Teus Filhos ao Redor de tua Mesa
"Quero estar junto com você
De mão enrugada e cabelo platinado
Sentado na mesa de uma cafeteria
Comendo cokies e tomando chá de camomila."
Simone, sentada à mesa daquele café remetia imediatamente a quem lhe observasse para a década de 20. A decoração do local, o uniforme dos atendentes, os trajes que a própria Simone vestia, enfim, até a fumaça que subia do cigarro que ela fumava parecia escrever no ar o numeral 20. O importante é que ela se sentia bem naquele cenário, aliás aquele lhe parecia ser o único cenário condizente com a sua pessoa.
PEDIDO MELEIRO
Garçom...
Eu quero uma mesa no canto
aonde calado eu possa chorar
... O encanto d'essa saudade.
Quero enxugar meu sentimento
em silencio com meu mundo
fundado em minas verdades.
Garçom...
Aquela mesa afastada
para lá eu esconder as lagrimas
perdidas pela minha amada.
Relembrar com recordação
do tempo em que meu amor
viveu intenção paixão.
Antonio Montes
Eles estavam em cima de uma mesa de piquenique naquele parque junto ao lago, à beira d’água escura, com parte de uma árvore caída, talvez um ipê amarelo com as raízes expostas, meio escondidos por uma bancada. Sentaram-se sobre a parte superior da bancada e tiraram os sapatos despreocupados. Era a triste como março, e a grama do parque era muito verde, o ar cheirava a sol. Havia abelhas, e o ângulo do sol fazia a água parecer ainda mais escura. Ocorriam mais tempestades naquela semana, com algumas árvores derrubadas e o som de motosserras destroçando. Suas posturas na mesa de piquenique eram idênticas: levemente avançados com os ombros arredondados e cotovelos nos joelhos. Às vezes, quando estavam sozinhos e pensando ou lutando para se entregar a Jesus Cristo em oração, eles se encontravam em dúvidas.
“E?”
“A história não termina. Não é no sentido tradicional. É possível que essa realização final seja a que finalmente desperte a escrita, mas acho esse resultado duvidoso. Acho que o ponto não importa.”
“Cadê o fim?”
“Isto, penso eu, é a chave para a qualidade narrativa da história. É terapêutica, não em seu conteúdo, mas na interpretação, que procura de uma só vez que você se identifique com a representação.”
“Qual é a do urso?”
“Judiaram do urso. O propósito da literatura é provar que não estamos sozinhos."
Autorretrato
De minha mesa vejo um homem escrevendo ansioso, ocioso e melancólico. Seu semblante lúgubre e sem harmonia é de uma criatura alheia a seu próprio universo. Com mãos trêmulas, traça seu drama pessoal sobre uma pequena toalha de papel. Sua escrita é serena e seu gesto tem a cor e forma da tragédia. A sensação que me ocorre no momento, é que estou diante de uma pessoa profundamente deprimida. De onde estou é possível perceber seu vacilante destilar e o advento de uma lágrima a rolar. O momento é delicado, por um mísero instante ele parece hesitar, olha para o horizonte, um olhar perdido, talvez esteja preso a um passado distante, quiçá deseja-o esquecer. Em súbito volta a rabiscar, como se algo o puxasse de volta a sua atividade febril. Através da sombra que se faz à meia luz, consigo visualizar a silhueta de sua mão a escrever, agora mais calmamente, como se estivesse tecendo cada verbo de uma composição. Talvez esteja construindo uma escrita subliminar, rabiscando seu tormento, sinto-me tocado por sua aflição. Proponho-me a imaginar sua amargura, o que realmente o move a agir daquela maneira? Não obstante, calmamente o homem se levanta, olha para o horizonte e pensa por um momento, em um gesto hesitante, gesticula uma súplica. Ele olha para trás, olha para sua mesa e permanece estático, logo, se vira e vem em minha direção. O homem passa então a meu lado, segue seu caminho a passos calmos, sem pressa e desaparece. Com tremenda sensação de euforia não resisti ao desejo sublime da curiosidade, e calmamente fui à sua mesa, ocasião em que pude ver o pequeno pedaço de papel e me deparei com o esboço de um homem extremamente triste, e a baixo uma descrição: "eis-me aqui; assim me sinto no momento"!
Bom dia 23/10
Estar no controle não é sentar-se a cabeceira da mesa, e sim estar pronto a sentar-se onde esteja vazia.
FALTA.
Falta comida na mesa
educação falta também
a saúde é uma tristeza
que não respeita ninguém
e os senhores da nobreza
sabe o quanto tem pobreza
mas afirmam que não tem.
“Peguei uma folha de papel essa semana. Sentei-me à mesa calmamente. Peguei a primeira caneta que eu vi e escrevi o título de meu poema. Observei atentamente o meu braço que ainda estremecia, e na ultima linha escrevi o seu nome e um eu te amo. Guardei-a em minha gaveta onde ali estavam mais algumas escritas por mim. Fechei-a e desejei um dia entregar todas aquelas cartas a você.”
- John
ENTRE A MESA E A CAMA
Entre a mesa e a cama
Um espaço a ser percorrido
Com a imaginação do corpo
Com a cumplicidade dos olhos
Com as mãos e os dentes do vinho.
A boca saliva, degustando o amor
Em goles de suspiros e de saudade
Entre a mesa e cama há um limbo
Que purifica as almas “encarnadas”
Onde os amantes recuperam a santidade,
Entre a mesa e a cama, o prazer
O brilho do mundo e o encantamento
Entre a mesa e a cama, o sonho
A conquista, o delírio de estar vivo.
Evan do Carmo 21/07/2016
Tu te foste
Deixaste a saudade e o espaço vazio a mesa nos almoços de todos os dias
Deixaste a risada mais linda, os beijos de todas as manhãs
Deixaste teu cheiro em minha memória,
teu calor dentro de um abraço, cheio de ternura.
Tu te foste
Para ficares do lado de dentro.
Teu lugar na mesa está vazio,
Mas o banquete ainda não acabou.
O Pai ainda espera à porta,
Com o mesmo amor que nunca mudou.
Liderança não é cargo, não é crachá. É clareza. É entrega. É presença. Tem gente que ocupa mesa. Eu sou a mesa que se ocupa.
Sabe quando você se prepara, arruma a casa, a mesa e se arruma esperando alguém? Deus muitas vezes está ali, com tudo pronto, só esperando você chegar. Se aproximar. Se reaproximar. Muitas vezes Deus está te carregando no colo, segurando a onda, só aguardando um sinal que vem do seu coração. Do ponto de conexão entre a sua alma e a luz que se expande nesse universo tão grande e bonito. Não é por acaso que quando resolvemos criar essa conexão com o Criador a vida parece fluir em um tom mais leve. Não é por acaso que Ele responde as suas orações quando você faz a sua oração. Não é por acaso que Ele manda sinais quando você pede um sinal. Deus está ao seu lado o tempo todo. Com tudo pronto. Com a casa arrumada. Só aguardando o seu sinal. A sua vontade de fazer o melhor com o que você tem. Com as suas possibilidades. Deus é a mão que você estende para um colega de trabalho. Deus é o gesto generoso que você doa a um desconhecido na rua. Deus é a palavra que iria ferir e você segurou antes de soltar. Não se engane. Deus é ainda muito maior do que aqueles que pregam em Seu nome nos templos e igrejas. Daqueles que se dizem “terrivelmente” alguma coisa. Deus é maior que todos eles que usam e abusam do Seu nome para chegar ou permanecer no poder. Deus é você. Sou eu. É o que você sente. É o tudo que, do nada, se refaz e recomeça. E esse montão de coisas boas só está esperando o seu sinal para acontecer. Então faça acontecer.
Jantar já tá na mesa, reza
Só de sentir o aroma veio o retrogosto dela
Acho que nesse molho tem fio de cabelo dela
Bon appétit, fiz a mesa pra três
Sugestão da chefe, banquete de ex
“Aceitar um presente de quem te deseja mal é permitir que ele plante raízes em sua mesa. Depois, ele exigirá colheitas no seu coração”
Cedo ou tarde haveremos de sentar a mesa com os nossos medos, cabe a nós decidimos se vamos enfrentá-los ou sair correndo desesperados.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp