Texto sobre Caráter
Somos todos fortes, mas sob as rochas da esperança humana há os penhascos do amanhã; daí surgem as diferenças. Os mais abruptos, em sua maioria, entregam-se às mentiras paralelas, pouco se importando com o apego às superstições e as muitas outras falsidades à sua volta; já os involúveis, de forma natural, não são vulneráveis a essas podridões massivas, buscam fugir para onde há luz, deixando sua mentira apreendida no armário de seu passado imaginário e buscando seu autêntico caráter.
Deixo avisado, que enquanto o corpo magrinho, a roupa de marca e o dinheiro no bolso valer mais que o caráter e a dignidade de um ser humano, haverá desigualdades. Mas lembre-se, tudo isso se acaba com o tempo. No fim só vai sobrar você! Magro, mal vestido, mal caráter, sem dignidade e sem amigos ao seu redor.
Parte da população que grita por mudanças, não se interessam pelo bem estar mútuo, mais sim por afagos pessoais. Diante de problemas alheios que não estão afetando sua rotina, desviam-se. Notem que para esse grupo o erro, só é erro se de alguma forma não estiver sendo beneficiado com ele. E quando a corrupção o favorece, o corruptor torna-se facilmente seu mestre, quem tenta desiludi-los será vítima de ambos.
Quero chegar aos meus 80 anos e continuar dizendo que os meus momentos de felicidade prevaleceram aos momentos de tristeza, que os erros se tornaram aprendizado, e que a experiência adquirida, fez me ter o caráter necessário para que ao morrer as pessoam digam: Ele foi até o fim um homem de valor
As vezes me pego a pensar. O ser humano julga querer ouvir somente, nada além da verdade, quando a mesma é proferida, fica espantado, triste, sente um soco no seu ego e o resultado logo é percebido através do seu semblante. Penso, porque pedir algo que não suporta? Se prefere viver no seu mundo de oz, sendo egocêntrico (a), não faça perguntas quanto a sua personalidade, muito menos seu caráter, antes faça uma metanóia e não seja intransigente com pessoas confiáveis, repense sua vida, o hoje acaba assim como o ontem, o que fica, é fruto do que você plantou, na coleita não existem surpresas, colhe-se o que germinou, para uma vida eficaz. Ou seja, sonhe e busque a realização, sem pisar nas pessoas pelas quais terás que passar, pois, o caminho da ida, também é o da volta, não use de bandalhas seja autentico e verás o que é colher cem por um!
Comumente acreditamos e somos ensinados que precisamos ser feliz e vencer sempre. Mas às vezes penso que o somos ou o que nos definir, mais que as nossas vitorias, e como encaramos as derrotas, as nossas tristezas e derrotas nos molda, nos forma, forja o nosso caráter e a nossa personalidade a nossa essência.
Eu me considero uma boa pessoa. Isso soa arrogante, é claro, senão presunçoso ou superior. Mas eu não quero dizer isso. Eu sou uma pessoa com abundância de falhas, uma pessoa que cometeu inúmeros erros. Estou perfeitamente ciente disso e sou o primeiro a admiti-lo. O que quero dizer é que sempre ajo com boas intenções, por amor e carinho. Sempre quis fazer a coisa certa.
Cuide bem do erário público; seja porta-voz da razão; seja a bússola do seu tempo, faça história, lance luzes à inovação, irradie luminosidades; ame as pessoas com toda intensidade; respeite o humanismo, pois o mais importante da vida é a marca indelével do exemplo e a implacável força do caráter.
"Vivemos cercados por máscaras: pessoas que fingem ser o que não são para alcançar o que desejam, descartando quem as ajudou no caminho. Confiar nelas traz frustração, mas depositar sua fé no invisível, naquilo que você acredita sem ver, é o segredo para evitar decepções e encontrar verdadeira paz."
🙌🏼😌 A autossuperação é algo inerente e que não muda nossa essência 🌹 a pessoa pode está numa situação precária, mas se correr atrás ela consegue chegar mais longe, e mesmo em lugares refinados, e numa posição muito melhor do que estava, nada tira a consciência da humildade de seu caráter 😌Ressaltando: mas isso é pra poucas pessoas.😌
Às vezes, as coisas não dão certo. Muitas vezes, até. Pegamos o caminho difícil, fazemos os sacrifícios certos, e, no fim das contas, acabamos no mesmo lugar, e parece que foi tudo em vão. Mas não foi. Porque, quando a vida os derrubar, e ela faz isso com frequência, vocês poderão enfrentá-la com caráter.
Quem ganha e quem perde. Ganha-se quando: cuidamos sem espetar nada em troca. Ganha-se, quando nos doamos, quando nos importamos, nós preocupamos, quando perdoamos, quando pensamos no outro antes de nós. Ganha-se quando trabalhamos na melhora do nosso caráter, ganha- quando reconhecemos nossa insignificância diante do universo. Ganha-se quando aprendemos amar nosso semelhante, ganha-se quando controlamos nossa língua pra não ferir a outrem. Enfim: ganha-se....Perde-se quando não compreendemos os itens anteriores.Vamos aprender a ganhar....
Lideres não devem tentar proteger sua reputação pois se trata do que as pessoas pensam de você, mas tentar proteger o seu caráter pois sim é a sua realidade na vida. Nunca confia na sua reputação, ela poderá de enganar. O caráter tem brilhar com o sol de forma consistente e confiante. Lembra se de como gostaria de ser lembrado se é pelo seu caráter e pela reputação.
A maneira que você lida com a raiva pela inveja cultural na vida do seu próximo, determinará um caráter polido de alguém, que quer aprender juntos nas trocas de experiências nesta escola que chamamos vida ou mostrará pela reação, um altíssimo nível de ignorância, desperdiçando uma excelente oportunidade de crescer com quem sabe coisas diferentes das que sabemos.
A vida é um misto de evolução e retrocessos. A história vai sendo construída de acordo com a evolução dos tempos. Com o passar dos dias e com a experiência acumulada, aprende-se a conviver em sociedade com comportamentos, deslizes, adaptações em culturas diferentes, num processo de aculturação. Aprende-se com a tropeços e traições, com as perfídias, deslealdade, desvios alheios, hipocrisia, manifestações autoritárias, ingratidão, e esse sem número de sentimentos e vazão do comportamento humano têm o condão de polir a conduta das pessoas, e aprimorar o caráter, desenvolvendo ações virtuosas, de fortalecimento da autoestima para continuar focado em atividades agregadoras, e às vezes se desviando para o caminho do mal ou do abismo.
Riqueza não é dinheiro, não é poder, e nem as facilidades que alguns possuem por conchavo político, riqueza, é poder dormir, por ter a consciência limpa, é ter a certeza de que andarás sempre de cabeça erguida, podendo chamar de canalhas vagabundos, todos aqueles que ostentam o falso poder, ignorando a realidade, de que um dia a conta irá chegar.
Vc vai sair candidato mesmo? Como amigo vou te falar, mexe com isso não! Tá fazendo um trabalho brilhante à frente da Secretaria. Sei que vc sabe pisar na lama sem sujar os sapatos, vez que integro e com caráter, mas a Política é muito suja e um meio ardiloso. Terá pessoas que vão te elogiar, mas te apunhalar pelas costas.
Uma sociedade que vive nas entranhas do sofismo, não merece que nós, pensadores contemporâneos, interfiramos no pensar dessa sociedade fatídica e ultrapassada. Precisamos de ideias revolucionárias, acredito na revolução do pensamento como forma de moldar o caráter e criar a nova essência da racionalidade humana.
Nem tudo está perdido. Há muita gente ainda que não compactua com tudo que está de errado no mundo contemporâneo. Há pessoas que ainda defendem a ética e o compromisso inabalável da honradez. Haverá esperança enquanto existirem homens honrados na defesa do patrimônio público, cultural, histórico e da promoção dos direitos humanos. Não podemos desistir do Brasil; o casulo é pequeno, mas dentro dele é possível encontrar pessoas capazes de revolucionar uma sociedade e mudar o curso da história. Não percamos a esperança da honradez e do bom caráter.
Escolher quem caminha ao nosso lado é mais do que um simples ato; é um espelho da alma, mas quando a solitude é a única companhia, ela revela a profundidade de quem somos. Na quietude, onde os ecos externos se dissipam, a voz interior ressoa, guiando-nos por caminhos únicos. E assim, diante do espelho, vejo refletido o contorno do meu próprio caráter, desenhado pela singularidade de minha existência. Na ausência de semelhantes, encontro em mim mesmo a essência que tanto busco.
