Texto Aprendi
Aprendi que é impossível progredir sem mudança, não é possível mudar sem motivação e muito raro se inspirar sem novos ares. Aprendi que ser criativo é um desafio que não depende só de meu humor e que criar depende de tudo que está a minha volta. E nada se aprende se eu não sair da zona de conforto que tanto luto para entrar.
Escolhas… E na vida aprendi que ela não nos ensina a ser fortes, ela simplesmente nos obriga. A família, nosso primeiro lar, nos ensina sobre a vida, mas muitas vezes não ouvimos. E, então, quando nos vemos no alto da nossa “independência, sabedoria e arrogância”, escolhemos sozinhos. Pagamos pelas escolhas erradas, e paga-se para sempre. Na carne, na mente, na alma. A vida não perdoa, não tem piedade. Ela obriga. Paz profunda.
Eu poderia escrever muito sobre esse ano que passou, tudo o que fiz, passei, aprendi, tudo aquilo que vivi, pois, estou sendo construído em cima disso tudo, mas se tem algo que aprendi e validei esse ano, é que existo para o futuro e é ele que tem real importância. Eu me projeto, me preparo, me impulsiono e vou… Hoje, sendo a concretização do que era futuro e daqui a pouco passará a ser passado, concluo que fiz boas escolhas e tudo que quero é desejar que meus olhos sejam capazes de enxergar toda essa conquista. Eu nem sempre falo por mim, mas hoje é diferente, por mim e para mim. Eu já existo e tudo o que eu preciso é AGRADECER, então, obrigado.
Pensei que nāo sabia, e descobri que realmente não sabia, aprendi ter a consciência de não saber, e passar a saber, sabendo que sou grão de areia em sabedoria, as vezes aprender e relembrar o que já sabe, e aprimorar nossa evolução, não me canso de olhar algo e ver arte, poesia e um conhecer surpreendende de experiencias necessária a minha evolução.
Aprendi de uma forma muito trágica a viver intensamente , como se fosse meu último dia de vida. Aprendi a dar sempre o meu melhor em tudo que faço, pois posso não ter tempo de voltar e fazer reparos. Aprendi aproveitar cada momento com a família e amigos, posso não ter oportunidade de encontrá-los. Aprendi a aproveitar cada oportunidade, posso não ter outra chance. Aprendi a viver o hoje, o agora, pode não existir o amanhã.
E sem criar expectativas vou vivendo, esperando sempre a vida me surpreender pois aprendi com o tempo que a vida e assim, quanto mais expectativas criadas por nos mesmo, maiores as chances de termos decepções no futuro, por isso não crio nenhuma mais, apenas vou vivendo fazendo o meu, em busca de dias melhores.
Ser mulher! Muito cedo aprendi, que ser mulher, é nunca ser forte, e nunca ser frágil. Aprendi muito cedo, que ser mulher e acreditar e desenvolver potenciais que estão acima da fragilidade e da força. Os anos passaram , e Contemplo hoje, que está inata potencialidade , me levou a conquistas e fracassos, os quais me fortaleceram ao longo da minha trajetória chamada Vida. Hoje! próxima a terceira idade, posso dizer: Tudo vale a pena quando a alma não é pequena. Hoje , agradeço a cada calúnia, a cada puxada de tapete, a cada desilusão, a cada tristeza, a cada alegria, a cada momento não vivido , agradeço aos espelhos , aos travesseiros. Agradeço a dor . Hoje agradeço as mentiras vividas, a cada verdade escondida, a cada lágrima, a cada sorriso. A cada momento bons e a cada momento ruins. Este composto me levou a forjar o que sou! Ser mulher, não resume estar envolta em lençóis. Ser mulher, é ser forte quando a fragilidade aflora. Ser mulher e ser frágil quando a leoa ruge, para se defender. Sempre ouvi dizer que pessoas são substituíveis. Mas hoje eu aprendi! Eu sou única. Hoje eu sou reflexo da minhas escolhas. Hoje eu sou o espelho! Por tudo o que trilhei, eu consegui preservar. O respeito, o amor, a sinceridade , a honestidade, o carisma, o perdão, pelo meu próximo. Aprendi, que nenhuma tempestade tem poder de destruir o que realmente sou. Sou a imagem de Deus! Sou mulher, sou mãe, sou esposa, sou Amélia, sou eu na minha essência. Sou realizada! Porque a vida me presenteia todos os dias. Sou Feliz! Sou amor, sou Eu.
Com o tempo aprendi que cobramos de mais dos outros. Não adianta querer que a outra pessoa seja ou aja como se passa na nossa cabeça. Isso não é nada além de uma ilusão. Cada pessoa tem seus valores,suas crenças,ética,morais,defeitos e qualidades. E antes de tudo ou qualquer coisa coloque na balança e pese o que vale mais. Se suas qualidades cobrirem seus defeitos então não vale apenas julgar, porque sim, sempre jugamos o próximo querendo ou não, parece ser uma mania ridícula dos seres humanos mas infelizmente todos somos assim. As pessoas que passam por nosso caminho são valiosas para nosso crescimento para podermos concluir essa nossa longa jornada sejam elas boas ou ruins.
Ser mulher! Muito cedo aprendi, que ser mulher, é nunca ser forte, e nunca ser frágil. Aprendi muito cedo, que ser mulher e acreditar e desenvolver potenciais que estão acima da fragilidade e da força. Desenvolver esses potenciais, não exige padrões sociais específicos no contexto cultural , onde estamos inserido. A luta cotidiana em busca do espaço feminino em uma sociedade machista, nos torna superficiais a realidade da natureza feminina. Aprendi que o meu espaço mulher, não será aviltado , pois meus reais valores não se limitam a vulnerabilidade social. Ser mulher, é nunca deixar nós escombros, a substância e essência nata ,que nós garante a força e a fragilidade.
