Texto Liberdade e Autoridade no Ensino
Nada é predestinado a nós, apenas nós traçamos nosso futuro, fazendo o que queremos por sermos livres, porém somos livres arcando com as consequências exercidas pela sociedade, que, por sua vez, também é livre para tomar uma decisão que mudará o nosso futuro. Somos, então, prisioneiros da liberdade.
"Sim, livres. Pois todos possuem certo grau de amadurecimento para realizar escolhas. Mas qual a melhor decisão? E como mesmo se escolheram? Não havia resposta. O espaço-tempo é infinito, indefinido... O sabor da vida é mais que íntimo, independe da vontade. Essa dá as cartas, indica a direção... 'E o que nos levou à reciprocidade? Como a tentação adivinhou o desejo? O que nos diferencia dos animais é a capacidade que possuímos de sermos livres e dizermos não ao que não queremos e sim ao nosso coração, o que os outros não compreendem' ".
"Em ti, meu barco navega lentamente. Tenho o leme nas mãos e uma tripulação a guiar. Um bando de pássaros... Sem bússola nem mapa. Não me prendo a nada, nem ao vento que me indica a direção. Não me prendo ao azul, nem ao negrume das águas... É profundo o meu ser, no silêncio das vagas. Não se alcança chão, pois me encontro sobre as fossas. Como é fundo o meu ser, inacessível a mentes pequenas e perigosas...".
Não importa, tudo que você fizer vai voltar para você, levante-se e encontre logo seu caminho ou simplesmente espere a sua vez. Persista na sua visão de mundo ou se torne a visão de alguém, retire suas algemas agora, pois você realmente nunca se encaixou nelas ou continue correndo com esse metal em seus pés até cair. Nem tudo o que diz se torna as coisas que você faz, mas tudo o que coloca pra fora acaba se tornando uma parte de você. Lembre-se tem sido um desafio que até os sábios tem tropeçado, portanto, eleve seu coração e ande de cabeça erguida focado na verdade de um homem espirituoso que acredita na liberdade e de que escolhas na vida, sua luz, tudo é refletido de volta a você.
Como dizem os ensinamentos: "Saiba a verdade e a verdade vos libertará". Acho que tem mesmo é que saber a verdade sobre si mesmo e desta forma verá que sempre foi livre. Você sempre foi livre, apenas estava preso aos padrões sociavelmente aceitos. Apenas uma crença falsa: ignoramos nossa natureza verdadeira e acreditamos na aparência. Nossa natureza será lembrada para sempre. A aparência, ou aquilo que lutamos para demonstrar, nem sempre.
A religião, envolvendo toda a sua forma, é e sempre será individual, pois cada um compreenderá de seu jeito (pensamento e sentimento). De certo, os afins o farão juntos, pois "pássaros da mesma plumagem, andam em bandos". Isso não quer dizer que um bando deva atacar os outros, pois assim como gozam da liberdade individual há que se ter respeito pelo individual que todos merecem ter.
Se toda forma de amar fosse perfeita, não haveria julgamentos e opiniões alheias, o amor é cheio de imperfeições, cheio de surpresas que o torna a cada dia mais especial. Então ame o que você quiser e quem você quiser, não tenha medo de ser feliz. O ser humano só é realmente feliz quando tem a liberdade de amar e a coragem de se expor!
"Fui um curioso desmedido em relação à vida (não havia manual de instruções), dos muitos vícios que tive na vida o que mais gostei de eliminar foi o da ostentação, era um poço sem fundo, estão porventura outros em marcha, no entanto, o da ostentação é sem dúvida o que mais prazer me está a dar, não só pela liberdade que se adquire como pelo valor que passo a dar à existência, passamos a valorizá-la, coisa que não acontecia anteriormente porque se estava embebido no "produzir de dia para gastar à noite."
Descobri que o sofrimento mais profundo do ser humano é a perda, a perda de si mesmo para o outro. Perder-se para o outro é quase que como se estar vivo sem ter vida. E que, para retomar seu fôlego a luta não é com o outro e sim consigo mesmo. Chore tudo o que tiver que chorar, grite se precisar, medite, ore, leia, e se precisar role no chão (às escondidas), mas não desça demais, mantenha a dignidade e o auto-respeito, e principalmente respeite as leis universais, quando menos esperar, verás que ficou apenas o aprendizado. E o sorriso terá um novo significado: liberdade!!
Viver a emoção de um sonho bom e realizar a vontade de viver em paz. Acorrentar-se ao mínimo de matéria e lapidar o que se pretende no que concerne à alma. Ser feliz ao ser livre e saber desfrutar da liberdade com sabedoria. Conquistar o cume conhecendo a base. Subir com humildade. Voar! E ser feliz... Sempre!
As redes sociais revelaram um instinto antes abstruso de grande parcela da sociedade conectada. São milhares de pseudogenerais sedentos por vitórias ego-virtuais, tentando recrutar cegos superficialistas para batalhas contra fantasmas de seus imaginários na busca de honras que por si só ja nascem passageiras.
Que ninguém abdique de sua soberania sobre si mesmo, sobre o seu corpo ou a sua mente, nas mãos de outrem. Que cada um seja o seu próprio sacerdote ou seu advogado. Porque a liberdade de um homem é sua prerrogativa divina, e aquele que a aliena a outrem é mais abjeto que o mais vil dos escravos.
É simples a resposta, não existe. Não adianta o barulho que você faz, sempre os ‘cabeças’ fazem um barulho mais alto. Se por algum acaso ainda existisse um pingo de liberdade em escolas ou na população ela seria completamente dizimada e destruída, além de nossas mentes serem bombardeadas pelo falso senso de “verdadeiro ou falso?”. O medo de todos é a renda de vários, você pode saber o que é realmente justo, mas num mundo injusto o que fala mais alto é o medo e o dinheiro, sabores que você já tem de uma parte mas da outra nem consegue ter direito.
Vejo por aí pessoas sufocando pessoas, dizem que é amor, mas amor não aperta, não cobra, não dilacera o outro. Amor liberta, acolhe, confia. Uma das maiores provas de amor que existe é dar liberdade ao outro. Quem ama respeita. Não precisa ser amarrado, amordaçado, para permanecer por perto. Simples assim.
"Atualmente sou uma mulher mais feminina: sou mais forte, mas também reconheço mais minhas fragilidades e aprimorei minha sensibilidade. Sou ainda ingênua, porém já mais sábia, tudo isso ao mesmo tempo e... Ser assim me ajuda a melhor compreender também os homens e algumas mulheres endurecidas - tantos deles e delas sofrem sem saber bem o porquê: distanciaram-se dos próprios sentimentos amorosos, de sua própria sensibilidade e humanidade, enfim. Um ser humano assim esvaziado, fica como um pássaro ou uma borboleta que perdeu as asas."
Cada vez mais me convenço de que poder estar sentado em frente de um computador sem limites de tempo, com liberdade para que todos os pensamentos que me ocorrem proporcionem um movimento quase simultâneo de busca de informação como resultado lógico do que estou a pensar é, sem dúvida, uma das minhas maiores riquezas.
O coração é um órgão incrível, ele normalmente ignora nossos planos muito bem definidos em troca de oportunidades inesperadas de amor. Quantas vezes somos enganados pelo medo de achar que corações partidos não podem ser colados? Que gestos de amor não serão correspondidos? Vamos deixar nossos corações livres e nos dar a chance de viver uma nova e linda história de amor.
Na verdade, em que consiste o livre-arbítrio para o Espírito? Em escolher, de acordo com seu grau de perfeição, quando no estado de erraticidade, as futuras existências corporais. Nem a reencarnação anula esta liberdade. Se o homem sucumbe diante das provas, multas vezes dolorosas, é porque ele mesmo as escolheu. Deve, então, apelar para Deus e os bons Espíritos, a fim de ajudá-lo a vencê-las. Se não possuísse livre-arbítrio, ou seja, livre escolha, não teria culpa por praticar o mal, nem mérito pela prática do bem.
Não economizo amor, invisto. Não engulo amor, respiro. Não silencio amor, grito. Não guardo amor, demonstro. Não escondo amor, escandalizo. Não unifico amor, pluralizo. Não sonego amor, declaro. Não desprezo amor, abrigo. Não verbalizo amor, pratico. Não divido amor, multiplico. Não publico amor, politizo. Não prendo amor, liberto. Não julgo amor, aceito. Não torturo amor, sinto. Não desenho amor, pinto. Não soletro amor, poetizo. Não espero amor, faço. Não cobro amor, eu amo.
Só na inexistência de mentiras, de arrependimentos e de falta de interesse é possível criar alguma coisa que possa ser chamada de amor e que seja, em essência, liberdade. Com isso, gera comportamentos saudáveis e não mágoas. Nós merecemos relações baseadas na liberdade de escolha, contiguidade, com suporte no carinho, em tempo partilhado e em pensamentos que andam de lado a lado. Fora isso, é melhor estar fora disso.
- Relacionados
- Liberdade
- Frases de liberdade para quem ama viver sem amarras
- Melhor sozinho: frases que exaltam a liberdade
- Liberdade de Escolha
- 51 frases de mulher independente que celebram a liberdade feminina
- Textos reflexivos para professores que motivam a paixão pelo ensino
- 22 mensagens de agradecimento para formatura do ensino médio
