Texto sobre Educação
Muitos questionam que educação vem de casa... se a criança ou adolescente não tem educação, é culpa dos pais ou responsáveis... porém o que vem em questão é educação... se a criança ou adolescente não estão educados e é culpa dos pais ou responsáveis, deve-se, então, educar TODOS...
(DE CAMPOS, Cristiano)
Que sentido?
A gente tem a terrível educação que nos inclina a achar que tudo deve fazer sentido.
Que sentido? Para quem? Sentir sem ter tido? Sentir para ter? Sentir por que teve?
De qual sentido se trata esse a que estamos subordinados sem nenhuma cláusula de desistência?
Dias e noites insones buscando sentido para isso e aquilo.
Viver ultrapassa qualquer entendimento, alguém já bem disse.
O único sentido que faz algum sentido é sentir. E sentir não é uma questão de explicação, é de sentido. Nossos sentidos. Do primeiro ao sexto, apenas esses sentidos contam. De resto, o que fazemos é conjectura, na infinita necessidade de termos certezas de que estamos certos.
Para que mesmo?
Penso que não há nada mais sustentável que educação familiar, pois o que um filho aprende de verdade, ele leva dentro de si para onde for e lhe servirá para o resto de sua vida. Caso o filho ensine o que aprendeu, então o conhecimento, ou o valor, vai ultrapassar o individual e atingir o social. A sustentabilidade do planeta agora depende muito mais do cidadão sustentável do que de leis impostas verticalmente, que tentam comandar todos os indivíduos do planeta.
Se queremos um planeta com sustentabilidade é importante que cada um de nós se torne sustentável. Isso está muito nos pais e professores de hoje, pois nossos filhos já vivem o nosso futuro. O futuro deles não sabemos qual será. Mas com Educação Sustentável, os filhos terão muito mais condições de vencer, seja qual for o cenário do futuro.
Isabela: Fotos da liberdade!
(Texto dedicado a uma mulher que tem a Educação na alma - Isabela Caliani)
Mas...Que fotos são essas?
- São fotos de uma mulher
Simplesmente mulher...
Que não deixa de ser criança
Como toda mulher é criança...
Uma criança que traz
...E preserva na alma
A beleza da mulher...
São fotos da liberdade feminina
Imagens do feminino
Do sublime, do divino
Que grita e canta, canta e grita
Aos quatro cantos
...E mostra aos quatro cantos!
O encanto do Ser
O encanto do Ser Feminino
O encanto de Ser Livre...
E Bela!
O encanto de cantar a liberdade
De gritar a liberdade
...E viver a liberdade!
Sendo sempre e sempre Bela
Sempre e sempre Isabela!
A educação é o limite para o sucesso, diante do aprendizado pelo qual percorremos, motivos para uma carreira promissora.
A educação abre portas para realização de nossos sonhos, ideais, objetivos planejados
metas traçadas a serem alcançadas. Somente através da Educação poderemos modificar o mundo, oportunizando igualdades sociais, através do conhecimento.
Toda regra tem sua exceção, mas ignorância e falta de conceitos básicos de educação, jeito e principalmente trato com as mulheres, por desprover do mínimo de inteligência e capacidade de compreender a sensibilidade e ao mesmo tempo, força feminina, significa ter uma forte tendência pra um comportamento de ogro ou homem das cavernas do mundo contemporâneo. Nesse caso, a maior exceção é apenas o tacape e ser arrastada pelos cabelos. Credo!
Os burros que me perdoem, mas inteligência é fundamental!
"As coisas são muito claras. Você tem
uma vida, valores, educação,
lembranças, consciência. Você tem
escolhas, caminhos, passado,
presente, futuro. Você tem todas as
chances do mundo para escolher
como quer viver. Falta ousadia. Falta
verdade. Falta sinceridade. Falta
vontade. Falta parar de reclamar e
olhar para o mundo como ele
realmente é. E sei, sei bem, que nem
sempre o mundo é amigo. As pessoas
podem - e são - cruéis. O mundo
muitas vezes nos passa a perna. E a
vida segue. Você às vezes se quebra,
mas a vida segue. A gente erra, acerta.
Ganha e perde. Você pode ter perdido
família, amigos, amores. E ter se
encontrado. Você pode ter família,
amigos, amores. E nunca ter se
achado. O que vale, na verdade, não é
tudo o que você conquistou ou teve
que abandonar. O que vale é a forma
como você lida com isso."
100 VC
Existem pessoas 100 moral, 100 vergonha ,100 graça ,100 educação, mas para mim você é 100 defeitos!!! E 100 medo, digo com todos os meus 100timentos, que você é 100sacional!!! Quem ti tem , tem OURO ; Quem tem tua amizade , tem tudo para ser feliz ; Quem te perde , perde um tesouro ; E QUEM TI CONHECE NUNCA TI ESQUECE
Não desconte um dia intenso de trabalho nas costas do seu filho. A base da educação é o exemplo.
O hoje e o agora constroem o depois de amanhã.
Observe, pense e conclua. Você errara menos se aprender com os erros de outras pessoas.
Não carregue um peso maior que a sua consciência, siga o exemplo da formiga, leve uma folha de cada vez.
Dinheiro e amizade não combinam. Para um relacionamento saudável, não espere o fim da partida, ponha todas as cartas na mesa logo no inicio.
A Educação brasileira, comparando com a Educação de outros países, é muito fraca e nos deixa a desejar. Na Educação atual falta uma estrutura no geral. E pelo que tenho observado, nem todos que entram em uma sala de aula tem aptidão para ensinar, só querem ser assalariados.
Em minha opinião a criança que entrar na fase escolar deve ter incentivos para a leitura, ser ensinada que o estudo é para a vida toda e não apenas para ganhar uma nota, passar de ano e depois esquecer tudo que leu e apenas decorou.
Redação do Trabalhador no ENEM
“A educação é fundamental, é a chave para que o Brasil se torne de fato um país desenvolvido” (ROUSSEFF, Dilma. 2010). Ideia atraente em palavras e, disto, decorre a falsificação da realidade, bem como o seu mau-uso nesta mesma realidade.
Falando em realidade, nos atentemos a ela. Sábado e domingo, fiscalizando o Enem, deparei-me com o seguinte paradoxo: o trabalhador quer mudar de vida através da educação (nada mais bonito de se constatar). Entretanto, como mudará de vida através dela – da educação - se no dia anterior trabalhou o dia ou a noite inteira e, naqueles dois dias, estava diante de uma prova de 90 questões por dia (além da redação no domingo)?
Com a licença de uma amiga a qual comentei isto, reproduzirei parte de nossas trocas de ideias. Ao comentar o caso, ela me disse que “a pessoa tem que estar focada, mas não tem como desistir. A superação é maior do que a realidade permite, a pessoa tem que se superar pra depois não se arrepender”. Pois bem, “focada”, o “foco do indivíduo”, “a força de vontade”. Isto é o que o Capitalismo auxiliado pelo pensamento Liberal faz alguns pensarem, pensar que só depende da pessoa e, desta maneira, se consegue, heroísmo e dotado de grande força de vontade, se não consegue, preguiçoso e sem falta de vontade própria, não se superou, fracassado. A amiga também disse da negociação entre trabalhador e patrão. Como haver negociação favorável ao trabalhador se o mesmo se encontra em desigualdade. Como esperar conciliação se há interesses divergentes? O governo não deve esperar negociação, ou melhor, não deve esperar “a falsificação de uma falsa negociação”, uma falsa conciliação. Meu pai é empresário, e pelo que lhe conheço, sei que liberaria – até orgulhosamente – seu funcionário caso ele pedisse folga no dia anterior à prova para “preparar-se melhor”. Porém, e se um dia lhe ocorrer de não “conciliar” o seu interesse com o de seu trabalhador? E se o seu trabalhador não tiver audácia – sim, pois para alguns empresários, tal pedido seria encarado assim – de pedir-lhe a liberação? Não há conciliação de interesses entre patrões e empregados. Não há conciliação entre capital e trabalho. Não se deve esperar a boa vontade do empresário. Desta boa vontade, o “inferno” está cheio. O governo, que se propõe ao lado do trabalhador, deve, de fato, defender seus interesses.
Fracassados? Voltando a realidade daqueles dois dias, percebi que as duas senhoras que declararam ser trabalhadoras – uma, inclusive, trabalhando à noite inteira numa cozinha porque não atendida pelo patrão quando pediu uma “folga” – não estavam em mínimas condições físicas e psicológicas de fazer a prova. Sentadas na cadeira, lutavam pra manter os olhos abertos e fixos nas questões. No insucesso, uma delas entregou-se aos cochilos por várias vezes e a outra suspirava fundo, andava um pouco no corredor, ia ao banheiro, lavava o rosto – inclusive, me perguntando se, em algum lugar, conseguiria café, o que respondi em poucas (e dolorosas) palavras, como me foi incumbido, que não tinha conhecimento uma vez que era a primeira vez trabalhando ali.
O que constatei observando as duas senhoras é que não, estas duas senhoras e mais milhares de outros trabalhadores não são fracassados, já são vencedores somente ao se proporem mudar socialmente pela educação, não podendo ser culpabilizados pelas condições que não lhes eram favoráveis, como foram a mim quando fiz a prova, descansado, sem ter trabalhado no dia anterior ou em quaisquer outros dias, ou seja, minhas condições - e a de vários “concorrentes” das duas senhoras naquele dia - era de preparo físico e psicológico, além de, é claro, teórico. (Estou aqui falando somente da preparação física – e, até certo ponto, psicológica - do trabalhador que é o imediato do exame. A preparação em outro sentido, qual seja nos conteúdos, é algo mais complexo pra caber neste pequeno texto, mas igualmente importante.)
Além disso, constatei também que não se pode restringir algo que se propõe – e deve ser de fato – universal: o acesso à educação. Não falo da igualmente ridícula “concorrência em igualdade de condições”. No acesso à educação que se pretende universal, não há concorrência, caso contrário e obviamente, não é universal. Falo, pelo menos neste pequeno texto e mais imediatamente, de um caso dentre as diversas condições desfavoráveis ao trabalhador no acesso à educação, condições estas, falsificadas por frases de efeito, ideais e raras histórias de “superação pessoal”.
Mais uma vez, voltando à realidade, a trabalhadora que tentou ficar acordada o tempo todo, por fim e vencida pelo cansaço, desiste de terminar a prova, desiste no meio de sua redação. Frustrada e cabisbaixa, desenha, cochila, desenha, cochila, desenha, coch... E o governo, que se diz preocupado tanto com a educação - encarando-a como indispensável pr’uma mudança social - quanto com os trabalhadores – haja vista que o Partido dos TRABALHADORES está à sua frente – nada faz nesta lamentável situação. Contraditório, não?
É POSSÍVEL
É possível construir uma nação forte,
Enfraquecendo a educação?
É possível solidificar um povo
Desvanecendo a saúde?
É possível projetar o futuro
Mantendo o olhar voltado para o passado?
É possível formar um cidadão crítico, consciente e capaz,
Fazendo vista grossa para os problemas sociais?é poss
É possível crer num país que planta violência,
Espargia terror...
.... ignora vidas... ultrapassa direitos...
... Sobrevive de medidas e emendas?
É possível dar crédito para um país
Que se diz do futuro
Em franca evolução
Mas não cria oportunidades para o presente?
É possível ser alguém
Num país de políticos corruptos, desumanos...
Que se alimentam do analfabetismo, da ignorância...
... Da impunidade...
Se você acredita que tudo isso é possível
E que a situação é irreversível
Chama pela morta para aliviar a sua dor
Porque você não vive,
Simplesmente vegeta.
QUE VIVA O DIREITO !!!
A vida, a saúde, a educação, ao amor...
Direito de ser Honesto, de ser bom, de ser feliz..
De comer, de dormir, de ir de vir.........
De ser Direito, de querer Direito....
Direito de ser discreto, incompleto mais de Ser.....
Direito a andar pelas ruas da cidade como simples cidadãos..
Com Honra ou desonrados mas com Direitos iguais...
De defesa de acusação de culpado ou inocente...
Mas com Direito a pleteiar o seu Direito, dentro do respeito..
Direito de tentar, de fracassar , mas sem tirar ou colocar o que é apenas o seu Direito..
Ah! Se todos pudessem saber a filosofia do Direito...
Com certeza teriam mais firmeza ao cobrar os seus DIREITOs...
E assim seríamos uma nação que por Direito teríamos respeito...
Desse ou daquele que ainda sem ter Direito, teria o Direito de opinar...
Dentro do Direito que todos temos de ser Imperfeitos mas com Direitos
A sermos melhores dentro do que é DIREITO!!!!
QUE COM TODO RESPEITO TEMOS O DIREITO de sermos PERFEITOS
O que o povo deseja é...
Segurança
Respeito
Dignidade
Mudança
Na educação, saúde, lazer... Na vida!
Chega de viver de esperança!
Chega de aumentos, impostos, corrupção, fome, assaltos, hospitais lotados, educação ruim...
Professores, polícias e outros reclamando do salário, enquanto os políticos estão sorrindo com a conta no banco...
E nem de greve ou manifestações precisam para aumento de salários...
0,20 centavos foi só o motivo para acordar...
Será que agora eles ainda acham pouco 0,20, com um número muito maior de pessoas do que eles imaginaram lutando por MUDANÇA?
Nas passeatas em 7/2013 a favor da educação e saúde quando baderneiros se infiltravam e provocavam a desordem do bem estar social
MASCARADOS DA VERGONHA
São os mascarados de sempre ,covardes ,podendo ser chamados de BANDIDOS , pois é dessa maneira infame que eles atacam, vestidos ASSIM , não abonada pelos que almejam a verdadeira vitoria conquistada pelo entendimento humano !!!
Contrariando todo o bom senso da racionalidade , invariavelmente, partem para a pancadaria e ou dificultando um direito constitucional Que é o de IR E VIR !!!!
Eles costumam compor a banda podre dos protestos pacíficos e ordeiros . Onde está o tal “jornalismo investigativo” para saber quais são as mãos que balançam esse berço. Motivos para protestar contra esses que nos governam ,EXISTEM DE SOBRA !!! Motivo para simular um cenário de pré-insurreição, não! Isso só pode ser encarado como crime comum que que mancha e denigre a o nosso direito em ir as ruas pela população que roga por mudanças justas, tão esquecida por esses que se dizem políticos . As urnas estão chegando e a repulsa contra esses que ai estão, será DEMOSTRADA PELA AS VERDADEIRAS ARMAS DA PURA DEMOCRACIA - O NOSSO VOTO !!!!!
A violência nunca encurtará o o caminho de uma conquista democrática . Geralmente a conquista pela violência é fugaz e não duradoura .Dessa maneira irracional, nunca chegaremos ao porto seguro da vitoria pacifica e comum no animal racional que somos . Ela é conquistada sempre com diálogo e compreensão !!!
Valorizamos os defeitos... o não feito... a falta de educação... a grosseria.
Dificilmente comentamos nas rodas de amigos, aquela atitude gentil, ética, correta e solidária que presenciamos.
É mais fácil falar sobre aquela situação horrível que aconteceu. Por que agimos assim?
Tem tanta coisa linda por aí... tantos acontecimentos bons...
QUEM AMA CUIDA E EDUCA
Não é de hoje que ouvimos falar e isso é verdade, que a educação de um indivíduo constitui e sempre será a base de qualquer sociedade, que busca uma evolução, seja moral ou intelectual. Infelizmente podemos observar que na sociedade atual, este setor não é a prioridade das políticas públicas, embora este fator ficasse muito bem camuflado, porque ouvimos uma propaganda muito bem elaborada, riquíssima e de alta qualidade, mas que em quase nada condiz com a realidade das inúmeras situações deploráveis que circundam a educação, (professores mal remunerados e insatisfeitos, escolas que não sofreram qualquer tipo de avanço, alunos mal educados, pais que não ensinam mais os valores a seus filhos, enfim, poderia citar milhares de exemplos de como a educação, hoje é deixada o segundo plano). Não basta somente tornar obrigatório o ensino dos 4 aos 17 anos, mas é preciso que tenha um comprometimento muito maior e buscar alternativas que consigam manter este sujeito na escola e que garanta que realmente ele irá se constituir um cidadão que cobre seus direitos mas que também seja ciente de suas obrigações.
Será que a escola dará conta de apresentar a sociedade um ser que passou 14 anos em seu poder e que este mesmo ser está qualificado para o mercado de trabalho e para viver em sociedade e lutar por seus direitos ou será que isto seria apenas um plano muito bem arquitetado com o intuito de camuflar o interesse daqueles que estão por trás de tantas leis criadas e nem sempre aplicadas.
Um outro fator agravante para o desenvolvimento educacional da pessoa está ligado a questão familiar, que no mundo atual está cada vez mais desprovida de qualquer valor, seja espiritual, material, moral ou ético.
Quem nunca ouviu dizer que hoje tudo é permitido? Há uma corrente empenhada a nos manter de olhos vendados, ouvidos tapados e boca cerrada a uma estrutura totalmente contrária aquilo que sabemos ser moralmente incorreto, estamos nos acostumando a estes modernismos!
Sabemos que a educação básica é obrigatoriedade do governo, e que isso não é cumprido de forma adequada, devido a vários fatores que enfatiza o desenvolvimento integral da criança e sua formação essencial, para que no futuro ela possa exercer a cidadania. O ser humano não pode ser visto apenas como números, seu valor não poder estar agregado apenas a uma estatística. O que de fato deveria ocorrer, seria instituições de ensino adequado, com educadores estimulados, e preparados com condições favoráveis a um trabalho digno e que garantisse à permanência dos alunos no ambiente escolar.
A família é quem dá suporte na formação da criança. A educação que ela recebe em casa é a coluna que sustentará esta criança para um futuro melhor e mais humano, é suposto que todo ser precisa e necessitam de carinho, amor e princípios.
Infelizmente, os pais estão delegando esta responsabilidade a terceiros e a consequência disso é que a instituição família está perdendo sua força na sua concepção e se encontra num processo de falência, criando adultos frustrados, insatisfeitos e incapazes de resolver seus problemas.
É urgente encontrar, em todos os poderes constituídos: sociedade, estado e família, cada um fazendo a parte que compete à transformação possível e necessária para mudar esta situação.
Quando não tiver nada de incentivador para falar, silencie se possível. Porém se a educação lhe pedir para se pronunciar, mantenha-a medindo as palavras que saem da sua boca. Você nunca sabe quando alguém está esperando uma palavra positiva para persistir ou uma negativa para desistir.
Quer ser você um construtor ou destruidor de sonhos?
A EDUCAÇÃO SEM EDUCAÇÃO
Linda palavra EDUCAÇÃO, mas o que dizer quando dentro desta mesma palavra ela soa que não há educação.
Quando no referimos sobre educação, de imediato vem em nosso pensamento uma pessoa instruída, preparada para a vida, ou seja, bem educada.
Mas educação não se resume somente a este pequeno item, é muito mais.
Precisamos e devemos nos conscientizar que educação, é toda a preparação, formação e desenvolvimento do ser humano até chegar a uma plena cidadania.
É possível haver educação sem educação?
Acredito que sim, podemos ver e perceber as grandes diferenças e dificuldades sobre o relacionamento aluno-professor nos dias atuais. Podemos constatar que atualmente este relacionamento é bastante conturbado, e muitas das vezes, cheio de problemas, visto que, praticamente todos os dias há sempre alguma noticia pela mídia sobre problemas sofridos por partes de professores e alunos, ou seja:
Alunos atacando professores e professores perdendo o domínio de seus atos.
Problemas com drogas, problemas com violência e intimidação. Falta de estrutura e condições no ambiente de trabalho. Professores sem incentivos e desmotivados para exercerem com competência e eficiência sua profissão. Falta de segurança. Um conjunto de problemas que só agravam mais ainda a situação entre alunos e professores.
Porquê de tudo isso?
Em minha opinião (longe de ser o dono da verdade), nos dias atuais a sociedade de um modo geral sofre uma perda de vários valores morais que norteavam as condutas sobre vários assuntos e até mesmo sobre várias profissões.
De uma maneira geral, esta havendo fatores que tem causado a deterioração da conduta e do modo de agir, isso se referindo à educação.
Podemos ver que por alguns fatores esta acontecendo um processo de agravamento sobre a relação aluno/professor/escola.
Em minha opinião destaco alguns aqui:
Drogas nas escolas (não há como esconder isso),
Pais sem o controle de seus filhos (hoje o filho tudo pode) faltam à obrigação de impor limites, transferindo para a escola e o professor a obrigação desta tarefa, sendo que, muitos pais nem sequer se preocupam com isso, acham que é a escola que tem que ensinar tudo, se eximindo desta responsabilidade. E quando percebem alguma coisa que eles acham errado no filhinho, caem em cima da escola e do professor.
Esses pais se esquecem de que muito da formação de uma criança se começa em casa, essa educação é uma parceria entre a família e a escola, dai a situação funciona.
Uma coisa importante é a própria conduta de nossos governantes. Fala-se muito em ensino de qualidade, profissional qualificado, escolas modernas, remuneração compatível e merecedora com o trabalho de um professor.
Mas, o que vemos muitas vezes é que este governante trata a educação com uma falta de prioridade, relegando- a há um segundo plano, quando não mais. Tratando a educação não como uma necessidade primordial, mas sim como uma coisa paralela, usando mais politica e outros interesses do que realmente atitudes reais para estabelecer uma educação de qualidade.
Incluindo nisso, recursos escassos e que nunca chegam, escolas em péssimo estado, salário de professores muito abaixo do que deveriam receber, falta de estímulos na carreira, em muitos lugares, falta de um plano de carreira. Reivindicações que nunca são atendidas. Cargos por indicação politica e não por capacidade e merecimento. Falta de comprometimento em investimentos para uma melhoria e capacitação destes professores.
Os alunos são desconsiderados quanto as suas necessidades individuais. As salas de aula são um horror, faltam mesas, cadeiras, material didático e assim por diante. Tudo isso somado e refletido na forma de trabalhar deste profissional.
Não tem como educar nesta situação, torna-se praticamente impossível qualquer trabalho eficiente.
Na verdade, o caminho a seguir seria voltar a valorizar, a competência, a cidadania, solidariedade, bondade, respeito pelo próximo. Procurando trazer de volta a família como instituição de formação e educação dos filhos e não simplesmente achar que só a escola resolve o problema da educação de uma criança.
É neste sentido que acho que só recuperando estes valores é que poderia voltar a pensar em uma educação voltada para a formação do cidadão consciente, educado e respeitador.
Para a escola formar um cidadão consciente, ela precisa ter um grupo de professores capacitados, remunerados e dispostos a trabalhar em prol deste aluno. Não adianta receberem planejamentos prontos das secretarias ou coordenadorias, para serem aplicados na sala de aula. O professor tem de estar motivado a trabalhar com o aluno, na procura dos valores que serão desenvolvidos e aprendidos em sala de aula.
Na realidade, o que todos desejam seja, professores e os pais é que haja uma educação de qualidade para seus filhos.
Os politicos usam a desgraça do POVO ao seu favor e o POVO na sua pobreza de espirito, educação e pão se deixam usar !
Triste ver o sorriso estampado na cara de homens e mulheres que na ânsia do poder esquecem que tem o PODER e a OBRIGAÇÃO de mudar este quadro de MISÉRIA, mais nada fazem, porque precisam deste próprio POVO para alcançar o PODER.
O PODER pra mim é lixo e o lixo é o PODER !
