Texto Pro Homem que te fez Sofrer
Morre o homem, mas ecoa seu nome,
na trilha de lama que um dia pisou.
Morre o homem, mas resta a história,
não é drama – é destino, é dor.
Morre o homem, mas ficam seus feitos,
nas marcas do tempo que ele deixou.
Morre o homem, mas vive a memória,
nos corações que tocou com amor.
༺༻
AMA rosas; diz o sedutor.
Diz mulher ser essa flor; diz para seduzir.
Homem não presta atenção e depois chega o sarilho, a confusão.
Se você entende que mulher é como a rosa; preste atenção ao que você está falando pois não existe rosa sem espinhos nem mulher com atitude.
Tal como a rosa: Tenha cautela ao tocar e mais ainda ao a querer consigo levar.
༺༻
Tc.25022025/034
É necessário que um homem passe por dias ruins, se decepcione e até mesmo caminhe pelo inferno, para saber quem realmente está ao seu lado, e aprender que nem sempre as coisas acontecem do jeito que queremos.
Alguns sucumbem e se entregam ao primeiro sinal de fracasso, outros se adaptam, se reinventam, insistem e resistem até o final.
A diferença entre esses homens é a maneira como reagem as dificuldades. O mesmo fogo que derrete um homem fraco é o mesmo que forja um homem forte.
Existe uma parábola japonesa na qual um homem entre a casa e o trabalho deparou-se com um largo buraco negro. Aproximou-se e, como não enxergava o fundo usou uma pedra para medir a profundidade. Não houve ruído algum. Intrigado, gritou: "Há alguém aí embaixo?" A única resposta que obteve foi o eco de sua própria voz. Em pouco tempo o buraco passou a receber sacos e mais sacos de lixo.
Meses depois o homem contemplava mencionado buraco quando desabou sobre sua cabeça um gigantesco saco de lixo. Ele olhou à sua volta, não viu ninguém e uma voz distante gritou: - "Há alguém aí embaixo?"
A natureza que está nos retornando toda agressividade que contra ela foi cometida.
Penso que a parábola também tem uma relação muito significativa com o lixo mental e deveríamos estar atentos quanto à qualidade de nossos pensamentos, sentimentos e atitudes.
[Verso] Confesso-me quebrantável Perante a tentação A fraqueza do homem Em cada decisão
[Verso 2] Não quero ser exemplo Nem herói sem razão Sou mais um na viagem Buscando a paixão
[Refrão] Vulnerável eu sou Imperfeições no chão Tento viver intenso Cada batida um pulsar do coração
[Verso 3] Entre erros e acertos Desfilo nesta vida Com a alma desnuda E mente atrevida
[Ponte] A verdade me guia Nas noites de solidão Sou feito de pedaços De cada emoção
[Refrão] Vulnerável eu sou Imperfeições no chão Tento viver intenso Cada batida um pulsar do coração
@valter.martins.1088
Poema do Abismo
O homem ergue-se, cego, sobre as ruínas do ser,
com a ilusão de tocar o céu, de conquistar a luz.
Mas o céu é vazio, a luz, um reflexo do abismo,
e ele caminha em círculos, perdido, sem fim.
A razão, essa chama fraca, não ilumina mais o caminho,
apenas queima, sem piedade, a carne que se arrasta.
O mundo é uma mentira, um espelho quebrado,
onde os rostos são sombras e a verdade é um grito.
Os poetas, esses destemidos, olham o abismo,
mas o abismo é profundo demais para ser compreendido.
Eles escrevem, mas suas palavras são ecos de desespero,
gritos que se perdem nas cavernas do caos.
O homem luta, mas a luta é fútil,
pois o caos não cede, ele apenas se expande.
A liberdade é uma ilusão, um véu rasgado
que a morte, implacável, rasga sem compaixão.
E assim, o homem cai, sem saber, sem lutar,
afogado em suas próprias mentiras,
enquanto o poeta observa, impotente,
sabendo que não há fuga, que a dor é eterna.
"Demais, pode fazer-se desaparecer um homem, mas não se faz desaparecerem massas; podem-se queimar livros, mas não se podem queimar Espíritos. Ora, queimem-se todos os livros, e a fonte da doutrina não se menos inesgotável, porque não se encontra na terra, surge de toda parte e cada um pode captá-la."
Allan Kardec.
Uma mulher inteligente pode fazer de um homem pobre, um milionário. Mas uma beldade de cabeça vazia, pode fazer de um milionário um mendigo. Uma Mulher é suficiente para um homem com planos, e um homem é suficiente para uma mulher que respeita seu corpo.
Nós flertamos com a beleza, mas nos casamos com o comportamento.
A infidelidade é uma escolha, não um erro.
Se você encontrou alguém bom, pare de procurar alguém melhor.
O casamento não é um diploma, mas um contrato que deve ser lido com atenção antes de assinar.
A separação é dolorosa, mas perder alguém que não te respeita, que não cuida de você como você merece, é uma dor de curto prazo, seguida de felicidade de longo prazo.
Nós não vamos embora porque algo deu errado. Nós vamos embora porque tentamos de tudo e nada funcionou.
Quando apreciamos as qualidades de alguém, é admiração.
Quando aceitamos seus defeitos, é amor.
[Outra causa vencida
numa canção de amor]
e aquela mulher
que nunca havia tido
um homem de fato,
possuiu definitivamente
seu coração.
tornando-se a pessoa
mais importante,
na vida daquele homem,
que havia tido todas as mulheres,
sem nunca possuir nenhuma.
(Michel F.M. - Trilogia Ensaio sobre a Distração - 12/11/23)
O valor de um homem mensurável
Pelo o tempo de sua mansidão,
No momento que ele solta a mão
Ele passa a ser um imprestável.
Lhe rotulam de ser abominável
Fingidor que em tudo enganava,
O direito do senso lhe deprava
Pois a gente não vale nem metade
Todo bem que se fez vira maldade,
Pelos santos que dele desfrutava.
BATERAM EM JOÃO.
E João era um homem bom. Bateram em João, lhe negaram carinho, comida, proteção. João era meu amigo e eu lhe dei abrigo. Ele disse que iria mudar, falou de tudo que estava disposto para que esta mudança acontecesse. João mudou... mas ainda senta com seus agressores. João mudou, mas para os que lhe negam tudo, ele ainda entrega suas flores. João mudou, mas foi só comigo, seu ombro amigo, que hoje ele diz que dentre todos, sou o pior dos seus amores. Ah, João! Que desgosto... Você é tão humano quanto todos os outros.
“Mensagens para um Mundo Melhor” - 11
A alegria do homem se manifesta nas ações de amor ao próximo, refletindo o amor que existe em seu coração. Quando você expressa o amor de Deus por meio da prática do bem, descobre a verdadeira alegria de viver e promove o crescimento espiritual. Sua força vital se revela quando você cultiva a segurança e recorre à fé, buscando saciar a sede de elevação espiritual e encontrar luz para os desafios graves do destino.
Contudo, antes de tudo, o homem costuma priorizar a realização de seus próprios caprichos, a imposição de suas opiniões e a coordenação de outras pessoas segundo seus pontos de vista. Muitas vezes, busca a submissão dos demais, direta ou indiretamente, por meio de sua influência ou autoridade, tentando moldar as situações à sua conveniência. São raros aqueles que aceitam as condições de disciplina e a renúncia que a vida exige.
Embora muitos se intitulam seguidores de Cristo, muitas vezes desejam apenas os privilégios de serem favoritos de Deus, sem compreender que a verdadeira fé exige entrega, humildade e disciplina.
A natureza humana, com todas as suas investigações, não impede que o homem encontre a paz de Deus. Pelo contrário, a vida, com suas lutas e experiências contínuas, busca elevar todas as criaturas, conduzindo-as às águas tranquilas da fé e ao aprendizado espiritual permanente.
É deplorável a situação de um ser humano doente,
Deplorável também a situação de um homem pobre,
Tão deplorável um homem faminto, paladar não confiável,
Coração de um homem traído? Nem se fale então,
Mas me é mais deplorável um homem que está vivo, não gosta de si mesmo, quer morrer, mas não consegue se matar. Esse não é apenas todas as coisas antes citadas, mas que além de deplorável, é também ordinário.
Eu sou um homem equilibrado e com excelente saúde mental. Tenho um profundo autoconhecimento, sou capaz de compreender minhas emoções, pensamentos e comportamentos. Enfrento os desafios da vida com calma, mantendo uma atitude positiva e realista, sem me deixar dominar pelas dificuldades.
Sem me prender a rancores ou arrependimentos. Sei que a saúde mental é um processo constante e, por isso, busco sempre o equilíbrio
Patricia,
Carrego o infinito no peito. Nas entrelinhas da vida, sou poesia. Onde minha alma respira, meu corpo segue. Cicatrizes contam histórias que o coração não esquece, e sou feita de tempestades e amanheceres. O vento me guia, mas meus passos são meus. Sou raiz e asas ao mesmo tempo, e no caos, encontrei meu equilíbrio. Minha pele é o mapa dos meus sonhos, e desperto em cada recomeço. Que eu nunca me esqueça de recomeçar.
