Texto sobre Educação
Acabou o carnaval, agora é verdade
Ó povo sofrido acorde, observe, lute
Que mais é preciso para ver a verdade
Político que dão nojo, querem seu voto
Valorize seu potente instrumento, aperte
Se não tens a convicção que seja honesto
Não dispedice sua maior chance, proteste
Mostre que és brasileiro, voto quem merece
Jogo no lixo o político que não favorece
Não é loteria só para ver o que acontece!!!!
Ainda nos restam grandes esperanças
Cadê as nossas crianças, já aprenderam
São elas que vão nos salvar, quando será?
Quando as verbas da educação chegar
Ou quando as malas pararem de rodar...
A nação seria outra sem a corrupção
Os impostos mais que suficiente são
O que falta é honestidade e o caráter
O que não se aprende de fato na escola
Vem de berço, que aprende a ser ladrão.
No passado eu esperava para o futuro um Brasil próspero, sem corrupção, seguro, sem pobreza, sem desemprego, com acesso de todos à educação de qualidade, ao lazer e a um ótimo atendimento no setor da saúde.
Agora, estão fazendo a mesma pergunta que me era feita no passado.
Continuo desejando o Brasil que esperava no passado para o presente e não apenas para o futuro.
Todos temos problemas, a vida é composta com vários problemas, tendo que solucionar.
O nosso dia a dia ultrapassamos várias barreiras e etapas.
O problema é consentido quando vivido, no seu todo.
Há problemas que se resolvem, com facilidade, os difíceis também se resolvem.
Os impossíveis levam mais tempo, mas o tempo os resolve.
A solução do problema está dentro de cada um de nós.
Exercendo força e boa vontade, nossa mente acaba por se abstrair e construir outros universos percorrendo, por outros locais, trocando outras energias que canalizam a confiança em nós e no que está para vir.
Por muito teneo o caminho a sempre esperança e nessa virtude devemos nos reunir e subir a montanha em passos largos, para chegar o mais rápido possível, não dormir, para não se perder e depois desistir e não prosseguir, ir avante a pé, ou trote, ou a galope, o que interessa é ir andando e conseguir suprimir o furacão com uma verdade sempre no coração e dizer que também é um irmão ou irmã que veio para vigiar e ajudar a prosperar e tudo solucionar.
VOCÊ NÃO É OBRIGADO...(Bartolomeu Assis Souza)
Você não é obrigado a gostar das pessoas,
basta mostrar educação e atenção ao próximo.
Isso é o bastante e gentil.
Tudo começa com um olhar terapêutico
que já é primeira atenção e termina com
a palavra que é sacramento e transformação...
QUAL É O PROBLEMA?
(Poema baseado em Curso – Seminário do Colégio...)
(Autoria: Otávio Bernardes)
Qual é o problema?!
... Existe, realmente, uma crise
na Educação Brasileira!
Eu não sei, você não sabe,
a Escola não sabe, ninguém sabe...!
O que é preciso mudar na Escola?
O que é preciso mudar na sala de aula?
... Eu não acho nada?!
Não existe mágica na Educação!
Todos nós estamos no mesmo barco...
A Escola está bem organizada?
Quem são os meus alunos?
Você já parou para pensar nisso?
Aliás, o incêndio é grande... inquietante...
Desnorteante... desenfreado..
... Qual é o problema?
A repetência começa no primeiro dia de aula!
A Escola se envolve com tudo,
até mesmo com a “educação”...!
Professor (educador) tem que ter metas!
Professor tem que dar testemunho...
Todo dia é dia de escrever...
Quem não escreve não aprende a pensar!
O aluno precisa aprender a pensar,
a construir conhecimentos...
Veja, as melhores experiências didáticas
não estão em livros!
A minha, a sua ideia têm que se transformar
em projetos..!
E olhe que nós somos o país...
que mais expede diplomas!...
Lembre-se de que a vida não é binária...
ela tem nuances! Muitas nuances!
A vida, pobre vida de inversão de valores...
E eu pergunto: - Afinal, qual é o problema?!
Sabedoria todos nós temos
A diferença está nas atitudes
Precisamos ter prioridades.
Importante o domínio interno
Êxtase transmite alegria e temor.
Ninguém sabe tudo e a troca de
Conhecimento suaviza as hostilidades.
Informação compartilhada com amor é
A melhor herança que podemos deixar.
O educador de jardins
O educador prepara a areia.
Tira as pedras e as madeiras.
Prepara a base.
Que é o que determinará.
O tamanho da planta.
Para no futuro.
Não exeder no peso.
Nem na medida.
Sabe-se que uma planta bem cultivada.
É sempre uma obra prima conquistada.
Do esforço de semear.
Da cuidado pra germinar.
Da dedicação em se regar.
Sabe-se que o jardim.
Foi um trabalho a longo prazo.
Semeado pelos sopros dos bichos.
Mantido com lágrimas de chuva.
E aquecido com temperamento caloroso de Deus.
Admirado, copiado e passado.
De cultura a cultura.
De amor por amor.
Por um educador.
De jardins.
Não é a metodologia em si que faz florescer a aprendizagem. Será que há um método infalível? que é só aderir e ceifar os frutos? Não adianta priorizar o meio moderno em detrimento do jeito convencional de lecionar. A abnegação e o expurgo jamais devem ser praticados. Pois o que resulta em conhecimento, não são as metodologias exercidas, mas sim, a entrega, o foco, o desejo o espanto e a cumplicidade dos docentes e dos discentes na mesma intensidade.
111122
❝ Quando eu envelhecer... que o meu espírito madurado venha sempre agir como Cristo agiria, que eu venha manter minha mente como de uma criança (sempre pronta a obedecer) e que o meu corpo já velho e cansado jamais perca a textura do amor aos meus irmãos impregnado em cada célula que Jesus tocou.❞
—By Coelhinha
"Quem te chamou foi Deus!!
Quem garante tua vitória é Deus!
Quem vai fazer o sobrenatural na tua vida é Deus!
Então levante a tua cabeça olhe para frente! Não dê ouvidos as palavras de desanimo, se você está se sentindo numa cova, Creia que agora sim! Vai começar uma nova história, lembra de José?(#MeIndentificoComEle) Se tem cova ! Também tem trono, tem exaltação de Deus."
—By Coelhinha
"As pessoas que acreditaram nas palavras dos PROFETAS reconheceram o SALVADOR durante a vida e o ministério dEle e foram abençoadas por segui-Lo. Mas, às vezes, até a fé dos mais fiéis foi colocada à prova. Depois da Crucificação, Tomé ouviu os irmãos de Jesus testificarem que Ele Se erguera do túmulo; mas em vez de acreditar nas palavras deles, Tomé declarou: “Se eu não vir (…) de maneira nenhuma o crerei”. Depois, esse Apóstolo amado teve a oportunidade de tocar a marca dos cravos nas mãos do Salvador e confessou: “Senhor meu, e Deus meu!” Então, o Salvador, com amor ensinou a ele, como faz com todos nós, o que é ter fé: (PORQUE ME VISTES, TOMÉ, CRESTE; BEM-AVENTURADOS OS QUE NÃO VIRAM E CRERAM.)"
— By Coelhinha
"Gente eu tinha que ter nascido aquelas tartarugona preistórica pra carregar a casa nas costas sem contar que vive muito né? Mas sou tão caseira, tão gato de tapera que o melhor da viagem é a volta, kkkk amo minha rotininha, minha casinha…minha familia…agradeço a Deus porque em cada momento onde quer que eu vá. Ele esta em mim. Simplismente feliz."
—By Coelhinha
RESPOSTA DE DEUS PRA VOCÊ!
"Respondeu Jesus, e disse-lhe: O que eu faço não o sabes tu agora, mas tu o saberás depois."
_____ João 13:7
Você não entende agora, mas Ele vai se revelar! Apenas entenda: Jesus sabe o que está fazendo! Continue orando em línguas e recebendo os misterios sendo desenrolados pra você. #Profético Uhuu
Só estaremos aptos para gerar algo poderoso se estivermos dispostos a suportar o tempo da gestação.
—By Coelhinha
Eita gloria....#Profético
O Espirito Santo hoje nos diz:
VIGIAI. É tempo de COLHEITA e Deus já esta separando o joio do trigo. O que não veio SEMEAR AMOR, VEIO SEMEAR DISCORDIA. É o que diz na Palavra que o próprio Jesus disse:
"Aquele que não está comigo, está contra mim; e aquele que comigo não ajunta, espalha."
____Mateus 12:30
—By Coelhinha
MORTE PARA A VIDA
"Evangelho é puro e simples, poderoso e transformador. O maior sinal presente no Evangelho é o do novo homem, esse que pela graça divina e poder do Espírito Santo, é transformado. Não façamos como os FARISEUS, que buscavam sinais e os GREGOS a sabedoria. Mas busquemos a JESUS CRISTO e Ele nos dará a sabedoria e os sinais. Decretemos “a morte do grão de trigo” e o novo nascimento se fará realidade em nós."
—By Coelhinha
"O meu Deus que não falha já ouviu seu clamor.
Ele entra na sua batalha pra lutar em teu favor.
Te ajuda a vencer te acolhendo com amor.
Para os que estão doente... Ele é Nosso curador,
Para os cativos,,, Ele é nosso libertador.
Para os Atribulados... Ele é nosso Salvador.
A Ele?!!! Toda glória, todo nosso Louvor."
―By Coelhinha
"A Fé cria em você um comportamento persuasivo. Se o seu comportamento não está de acordo com sua fé, uma vez que a fé é algo que não se vê, não se entende o porquês... simplesmente sente. Então edifique-a orando no Espírito para que sua fé entenda o que Deus quer te falar."
—By Coelhinha
Ser estudante...
É um dia, quando criança, pegar no lápis
sem saber o que fazer e traçar as primeiras linhas.
É dizer que está com dor de cabeça em dia de avaliação ou
deixar a brincadeira de lado para estudar.
É alcançar nota com o esforço dos colegas ou
se mostrar interessado em aprender.
É obter dez na prova de Matemática e
exibir pra turma inteira ou ficar feliz porque
as noites de estudo foram recompensadas.
É esconder dos pais os dias de reunião ou
fazê-los lembrar que todo encontro é importante.
É torcer para que o ano letivo chegue ao fim ou
aproveitar cada dia de aula.
É ser aprovado no vestibular sem um objetivo ou
ter certeza do caminho que quer seguir.
É concluir a faculdade e acreditar que aprendeu tudo ou
admitir que ainda tem muito que aprender.
Ser estudante é atingir o ápice do ensino e
descobrir que a melhor escola é a vida.
Cada um conta
a História que quer,
e em nome do poder
acha que pode fazer
tudo o quê quer.
Quase não se
aceita a História,
porque não se
aceita a vida
como ela é,
e se negocia a fé.
Longe de ser
arremedo para
espalhar tal vazio,
quero é varrer
todo o receio.
Quase não se
respeita o arbítrio,
e o tempo de cada
um de aprender,
com partido ou
sem nenhum,
esse é o tal perigo.
Porque Escola
com opinião é
risco de Governo
com bom senso,
e isso mete medo.
"Devido à identificação da religião com a virtude, juntamente com o facto de a maioria dos homens religiosos não serem os mais inteligentes, uma educação religiosa encoraja os estúpidos a resistir à autoridade dos mais cultos, como aconteceu, por exemplo, quando o ensino da doutrina na evolução foi declarado ilegal. Até onde me lembro, não há em todos os evangelhos uma única palavra em louvor da inteligência; e, a este respeito, os ministros da religião seguem a autoridade evangélica muito mais rigorosamente que em muitos outros aspectos."
- Bertrand Russell: Educação e Sociedade (Lisboa: Livros Horizonte, 1982), pp. 68-77.
- Relacionados
- Texto sobre Educação de Paulo Freire
- 77 frases de futebol que ensinam valores e inspiram a vencer
- Mensagens de Reflexão sobre Educação
- 87 frases sobre educação provocativas e transformadoras
- Frases de Paulo Freire sobre educação e sua ação transformadora
- Mensagens de Educação
- As principais ideias de Rubem Alves sobre Educação
