Textos para quem te despreza (expresse o que ficou engasgado em você)

Equipe editorial do Pensador
Equipe editorial do Pensador
Criado e revisado pelos nossos editores

Por muito tempo, o silêncio diante do desprezo é a única resposta que encontramos. Mas, chega um momento em que é necessário expressar o que ficou engasgado dentro de nós. Encontre aqui textos que vão te ajudar a liberar o que nunca foi dito.

Desabafo

Eu odeio ser desprezada. É triste olhar ao redor e ver que pessoas que amo estão se afastando. Odeio a sensação de ser insignificante para quem sempre amei, para aqueles a quem me dediquei tanto e agora vejo que isso de nada adiantou. É humilhante ter que implorar por atenção, correr atrás de migalhas de amor.

Às vezes me odeio por me preocupar com quem não merece a mínima atenção, mas não sei ser diferente. Tudo em mim é muito intenso, especialmente quando se trata de amor. Amo intensamente, desejo ardentemente certos tipos de carinho, me entrego de corpo e alma a quem quero, e quando não sou retribuída, me sinto frustrada e desprezível.

As pessoas podem ser tão insensíveis. Isso me causa dores psicológicas irreversíveis, traumas emocionais dos quais não consigo me livrar. Sou prisioneira das minhas frustrações, refém das minhas decepções, viciada em sentir emoções que me levam ao extremo.

Já tentei me libertar desse sentimentalismo exagerado, mas não consigo convencer meu coração a se endurecer e deixar de ser "otário". Já desejei que meu coração fosse um iceberg, mas ele insiste em ser um vulcão em erupção, pronto para explodir de emoções a qualquer momento.

Sou um depósito de carências, sempre buscando migalhas de amor, desejando constantemente algo ou alguém que preencha esse vazio existencial que há dentro de mim.

Fim sem começo

A dor que sinto pelo desprezo
e pela crueldade das palavras,
Talvez não me doam mais que o olhar.
O olhar diz mais que as palavras.
Procuro evitar olhar-te nos olhos,
pois seus olhos me mostram a inocência,
que muitas vezes divido que exista,
e na dúvida é melhor não cruzar os meus aos seus.

Eu sei quando estou te ferindo,
mas, será que você sabe quando está a fazer o mesmo comigo?
Foi de proposito?
Sem querer?

É complicado dizer que o amor ao fim,
mesmo sem começo
não nos deixe mal,
porque mesmo sem início
se iludia a expectativa de que poderia ter sido bom.
Bom mesmo é se estivesse acontecido!
Pelo menos teria do que me arrepender por fatos
e não por teorias!

Agora eu me pego a perguntar a mim mesmo:
Será que era verdade?
Ou será que só eu sofri nesta história!
Ficção ou realidade?
Prefiro acreditar que era ficção!
Pelo menos me conforta de certa forma!

Não penses que te quero mal
Afinal de quem foi o culpado?
Eu por amar de mais ou você por fingir não amar?
Ou ser verdade em não amar
e me deixar se iludir só?

Não quero mais!
A distância vai me machucar,
mas é melhor me ferir agora,
pois amanhã eu posso não ter mais tempo pra me curar.
O fim raramente é bom,
principalmente se não tiver começo.
Fim sem começo.

Lutar

O desprezo que vejo em seus olhos me fere na alma
não é a despedida que fere,
mas a incerteza...

Cada vez que me rejeitas
morre um pouco de mim
morro nos sonhos
morro nos planos
morro na saudade
na esperança...

Morro dentro de você
e você morre dentro de mim

E o sentimento vai dando lugar a um vazio
vazio regido de desprezo e de solidão
que enlouquece a noite
que se perde...

E cada vez que olho em teus olhos
fica um pouco de mim no seu olhar
e pouco a pouco
esse desprezo que você encena
sufoca todo sentimento dentro de mim
e me sinto mais perdida
me sinto mais vazia

Porque é melhor lutar por um amor não correspondido
do que não ter amor algum para lutar.

✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.

Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.

Entrar no canal do Whatsapp

O amor pelo desprezo

Realmente não dá pra entender o ser humano. Tudo bem que o amor é algo que não se deve explicar e sim sentir, até porque tem coisas que o amor provoca que não tem explicação. Isso já aconteceu com todo mundo, nem que tenha sido pelo menos uma vez na vida.

Geralmente a gente faz isso por ouvir os conselhos dos amigos, mesmo acreditando que “se conselho fosse bom, não se daria, se venderia” - que ditado capitalista -, mas tudo bem, quando é conselho de amigo a gente faz uma exceção, aí se arrepende depois, ou não.

“Despreza que ela (ele) corre atrás”, quem nunca ouviu isso de um amigo? E o amigo, ou amiga da futura desprezada também ouve isso, e os dois aceitam o conselho dos amigos, o resultado no fim das contas é que nenhum dos dois descobre o que realmente o outro sente, e no fim acabam por não viver uma talvez grande história de amor.

Desprezo

Esta alma que insultaste se revolta!
Em sua viuvez erma e vazia
Nem sombra guardará de tua imagem
Tanto amor que por ti ela sentia.
Não há de lhe arrancar, nem mais um canto,
Que não seja apagado por meu pranto.
Como a flor a beleza loga murcha;
A tua há de murchar em poucos anos;
Quando a ruga da face anunciar-te
Da velhice aos tristes desenganos
Quando de ti já todos esquecidos
Nem te olharem, meus versos serão lidos.
Talvez um dia o mundo caprichoso
Procure, nobre dama, algum vestígio
Da mulher que meus livros inspirava;
Não achará porém de teu fastígio,
Senão traços de lágrima perdida
Arcano d'uma dor desconhecida.
O tempo não respeita altiva fronte
A riqueza, o brazão, tudo consome.
Um dia serás pó e nada mais;
Ninguém se lembrará nem de teu nome;
Mas para que de ti reste a memória,
Mulher, no meu desprezo eu dou-te a glória.

Maré de tristezas

Mergulhei no mar em profunda solidão
nadei em meio ao desprezo
e desci, desci e desci...
Até as trevas mais profundas.

O desprezo e o esquecimento
tentam me afogar,
perdi o ar por que até o meu amor
me despreza!

Sonhos e planos... São como carcaças
de navios destruídos pelo furioso
oceano do esquecimento.
No fim ficam abandonados em meio ao nada.

E é aqui no meio do nada
que mergulhei, lamentei,
e me refugiei aonde
ninguém jamais se lembrará de mim.

Mas vem, ó minha sereia,
princesa do meu ser e, por favor,
me abrigue em teus abraços por que
só em ti encontrei descanso...

Veja também:

Jamais despreze nem desfaça de ninguém nem de coisa alguma, por mais que ao seu ver não seja alguém ou algo que mereça seu respeito e atenção. Afinal, são nas cavernas mais escuras e dentro de rochas que aparentemente são comuns são formados os mais preciosos diamantes. É no fundo do oceano, dentro de simples ostras ficam guardadas as pérolas. São nas montanhas mais altas e nebulosas que ficam as mais fantásticas paisagens. É dentro das maiores e mais perigosas colméias que fica o melhor mel. É em meio a tantos espinhos que nasce uma rosa.
Sendo assim, talvez o que você mais deseja e julga ser mais precioso esteja guardado no coração de alguém que você tanto despreza e se mantêm indiferente quanto à sua importancia.

AQUELA GAROTA
Um dia você irá se lembrar daquela louca apaixonada que por você vivia a chorar, deitado em sua cama, logo adormecerá e sonhara com aquela garota. No sonho ela vem linda, com uma áurea incandescente, cuja luz irradia pelo quarto todo.
Seus olhos refletem todo amor devotado a você, sua pele e macia e seu toque te faz estremecer. Você acorda assustado e decide ligar para minha casa, mas ninguém atenderá. Desesperado sai a minha procura, mas não me encontrará, decide perguntar aos meus amigos, mas ninguém sabe onde estou, então resolve ir naquele bosque, cuja árvore mais frondosa acolhe em sua sombra uma humilde casa, você reluta e o coração apertado te empurra para dentro, mas não me encontrarás, encontraras apenas um bilhete dizendo:
“Eu já fiz de tudo pra te esquecer, mas meu coração só quer você,
Já tentei te conquistar, mas você só soube me desprezar.
Não existe solução, muito menos explicação, só encontro uma saída,
Acabar de vez com a minha vida”.
Nesse momento você não consegue controlar as lágrimas e o ar passa a faltar, angustiado você sai daquele lugar e corre sem rumo, adiante encontrará uma enorme cruz com o nome da garota que um dia você desdenhou, e perceberá que SEU DESPREZO E SUA AUSÊNCIA ME MATARAM.

Já começo a sentir o gostinho de desprezo vindo de você e eu só lamento por não ter mais tempo para fazer o mesmo. Eu sei, você tem suas palavras e atitudes hipócritas, mas eu não me importo querido, não mais. Eu vou dar o máximo de mim e praticar o desapego por você. É, por você. Por mim eu não lembrarei o seu nome por tão cedo. E não vai embora não, fica. Fica e carregue com você seu desprezo e o remorso de ver minha felicidade contemplando a sua hipocrisia.

Meu filho, cuide de seu pai na velhice e não o abandone enquanto ele viver. Mesmo que ele fique caduco, seja compreensivo e não o despreze enquanto você está em pleno vigor, pois a caridade feita ao pai não será esquecida e valerá como reparação pelos pecados que você tiver cometido. (Eclo.3,12-14)

O seu olhar de desprezo chegou até o fundo da minha alma,
mas você não sabe o que eu escondo, não sabe a minha história.
Do sul, o pesar da rejeição, como se eu me importasse
com tamanha arrogância e podridão.


Talvez eu devesse revidar, mas não seria o correto.
É só fazer meus olhos te evitar,
assim meu amor por ti acabará.


Ó doce donzela, tu me subestima
na capacidade de esquecer.
Mas, ao olhar para o campo,
vejas outras flores florescer.

►Meu Desprezo Por Você

Mostre com seus olhos que você me quer
Não minta para o seu coração,
Porém ficou no passado, sou um qualquer
Foi bom enquanto durou,
Foi bom enquanto sentíamos amor
Mas agora, tudo acabou
Vamos seguir, a nossa vida apenas começou
Não chore, não vai adiantar,
Não implore, minha mente não vai mudar
Agora me ama, mas antes só me ignorava
Agora me chama, mas não atenderei sua chamada
Eu me declarei, me dediquei para te agradar
Por fim me magoei, então me afastei para não me machucar
Diga que estou errado, diga que fui falso
Não vou participar do seu teatro, estou cansado
Deixarei nossos erros no passado
Já não quero pensar mais em você,
Quero te esquecer, não quero ter lembranças quando amanhecer
Um dia talvez você consiga entender o porquê.

Espero que você também me esqueça
Não quero ter que escutar falsas ofensas
Você sabe que errou, e eu também errei,
Você se magoou, eu me magoei
Qual é o sentindo de continuarmos juntos,
Se não nos amamos lá no fundo?
Eu acredito que o melhor é não sermos mais um casal,
Somos adultos, eu sinto que o melhor é desistirmos do nosso mundo.

O tempo que gastamos tentando nos agradar foi em vão
Eu estava cego, achei que o que eu sentia era a tal paixão
Me enganei, me deixei levar por um sentimento falso
Fui mal-amado, às vezes ignorado por causa de sua antipatia,
Sua ignorância, seu complexo de patricinha
Sei que não irá concordar, é claro, mas este é um fato
Fique à vontade para fugir dessa verdade,
Não vou correr atrás para te fazer enxergar, não sou mais o seu palhaço
Não irei tentar fazer você sorrir,
Deixarei isso para o próximo que ocupar meu lugar, não importa quem irá vir
Só sei que meus esforços para te mostrar um pouco de humildade foram gastos
Posso apenas esperar que você entenda algum dia que o mundo é vasto,
E que existe muitas pessoas que bateram a cara contra o concreto do descaso
Que o mundo não gira em torno de pessoas que pensam serem superiores,
Ei, recomendo que comece a se acostumar, para não sofrer muitas dores.

Junto a minha sombra eu levarei as magoas de antes
Amanda, talvez eu esteja fazendo tudo errado,
Mas contigo eu sentia que meu amor estava sendo desperdiçado
Eu escrevi para você tantos textos apaixonados,
Que não me lembro qual foi o mais debochado
O meu lado sentimental ainda sente falta do seu abraço,
Mas, o meu emocional foi desmoronado
Não sei ainda se te entregarei este texto
Caso você não chegue a ler, aqui estou te dedicando, sem prazer
Deixo aqui o meu mais profundo desprezo
Mas também te dou algumas palavras que tenho, e guardo com respeito
O amanhã será diferente, pois você estará ausente
Para o mal ou para o bem.

Inserida por AteopPensador

Ei moça, porquê você esquentou assim o meu coração gelado;
E depois machucou ele com seu desprezo?
Como você me deixou tão fascinado assim por você;
E onde arrumou esse dom de me enlouquecer?
Eu nem senti o gosto da sua boca, mas já me vejo completamente apaixonado em você.
As vezes olho as estrelas brilhando e só consigo pensar naqueles poucos momentos que estive com você, que fez brilhar um sorriso de desejo em meu rosto.
O jeito que meus olhos brilham quando falo ou penso na beleza do seu jeito.
Sabe eu só queria desvendar o mistério dos seus sentimentos por mim.
E lhe pedir apenas uma chance de lhe fazer feliz.

Inserida por cayo_santos

O amor machuca,a saudade dói e o seu desprezo me mata.
Inumeras vezes tentei chamar a sua atenção
Inumeras vezes te chamei no meio da noite
Inumeras vezes chorei
Inumeras vezes me ajoelhei diante do Senhor e pedi que tirasse você de meus pensamentos e que afastasse de mim esse sentimento
Inumeras vezes fechei os olhos e trouxe você para perto de mim
Inumeras vezes vi o seu rosto nas pessoas que por mim passavam
Inumeras vezes pedi a Deus para me levar junto DELE
Inumeras vezes me senti solitária ao meio de tantas pessoas
Amei incondicionalmente a fio a mesma pessoa por uma vida.
Se puder escolher,na próxima vida desejarei ser uma rocha,só para não ter sentimentos.
Ser ignorada machuca, é triste
Enfim,sobrevivi a tudo isso,estou calejada,cansada e viva aqui no mesmo lugar
Na esperança de que um dia algo bom possa acontecer

Apesar de todo seu desprezo eu ainda fico surpreso com a forma que soube ir sem se despedir, a forma que você soube deixar alguém que só soube te ser, alguém que se preocupou como era cada dia seu, alguém que se apaixonou por todos os defeitos e qualidades que uma pessoa poderia ter. E esse alguém que sou eu, que ainda lembra tanto e que ainda sente tanto, por tudo aquilo que não passou de um monte de nada.

E da nossa historia que você dizia ser amor nenhum rancor.
Amor é diamante e não existe um cortante que o possa desfazer, e se algo deixou de existir e porque cansou de se iludir, de me iludir.

Você não sabia, mas eu tinha os prefácios das suas mentiras e poderia sabê-las antes mesmo de serem ditas. E foram essas mentiras que me ajudaram a deixa-la partir por completo, pois a personificação de alguém que eu soube sentir era mera ilusão, eu nunca a tive porque o meu sonho nunca foi tangível. É impossível abraçar algo que não existe.

Você não é mais a boa noticia no começo do dia, tão pouco o boa noite que me traz algum sonho bom. Eu aprendi a viver sem aquilo que você fingia ser.

Só me resta uma dúvida;
O que sente uma pessoa que não sabe gostar nem respeitar,
o que sente uma pessoa que não sente amor?

-Apenas Sendo

Importa?

Degustarei o amargo sabor de seu desprezo.
Que me é empurrado a força
toda vez que eu lhe vejo
Tenho que fingir não me importar
Tenho que fingir não notar
Que propositadamente abaixa tua cabeça
com medo de me encarar
Tenho que armar minha defesa
Em algo terei que pensar...
Não vou sofrer e nem me lamentar
Qualquer ferida que se abre
Um dia pode se curar
Não temo a solidão eu posso me adaptar.
Se eu não sou importante
Por que então deveria me importar?

Inserida por PolySousa

Solidão que me acompanha
Diga a ela por favor
Que não suporto viver
Sem seu amor

Desprezo que estás comigo
Que insiste em ser meu amigo
Peço com todo carinho
Que diga a ela que estou sozinho

Vida entenda de uma vez
Sem ela não sou nada
Nem mesmo sorrisos
Muito menos gargalhadas

Sem ela sou apenas a metade
Da metade de um por cento
Sem ela de tudo duvido
Sem estou em eterno desalento

Alguém por favor diga a ela
Que estou a sua espera
Que jamais ei de desistir
Que jamais ei de partir

Inserida por Paiva

Assim brilha meu amor , na luz refletida pelo seu desprezo !
Você é tão linda , e ao mesmo tempo tão complicada
Você é tão boa , e ao mesmo tempo tão cruel
Você é meu céu e ao mesmo tempo meu inferno
Você é o motivo da minha alegria , e ao mesmo tempo da minha tristeza
Você é tudo aquilo que eu queria , e tudo aquilo que nunca vou ter .

Inserida por cayo_santos

Nada

Faço do seu silencio meu desprezo
Como a flor que se abre sem ter sol
Fala coração, motiva o que dói
Faz doer o motivo,
Como um gago nas pronuncias das palavras
Jaz o meu desprezo no teu silencio
Como um preso condenado pela sina
Um contexto de um texto sem sentido
É uma vida que almeja outra vida
Uma árvore arrancada pelo meio
Sacrifício sem valia pra promessa
Quando a flecha perde o rumo
O alvo não tem mais pressa
Para ser alvo.

Inserida por batistagames

Mas no seu desprezo senti algo diferente,
Não sei se era saudades ou um "me esquece".
Senti que faltava alguma coisa.
Aquele que te acompanha hoje,
Não é aquele que te acompanharia por uma vida inteira,
Posso estar totalmente errado,
Pode ser que meus olhos estejam me enganado,
Mas...
Aquele que sente a alma de outra pessoa
Estará sempre disposto a se sacrificar,
Para poder ver aquela outra alma feliz.
Por isso acalento meu sofrimento,
Aconchego a solidão.
Pois sei que hoje és feliz,
Mesmo que não seja eu a segurar sua mão.

Inserida por dj0natan

⁠Não cometa o erro de querer ter do seu lado alguém que não te valoriza, apenas por desprezo de si mesmo, por falta de amor próprio, para mostrar para a sociedade que você não está só.
Não enterre a sua paz e a sua felicidade, só para viver de aparência, tentando agradar os outros, quando na verdade todos sabem que você é infeliz, que você está com a pessoa erra e que de fato você merece algo melhor.
Não jogue a sua dignidade no lixo!
Não desperdice a chance de estar com alguém que não vai sentir vergonha de ser visto com você, que não vai te procurar só quando precisa, que vai te ligar sempre pra saber como você está, que vai estar do seu lado em todos os momentos e situações, que não vai te abandonar na tempestade, que vai te apoiar nas suas derrotas, que vai sonhar junto os seus sonhos, que vai compartilhar os sonhos dela com você e que vai te amar no fim da mesma forma que te amou no começo. Por isso, não perca seu tempo com quem não vale à pena, que só te traz aborrecimentos, atraso, mal-estar, que só sabe cobrar, exigir, reclamar, resmungar, criticar, ofender, humilhar e fazer com que sua autoestima escorra pelo ralo.
Só, você consegue enxergar melhor as coisas à sua volta.
Mau acompanhado, você vive como uma animal com antolho na cara.
Não perca pra sempre a oportunidade de viver com quem conhece seu valor e sabe te dar valor pelo que você é, não pelo que você tem.
Embora seja real que a pessoa só vale o que tem, ainda há quem saiba valorizar o que o dinheiro não pode comprar, nem consertar, nem trazer de volta.

Inserida por madson_sucarelly

⁠
Todos os homens que sabe eliminar a dor do amor e a dor do desprezo dentro de seu coração torna-se um homem sábio e forte, agora se tem cabeça fraca, só lhe resta o desespero. Agir com leveza e torna-se forte por toda vida ou agir sem pensar e estar se afundando no mar da maldição e perde a paz...

Inserida por stivie

O desprezo enaltece em seu olhar.⁠
As linhas de expressão falam por si só.
Sua feição já não é mais a mesma.
Sua boca treme ao cogitar em encostar com a minha.
Então pare por favor! Só pare de continuar fingindo e seja sincero com nós
admita que não é mais de MIM que seu corpo precisa.

Inserida por jessika_rodigheri

⁠⁠Por que me olha com o olhar de desprezo?
Será que não sou digno de todo o seu respeito?
Não quero que pense que sou dramático... Só busco o realismo, sinceridade e verdades;
Porque tenho talento para esconder e expor o que sinto...
Sou o meu próprio líder, com palavras estou pedindo;
Pedindo que considere sua forma de me julgar, pois não desejo que me julgue... Só me deixe trabalhar;
Trabalhando e pensando vou escrevendo o meu querer;
Só quero trabalhar na paz e próximo de você!

Inserida por JULIOAUKAY

E assim é a vida... Você se dedica, muda, se esforça, cuida.
E a pessoa vai embora, menospreza seu sentimento, age friamente, te quebra inteiro(a). E depois você fica a mercê do tempo, e enquanto não vem a cura, você fica por aí... juntando os cacos que sobraram de você, tentando se refazer! (Memórias)

Inserida por AlessandraPinheiro35

Não importa o quão ridículo o seu sonho pode parecer aos outros, você deve a si mesmo a responsabilidade de ir buscá-lo. Porque seus sonhos podem mudar o ambiente e transformar a sua vida. Mas você tem que ser o primeiro a acreditar apesar da crítica e desprezo dos outros. Você está disposto?
Então vem comigo.

Inserida por palestrantejanderson
Equipe editorial do Pensador
Equipe editorial do Pensador
O Pensador.com conta com uma equipe de escritores, editores, especialistas e entusiastas para produzir, organizar e revisar os conteúdos.