Texto Não Literário

Cerca de 118 texto Não Literário

"A literatura é a melhor prova de que a vida não chega." nos diz Fernando Pessoa.
Será que poderíamos dizer mais alguma coisa?
Seria fingidor o poeta que se vale da literatura para se eternizar, já que a própria vida não é o suficiente?
Quem dera fôssemos tão fingidores quanto poetas
que dissimulássemos dores e alcançássemos leitores.
O homem é perene, faz parte do tempo - é temporal
a obra ultrapassa o tempo - é atemporal.
Fernando Pessoa é sempre presente
poeta fingidor nosso presente.

Inserida por InajaMartins

E quem um dia poderia imaginar que o fim chegaria mais rápido do que imaginávamos? Não, o fim literalmente-o corte brutal da linha que nos ligava, e sim o distanciamento. Fizemos tantos planos, tantas promessas que foram quebradas apenas com um “Adeus”, nenhuma explicação concreta, nenhuma resposta para todas as perguntas.
Eu realmente lamento por esse tempo que estamos passando separados, sinto muito, muitíssimo pelas mágoas que ficaram de todas as palavras que não foram ditas. Eu sei que um dia nos veremos de novo, eu posso sentir por todo o meu corpo. Quando penso que não, que chegamos realmente ao fim, uma voz grita que não, que ainda há muito o que ser vivo, e eu acredito e vivo em cima disso, porque quando disse que queria passar minha vida ao seu lado, eu disse sério.

Inserida por carolrigon

Ser ou não ser, eis a questão.

Não precisamos morrer no sentido literal da palavra para compreendermos que sempre estaremos e que o sofrimento existe na medida que fixamos demasiadamente numa etapa da qual já não existe mais, aprenda, tudo possui um tempo específico, então sempre estar é a questão.

Inserida por RicardoDihRibeiro

A vida e o que fazemos enquanto nao vem a morte...
Viver literalmente e um desafio que precisamos vivenciar com serenidade perene.
Viver pode ter dois estágios... Estar feliz com o que somos ou temos, ou estar ativamente na busca de ser feliz alguns anos dos que nos resta.
"Tao simples quanto isso..."
Fraterno abraço e sorriam !!!

Inserida por ElmarSantos

E quem foi que disse que eu quero te esquecer?
Disso eu literalmente desisto, poucas não foram as vezes que tentei, e já percebi que será impossível tamanha feição, pois eu amo em mim amar você, as vezes sou cafona, ou super romântico para você, mas porque mudar? Você aprendeu a me amar assim, foi justamente dessa forma que você me olhou e o amor pairou no ar, invadindo assim os nossos corações. E porque tentar mudar você, se aos olhos do Pai você é uma obra prima, afinal Ele quem a fez, se alguém tem que nos mudar esse alguém é Deus! Nós devemos sim, dá lugar para que Ele trabalhe em nossas vidas e repouse em nossos corações.

Inserida por marcosrioscompositor

Meu perfil no Facebook
"Não se faz boa literatura com boas intenções nem com bons sentimentos." ( André Gide)
E eu diria que nem se consegue expressar corretamente os sentimentos, se for preciso medir as palavras pela cultura tão diversa quanto à de todos os usuários do Facebook.
Meu perfil no Facebook é para maiores de idade e com suficiente discernimento de todas as mazelas da vida.
Aliás, falar delas é um dos meus divertimentos preferidos.

Inserida por marinhoguzman

Querida Holly, eu não tenho muito tempo. Não digo literalmente, digo, você saiu pra comprar sorvete e logo estará de volta. Mas tenho um pressentimento de que seja a última carta. Pois só me resta uma coisa pra te dizer. Não é para que eu te lembre de comprar uma lâmpada, pode tomar conta de si mesma sem a minha ajuda. É pra te dizer o quanto mexeu comigo. O quanto me mudou. Você me transformou em um homem ao te amar, Holly... e por isso eu sou eternamente grato. Literalmente. Se puder me prometer algo, prometa-me que quando estiver triste ou insegura ou quando perder completamente a fé, você tentará ver a si mesma através dos meus olhos. Obrigado pela honra de ser minha esposa. Sou um homem sem arrependimentos. Um homem de sorte. Você foi a minha vida, Holly... mas sou apenas um capítulo na sua. Haverá mais. Eu prometo. Então aqui vai, o principal: Não tenha medo em se apaixonar novamente. Fique atenta para esse sinal quando a vida que você conhece terminar.
P. S. Eu Sempre irei te Amar!
(Filme P.S. Eu Te Amo)

Inserida por LVertuan

"Eu não matei nem vou matar literalmente um presidente
Mas se todos corruptos morressem de repente
Ia ser tudo diferente, ia sobrar tanto dinheiro
Que andaríamos nas ruas sem temer o tempo inteiro
Seu pai não ia ser assaltado, seu filho não ia virar ladrão
Sua mãe não ia morrer na fila do hospital
E seu primo não ia se matar no Natal
Seu professor não ia lecionar sem esperança
Você não ia querer fazer uma mudança de país?
Sua filha ia poder brincar com outras crianças
E ninguém teria que matar ninguém pra ser feliz
Hoje, estar feliz é uma ilusão
E é o povo desunido que se mata por partido
Sem razão e sem noção
Chamando políticos ridículos de mito
E às vezes nem acredito num futuro mais bonito
Quando o grito é sufocado pelo crime organizado instituído
Que censura, tortura e fatura em cima da desgraça
Mas, no fundo, ainda creio no poder da massa
Nossa voz tomando as praças, encurtando as diferenças
Recompondo essa bagaça, quero é recompensa
O Pensador é contra violência
Mas aqui a gente peca por excesso de paciência
Com o rouba, mas faz dos verdadeiros marginais
São chamados de Doutor e Vossa Excelência..."

Inserida por IldinhaSantos

Frase:0.01 Superação

Estou sendo iluminado pela luz que não havia no meu passado, literalmente eu não acreditava mais em mim mesmo. Talvez o mundo queria me dar uma segunda chance de um novo começo.

Para você que me dizia que eu não seria alguém. Acalme-se, pois, hoje sou aquela pessoa que você mais precisa, mas até lá será muito tarde para se lamentar.

Não vou ser melhor que ninguém, apenas alguém que quer se supera a si mesmo.

©Todos os direitos reservados

Inserida por MarcoAntonioBlasius

A maior virtude literária não é "escrever bem", mas dar voz aos fatos mudos da experiência.
O grande escritor é aquele que incorpora ao patrimônio da língua fatos e experiências que antes estavam fora dela, indizíveis, impensáveis, prisioneiros do silêncio. "Escrever bem" e deixar a realidade falar, tal é a diferença entre um jornalista e um escritor.
Deixar que os fatos da experiência falem é muito mais difícil do que "escrever bem". Para isto basta dominar os instrumentos usuais da linguagem pública. Para aquilo, é preciso inventar uma linguagem capaz de dizer o que nunca foi dito antes.

Inserida por LEandRO_ALissON

⁠ALGUNS PONTOS PARA REFLETIR


Em se tratando de Literatura,

1 – não existe livro “chato” ou “agradável”, existe livro bem ou mal escrito;

2 – não existe livro “fácil” ou “difícil”, existe leitor preguiçoso ou interessado;

3 – assim como o escritor, além do talento, deve saber escrever, também o leitor deve saber ler e compreender;

4 – não é o livro que deve vir ao leitor para agradá-lo ou a ele se adaptar (exceto os livros comerciais), mas é o leitor quem deve mergulhar em todas as camadas do texto para analisar, interpretar e avaliar; ao fim do processo pode gostar ou não, mas isso é outro assunto;
4.1 – isso, normalmente, exige esforço, pesquisa, informações diversas – enfim, exige trabalho. Com o tempo, entretanto, desenvolvemos o “faro”, a intuição, vamos acumulando informações das várias leituras. Adquirimos, assim, experiência literária, e qualquer leitura torna-se menos trabalhosa; e apuramos nosso gosto estético, desenvolve nossa sensibilidade,tornamo-nos leitores mais exigentes em relação ao que determinada obra pode oferecer e nos oferece;

5 - um livro tem seu valor em si mesmo, intrínseco, e também um valor (que pode ser maior ou menor) quando inserido na tradição literária, onde interage com outros livros, anteriores e posteriores, e podemos compará-lo e avaliar outras peculiaridades, como inovação, invenção, maestria, impacto social, etc;

6 – o valor literário de um livro nunca pode ser avaliado pelo sucesso ou fracasso junto ao público leitor (salvo, novamente, os livros comerciais); nem pelos elogios da crítica, os quais também devem ser avaliados; muito menos pela moda social ou acadêmica;

7 – critérios para interpretação e avaliação de uma obra são fornecidos por disciplinas específicas, como Estética e Teoria Literária – porém, não raro, com o concurso de outras afins, como História, Sociologia, Psicologia, Economia, etc;

8 – “Crítica” é um termo que não implica juízo de valor (criticar não significa descer a lenha), não é negativo nem pejorativo; é um termo neutro. “Crítica” é uma atividade que se exerce e implica num processo de várias etapas: leitura, análise, interpretação e avaliação – esta, pode ser elogiosa, laudatória, ou restritiva, e, mesmo, negativa;
8.1 – portanto, quando faço a crítica de um livro nunca tenho em vista o leitor deste livro; esta variável não entra no processo; quem está no palco é o texto e nele está o foco; se, ao final, eu concluir pela avaliação negativa do livro criticado, isso não implica que eu menospreze e considere sem valor os leitores que gostem dele.

Humildemente, a título de sugestão a quem interessar possa, indico alguns livros que me ajudaram a chegar a estas conclusões (não te-lo-ia conseguido sozinho, por mim mesmo): “Literatura e Sociedade”, de Antonio Candido; “Sociologia do Romance”, de Lucien Goldman; “História Concisa da Literatura Brasileira”, de Alfredo Bosi; “Presença da Literatura Brasileira”, Antonio Candido e José Aderaldo Castello; “Para Uma Teoria da Produção Literária”, de Pierre Macheray; “Teoria da Literatura: Uma Introdução”, de Terry Eagleton, Teorias da Arte”, de Arnold Hauser, “O Inconsciente Político”, de Fredric Jameson, “Teoria do Romance”, de Giorgy Lukács...e paro por aqui. (estes, voltados essencialmente para a prosa, a narrativa; para a poesia há outros...e outros , ainda, para o teatro!)

UM ABRAÇO A TODOS.
Eduardo Meksenas

Inserida por meksenas

⁠Escrevo Amor
Por Marcos, Escritor de Literatura

Escrevo sobre o amor,
não desses que passam,
mas do que fica,
do que marca.

Escrevo sobre o destino,
sobre o carinho que não falha,
sobre a atitude que vem da alma,
porque Deus sabe o que é verdadeiro.

Escrevo sentimento,
sem vergonha de sentir.
Escrevo com respeito,
com o peito aberto pra vida.

Escrevo amor por quem me criou,
pela minha vó,
minha raiz, minha vida.
Escrevo amor porque sou feito disso.

Escrevo, escrevo sem parar,
porque amor assim não dá pra calar.
É força, é luz, é lar.

— Marcos, Escritor de Literatura

Volta aos quinze anos

⁠Quem disse que não dá pra voltar no tempo e ir além, literalmente, sem falar de teoria da relatividade?

Não precisamos estar na velocidade da luz. Necessitamos apenas que nossa mente esteja nesta velocidade. Sim, com pensamentos rápidos, intensos, sinceros e que sinta como se fosse verdade. Digo, quase virtual.

Todas as sensações de que viveu aos quinze anos e que se encontram na sua memória. São passadas em milésimos de segundos. Mais rápido que a luz. Você fica imerso neste sentimento, sensação,...

O coração treme. A respiração fica ofegante, o tempo para. Você de repente não está no aqui e agora. Está em outra atmosfera. Viajou...

De repente percebe que aos quinze anos ficava eufórico com um novo encontro. Mas percebe, também de repente que não tem mais 15 anos. Tem 59. Como isso pode acontecer? As leis da física não permitem. Ou permitem?

Tudo depende de quanto você está preparado para este momento. Se está Apto a novas descobertas, se está livre de preconceitos, se está sem mágoas com a vida. Se está aberto para a vida...

Sim, é possível...

Só quem tem uma chance de voltar aos seus quinze anos pode comprovar esta lei universal. Uma lei como qualquer outra. Aliás, indo a fundo na física quântica, na teoria da relatividade, a fórmula que até hoje não foi provada, que está proposta em teoria é justamente o caminho inverso. Um ciclo fechado de energia se transformando. Dá matéria para energia com a velocidade da luz foi provado que podemos regressar no tempo. Como um ciclo fechado, que somente podemos imaginar no âmbito da mente e sensação ... Talvez isso seja uma prova matemática da veracidade da teoria, quem pode provar o contrário? Podemos materializar algo? Colocar no futuro? Criar? Sim, podemos!

O amor faz estes milagres, desenvolve sentimentos, une pessoas, une nações. Tudo por um motivo que jamais saberemos, mas que dá sentido a vida. Que nós trás para a razão. Parece contraditório, que um fato sem explicação possa esclarecer uma realidade que aparentemente não está evidente.

Então se permita voltar aos seus quinze anos e prove você também está teoria dita por Albert Einstein.
Crie... amor!!!

Inserida por Mftti

⁠Morrer,
Não é só ausentar da vida
Tornar-se lembrança na despedia.

Morrer,
É ir além (literalmente)
Ser e não ser um alguém.

É também, nascer recorrente
para um espírito do bem
aos Céus, se foi benevolente.
Amém!

© Luciano Spagnol - poeta do cerrado
03, junho, 2016 - Cerrado goiano

Inserida por LucianoSpagnol

⁠Dor é sempre literal, ela não sugere, não conjectura, não tem sentido por extensão, apenas é!
Como uma digital, cada um tem seu próprio motivo para senti-la, (este pode ter semelhança com tantos outros), mas a razão de ser é única, pessoal e intransferível.
A dor é cruel como tudo que não tem subterfúgios e assim como qualquer outra sensação visceral, ela não pode ser ignorada.
Suportar a dor não é o mesmo que vencê-la, e é impossível que haja harmonia diante sua presença, pois ela nunca acata o teu silêncio. A única forma de conviver de modo suportável é respeitando-a e para tanto é fundamental respeitar a si mesmo!

Inserida por RaySSousa

Perdi a Poesia.

Recentemente,
Talvez de forma displicente,
Perdi a poesia,
Literalmente,

Não se tratava de uma grande obra,
Mesmo porque dessa não sou capaz
Era um fato presente,
Frequente,

Uma simples impressão de um ocaso
Vespertino, dolente
Nada extraordinário, especial, ele, o ocaso
Trazia a noite fria, outonal,

Fiquei sem poesia,
O espelho não revela mais, medonho
Um olhar vivo, atento, vibrante,
Apenas monótono e tristonho.

Sim, perdi a poesia.

Procurando a coisa perdida,
Mais que uma poesia, talvez a vida,
Enquanto passam outras tantas,
Despercebidas,

E eu, impassível e ao todo indiferente
Procuro pela poesia loucamente.


