Tag poeta
Creio que o fim último e a causa primeira da poesia seja preparar o homem para o contato COM e a compreensão DO Divino. Gosto de entendê-la, por isto mesmo, como a própria antecâmara da fé. Seu sentimento é sem paralelos dentre aqueles aos quais os homens são suscetíveis... O sentimento poético é a intuição continuada de (que há um) Deus.
O anseio ou engodo supremo da poesia, essa arte suprema do verbo, é, paradoxalmente, acessar a dimensão pré-verbal, aquela que o verbo mesmo nos roubou. E Sísifo fantasia-se de Orfeu, e Narciso, de Jasão, e embriagam-se de desespero e máscara.
É mês de Junho:
tudo anda tão ligeiro,
à Deus deu testemunho
São Jão Batista, primeiro
mês de festança, dança
Viva Santo Antonio casamenteiro
São Pedro e São Paulo,
Viva São João... dia 24, padroeiro!
© Luciano Spagnol - poeta do cerrado
24 de junho, 09’08”, 2021 – Araguari, MG
Mente de Poeta.
As vezes,
Entre as madrugadas frias que passo.
As neblinas lavam minh'alma.
Os escuros me enobrecem.
Breu que soa e ressoa nas poesias que me enaltecem.
De olhos atentos,
Percebo que as indignações são férteis.
Nas imaginações que vagam.
Névoas que se desfazem.
Icebergs que desabam e inundam os versos que eu faço.
Porquê tudo isso oh ! Senhor dos senhores ?
Porquê ?
Me dê ,
Me dê uma resposta oh! Santidade.
Me socorra dessa insanidade.
Antes que eu desapareça,
Nesse naufrágio......
Por vezes,
Enfatizo para mim mesmo.
Mente de Poeta que se abre e se fecha.
E tenta buscar o real segredo,
Das lacunas que se rasgam em suas qualidades e anormalidades.....
Autor:Ricardo Melo.
O Poeta que Voa.
Se você não tiver coragem de terminar um namoro assim que presenciar um erro, uma falta grave... Então a felicidade no seu casamento ( se assim podemos dizer! ) só será na lua de mel! Depois... Inferno, fel.
QUANDO EU, TRISTURA, EM TI DRAMA PONHO
Quando eu, tristura, em ti drama ponho
Sinto o que não senti nunca, nem desejei
Que houvesse cá, a apertura que nem sei
E, que vou tresvariando em algo medonho
Isto incomodando, e passando, suponho
Me quero risonho, fausto, e então serei
Pronto pra haver poética, e leve estarei
Entre choro e riso, e não me avergonho
Que, um sofrente ante ti, ó tristura, tal
Um moribundo d’alma e emoção muda
De que me valerei se não viver visceral?
Esperando que ti, causar, então acuda
E o amor me acode, em um sentir total
Assim, na sensação, não mais me iluda!
© Luciano Spagnol – poeta do cerrado
Junho, 2021, 26, 10’27” – Araguari, MG
Sabieis!! Sabieis.
Aquele que não tem mulher, fica disponível para as coisas do senhor, fazendo por agradar a Deus.
E aquele que tem mulher fica disponível para as coisas do mundo. Dedicar-me-eis 4 festins por ano.
Não vexareis um desconhecido.
Amantes de pombos/as. Nem lhe lambereis as botas.
Pois vosso é o Reino.
O poder e a Glória de um Rei.
Ámen. Isso é a doxologia. Doxologia?
É o raio que os parta poeticamente.
Pois vosso é o Reino.
O poder e a Glória de um Rei.
Te espero beijo carinho sorriso e aperto
Te espero pele cheiro barba e puxões de cabelo
Te espero até que o longe seja perto e o perto seja dentro
Com o toque do teu olhar
Meus sentidos se esvoaçaram
Meu ser tornara-se arbusto
Sob o comando do vento
Meu coração náufrago foi lançado
À superfície dos teus braços
Acendemos então a chama do Amor nessa noite que já está caminhando.
As labaredas dos céus nós traz novos desafios.
Que os nossos corações estejam aquecidos de paz.
Que a sabedoria suprema prevalece em nossos pensamentos.
Onde o descaso e o limite sejam derrubados para que possamos vence-los.
Os vencedores vencem sabendo perder.
Os perdedores perdem porque nao sabem ganhar.
Mas não estou falando de quem é melhor ou pior.
Estou falando da ligação entre o homem e Deus.
Pois só os mansos chegarão na sua Glória.
Pois o próprio Deus disse;
Não faço nada por amor a vós.
Faço por amor ao meu nome.
Faço por amor a minha palavra.
Tudo que falei, Eu cumpro....
Ela corta dos dois lados mais que uma navalha.
Então,
Tudo é por ele
E nada é por nós.
Bom noite com mansidão a todos!
Com Amor:
Ricardo Melo....
Não perca as esperanças,
Nunca deixe de acreditar
Por mais difícil que seja,
Espere,tenha calma
E tenha fé em Deus,que tudo vai passar!
Nunca julgue ninguém,
Por suas aparências
Pois talvez será, essa pessoa
Que você tanto maltrata,
Que irá te ajudar,nos momentos,em que você mais precisar!
Eu sento e olho para o rio, os pensamentos formam cardumes de amor e a beleza das águas do Tejo são inexoráveis; olhando para eles, a superfície brilha e se espalha como as notas de um piano enviado ao mar e com amor.
O Tejo bebe as cores da cidade, sobre elas eu abro o coração a Lisboa em que te encontras, as colinas
emolduram as raizes que à terra
nos ligam. Para os meus olhos
é momento de pausa: as coisas
que interrogo não resistem à maré,
não dão respostas; perdem-se no Tejo
como tudo o que a memória não reteve.
Se um dia,eu te magoei
Tenha certeza que
Não foi a minha intenção
Apenas não tive maturidade
O suficiente,para compreender o meu erro!
Há dias que as palavras conversam com o poeta, mas há outros, que elas sentam-se ao lado dele, mas permanecem caladas.
Quem vislumbra apenas o grau de dificuldade do problema, fica as vezes incapaz de perceber o caminho certo para sua resolução.
Uma vez um homem sábio lendário disse.
E, quando tentarem assustar-nos, a sacrificar os nossos direitos humanos elementares, não seremos intimidados nem desistiremos, e enquanto vivermos e respirarmos dia após dia é uma vitória sobre a mentira, a difamação, a perseguição, Conspiração, Ódio e xenófobia e não seremos silenciados.