A coisa mais importante que aprendi sobre a “verdade” é que sua comprovação depende muito mais do talento do argumentador de defender sua tese do que da consistência das informações que usa para tal fim. Seja pelo viés científico ou pelo das crenças, qualquer alegação pode emprestar “legitimidade” a uma tese bastando que seu defensor seja habilidoso o bastante para reunir os elementos que a sustentem, assim como encaixamos uma peça no quebra-cabeças não pelo seu formato – igual ao de outras – mas pela imagem que queremos exibir no final.
Nasci no meu pequeno Mucuri. Passei por Topázio. Cresci no Bela Vista, aprendi os valores éticos e princípios morais durante uma infância nas veredas do Surumaia. Hoje, estou convicto de que a vida é formada por persistência e fé em Deus para a superação dos óbices e realização dos sonhos
Aprendi em sala de aulas no Vale do Mucuri, que a dogmática do sistema de freios e contrapesos, conhecida como teoria da Separações de poderes, é uma espécie de controle do poder, pelo próprio poder, sistematizada em 1789, no artigo 16, na conhecida tripartição clássica dos poderes da Declaração Francesa dos Direitos do Homem e do Cidadão. Hoje, com a missão de ensinar, tenho a vergonha de repassar o modelo do Brasil, uma ditadura que mudou de lugar. Coisa nojenta, interferência de um Superpoder, um modelo Top 10, oneroso, arrogante, ineficiente, seletivo, paupérrimo de espírito, moroso, injusto, hipócrita, desumano e ideológico.
Devemos sempre cuidar do nosso valor existencial. Esta é uma tarefa muito difícil. Eu aprendi que nunca devemos subestimar a vida. Ela é muito traiçoeira. Diferente da existência que é segura, confiável e divina. Poucos de nós teremos este privilégio. Parabéns aos que conseguirem e gratidão eterna pela oportunidade de podermos tentar.
Eu aprendi que sim agente se entristece, que passamos por situação dificies em nossas vidas, que sentimos vontade de desistir de tudo ao nosso redor. Mas aprendi também que nem tudo é pra sempre, que a felicidade chega junto com a paz , que o amor floresce novamente, que a vida muda para melhor ,depois dos desafios diários. Tudo que se passa não é por acaso, é para nós ensinar a ser melhor do que ontem, é para nós fazer perceber que novas histórias estão sendo reconstruida ao nosso favor, que existem pessoas maravilhosas ao nosso redor ,para nós fazer se sentir fortes e gentis novamente, que com o olhar e o carinho dos nossos pequeninos ao amanhecer faz com que nós sentimos amados novamente. Deus nos ensina que a vida, as coisas, os propósitos, os planos amostram o quanto somos importantes, não só por dentro mais por fora também, o quanto dependemos dele para que possamos ser fortes outra vez. Porque ele lava, restaura e transforma o nosso coração, ele tira tudo que doe para que possamos sorrir e se sentir amados, transformados e fazer com que a agente perceba que nem tudo é em vão.
Muitas pessoas colocam a felicidade como um prêmio a ser conquistado no final da estrada, eu aprendi que felicidade verdadeira é presente de quem sabe contemplar a cada passo e a paisagem no decorrer de toda a sua caminhada! Seja feliz a cada instante de sua jornada, pois a tristeza custa momentos que não voltam, mas alegria de sorrir pra vida não custa nada! Quando a tristeza surgir no seu caminho, não saia da rota, mostre a ela o caminho inverso, pois reza a lei do retorno , que só recebemos aquilo que um dia nós lançamos no universo!
As despedidas são tão difíceis, não aprendi a lidar com elas. Às vezes, prefiro pensar que as pessoas não partiram, mas a verdade é que não partiram, as pessoas que eu amo sempre continuam aqui comigo no meu coração e, por isso, a ausência física dói tanto. É inevitável não sentir falta das pessoas que amamos, elas são parte de nós, são parte do nosso coração...
Parece que não aprendi nada com as relações passadas, me sinto uma adolescente naquelas paixões platônicas colegiais, pior é o coração resolver palpitar depois de 2 anos calado. Só queria ter metade da responsabilidade que tenho hoje, pra poder pegar o carro e partir pra lá mesmo com medo de se machucar.
Aprendi a me cuidar quando parei de esperar que os outros me cuidem ... depende de mim ser feliz , depende de mim ficar bem.. só de mim ..minha vida é um trem.. quem quiser me seguir que adentre a porta.. mas se não quiser , o trem vai continuar .. porque aqui é assim eu que sou a maquinista !!!
Aprendi recentemente que, em meio a uma tempestade forte, a gente tende naturalmente a se desesperar, no início, tentando sobreviver dentro daquilo que parece o fim de tudo. Mas, só parece o fim. Tem uma hora, amigo, que você percebe que não é o fim, que a tempestade já está no seu máximo e, advinha; você sobreviveu. Nessa hora, uma opção é você simplesmente parar de tentar, passar a somente observar a tempestade, ficar completamente estático, sem nenhum tipo de reação. Nenhum. Nem por dentro. Posso te afirmar que, um dos efeitos disso, é que você se tornará a tempestade e, muitas vezes, uma tempestade implacável.
Aprendi com o amigo e mestre Manoel Santiago o quanto é importante retornar a boas idéias e percepções do passado, e reconstruí las com o novo ponto de vista, do agora. Na criatividade, o passado e o presente sempre dialogam, ou se completam ou se esvaem em síntese. A simplicidade só é alcançada com a maturidade da visão e do pensamento.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp