Tenho Três Filhos
Não esqueça seus filhos
Pais, não provoquem a ira de seus filhos, mas os educem no treinamento e na advertência do Senhor. - Efésios 6: 4
É uma das histórias mais tristes que já ouvi. Um pai deixaria seu bebê na creche a caminho do trabalho, mas sua mente estava preocupada e ele se esqueceu. Deixada sozinha no carro, a menina morreu devido ao calor excessivo. O pai guardará essa lembrança dolorosa pelo resto da vida.
Enquanto esse pai inadvertidamente esqueceu seu filho, muitos outros pais estão esquecendo seus filhos deliberadamente - abandonando-os para perseguir seus próprios desejos egoístas. Esquecem os filhos quando se envolvem em um caso extraconjugal. Esquecem os filhos enquanto desfrutam de prazeres ou ficam preocupados com trabalho, dinheiro, esportes ou qualquer número de distrações. Assim, seus filhos ficam sem a orientação que apenas um pai pode dar.
A importância de um pai na vida de uma criança é monumental. Ele deve nutrir seus filhos, dando-lhes instruções, proteção, sustento, companheirismo, assistência, amor, disciplina e exemplo.
Um bom pai fornece um amplo leque de conselhos e sabedoria piedosos ao guiar seus filhos (Pv 3: 1-12). Mas um pai não pode fazer isso se ignorar os filhos porque está ocupado com atividades que servem a si próprio.
Pai, não esqueça seus filhos. Eles precisam de você.
Nossos filhos precisam de um lar onde o amor
proporcione segurança,
onde o que é ensinado não se confunda com
o que ouvem e veem. —Sper
O maior presente que um pai pode dar aos filhos é ele próprio. Dave Branon
Em palavras e ações
Seus filhos se levantam e a chamam de abençoada; seu marido também, e ele a elogia. - Provérbios 31:28
Um homem decidiu fazer o Dia das Mães especial para sua esposa. Ele comprou presentes para ela. Ele a levou para comer. Ele facilitou a vida dela em casa.
Mas quando mais tarde ela contou a ele o que havia tornado seu fim de semana realmente especial, agradeceu por algo que ele fez durante a igreja no dia das mães. Quando foi dito aos homens da igreja que eles poderiam ter o microfone para dizer algo sobre uma mulher especial em sua vida, ele ouviu por um tempo enquanto outros falavam. Então, quando a última ligação foi feita, ele se levantou e falou muito brevemente sobre sua esposa - dizendo como estava agradecido por seu exemplo divino. Ela ficou emocionada quando ele a honrou diante dos outros. Esses 18 segundos foram o destaque de seu fim de semana. Ela até pediu uma fita do serviço para poder saborear suas palavras pensativas.
É admirável quando um homem faz coisas boas para sua esposa, mas se ele a elogia publicamente, demonstra sabedoria. Quando um homem diz sobre sua esposa na presença de outras pessoas: "Você é especial para mim, e eu aprecio você", o relacionamento deles é aprimorado.
O marido em Provérbios 31 elogiou sua esposa dizendo: “Você supera todos eles” (v.29). Nada que um homem possa fazer é mais honrado do que falar palavras como essas.
Um homem que encontra uma esposa piedosa
é incomparável;
Ela é seu maior prêmio na vida -
Um tesouro rico e raro. —DJD
O casamento prospera em um clima de honra e respeito. Dave Branon
pedras da lembrança
Essas pedras serão para memorial dos filhos de Israel para sempre. - Josué 4: 7
Minha velha Bíblia não está mais completa. Suas páginas outrora com bordas douradas são usadas com o trabalho do tempo e com meus dedos. Os exercícios bíblicos e a exuberância juvenil deram a essa cópia esfarrapada das Escrituras sagradas mais caráter do que qualquer outro livro em meu escritório.
Apesar de sua condição, ainda consigo ler dois rabiscos pungentes da minha juventude. Uma citação diz: “Este livro o impedirá de pecar, ou o pecado o impedirá deste livro”. A outra, escrita quando eu tinha 18 anos, diz: “A vontade de Deus também é minha vontade. Tudo o que Ele disser para fazer, é o que eu farei.
Os israelitas da época de Josué colocaram "pedras de lembrança" no rio Jordão. Eles deveriam lembrar a seus filhos a notável providência de Deus quando Ele guiou Seu povo escolhido para a terra da promessa.
