradinhas ao passado que é bem melhor. Talvez você não saiba, mas a saudade e o passado tem uma filha - A nostalgia ! Outra pingonheira que devagarinho,devagarinho toma conta do coração e nunca se vai sem nos ter feito derramar uma lágrima ou duas ....e como não há uma sem duas chama a prima, a Tristeza e pronto, fica tudo virado ao contrário. Mantenha-se longe dessas fanfarronas - Tome um copinho, ponha uma musica mexidinha, e chame a Alegria que está mortinha pra dançar. Seja feliz com o que tem e não se desespere pelo que ainda não tem ...se for merecedor terá. Faça os seus sonhos serem cheios de cor e ponha neles também um pouco dos ensejos dos outros. Nunca deseje para si só ...deseje no colectivo, a alegria ficará muito maior quando o sonho saír certo.
Depois lembre-se que as coisas divididas tem muito mais sabor, são sempre as mais bonitas, são sempre as mais coloridas.
Se você mesmo depois disto tudo, ainda estiver sentindo saudades, fume um charro que isso passa !!
Ó FORTALEZA RESISTENTE
Pássaros cantam no alto das igrejas,
Enquanto o Velho Chico passa com sutileza,
Nas margens o brilho colonial vislumbra ao olhar,
Entrelaçando os contos e encantos nos barcos a navegar;
Dourando crenças e sonhos encravados na resistente rocha,
Outrora glamorosos, ressurgindo no presente.
Calmaria no Paraíso
Neste momento, meus pensamentos repousam na sombra de uma bela árvore;
O rio de águas cristalinas à minha frente, desce tranquilamente carregando volumosas emoções;
Os ventos sopram com sutilidade, trazendo gentilmente mensagens enviadas pela saudade;
A minha volta, cresce na medida certa do tempo um jardim de flores alegres e cheias de paz, elas brotam delicadamente sendo regadas aos poucos pelos mais belos e cuidadosos sentimentos de amor;
A noite chega sem alarde, oferecendo horas de repouso para acalmar os frutos da paixão e trás uma sensação gostosa de preces cumpridas por mais um dia majestoso de desejos e sonhos realizados.
Tenho meus momentos de isolamento. Isolar-me faz parte do meu crescimento e é fundamental para o encontro com o meu Eu. É o momento que encontro para debater todas as minhas indecisões, minhas angústias e meus temores. É quando me encontro para ter um aparte com a vida.
Tenho minhas loucuras e nunca consigo pôr para fora. Aproveito quando meu Eu está disponível. O tempo me ajudou a suportar tudo e continua me ajudando.
É tempo de mudanças, tempo de seguir em frente. O que ficou é passado e o passado não se resgata mais. O presente está a todo vapor; precisamos correr para conseguir alcançar nossos sonhos.
Está tudo tão estranho, tão mudado. Neste domingo ressurreição tudo vem à tona. Um turbilhão de sentimentos. Esperança para alguns, celebração para outros. Uma infinidade de conceitos e crenças. Sou tomado por algo maior e menos aprazível, saudade apenas, eu diria. É estranho estar assim feliz e triste? Por um lado conquistar novos rumos e novos desafios é tão emocionante, já por outro estar longe daqueles que tanto AMO para isso é pesaroso e inconstante vez ou outra. O mais louco e que até as pequenas coisas como aquela briga infundada faz uma falta danada. Saudade do cheirinho da comida, das conversas, das risadas. Estando aqui vem a felicidade na descoberta de um novo lugar, novos amigos, novas parcerias e novos projetos. Há momentos autênticos de superação em provarmos a nós mesmo do que somos capazes. E nossa como tenho me surpreendido comigo mesmo e a minha facilidade de adaptação e comunicação em enfrentar esses novos desafios. É tão gratificante sentirmos que somos mais fortes e corajosos do que achávamos ser. Sigo com o sentimento de que tudo é possível, é sim! E não vou desistir agora por nada, afinal não há vitoria sem sacrifício e muito trabalho duro. Sinto a energia de todos vocês fluindo por mim, me apego as boas para seguir em frente e me abstenho das ruins para galgar sempre o melhor de mim.
Hoje só quero agradecer, as coisas não estão exatamente do modo que sempre quis, no entanto, estou cada dia mais perto de fazer todos o meus sonhos se materializarem na mais pura e magnifica realidade.
E não importa o que você pense, eu sei que posso e consigo chegar lá do meu jeito, no meu tempo e a minha maneira.
CORAÇÃO PARTIDO
Quanto tempo leva pra curar um coração ?
O tempo do amor não respeita nenhuma cronologia
Não é medido por horas , minutos , segundos
E medido por saudade , falta , sentimento
Basta um cheiro pra lembrar
Uma música pra sonhar
Um cheiro pra chorar
O meu ainda não curou
Desejo ouvir sua voz chamar meu nome
Correr com você na areia da praia
Se a todos e permitido sonhar
Quero vê-la em direção ao altar
Acordar com um sorriso seu
Dormir com um sorriso teu
Na madruga poder me reencostar
Sonhar os sonhos esquecidos
Beijar os beijos perdidos
Esquecer a solidão
É enfim curar meu coração
#Se #isso #não #é #um #sonho...
Então me diga o que é...
Feliz eu sou...
Aprendi o valor que se tem em sonhar...
Fogo que consome a alma...
Que devora a solidão...
Não sei onde meus sonhos foram parar...
Bate mais forte meu coração...
Já não me emocionava tanto como antes..
Mas tudo mudou assim que lhe vi...
Ao passar por aqui...
Mentalmente comecei a lhe despir...
E em sorriso disfarçado...
Necessidade senti...
Em lhe seduzir...
Conquistar não é suficiente...
Quero a felicidade...
De amar eternamente...
Desperta em mim pensamentos..
Inimagináveis desejos...
Tormenta de sentimentos...
Que tento esconder...
Seu olhar é o bastante...
Para minha alma perder...
Quero me embriagar em lábios...
Todo seu mel sorver...
Esquecido das noites frias...
Em seu corpo irei encontrar...
Uma razão para a vida...
Motivo para amar...
Eu só quero lhe confessar...
Minhas palavras em declaração...
Doce sedução...
Acho que me perdi...
Totalmente em ti...
Para mim... você significa muito...
Ate aquando vai me resistir?
Sandro Paschoal Nogueira
Quando se tem amor
.
Quando se tem amor, tudo é tão simples e verdadeiro que a gente não consegue caminhar em outra direção, nem acompanhar nada que seja menos do que isto.
O amor faz a gente ser seletivo demais com as emoções mais genuínas.
Abrir o coração pra alguém nem sempre é recíproco, porém vem cheio de tantas verdades que a gente se perde no sentir.
E a gente se entrega a ele como se fosse o sol em dias de chuva, como se as pedras não ferissem os nossos pés, como se o machucar nunca pudesse existir.
Porque o amor é superior às mazelas dos homens. Ele sabe pousar nos sonhos puros dos amantes e seguir em frente, mergulhando em mares que o deixa livremente navegar.
Equilíbrio
Garota,
Você não tem que carregar todo o peso do mundo nas costas
Você já tem o próprio peso para carregar
Além disso,
Não é você que leva o mundo,
É o mundo que te leva
A algum lugar
O mundo está dividido em vários pesos
Cada um deve saber carregar e suportar o seu
É assim que o todo flui
Não existe uma pessoa capaz de carregar o mundo todo
Senão, não existiria esse grande universo,
Que nos torna pequenos
e muitos
Abrigando esse grande número de pessoas
É preciso saber balancear e dividir
Não carregue o peso do outro
Pois assim o seu próprio peso pode te esmagar
Pois quem irá carregar?
O peso que você carrega
É proporcional ao seu tamanho
Tamanho da sua alma
Tamanho da sua força
Por isso, não reclame,
Tudo foi feito sob medida
Para que toda a energia cósmica possa funcionar
E assim, percorrendo caminhos,
Atravessando desertos,
Navegando em rios e mares
Tropeçando, pulando e recolhendo pedras
Seguimos nossa estrada,
Aquela que escolhemos trilhar
A trilha da vida
Que o nosso instinto,
Que o nosso destino,
O nosso caráter ou a nossa essência
E os nossos antepassados
Estão a nos guiar.
Merecemos
Cada vez, que escuto nossas musicas, as minhas emoções se completam,
É tão bom pensar em você acordado de madrugada,
Me sinto tão bem quando você vem me visitar através dos sonhos,
É tão gostoso saber de você, que os meus olhos brilham quando te veem,
Nós dois formamos o melhor par romântico do mundo,
Merecemos, "o reencontro"!
Eu sou um #poeta #vivo...
Escrevo porque preciso...
Porque no céu a lua tece...
O seu vagar...
Sua magia...
Que me faz sonhar...
A Deus agradecer...
O meu viver...
Escrevo juntando pedras...
Construindo poemas...
Recriando a vida...
Sempre, sempre...
Amando o silêncio...
Escutando o vento...
Vendo a flor crescer...
O arrebol despontar...
Madrugada chegar...
Sonhando com você...
Tenho alma para sentir...
Coração a entregar...
Deitar-me ao seu lado...
Pronto para lhe amar...
Ah pudesse eu...
Colher todas as estrelas...
E lhe enfeitar...
Doce são seus olhos...
Em seus lábios puro mel...
Prontos a me embriagar...
Seu cheiro me inebria...
Desperta em mim fantasia...
Fecho os olhos e sinto...
Que por ti, nessa hora...
Me entrego todo....
Alma e espírito...
Mesmo que você fuja de mim...
Sei que não deseja...
Saiba amor meu...
Que os poetas...
Podem ver na escuridão...
Ah...
Tantas coisas lindas que eu gostaria de falar...
Queria lhe mostrar o mundo que tenho dentro de mim.
Descortinar seus sonhos e desejos...
Poder sentir...
Me permita lhe poder amar....
Ser só seu...
Sandro Paschoal Nogueira
#A #vida é um jardim...
A ser cuidado...
Admirado...
Todos os dias admirado...
Na vida temos que ter projetos...
Sonhos...
Desejos...
Cercas e horizontes...
Aurora e arrebol...
Dias quentes...
Alegres e sortidos...
A vida é feita de pensamentos...
Alegrias e lamentos...
Doce como o mel...
Em alguns momentos...
Fel...
Tem que se perder...
Se desejar se encontrar...
É gratidão...
Sorriso retribuído...
Abraços dados...
Ou aperto de mão...
A vida é amor a ser construído...
Desejo sentido...
Entrega à paixão...
Não exige a permanência do outro...
Vem de dentro...
Brilha...
É caminho dourado...
Que requer cuidado...
Companhia...
Solidão...
Realidade...
Não é ilusão...
É uma graça...
Que se renova todos os dias...
Persistente...insiste...
Perdoar... não esquecer...
Ah se a gente soubesse...
Realmente viver...
Sandro Paschoal Nogueira
O Herói
Eu tive um, mas ele não está mais entre nós
Não era jovem, não voava, não possuía nenhum superpoder
Era simples e costumava dizer que basta pouco para ser feliz
Era diferente de todos os Heróis que eu conheci
Lutou pelo seu sustento desde cedo e foi aprendiz de si mesmo
Meu Herói foi um lutador...ele não tinha medo da dor
Trabalhou, trabalhou e trabalhou
Não tinha tempo para reclamar
Desiludiu-se mais de uma vez com a política italiana
Teve câncer e três infartos
Gostava da vida, de conversar e do mundo
Aceitou-me desde o inicio do jeito que eu sou
Foi, sem dúvida, um dos meus melhores amigos
Meu Herói foi um homem que viveu de verdade.
Amor próprio...
Não é sobre se envaidecer,
Se orgulhar,
Se achar superior...
É sobre se blindar,
Proteger,
Querer bem a pessoa
mais especial da sua vida,
Que é você mesmo!
Lute pelos seus sonhos,
Mesmo que tenha
que descer degraus...
Se ame acima das suas emoções.
Se valorize acima dos seus desejos!
Seja a sua própria razão de viver,
mesmo que seja de modo acelarado,
devagar, ou fazendo escolhas não tanto politicamente corretas.
Não desista só porque
ainda não conquistou.
Não abaixe a cabeça diante dos desafios!
Apenas viva, se cuide
e se cerque de pessoas que te motivem
a se amar incondicionalmente....
Crescemos em um mundo que, desde cedo, nos treina a questionar aquilo que queremos.
Nos ensina a ter medo dos nossos próprios desejos.
A duvidar dos planos claros que muitas vezes florescem em nossa mente dizendo, de forma inequívoca, que eles nos levarão à vida que sonhamos.
Rejeitar a si mesmo vira um modo de viver. Você começa a acreditar que coisas igualmente importantes, como estabilidade, amor, aceitação e segurança, só podem ser alcançadas se você renunciar aos seus próprios desejos. Você se convence de que conquistar tudo que importa só é possível quando você esquece o que realmente quer. E a verdade é o inverso. Você tem fantasias todos os dias. Você as vê, você as sente. Elas te confortam nos momentos difíceis. Você só não as leva a sério. Nunca as diria em voz alta. Não acredita que sejam realmente suas. Elas vêm e vão, e você continua aí, acreditando que não sabe o que quer, sabendo que Deus, a sua intuição e seu sentimento estao dando o caminho.
O segredo da vida é respeitar e honrar os seus desejos, confiando que eles te guiarão para a sua melhor vida
O arrependimento é um sentimento reservado para quem se nega aquilo que quer. Quando você vai atrás do que deseja — com ou sem catástrofes, pra cima, pra baixo, pra qualquer lado — você vai ser feliz. O maior arrependimento será sempre aquilo que não fez
Lâmpada mágica
De pedrada em pedrada eu sigo construindo o mundo ideal.
Sem algodão doce, carrinho bate, bate e sem lonas e o bobo da corte as plantas estão sendo regadas e os ventos estão soprando na medida certa.
A cada passo vejo o horizonte tão sonhado se aproximar, sinto a brisa que antes era apenas de esperança se transformar em realidade.
Me contaram um dia que seria um sonho de cada vez, mas na verdade está chovendo sonhos e em cada gota consigo ver com transparência as realizações chegando.
Abençoados são os dias em que comecei a acreditar, vitoriosos são os momentos que eu estou vivendo, agora vou esfregar mais umas vez a lâmpada mágica dos pensamentos para futuros sonhos continuar realizando.
"O Rei do Espelho Quebrado"
Havia um rei que reinava sobre um castelo de espelhos. Todos os espelhos refletiam apenas a sua imagem — bela, imponente, inatingível. Quem ousava dizer o contrário era expulso do reino.
Mas numa madrugada chuvosa, um trovão caiu e rachou o maior espelho da sala do trono. Pela primeira vez, o rei viu outra imagem: um menino pequeno, de joelhos, segurando uma coroa muito maior que sua cabeça.
Aterrorizado, ordenou que cobrissem todos os espelhos com panos dourados. Mas à noite, em seus sonhos, o menino voltava — e chorava, silenciosamente, por não ter sido visto.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp