Léon Denis

Encontrados 9 pensamentos de Léon Denis

"O objetivo essencial da arte, já dissemos, é a busca e a realização
da beleza; é, ao mesmo tempo, a busca de Deus, uma vez que Deus
é a fonte primeira e a realização da beleza física e moral".

...O espetáculo da vida universal mostra-nos por toda parte o esforço da inteligência para conquistar e realizar o belo. Do fundo do abismo da vida o ser aspira e sobe em direção ao infinito das concepções estéticas, à ciência divina, à perfeição eterna, onde reina a beleza perfeita. O esplendor do universo revela a inteligência divina, assim como a beleza das obras de arte terrestres revela a inteligência humana!

Na Terra é através do pensamento, escrito ou oral, que se comunica a fé e que instruem os homens. No espaço, porém dizem-nos nossos guias, a música é a expressão sublime do pensamento divino.

O amor é a celeste atração das almas e dos mundos, a potência divina que liga os Universos, os governa e fecunda; o amor é o olhar de Deus! Não se designe com tal nome a ardente paixão que atiça os desejos carnais. Esta não passa de uma imagem. de um grosseiro simulacro do amor. O amor é o sentimento superior em que se fundem e se harmonizam todas as qualidades do coração; é o coroamento das virtudes humanas, da doçura, da caridade, da bondade; é a manifestação na alma de uma força que nos eleva acima da matéria, até alturas divinas, unindo todos os seres e despertando em nós felicidades íntimas que se afastam extraordinariamente de todas as volúpias terrestres.

" Com efeito, como poder-se-ia vencer o mal, o erro, a injustiça no mundo se não se começar a vencê-la em cada ser em particular?"

Todo poder da alma resume-se em três palavras:
Querer, Saber e Amar!

Inserida por cidasilva

Os mundos que brilham no âmbito dos céus são tuas moradas futuras, a herança que Deus te reserva. Tu és para sempre cidadão do Universo [...]

O homem é o obreiro de sua libertação. Os obstáculos acumulados em seu caminho são meramente meios de obrigar a sair da indiferença e utilizar suas forças latentes.

⁠Uma dolorosa observação surpreende o pensador no ocaso da vida. Resulta, também mais pungente, das impressões sentidas em seu giro pelo espaço. Reconhece ele então que, se o ensino ministrado pelas instituições humanas, em geral - religiões, escolas universidades -, nos faz conhecer muitas coisas supérfluas, em compensação quase nada ensina do que mais precisamos conhecer para encaminhamento da existência terrestre e preparação para o Além. (...)

(Léon Denis no livro 'O Problema do Ser, do Destino e da Dor')

Inserida por estenio_negreiros