Como essas pedras, as declarações que escrevi em minha Bíblia há muito tempo continuam me chamando de volta a verdades importantes. Eles se lembram da minha própria jornada, desde a infância até o presente, pois Deus me orientou através de Sua Palavra a conhecer Sua vontade.
Que lembretes do passado protegem seu coração, guiam seus passos e ocupam sua mente? Agradeça a Deus hoje pelas grandes verdades da Bíblia que continuam chamando você para mais perto Dele. Considere-os suas pedras de lembrança.
A Palavra de Deus é um mapa para nos ajudar a traçar nosso curso ao longo da vida. Dave Branon
Quando se trata dos nossos filhos, qualquer movimento brusco pode e deve ser encarado como ameaça...
Vivendo até o nome
Sejam imitadores de Deus como filhos queridos. - Efésios 5: 1
Nosso Yorkie de 9 libras estava latindo freneticamente e cavando furiosamente para chegar a um esquilo que corria sob um galpão. Ela olhou para mim com uma expressão que parecia dizer: "Você não pode fazer algo para me ajudar a pegá-lo?" Eu não a ajudei, mas também não a repreendi. Embora eu desejasse que ela pudesse distinguir entre ratos e esquilos, é natural que ela vá atrás de qualquer roedor. Afinal, ela é de uma família de pequenos terriers criados em Yorkshire, Inglaterra, para matar ratos. Então, ela está cumprindo o nome de sua família.
Deus espera que Seus “filhos queridos” (Ef. 5: 1), que foram libertados das trevas espirituais e feitos para serem “luz no Senhor” (v.8), façam o que fomos redimidos. Ele quer que “andemos no amor, como Cristo também nos amou” (v.2), e não falemos ou vivamos como incrédulos que não têm participação no reino eterno de Deus (vv.5-6).
Obviamente, viver como filhos de Deus não é uma questão de instinto. Somos desafiados a nos lembrar diariamente de quem somos pela graça de Deus. Somente quando fazemos isso de forma consistente e nos tornamos “imitadores de Deus como filhos queridos”, podemos ter a alegria de saber que agradamos ao Senhor.
Quando fizermos o que Deus nos salvou, viveremos de acordo com o nome da família.
Querido Jesus, pegue meu coração e mão,
e conceda-me isso, eu oro:
Que eu, através do seu doce amor, cresça
mais como você dia após dia. - Guarnição
Como nos comportamos revela o que acreditamos. Herbert Vander Lugt
Uma mudança de atitude
Você já foi trevas, mas agora você é luz no Senhor. Ande como filhos da luz. - Efésios 5: 8
O pastor e autor AW Tozer escreveu: “A natureza humana não é fixa, e por isso devemos agradecer a Deus dia e noite! Ainda somos capazes de mudar. Podemos nos tornar algo diferente do que somos. ”
A prioridade de nossas vidas deve ser deixar que Deus nos mude. Mas qual deve ser nossa atitude em relação aos crentes que mostraram pouca ou nenhuma mudança ao longo dos anos? Muitas vezes desenvolvemos um espírito crítico, que apenas reforça os problemas deles e pode atrapalhar a obra de Deus em mudá-los. Aqui estão três atitudes acusadoras:
1. “Eles nunca fazem nada certo.” (Ninguém faz tudo errado!)
2. “Eles sempre foram do jeito que são.” (Talvez, mas Deus é poderoso e capaz de mudá-los.)
3. "Eles nunca mudarão." (Não podemos saber disso. Só podemos confiar em Deus, que conhece seus corações.)
Às vezes, temos até atitudes sobre nós mesmos: “Não posso fazer nada direito. Eu sempre fui assim. Eu nunca vou mudar.
Podemos não ser capazes de mudar as atitudes e ações dos outros, mas com a ajuda de Deus podemos cuidar de nós mesmos - se quisermos. Podemos escolher "andar como filhos da luz" (Ef. 5: 8).
É a vontade de nosso Pai,
e preciosa aos Seus olhos,
que os cristãos aprendam a andar
em sabedoria, amor e luz. - Hess
Um coração mudado resultará em uma vida mudada. Joanie Yoder
Concentrado Divino
Não provoque a ira de seus filhos, mas crie-os no treinamento e na advertência do Senhor. - Efésios 6: 4
Um pai experiente disse: “Antes de me casar, eu tinha seis teorias sobre criar filhos; agora tenho seis filhos e não há teorias!
Às vezes, a tarefa de ser mãe ou pai pode ser esmagadora. Ao procurarmos ajuda, encontramos livrarias repletas de volumes de "como fazer" por consultores religiosos e seculares. No entanto, quando procuramos na Bíblia por orientação específica, encontramos poucas passagens que nos dizem exatamente o que fazer e como fazê-lo. Costumamos voltar a Efésios 6: 4, que declara: “Não provoque a ira de seus filhos, mas crie-os no treinamento e admoestação do Senhor”.
Podemos desejar mais instruções do que o que esse versículo nos diz, mas talvez Deus tenha empacotado mais do que imaginamos. Se começamos a “dissolver” esse versículo em nosso pensamento e pedir a Deus que nos ajude a entender como colocá-lo em prática, podemos achar que é como um pacote de mistura de bebidas com sabor e concentrado que produz 500 galões.
Quando foi a última vez que pensamos no que fazemos que provoca raiva de nossos filhos? Como nossas palavras e tom de voz os desencorajam? Que coisa simples podemos fazer hoje para incentivar seu crescimento espiritual?
Por que não começar a colocar Efésios 6: 4, o plano concentrado de Deus para ser pai, em prática agora mesmo!
Seu privilégio está além de todo preço -
vale mais do que prata, ouro ou fama -
Para guiar com amor e sacrifício,
e escrever no coração das crianças o nome de Deus. - Anon.
Um pai piedoso é o melhor guia de uma criança para Deus. David C. McCasland
Os homens nos fazem acreditar que precisamos desejar filhos ou morrer. Foi por isso que quando perdi meu primeiro filho eu quis a morte, porque não fora capaz de corresponder ao modelo esperado de mim pelos homens da minha vida, meu pai e meu marido, e agora tenho que incluir também meus filhos. Mas quem foi que escreveu a lei que nos proíbe de investir nossas esperanças em nossas filhas? Nós, mulheres, corroboramos essa lei mais que ninguém. Enquanto não mudarmos isso, este mundo continuará sendo um mundo de homens, mundo esse que as mulheres sempre ajudarão a construir.
Um dia fomos bebê, criança e hoje adultos, criamos nossos filhos e veremos se no futuro eles terão a paciência que tivemos de tanto amor e dedicação!
Quanto mais eu vejo pessoas postando fotos de filhos pequenos em redes sociais, e quanto mais eu vejo essas mesmas crianças passarem por problemas de tantas matizes como consequência de ataques psíquicos por causa do excesso de exposição, mais eu vejo que as pessoas nem imaginam - ou ignoram - o poder destruidor da ‘vaidade do mostrar’.
O problema de mostrar demais os filhos em redes sociais está na natureza dos inimigos (visíveis ou invisíveis) que os pais têm. Aliás, não apenas de filhos: cada foto que você posta de uma conquista ou de algo que para você é importante, ou até mesmo algo que você queira mostrar para todos ‘o quanto é bom ter o que outros não têm’, da aos seus inimigos o endereço exato de onde eles podem atacar com mais intensidade para tentar arrancar de você o que te faz feliz. E acredite: isso acontece há milênios nessa nossa humanidade. Propagar o que se tem ou o que se gosta sem propósito construtivo, e sem as devidas proteções, é desastroso.
Os pais que falharam em suas realizações pessoais na vida, têm nos filhos uma ótima oportunidade de, ao orientar-lhes com instruções mais auspiciosas, e ao quebrarem o círculo vicioso das maldições familiares que assolaram as gerações anteriores, se alegrarem ao verem seus rebentos prosperarem em suas missões pessoais de vida. Não serão necessariamente o que os pais queriam ser, mas terão mais chances de vitória naquilo em que desejarem se realizar.
Filhos... com eles, participamos de uma dobra no tempo, é possível experimentar o passado, o presente e o futuro. Aprendemos que o mundo inteiro é nossa casa, e o universo, o seu quintal.
"Pais que não disciplinam os filhos terão que sustentá-los a vida toda”
Abaixo estão 31 frases criadas por Içami para os pais questionarem se estão criando filhos sem limites:
1. Fazer pelo filho o que ele próprio pode fazer sozinho.
2. Deixar de cobrar obrigações que ele tem de cumprir.
3. Engolir contrariedades, respostas mal-educadas, desrespeito aos outros.
4. Permitir que o filho imponha suas vontades inadequadas a todos.
5. Concordar com tudo o que o filho faz e diz só para não contrariá-lo.
6. Acreditar que “o filho não mente” ou “ele nem sabe o que faz”.
7. Permitir que o filho gaste o dinheiro do lanche em outras coisas.
8. Assumir para si as responsabilidades sobre o que o filho faz.
9. Silenciar quando percebe que o filho falsificou a assinatura dos pais.
10. Repetir muitas vezes a mesma ordem.
11. Dar tapas ou “surras pedagógicas”.
12. Ser conivente com suas delinquências.
13. Aceitar notas baixas, tarefas feitas de qualquer jeito.
14. Terceirizar a educação dos filhos.
15. Ignorar o lixo que o filho jogou no chão.
16. Permitir que os filhos dentro de casa façam o que não devem fazer no ambiente social.
17. Incentivar a tirar proveitos pessoais de qualquer vantagem que tiver.
18. Justificar as falhas dos filhos como erros dos outros.
19. Tolerar mentiras, traições, pequenos furtos etc.
20. Minimizar o cumprimento de regras, ordens e combinações estabelecidas.
21. Inventar desculpas por falhas próprias.
22. Mudar as regras existentes para favorecer os filho.
23. Permitir que experimentem drogas.
24. Fingir que não percebeu a ingratidão e o abuso que os filhos cometeram.
25. Instigar superioridade religiosa, financeira, familiar, etc.
26. Dividir o mundo em pessoas espertas e burras.
27. Ser cúmplice ou conivente nas transgressões e contravenções dos filhos.
28. Colocar o filho acima de tudo e de todos.
29. Ajudar o filho a “colar” nas provas.
30. Fazer a lição de casa do filho.
31. Ameaçar ou agredir professores ou pais dos amigos do filho por erros que são dele.
Depois de fazer essas perguntas a si mesmo, a quais conclusões você chegou? Como está desempenhando seu papel na criação de seus filhos?
Nossos filhos: “O caminho deles está nas mãos de Deus, e Ele sabe o que é melhor para os pequenos”
Esse amor que nos constrange, que nasce e nunca termina. Que missão é essa que recebemos da vida? Missão bela que nos faz comprometidos! O caminho para eles trilharem… seguimos sempre em dúvida… como instruí-los?
Educá-los no amor e na fé em Deus, e quando forem maiores não andarão perdidos?
Sabemos muito pouco sobre nossos filhos, quando pequenos vamos nos ajustando a eles, os conhecendo-os e fazendo para eles o que achamos que é melhor.
No entanto, eles não vêm com manual, nós perdemos, “erramos”, mas mais que tudo, aprendemos com eles; coisas até então não vividas.
A sabedoria de Deus nos faz passar, durante nossa caminhada, por situações importantes, que serão essenciais para o ensinamento dos nossos filhos. Tudo está interligado, e nada sai dos eixos.
Deus tem um plano para cada bebê; uma jornada, missão, função e provação; “os teus olhos viram o meu embrião; todos os dias determinados para mim foram escritos no teu livro antes de qualquer deles existir” – Salmo 139:16.
Que possamos dar o nosso melhor, mas descansar no amor muito maior que Deus tem por eles, maior que os nossos próprios.
Sua função como mãe é auxiliar, entender o coração e a alma tão única que Deus criou. Cada um com seus talentos, dons e prisões. Não tentar impor nada, mas saber ser maleável para que a autenticidade do seu filho possa emergir. Grandes dificuldades, a princípio, se tornam grandes virtudes futuras.
O caminho deles está nas mãos de Deus, e Ele mais do que ninguém sabe o que é melhor para os pequenos. Descanse o coração, e saiba mais uma vez que “tudo coopera para o bem deles” – Romanos 8:28.
Devemos educar nossos filhos a superar suas frustrações, a impor limites, e a refletirem o porque do *não*, para que eles cresçam com maturidade suficiente para lhe darem com as divergências da vida cotidiana na sociedade.
Daniel d'Paula
A pessoa quer casar e ter filhos, mas insistentemente vive a crer que encontrará o grande amor da sua vida naquela balada onde a maioria que lá está, quer apenas curtição.
A missão mais desafiadora dos pais com os filhos é aquela até os sete anos de idade da criança. É intemporal mais adequado para combater as más tendências de vidas passadas, e estimular as virtudes da vida presente. Se este trabalho for bem feito, estaremos formando adultos mais bem sucedidos.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp