Texto sobre o Passado

Cerca de 4439 texto sobre o Passado

Visitar a cidade de Vassouras, é realmente dar um
mergulho no passado, e faz muito bem para a alma...
De vez em quando é bom relembrar esta viagem
feita em 15/10/2002...
Osculos e amplexos,
Marcial
Texto escrito em 23/10/2002

VASSOURAS... Um mergulho no passado
Marcial Salaverry

Viajar sempre é bom. Viajar para aprimorar a cultura, além de um belo e merecido repouso, melhor ainda. E, se além de tudo isso, ainda curtir um local onde o Amigão exagerou quando fez a divisão das belezas naturais, fica um passeio inesquecível. Tudo isso encontrei neste passeio às serras fluminenses.
Procurei contar alguma coisa neste poema, algo sobre Vassouras... um local que não será varrido da memória.

"Viveu glórias no passado,
ainda hoje cultivado...
Seu Patrimônio Histórico tombado,
cuidadosamente conservado...
A História preservada,
jamais será olvidada...
Ocupou importante lugar na História,
e hoje conta sua história...
Casarões... seu calçamento, parte da glória,
jamais se apagarão da memória...
Vassouras... da memória jamais será varrida...
Sua História, nunca será esquecida.
Suas palmeiras imperiais,
árvores colossais,
atestam a grandiosidade,
que é um dos orgulhos da cidade...
Árvores que tem sua história...
Monumentos de dias de glória...
Seus museus muito bem cuidados...
Documentando fatos históricos testemunhados.
Casa da Hera,
mostrando como a vida era...
Eufrásia e seus amores...
Dando do amor as cores,
que deixaram quase maluco
até a Joaquim Nabuco...
Por suas ruas passear,
é no passado mergulhar...
E o orgulho do presente...
Em suas escolas, não há criança ausente...
Índice zero em analfabetismo,
mostrando a atenção
dedicada à educação...
Vassouras... sua história não pode ser esquecida...
Da memória, não pode ser varrida.
Marcial Salaverry".

Um pouco da história e da importância que Vassouras representou na História:
Era ponto de parada e reabastecimento para os tropeiros que faziam o transporte do ouro das Minas Gerais para o Rio de Janeiro.
Quando o Ciclo do Ouro entrou em declínio, começou o Ciclo do Café, que trouxe grandes fortunas para a região. Construíram-se luxuosos palacetes nas fazendas e na cidade. Com o fim da escravidão, acabou o ciclo do café. Os fazendeiros não dispunham mais dos escravos para avalizar seus débitos com os bancos, que principiaram a ser executados. As fazendas começaram a ser compradas pela burguesia mineira, que as transformaram para a criação de gado leiteiro e produção agrícola.

Ficaram as sedes das fazendas, palacetes, praças, palmeiras, e as famosas ruas de "pé de moleque".
Vassouras... recomendo a visita... realmente, vale a pena.
Sem varrer essas lembranças, desejo a todos UM LINDO DIA.

"Vassouras... tem na sua história,
um lugar especial na História...
é essa sua maior glória...

Marcial Salaverry"

Inserida por Marcial1Salaverry

⁠DEVANEIO POÉTICO

⁠A gente cresce e amadurece, pois, colocando na mesa o nosso passado, dizendo em voz alta como se fosse uma prece, observamos as minúcias da vida, o que já passamos e o que na atualidade ainda acontece.

Olhamos o nosso passado e percebemos as diversas bobagens que já realizamos, muitos fatos que não nos enobrece, mas que serviram de aprendizado para que pudéssemos evoluir, sendo superior a algo que já aconteceu, mas que atualmente ainda nos entristece.

Muita coisa absurda e exagerada, mas que no momento de lembrança até se torna engraçada, mesmo que no ridículo dos acontecimentos, de imaturidade entranhada, nos faça lembrar e dar muita risada.

Juventude abobada, de descobertas e adivinhações exacerbadas, de falas e certezas de tudo e de nada, de um jovem se achando adulto e sábio, mas que na inocência apresentada, tinha mesmo um certo conhecimento, mas não para ensinar aqueles que já estavam no mundo há décadas passadas...

Esta é a minha visão de alguns que ainda não viveram em sua plenitude, mas que se acham sábios e cheios de razão, que talvez até possam ensinar um ou outro cidadão, os que não viveram e não tiveram a mesma sensação.

Mas não se assuste, esta é a minha intenção, instigar, dizer que para ensinar com exatidão, é preciso possuir vivência e ter sentido na pele a dor da evolução.

Inserida por JeanCarlosdeAndrade

⁠Como assim é passado esqueça já foi ,bola pra frente logo você conhece outra pessoa,o que passou passou etc etc.
Quem me dera se fosse simples assim ontem minha mãe comprou um pacote de pão de cachorro quente era só um pacote de pão pqp quando bati o olho lembrei o quanto ela gostava de cachorro quente de nós comprando os ingredientes e fazendo do nosso jeitinho, as músicas as propagandas os filmes tudo absolutamente tudo trás lembranças não é que eu não queira virar a página mas o universo não colabora tudo remete a nós talvez seja minha mente que associa as coisas mas é absurdamente incrível de um simples pão a uma super produção de um outdoor a um panfleto de uma piada a um post aleatório o mundo ainda gira em torno de tudo isso não me culpe por não seguir em frente é involuntário simplesmente acontece se soubesse que o amor é assim não teria desejado tal sentimento se soubesse que a saudade é assim não gostaria de senti-la jamais ,se soubesse que sofrer é assim não desejaria tal sentimento nem mesmo a um "inimigo" Esse mês de agosto está começando é o mês dela do dia especial dela não sei como vou lhe dar com os dias que estão por vir espero que Deus me dê sabedoria e paz no coração para superar esse mês faço planos como se tudo ainda fosse como antes penso no presente penso na surpresa penso nos votos de aniversário simplesmente penso, dias bons estão por vir em pensamento desejo tudo absolutamente tudo .Que Deus tenha planejado a ela seja cumprido que haja felicidade saúde paz de espírito que Deus guie cada passo por ela dado que Deus abençoe e ilumine o caminho por ela seguido que Deus esteja sempre presente eu não estarei presente esse ano mas meu coração estará contigo no seu dia especial aliás sempre esteve e sempre estará .

Inserida por Alvies07

⁠Eu tinha vários medos no passado...
Mas em específico omaior deles, era com certeza te perder.
Tanto que por muito tempo eu tava sem te escrever...
Eu não te perdi, eu sei...
Da tua parte não, e das vezes eu jamais te troquei...
E eu não sei, não sei te pensar, te cantar e nem te olhar...
Se te olho, não te vejo, vejo uma outra que talvez seja mais louca...
O quão grande era meu medo
Medo de te não te ter por perto
E até de não conseguir aos teus pais dar netos
Contigo eu planejei a melhor parte de mim e meu futuro, mas já não me sentia seguro...
Meus planos eram todos contigo, tanto que nem sabia outros fazer, sem ter você
Se me arrependo? Não, fostes verdadeira, leal e parceira, e o principal fostes minha por inteira...

Inserida por Karen_alyce

⁠LER É VIAJAR PELO TEMPO

Ler é viajar pelo tempo
Buscando o passado
Analisando o presente
Projetando o futuro.

Ler é viajar pelo tempo
Do passado busca se lembranças
No presente as informações
Do futuro as projeções.

Ler é viajar pelo tempo
Muitas vezes sem rumo
Tao pouco direção
Parece andar pela contra mão.

Ler é viajar pelo tempo
Lendo as amarguras da vida
As ciladas que nela deparamos
Ou amor que se apagou.

Ler é viajar pelo tempo
Preencher o vazio ocioso
Mergulhar a mente na imaginação
Sem perder a esperança do renascer.

Ler é viajar pelo tempo
Buscando conhecimento
Aflorando seus pensamentos
Da leitura que ali encontrou.

Inserida por nivaldo2021

⁠As pessoas cometem os mesmos erros, pois não querem conhecer seu passado e sua origem, um povo que anda pelos mesmo caminhos que seus antepassados vão cometê-los novamente. Isso é lei, faça os mesmos gestos que seus pais fizeram quando erraram e verás que errará também.

Por que não aprendem? Por que não procuram saber sobre suas origens, um povo que não sabe seu passado está fadado e amaldiçoado a passar por ele novamente. Não sabe? Ação tem reação, essa reação aconteceu com seus pais. Agora você está no mesmo caminho que eles estavam e você quer continuar?

Você não tem ideia de como é estar no mesmo erro de alguém do passado, isso se chama burrice, este mundo está cheio de meninice, pessoas cometendo os mesmo erros novamente e mais uma vez.

Eles caminham pelo erro óbvio, previsto e querem bons resultados. Eles pulam na corda do mal e querem receber o bem. Eles avança pela estrada do atropelamento e querem chegar em segurança sem nenhum arranhão.

Eles são nepotistas e vocês também. Eles morreram percorrendo o mesmo caminho, olha, você também. Eles escalaram o muro e ele caiu, você também. Eles escorregaram achando que podiam subir e você também.
Quando quebrar a cara como eles, não venha dizer "foi sem querer".

Inserida por Trafalgar

⁠Quando vivo o presente não ignoro o passado nem menosprezo o futuro.
Pelo contrário, eu honro meu passado, honro aquela que fui. Honro os medos, as dores, as perdas, os “fracassos” (odeio quem divide o mundo entre fracassados e bem-sucedidos, aliás. Mas isso é assunto para outro momento).
E, ao mesmo tempo que honro meu passado, amo meu futuro. Estar no presente de verdade me dá estas chaves: honra e amor.
O que mais eu poderia querer? Mas eu sei que não é fácil. Não tanto como gostaríamos. Nossa mente gosta de uma certa facilidade… Dizem que é questão evolutiva.
Apesar disso eu posso dizer: é uma escolha. Você escolhe estar presente em um momento. E no próximo momento você escolhe de novo. E no próximo você escolhe de novo.

Inserida por noi_soul

⁠Por vezes as vozes sussurradas pelo vento me arremetem àquele lugar no passado, onde encontro seus olhos, tão repletos de um amor que nunca poderia ter sobrevivido, mas deixa as lembranças do seu abraço tão único, unicamente para torturar minha alma já cansada.

Não existe o futuro, e o agora é sem razão.

Se houvesse maneiras de viajar pelo tempo, eu ainda não encontraria esse lugar em especial, esse cheiro de saudade, esses mesmos olhos que sei nunca terem existido, mas que são toda a razão dos meus sussurros repetidos, nosso lugar inventado,

concluo que meu único amor foi somente fantasia, e o que ouço são ecos de meus sentimentos e a eles dou vozes,
talvez nada faça sentido, talvez eu tenha te criado, e por fim percebo que também nunca existi.

Inserida por VanessaLoureiro

⁠Equilíbrio

Cobramo-nos tão rigorosamente quanto ao entregar-se aos erros
Como se o passado fosse uma lição de fácil percepção
Páginas vividas a serem esquecidas como filme velho branco e preto
Ausente de cores comoventes do provocar da sincera emoção

Exerça a humildade em assumir seu lado fraco humano
Não deixando passar notório o temor de novamente erros cometer.
Errar é o ato verdadeiro do tentar acertar com enganos
Mas não se deve estender isso na vida como razão de sofrer

Justo que falsas esperanças as quais vendemos nos custam caro nessa balança
Mesmo que os motivos sejam sensatos e não puramente emocionais
Constantes e sem emendas como dourada aliança
Não roube jamais o direito do outro ser feliz por todos serem iguais

Temos que nesta flamejante bandeira de fé nos apoiar
Esta é o peso de medida certa para o equilíbrio subsistir
Crer em algo que não sabemos se realmente ali está
Mas o qual só existe e muda nossa vida no acreditar de seu existir

Autor: Jorge Jacinto da Silva Junior

Inserida por jorgejacintojr

⁠E o passado não podemos mudar;
O futuro ainda não construímos;
Então...porque não nos permitimos sentir o presente?
Porque nos preocupamos tanto com o passado que já se foi e o futuro que ainda não chegou?
Não faz sentido deixar nosso presente virar passado para só então passar a dar importância!

Inserida por Fadapensadora

52⁠
Tempo; a todo o instante em movimento, mudo, calado, fazendo do agora, passado!
Tempo; tu passas ligeiro, tal qual o vento na tempestade, és quem amanhece o dia, quem o torna tarde!
Tempo; porquê tanta pressa tua ninguém sabe, as vezes querem te ver chegar, noutras te escondem com maquiagem!
Tempo; Não quero pensar que sejas apenas passado, pois hoje te enxergo presente, pro futuro espero te encontrar novamente!

Inserida por VagnerSSajo

⁠Indagando um acontecimento passado,
Descobri que eu estava equivocado.
E conhecendo você um pouco.
Descobri que você namorava um louco.
E nossos assuntos atrativos.
Nos tornaram amigos compreensivos.
Nossos interesses por animais,
E falar disso, nos trazia paz.
Ao observar meu cabelo surrado,
Tu me ensinou o que não fazer de errado.
Me aconselhando a usar produtos de qualidade.
Aumentando assim a nossa amizade.
Na primeira vez que nos vimos sozinhos,
Eu te emprestei mangás.
Você os leu e gostou.
Me fazendo assim, novamente sentir paz.
Logo após, lhe dei presentes de natal.
E você os aceitou com um grande valor sentimental.
Senti sua falta na noite de réveillon.
Você estava ausente, e eu sentia que nada estava bom.
Após eu ficar doente,
Você me auxiliou,
Pois foi a única pessoa que me apoiou.
No meu aniversário, ganhei os melhores presentes do mundo.
O desenho do Suwa foi o presente mais profundo.
Mais a frente, tristes pelo mesmo motivo,
Eu me encontrei contigo.
E ao ficarmos sozinhos,
Você me deu um beijinho.
Me fazendo sentir, um enorme carinho.

Inserida por GabrielIsel


Por tua causa


Lá atrás,
Em um certo dia do passado,
Te beijei e tive você em meus braços,
Meiga, carente me pedistes os lábios meus,
Sem demora entreguei minha boca para tua boca,
Uma clássica canção ouvimos,
Eram os anjos e arcanjos ao nosso redor,
Alí,
Naquele momento bebi do mel da tua boca,
Sem exitar,
Bebeste em minha também,
Lábios de carmim,
Rosa apetitosa, cheiro de jasmim,
Tuas pálpebras se declararam á mim,
Aquele verso que continha somente três palavras,
Se transformou em uma poesia inacabada,
E essa poesia ainda em construção,
Agora por tua causa,
Somos uma abençoada família...



Autor:Ricardo Melo.
O Poeta que Voa.

Inserida por JoseRicardo7

⁠Tempos e Sonhos

Que a foto que vi do passado não seja o meu orgulho de hoje
Oque eu vejo no espelho de hoje que não me decepcione no espelho do amanhã
O amanhã não será esperado com uma beleza ilusionista, inexistente ou até mesmo vergonhosa.
Oque de mim esperam eu vou conseguir
Oque eu espero penso em desistir
Não sei se vou viver, mas não quero morrer
Muitos daqueles que me conhecem não sabem quem eu sou
(ou quem penso que sou)
Talvez oque passou não se pode mudar
O que se faz pode-se repensar
E oque será feito já está escrito em entrelinhas

Inserida por leonardo_delon

⁠Passagem do Tempo.

O passado, o presente o futuro o tempo e uniforme, nunca sabemos o que vai acontecer só sabemos o que já aconteceu.

Como a areia da ampulheta o tempo não pára, e sempre continuo como a água de um rio, sem para o tempo continua seguindo.

Ele começa pra uns, continua pra outros e acaba para todos, mais isso sempre seguindo do seu jeito sem defeito as vezes imperfeito.

Mais sempre cabe a nós aproveita o tempo do nosso jeito, o máximo possível, para quando ele acabar não aver arrependimento em nosso peito.

Inserida por miguel_f_gomes

⁠Os Apóstolos do passado.


Escritor e compositor
Do mundo não conhecido
Agradeço ao Espírito Santo
Por ele ter me escolhido

Pra trazer até você
Meu caro leitor
Este versos em cordel
Para que todos saibam
Que ás Sagradas Escrituras
É o passaporte para o Céu.

Não deixem ninguém vos enganar
Principalmente os pastores cruéis
Quer oprimem tanto ás ovelhas 🐑
E ainda lhes tomam, os anéis.

⁠Desejo de ser o seu grande Poeta


Sabe aquele olhar bem fixado no passado?
Sabe aquele beijo desejado e ainda não dado?
Sabe aquele desejo ainda não realizado,
Sabe aquele sonho que veio e se repete todas as noites sem ao menos eu deitar esperando sonhar,
Sabe aquele desejo em ter-te em mim,
Sabe aquele desejo de ser um grande poeta para escrever-te em tudo que escrevo?
Pois é !
Escrever não é o problema,
O problema está em!
O que escrever?
Como escrever?
Ja revirei a literatura,
Ja procurei em livros românticos,
Ja virei todas as bibliotecas de cabeça para baixo,
Vi centenas de cenas em filmes famosos,
Até revistas de histórias reais,
Agora,
Agora não sei o que escrever....
Nem como escrever,
E nem sei se continuarei buscando uma forma de escrever-te aqui,
Em mim...



Autor:Ricardo Melo.
O Poeta que Voa.

Inserida por JoseRicardo7

⁠Passado atrás!
Sentirás minha falta dessa vida ingrata, sem meus sentimentos que te faras falta...
Olharas pro futuro não estarei lá, olharas para trás e me verás.
Não tentes buscar pois o tempo não volta atrás...
No passado eu fiquei,no seu futuro lá não estarei , restará a ti só as lembranças que um dia fiz te feliz...
Olhe pra dentro do seu ser eu visualize o que deixei , o amor e carinho nunca mais há de lhe dar...
Com tanta paixão que um dia sonhou só lhe restou as lembranças de um coração...
O tempo apagará e só restará o calor de um toque que lá deixei , a vida e simples não complique viva o amor presente pois no futuro posso não lá estar ...
Licia Madeira

Inserida por LICIAMADEIRA

⁠⁠Não fique preso ao passado!.
Você não é museu!.
Seja como um livro!.
Mude os capítulos, mude as páginas!.
Valorize o seu maior investimento O TEMPO !.
A vida é maravilhosa, explendida!.
Eu virei a página!.
Não tenho arrependimentos, sempre acredito, no agora no hoje!.
Viva a vida!.
Viva o Agora!.

Inserida por danilo_trolese

⁠O SHOW NÃO PODE PARAR
Um quarto do ano já é passado. A vacina traz o alento e a esperança renovada.
O concerto da paz, da prosperidade e do desenvolvimento, ficará a cargo da orquestra da saúde, com todos os seus músicos ensaiados, para não fazer feio.
O maestro, com a batuta na mão, dá o tom e o ritmo. O público espera ansioso.
Instrumentos afinados, orquestra preparada. Profissionais escolhidos a dedo pelo grande maestro.
Tudo está pronto. O palco está montado à espera da grande obra.
As luzes da ribalta estão mais brilhantes. O céu mais estrelado.
A Lua, em continência, faz a sua homenagem. O sol também já fez sua parte, aquecendo e iluminando a inteligência e sapiência desta bela orquestra.
Agora, resta-nos aguardar quais músicas serão apresentadas.
O ambiente está aquecido. O novo ritmo pode deixar os menos avisados, perdidos no passo da dança.
Que tenhamos o espetáculo esperado.
O show não pode parar!
Assim seja!
Élcio José Martins

Inserida por elciojosemartins