Inserida por EduardoChiarini

⁠Viver as vezes é muito exaustivo... Desculpe por mórbidas palavras mas é verdade. Não somos literalmente nada nem vivos chegamos a ser a vida não nos pertence apenas fomos submetidos a ela, não temos controle de nada, minha cabeça é um turbilhão de pensamentos e sentimentos, apenas vagamos por aí com uma falsa sensação de saber de algo, talvez o ego de muitas pessoas encoberta isso mas pra mim... "Tudo" é tão mórbido, frio⁠ sem quase significado algum, talvez o problema seja em minha cabeça, talvez eu seja incapaz de sentir alguns sentimentos involuntariamente, apenas olhando algo ou pensando em algo... Ser um personagem é cansativo, é desgastante, ao conforme você vai querendo ser algo que você adimira ou apenas acha legal ser. Nunca somos nós mesmo, pois se formos nós mesmo, quem seríamos? Não existe um eu ou um você... Apenas existe uma história, você é tudo o que você viveu e presenciou, sua personalidade é resposta de o que você recebeu do mundo, você precisa disso pois sem isso você não teria personalidade alguma, pois não saberia o que é sem ter visto antes... E eu imagino que o nosso padrão, o nosso "eu" tende a ser um tanto quanto vil, pois nós somos seres humanos certo ? Logo vivemos no mundo, e o mundo é cheio de iniquidades então somos a personificação do pecado ? Talvez... Mas embora podemos ser tudo isso eu particularmente luto para cada dia ser diferente, ser mais atencioso, amoroso, paciente,gentil e várias coisas que acho nobre alguém ser... Mas como disse antes o personagem que escolhemos interpretar sempre nos cansa as vezes, não estou dizendo que eu estou mentindo de quem eu sou... Não, longe disso eu apenas quero dizer que, quanto mais você se esforçar em ser "melhor" mais chances tem de você ser uma pessoa fria, cansado e que pensa de mais. Isso pra mim cansa, deixa minha cabeça pesada e cansada e sem entender nada, não confio muito em mim pois as vezes não me sinto capaz de fazer algo que pode ser considerado besta. Mas o que eu posso fazer ? Isso mesmo, nada, a vida é para os que vivem, e não para quem pergunta o motivo de ser abençoado com ela. Mas ao pesar de tudo, minha vida é Maravilhosa! Por mais que sou triste as vezes, ansioso em algumas coisas, eu agradeço a Deus por eu ter uma vida excepcional! Só minha mente está um pouco desgastada de mais, mas ao resto, sem dúvidas nem uma que eu amo a minha vida! Na verdade agora a vida se torna um plural "as minhas vidas"! Tenho mais responsabilidades de cuidar tanto da minha quanto auxiliar a sua! Confiantemente coloco sua vida como uma das minhas maiores prioridades que eu tenho, você é alguém que eu quero me prende para o resto dessa ignóbil vida. Não quero te perder de forma alguma. Odeio a ideia de em algum dia escutar que você não gostaria de mim... Minha incapacidade me faz pensar nisso as vezes, me sinto insuficiente para alguém tão magnificente incrível como você! Se algum dia vier a sentir isso, eu entenderia. Nuca se sinta presa por mim, jamais. Só quero ver você feliz, e não importa como, eu vou lutar sempre por você, so peço um pouco de paciência comigo, pois por mais que eu seja muito feliz, minha tristeza me consome as vezes, e eu tenho um problema que eu consigo fingir MUITO bem que eu estou bem, pois até eu me engano as vezes. Só peço paciência até eu me resolver, por favor não desista de nós. Eu quero muito começar e terminar minha vida com você! É muito sério isso. Obrigado por existir e fazer de mim alguém melhor. Você sempre, sempre vai ser minha inspiração e retentora de minha maior admiração, pois quem você é e pretende se tornar, não é qualquer um que consegue! Nuca desista dos seus sonhos, por mais que pareça clichê, nuca desista!.
E sim... Essa frase conta como duas! Hehe

Inserida por UmCaraSozinho

⁠O escrito na Bíblia onde você lê
"loucura da pregação" ...1 Cor.1.21
Não é literal irmão!
O que diz — Que as pessoas estão buscando a comunhão com Deus o
Pai Eterno. Existe ali a devoção!
Necessidade da comunicação e da expressão pessoal através da Oração
e Unidade da FÉ.