Com amor,
Guto
O poeta, esse “figura” da linguagem
Poeta já nasce metáfora: nem é homem, é bruma
Detesta comparação: sua carne é tal como purpurina
Casa antíteses, juiz de paz de terra e céu
Dispara metonímias lendo Drummond e Gullar
Mata catacreses ao dar nome ao que não o tem:
Braço de sofá vira espuvelo, assim, na caraça
Celebra paradoxos, esses desconstrutores criativos:
Como encher de vazio um balão vazio?
Faz tudo dialogar em prosopopeias, a caneta chora, o chapéu gargalha
É bicho todo trabalhado na sinestesia: degusta a paisagem, ouve seus aromas
Radical, rima o rumo dos versos em aliteração
É um babaquara da assonância, um papa-vatapá
Desafios opera o poeta em hipérbatos
Faz rir nas onomatopeias, feito garnizé cocoricó
Desce pra baixo do mar molhado em seu submarino, o pleonasmo
É polissíndeto: É alegre e loquaz e terno e carmim
Mas tem lá seus momentos assíndetos: solitário, introvertido, fujão
Viaja em anáforas: se eu voasse, se eu pudesse, se eu sonhasse, se...
“Quero morrer de tanto versejar”, vocifera, hiperbólico
“Ou bater as botas de mui cantar”, solfeja em eufemismo e preciosismo
Dias há em que escreve com a delicadeza de uma mula (opa, contém ironia!)
Outros em que lança os versos pela janela com um lacônico “Que tédio!” em apóstrofe
Nesse jogo de encanta e cansa, o bardo executa sua dança
E nos diverte com sua graça, humano que é, esse figuraça...
Criei este poema para ajudar estudantes – do aluno do Fundamental ao concurseiro – a aprender se divertindo e, claro, para ajudar também a professores. Se você curtiu, compartilhe o poema para que ele possa divertir a mais necessitados!
Sábado, Domingo
Mas não é por guardar sábado ou Domingo, que o homem é salvo.
Apenas porque é salvo, guarda o Domingo e todos os dias da semana. Isto é fazendo o bem todos os dias.
Porque guardar o sábado, não é mais do que manter a aliança com Deus ( fazer o bem, ser Senhor do Sábado), como o filho do homem fazia.
Ele é o Senhor do Sábado, do Domingo e de todos os dias! Devemos guardar todos os dias da semana, pela fé em Jesus Cristo!
Parceria do amor
Não existe essa de homem perfeito ou a mulher perfeita.
Se for esperar para aparecer agente vira caveira.
Ninguém é perfeito a não ser Deus
O amor se constrói com o tempo
O bom é a combinação
O bom é dá as mãos
Se amar do seu jeito torto ou direito sem traição.
Só união
Parcerinhos e as parceirinhas
Parceria do amor
Perdeu a mim
Perdeu-se a mim um grande homem.
Com coração nobre e mão firme.
Sua ausência fortaleceu meu nome.
Aplausos da plateia, a quem confirme.
Seu sarcasmo ecoa na memória.
Seus olhos me apavoraram, e.
O tempo não apaga a dor,
Da sua partida, meu coração sangra.
O que resta não é a saudade, apenas sombra.
E a certeza de que fui de verdade.
Um desamor, uma luz que nunca brilhou.
Na realidade.
O HOMEM
Lá vai o homem andando
Na senda do seu viver,
Querendo chegar bem cedo
Antes do amanhecer.
Lá vai o homem cantando
A canção que aprendeu,
Sonhando com o dia claro
Onde o sol apareceu.
Lá vai o homem chorando
As dores do envelhecer,
Esperando a semente
Do fruto que irá colher.
Lá vai o homem sonhando,
Lembrando do que aprendeu,
Das lições da vida
Que o amor lhe concedeu.
Desperta o homem, outro dia,
Da luta que abraçou,
Trabalhando com coragem
No ofício redentor.
Lá vai o homem cantando
A canção que aprendeu,
Sonhando com o dia claro
Onde o sol apareceu.
"Cedo ou tarde, chega o momento em que o homem é compelido a dar testemunho – perante a sua própria consciência – da generosidade ou da ingratidão dos seus atos.
Os teólogos chamam esta hora tremenda, repleta de dolorosas luzes, em que nenhuma neurose pode servir de refúgio para quem se habituou ao auto-engano, de 'dia do juízo particular'".
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp