Texto sobre eu Amo meu Irmao
Brasil querido
Brasil, meu Brasil brasileiro eu canto
Meu hino na inocência de um sonho,
Minha ingênua alegria e esperança,
Trago neste meu jeito de uma criança!
O nosso povo já foi guerreiro e heróico,
Hoje meu lamento num brado retumba
Evoca no peito um sentido adormecido,
Enquanto perco - me nesta penumbra!
Mas, de certo ainda meu amor eterno
À Pátria amanda é imenso e tão vívido,
Posto a cantar no meu coração fraterno!
Flâmulo minha bandeira em sentido,
Mesmo que pareça apenas engano,
Meu país eu amo e o tenho querido!
SONETO AMORÁVEL
Eu disse a mim mesmo que viveria sem você
Ledo engano, o meu coração não me obedece
Não sou forte o bastante, como se quisesse
Ser. Repito a cada instante, mereço? Por quê?
Às vezes o tempo fica sem o dia, ali vazio
E a obscuridão da noite me traz a solidão
Nada digo, nada tenho, eterna imensidão
Sem você, o querer escorre pelo beiral frio
Não sei mais ser forte, no horizonte a alma
E eu aqui perdido num labirinto de trauma
Quanto mais tento sair, mais a desarmonia
Eu menti para mim mesmo, até machucar
Que eu saberia poetar sem poder te amar
Aqui eu, ainda, lhe poetando amor na poesia...
© Luciano Spagnol – poeta do cerrado
09 de novembro de 2019 – Cerrado goiano
copyright © Todos os direitos reservados
Se copiar citar a autoria – Luciano Spagnol
Não sei onde começo,
Nem onde acabo. E outra
Dúvida se acrescenta:
Quando eu morrer
Qual dos meus eus estará
Sendo enterrado comigo?
E os outros, os que não me
Seguirem, continuarão
Vagando por ai, continuando
A expor o meu tormento?
Se eu te disse que nasci
Um só e que morri
Vários, foi porque o dom
Da vida se dispersou
Em mim, fazendo de um
Só poeta possível, um
Deserto permeado. Só os
Veros poetas nascem vários
E morrem um só, Eupalinos!
Se o mundo fosse meu lar
Se para sempre eu vivesse aqui
Eu iria me desesperar
E nunca iria ser feliz
Aqui existe guerra e muita confusão
Existe ser humano que faz poluição
Quem precisa de amigo é difícil de encontrar
o que é fácil ficar triste, difícil é se alegrar
Um mundo onde a desigualdade rena
E o preconceito predomina
Um lugar onde não existe respeito
Um lugar onde resido
Para residir aqui
Pago um alto preço
Não penso em desistir
Se precisar de ajuda eu peço
Um mundo vão
Coberto de ilusão
Dia e noite tem matanças
Irmãos brigam por heranças
Aqui a crueldade mora
Por causa do seu próprio filho
Sua mãe chora
Aqui não tem brilho
Aqui mora a inveja
E a desilusão
E ainda que ninguém veja
Se multiplica a decepção.
Espero todo ano
Chegar este momento
De poder ficar só eu e meu amor
Aquelas férias tão esperada;
De poder acordar e dormir juntos
Ver o nascer e o por do sol
O vento bater no rosto de minha princesa
E eu poder admirar sua beleza;
Poder deitar numa rede
Presa nos coqueiros
Poder balançar
E ao mesmo tempo matar nossa sede;
E nesse momento perceber
Que quando estou ao lado dela
Não sei se é noite ou dia
O importante é a sua companhia;
Para terminar nossas férias
Aproveitamos o bom astral
Aquela paisagem sem igual
Não existe nada mais legal;
Quando termina não sei se foi real
Ou um sonho que passou
Mas sempre na minha memória
Este lugar sempre estará.
Porque eu não posso mostrar o meu sorriso enquanto vejo a tragédia?
Porque eu não posso mostrar a minha satisfação enquanto vejo você sangrar lentamente?
Porque?
Porque?
Porque?
Alguém sabe me responder?
Todos temos histórias tristes e horripilantes!
Mas todos queremos primeiramente receber a devida atenção antes de contar
Todos somos crucificados por alguém
Mas não queremos que seja em público
As pessoas sorriem por tão pouca coisa
Enquanto o que eu quero é apenas me entreter também
Um sorriso aqui, um sorriso ali…
Quando uma mera lágrima cai, que diferença faz?
Uma piada aqui, uma dor escondida jogada em forma de piada ali…
Que diferença faz quando todos estão sorrindo?
Que inferno de diferença faz quando todos estão entretidos?
Vamos fazer do céu uma piada
Vamos fazer do inferno um paraíso
E vamos sorrir sem parar
e eu vou indo
sem uma direção certa
meu coração já despedaçado
o olho segurando cada lágrima
chorar? cansei de escutar
que é só um drama
então guardo pra quando estiver na minha cama
sozinha
eu e meu pensamentos
tentando juntar meu coração
mas cada dia isso me atormenta mais
um tiro doeria mais?
não descobri ainda
talvez mais tarde eu descubra
só não poderei vir contar
não estarei aqui mais
encontrei você.
eu senti como se meu mundo estivesse desabando,minhas emoções foram se misturando entre si ao ponto de deixar aquele famoso ponto de interrogação dentro da minha cabeça,piscando e piscando pra dar ênfase em sua presença. As vezes eu me pergunto o pq que a gente não deu certo,são perguntas tão persistentes que é de se admirar que ainda não as tenho encontrado repostas, é confuso e decepcionante pensar nos obstáculos que poderíamos ter ultrapassado juntos. Foi a revelação dos sentimentos que eu dizia já não sentir por você,meu coração palpitou como nunca o fez,recordou das noites em claro,da sua voz,do seu beijo,de como tudo aquilo que eu julgava ser meu era perdido no instante em que percebia que tudo aquilo era dependente de você. Esses anos foram mais complexos do que o comum,foram estações chuvosas e noites tristonhas. Foi muito mais do que a simples depressão que eu julgava ter. Foi adaptação ,foi aprender a me adaptar sem você. Em questão de segundos eu viajei ao um universo paralelo procurando respostas,respostas às quais eu sei que nunca as conseguirei encontrar. É estranho como todos esses anos eu o comparei com os meus atuais parceiros e tentei,em vão, implantar seus costumes e seus hábitos em pessoas que não tinham vínculo nenhum com a nossa relação. Eu culpei milhares de rapazes por não ser você,eu senti ódio por saber que talvez eles estavam ocupando o lugar que é e sempre foi exclusivamente seu !
Eu sabia que deveria superar,que lembrar de você só desgastava ainda mais o meu psicológico instável,mas dizem que não se manda no coração. Oq é estranho já que ele propriedade nossa,é tão irônico como deixar nossa mente nos controlar,nossos estímulos nos manipular,nossas palavras tomarem iniciativas próprias e muitas vezes dizer aquilo que no fundo não era o desejado. É estranho demais amar alguém que não te ama,mas é mais estranho ainda saber que um dia esse amor existiu e que você não foi boa o suficiente pra manter suas raizes enraizadas no chão,que suas lutas e os meses de estações bipolares não foram o suficiente pra criar uma associação de corpo e alma eterno com essa pessoa,que tudo,embora tenha sido intenso e consequentemente verdadeiro foi em vão,em vão como o quintal que acabou de ser lavado e que logo em seguida foi surpreendido pela tempestade imprevisível,em vão como secar as próprias lágrimas mesmo sabendo que molharão seu rosto assim que afastar seus dedos molhados, em vão como tudo aquilo que fizemos e que pensamos que serviria como uma ponte de fidelidade. E eu poderia dizer que é exatamente essa a sina da nossa relação “em vão “ mas embora nada tenha saído como as linhas que ontem traçamos pra nós dois,ainda assim esse mesmo me foi útil. Ele me ensinou a ter esperanças e me ensinou a acreditar que ainda que as coisas não estejam saindo como o desejado,existe um propósito nas linhas atravessadas. Que o padrão e a idealização de nossos sonhos podem ser modificados pelos destino, como uma forma de nos mostrar que talvez merecemos muito mais daquilo que julgamos ser apropriado pra nossas vidas. Que talvez o amor não seja o suficiente e o bastante pra sustentar um relacionamento,eu me culpo tanto por pensar assim. Foi pelo amor que eu fiz tudo oq fui capaz de fazer um dia por você. Foi por esse mesmo amor que eu o compreendi,ainda que vc fosse o autor mais cruel dos meus machucados mais profundos. Foi por esse amor que eu sobrevivi a todas as madrugadas fracassadas onde eu procurava me refugiar em algum lugar aleatório onde não houvesse vestígios de você. E é por esse amor que eu ainda continuo aqui!
Acho que a dor mais frustrante que existe,é não ser correspondido na mesma intensidade da transmissão de seus sentimento. É saber que o “e se” vai marcar presença independente do decorrer do tempo,e que “oq poderia ou não ter sido” vai permanecer no meu cotidiano como um lembrete da culpa que julgo ter. Como um lembrete da imensidão do amor incondicional o qual sinto por você!
E foi nesse mesmo universo paralelo onde me perdi nos meus pensamentos mais obscuros e intrigantes. Foi nesse universo paralelo onde encontrei o amor que me motivou a viver,enterrado na cápsula do tempo a qual guarda milhares de tesouros que já não pertencem mais a mim. E foi naqueles exatos 7 segundos que percebi que as respostas sempre estarão perdidas em algum lugar do mundo,mas,ainda assim, mesmo com a distância, você sempre será a chave para cada uma delas.
Você surgiu em meu caminho,
me fez conhecer tantas coisas que eu desconhecia,
tantos sentimentos diferentes e algumas vezes tão contraditórios.
Sensações que eu nunca pensei que pudesse ter.
Você é uma pessoa especial,
que despertou em mim um desejo mágico, algo encantado.
Te quero muito!
E só quero você!
Estou mentindo para mim mesmo.
Eu tentei me fechar no meu casulo, na minha casca, ficar no meu cantinho. Eu tentei deixar pra lá o que eu sinto por você e esquecer a saudade que sinto, mas acontece que a vida não deixa que a gente minta para si mesmo por muito tempo.
Hoje foi um dia em que a vida me acordou e disse: você precisa parar de mentir e sentir! E então senti... Que saudade de você! Que falta você me faz!
John.
A noite está escura e chuvosa, eu hoje quero fazer de parte do meu passado uma enorme fogueira, e deixar que o fogo queime tudo de ruim que se passou, e quero jogar ao vento suas cinzas, para que se espalhem e vão para bem longe de mim e nunca mais cruzem o meu caminho, pois continuarei caminhando.
Hoje sei que nada sei.
No último dia de minha vida saberei que de tudo nada soube. Apenas descobri que as pessoas de hoje se esqueceu do mundo de ontem e vive em função do mundo de amanhã. Boa noite.
Meu herói e meu vilão:
É por eu estar diante disso que sinto confiança
Foi o que sempre fiz. Nisso sou bom. É mais uma oportunidade de provar isso. Estou tranquilo.
Mas é quando lembro que este mesmo cérebro pode ser meu vilão. Porque, independente do preparo, sou humano, e nunca se sabe, quando e por qual motivo, um humano pode travar e falhar terrivelmente. Confiar somente em mim mesmo é complicado, pois, ainda com um arcabouço imensurável, um currículo invejável, continuo ser humano; a condição não muda.
Sempre
Eu sempre vou querer o teu
coração alegre,
o meu vendo o teu vistoso,
jubiloso fica.
Que eu sempre possa te ver
entusiasta.
O saber que alcanças os
teus sonhos,me deixam mais
feliz.
Não importa para mim longe estares,
importa, em teus sorrisos me encontrar,
e sempre sentir o que o teu coração diz.
Roldão Aires
Membro Honorário da Academia Cabista de Letras Artes e Ciências
Membro Honorário da Academia de Letras do Brasil
Membro da U.B.E
Memória
Eu escrevo porque o meu forte não é guardar, por isso liberto-me na escrita.
Deixo-me escapar na memória para registar.
É incrivel como como tenho capacidade de esquecer as coisas, e por causa disto, eu agradeço a Deus por ter me dado está virtude.
Graças a ela hoje eu escrevo para guardar, não na memória mas no papel.
Mas isto não significa que me esqueci-me de ti, linda.
Tenho fotos tuas e memórias perfeita
feita por Deus, tenho amor e os momentos nos meus registos.
Tenho fotos e recordações no meu celular e no meu drive virtual.
Portanto, se eu tenho essas lembranças em abundância, só sei que tenho-as o suficiente para pensar em ti.
Já falei-te de vezes sem conta que amo-te tanto, que o tempo de vida não seria realmente suficientemente para mim.
E saibas que não quero nada de ti se não teu amor, carinho, atenção e respeito.
Quero dar-te coisas e não tirar-tas.
O Meu Ar
Ah, querida!
Diga-me como eu devo respirar sem ar,
se o ar que tive tu levaste contigo.
De outro modo, pensa comigo agora!
Contigo eu sentia que estava em planeta de ar.
E agora que foste, diga-me como viver neste planeta?
Se se perguntares-me, como pode alguém falar de ar se não respira?
Eu dir-te-ia que se houvesse uma maneira que eu pudesse fazer-te entender, fá-lo-ia sem hesitar.
Seria a mesma coisa que perguntar;
como é que alguém pode falar de fogo sem nunca ter queimado?
Mas de alguma forma, eu ainda estou vivo graças a último respiro que me deste à mim na despedida.
Contudo, eu sinto a falta de ar, é como se fosse que estivesse a findar.
Por favor, traga-o de volta que eu preciso viver.
Por que que tudo na vida é regra?
Até respirar eu tenho de obedecer regras!
Acho que se não houvesse regras, não haveria castigo,
Sem castigo não haveria ninguém a quem ele aplicasse.
Obedecer regras é estar organizado, e não quero estar abandalhado.
Se és o ar, eu sou homem. É lei, o homem depende de ar para respirar sim,
por isso preciso de ti. E também tens vida porque eu existo, e se não fosse por minha
causa tu não existiria.
Ai, meu ar.
"ONDE NÃO POSSO SER EU, PREFIRO NÃO ESTAR."
Por isso quase não estou... meu mundo e reservado. Amo está com pessoas leais sinceras. Porque ou eu gosto por toda vida mesmo me sacaneando(sendo falso) e eu sabendo... ou detesto e ignoro por toda vida, mesmo me adulando (sendo falso)...😉 Porém meu respeito será para todos. Respeito é algo que aprendi muito cedo com meus queridos pais.
"Ouça-me bem, amor
Preste atenção, o mundo é um moinho"😉
Quando eu fui criança.
Num belo dia estava brincando com meu cavalo de pau, feito de cabo de vassoura, na rua da minha casa, quando minha vizinha, muito bonita, me chamou e perguntou se eu podia ir até a farmácia buscar um remédio para ela?. Claro q sim"! disse eu"., e de pronto, já com o nome do remédio marcado num pedaço de papel e o dinheiro na mão parti em disparada pela rua , até chegar à farmácia do Florisvaldo. Encostei o cavalinho na parede da farmácia, mostrei o papel com o nome do remédio, paguei, recebi o troco e virei de volta. Chegando na casa da minha vizinha, buzinei, (meu cavalo tinha buzina), ela saiu, entreguei o remédio, junto com o troco e já ia virando nos pés do meu cavalo, quando ela disse: ei! "fica com o troco"., e eu, no meu cavalheirismo principiante e querendo deixar um "bom nome”, com aquela moça bonita--respondi: "não precisa, eu sou acostumado fazer favor de graça"., (I
Se eu
Se eu te tivesse ao meu
lado sentadinha feito uma
menina doce e meiga,
na certa em meu colo eu
te poria.
Mais junto o teu carinho eu
teria, o teu olhar vendo-me
trabalhar.
E quando você quisesse dormir,
o meu ombro estaria ali, para
você sua cabeça repousar.
Aì, seria eu que ficaria a te olhar,
que vontade de te prender em meus braços.
Tua boca lentamente beijar, escutar
a tua voz baixinho,'sussurrando em
meu ouvido.
Iria te apertar junto a mim , e não mais soltar .
Roldão Aires
Membro Honorário da Academia Cabista de Letras Artes e Ciências
Membro Honorário da Academia de Letras do Brasil
Membro da U.B.E
No meu love não tem game over
Eu quero você meu love
não quero um game over.
O amor não é um jogo,
na aposta em uma mesa de poker!
Pare de fazer jogo comigo;
Pare com isso;
Quero você meu love...
Quero você comigo.
Comigo não há vacilo não
Confia...tenho amor pra te dar
Meu love...quero te amar;
Não faço jogo...
No meu amor não tem game over.
Não estou fazendo aposta
numa mesa em um jogo de poker!
O meu love é sincero
É você que eu quero
Vem amor...
Vem no meu love,
Me surpreenda que me comove...
No meu love não tem game over!
Este meu jeito leviano causa dano
Eu grito aqui nesse terreiro, também aprisionado no porão, muitas questões por dinheiro e por isso a escuridão.
De fato me vejo um sujeito perverso, jeito de retrocesso, romântico e amante da vaidade, um orgulho desenfreado, traduz um pobre coitado e de lá pra cá, de cá para acolá, fugindo do céu que me chama, ignorando a redenção que emana e aderindo um perigoso perfil, uma teia que dá calafrio.
Uma espiada na malícia, um mergulho no atrito, ferindo meu alheio, e de novo a repetição, que faz vã a oração, estou tentando acertar, é fato, mas continuo errando e este meu jeito leviano causa dano.
Giovane Silva Santos