Inserida por luciamix

⁠Dor no peito
(visão da morte e seus prenúncios)

Dor literal, não literária!
É no coração mesmo, no real.
Começou do nada,
quase sem sentir...
Foi aumentando devagarinho,
mas sem parar um segundo.
Tomou a parte superior do peito.
Adentrou as costas.
Respiração parecia até normal...
Um incômodo.
Uma tristeza.
Um ai...
Como se fosse partir
sem ter, ainda, onde chegar.

2021

Inserida por hidely_fratini

Literatura Geológica.

Então, ser forte também é reconhecer que é fraco? Bom, quando não temos vergonha dos nossos pontos de fraqueza, precisamos ser corajosos para olhar a dificuldade e desejar ajuda. Por outro lado, muitas vezes é necessário aceitar os desafios e ir em frente, mesmo que faça tudo sozinho, é natural e importante.

Enfim, essa teia entre nós e a sociedade é engraçado,mas engraçado até que ponto ? Fazer muito sem compreender ou agir bem pouco sabendo, passos lentos, vagarosamente,poeta e seus adjacentes : calmaria, direito e
liberdade, sem entender sua analogia, talvez atrasado, pra vc no tempo certo, tem coisas que é necessário perde tempo para fazer correto, para ganhar o que te deixou lento, as vezes bate aquele arrependimento, mas isso tudo é normal,sonhar,planejar, realizar,as vezes esquecer do planejamento.

Foi bom? Claro que sim, mexeu montanhas dentro de mim, houve uma cristalização secundária, o coração que tinha solidificado, fundiu novamente, resfriando de forma rara. Agora vou dizer os meus critérios, kkkk, ser bom sem fazer mistério.

Quando a bondade virou clivagem ? Não é sobre perde calor, amor , viscosidade.
Mas nesses fluxos de lava e erosão, talvez o intemperismo seria uma boa opção? Meio termo, ser fiel escoteiro, mas na boa quanto tempo vai ficar com esse homem feio?! O cobre tbm não é bonito, entretanto essencial, às vezes a insistência acaba formando uma partição basal, conexão pinacoidal, um ciclo perfeito,e seu olhar não gosta dos minerais máfico preto. Preconceito estrutural, uma falha , nessa foliação 90/ vertical. Notação clar, mas queria está no quadrante do seu quarto , acorda do seu lado no sentido NW.


Saindo de mecânica e todo esse libido transformei essa prosa em uma dobra sorrindo. O segredo é andar naturalmente, deixar os cristais preencherem as fraturas que um dia estarão ausentes.

Ser um cristal diferente, dúctil, flexível, maleável até mesmo quebradiço, se multiplicar como a calcita em pequenos planos romboedro, e mesmo que ainda não encontre seu lado interno, é importante começar do 000.

Sabe o homem que traiu e a mulher que o esfaqueou… Como todo ação gera uma reação. Qual dos dois voltou. O fato é que nem sempre se combinam, as vezes vc ama e não é amado, as vezes vc tem ódio e não é odiado, as vezes vc faz bonito,porém tá feio… É pode ser o tipo sanguíneo, DNA, mas ao contrário de muitos eu conheço meu lugar. As vezes vc é vc … Mas até que ponto vc pode ser vc? Lembra dos 5 anos atrás, vc era vc? hoje qual nome posso te chamar? .A mudança ela vem, passos lentos ela vem, mesmo que não queremos mudar, por último, tudo bem! pode ficar com essa primeira impressão, uma calcita vai continuar calcita, não me faz mal esse hcl não, mas quando vc muda sua composição definida, não só houve alteração como sofreu metamorfismo durante esse tempo de vida, as características físicas deixará vestígios, porém ligado a outro elemento químico.Por isso, a mudança vem, ela vem quando menos vc esperar, pois nas portas que existem dor a um alívio na janela. Por isso, a mudança vem, ela vem quando menos espera, olivina pensou em mim serpentina gritou poeta.

Lv7

Inserida por Lv7_Vida