Tag poesia
Poesia
Aaah poesia
ela é minha fuga
é eu grito
é minha amiga
meu riso
Me anestesia
nela devaneio sem medo
de heresia
de que me apontem o dedo
Aaah poesia
abro a gaiola e solto
esparramo sobre a mesa vazia
e me preencho de poesia
Poesia tem me dado vida
em tempos de pandemia
tem sido minha aliada
diante de tanta hipocrisia
Que nunca me falte a poesia...
Lança do destino "Perfure o escudo do meu peito com o frio e áspero aço de seu ódio. Enterre-o em minha carne, até que todas as boas lembranças escorram pelo meu ventre, na forma fluída e carmesim de um adeus, do qual, por anos, desejou-lhe sujar as mãos. Abdique-se de toda a sua empatia e contemple, finalmente, o enorme e perturbador vazio que me deixará, pois, quando uma última lágrima escorrer por entre meio meus lábios pálidos de amargura, querida... Saberás que é tarde demais para nós dois."
Não Cortem os Meus Cabelos
Thersila era linda, o conjunto fazia a graça da sua beleza e o que mais impressionava eram os seus cabelos, tão longos como as horas de nossas vidas.
Sua mãe dizia: “corte os cabelos, estão muito compridos! Fez promessa?" Mas, ela se calava e seus cabelos cresciam feito horas de espera: intermináveis. Cresceram... Cresceram... que para lavá-los ia até ao rio Corumbá, desatava as tranças o que levava horas, e deitava sua longa cabeleira no cascalho das águas do rio.
Neste instante, os cabelos encharcavam e tomavam o movimento das águas e mais pareciam galhos e gravetos esparramados pela chuva. Lavava, secava e perfumava seus fios e retornava à casa.
Sua mãe bradava: "Que é isso? Promessa?” E os seus cabelos ainda mais cresciam... cresciam tanto, que seu marido fez deles seu colchão e suas cobertas, apaixonado pelos longos fios sedosos e cheirosos.
Amanhecia emaranhado, que o prendia feito teias, para que não abandonasse o leito.
Conselhos não adiantavam: corte as pontas, da força!
E não entendiam. Thersila fez promessa? Todos ficavam impressionados com ela sentada na poltrona trançando os fios esparramados pelo chão.
Ela passava horas a fio a desembaraçar e ajeitar os fios na cama e cobrir seu amado, confiando no enlace da paixão.
Num dia de irritação, ele entrelaçado e embaraçado em seus fios, bradou e cortou os seus cabelos.
Thersila, nesse instante entristeceu, empalideceu e emudeceu.
Sentou-se num canto da sala, começou a tecer os fios cortados, como teias, num crochê complicado e os dependurava nas janelas, como cortinas.
Ele desesperado com a sua mudez, pediu:
— Fale Thersila, são seus cabelos que lhe fazem falta?
Ela então falou:
— Você cortou meus cabelos, junto deles a minha história. Agora teço com o que restou, teias, para que os fios não voem pela janela afora, como palavras perdidas de uma história de amor que levei anos e anos para contar e lhe ACONCHEGAR!
Livro: Não Cortem Meus Cabelos
Autora: Rosana Fleury
Os aliados mercenários não respeitam sua história, apenas se disfarçam de amigos porque querem o seu legado.
Jardim de aparências
Seremos apenas rosas destroçadas
no meio a um jardim florido e feliz
Seremos rosas espinhosas e venenosas
em meio a pétalas tão cheias de elegância
Mesmo a minha mais singela doçura
Aparenta ser tão amarga diante a beleza do outro
E meus traiçoeiros espinhos se aparentam tão maiores
São tratados como um câncer das flores
Eu sei que neste jardim não há rosas perfeitas
E sei que não existem espinhos fatais
Mas a minha autodestruição sabota minha imagem
A alegria das outras ainda me condena no olhar.
Talvez seja eu o condenado e o condenador
@paulorecita
Chuva lá fora
Tempestade dentro de mim.
Peito apertado, nó na garganta
Vozes
Enlouqueci.
Deixo doer, pra não sentir mais?
Enquanto chovo,
Ouço o céu chorar.
Saio de cena
Sinto aliviar.
uma poesia louca...
As vezes penso que sou só eu
Mas minha mente me faz caminhar por um caminho só seu,
As vezes penso que o mundo é só meu e me vem o pensamento que sou seu.
Você é o mistério que tenho que desvendar, mas só quero ir onde o sol está
Mesmo que o caminho seja escuro você pode iluminar.
Quem pode descobrir onde o amor está?
Quem me dá a certeza que devemos só amar?
As vezes a vida nos faz odiar, mas só quero caminhar onde o sol está
Esquecer o ódio da humanidade e novamente amar.
Eu sei onde o ódio está, está dentro de mim
É como um demônio querendo meu fim
Me olho no espelho e nada vejo, me inojo e me jogo num abismo sem volta.
Só ela pra me salvar e me pergunto se você vai me amar,
E matar o demônio antes dele me matar.
Navio Negreiro
Lá vem o navio negreiro
Lá vem ele sobre o mar
Lá vem o navio negreiro
Vamos minha gente olhar...
Lá vem o navio negreiro
Por água brasiliana
Lá vem o navio negreiro
Trazendo carga humana...
Lá vem o navio negreiro
Cheio de melancolia
Lá vem o navio negreiro
Cheinho de poesia...
Lá vem o navio negreiro
Com carga de resistência
Lá vem o navio negreiro
Cheinho de inteligência…
Pó & Cia
de vez em quando
a poesia
se insinua
para que eu a possua.
depois
arredia
desaparece
como se habitasse
a outra
face
da lua.
Atemporal
no fim da linha
o que sobra é a poesia:
construção sobre ruínas
plasmada em palavras
e silêncios.
quem saberá os limites
da beleza e do desespero?
a vida em sua face oculta
sobrevive de engordar serpentes.
o amor em sua loja de ourives
(relume)
a lapidar o inatingível.
no avesso do des/haver
o que resta
é o infinito não ser
em seu azul atemporal.
Aprecia-a… prova-a… usa-a… aplica-a, pois ELA; esse tem!
Por a ninguém tal ver, por querer mal;
Mas por tanta verdade, em tal haver;
Tem nela aquele valer natural;
Que em tão poucos de nós, tem bom caber.
O poder da POESIA…
Por não haver escrever que diga tanto;
Em tão poucas palavras, por sintético;
Tão sempre com um poder, dialético;
Tem em tal, um mostrar, com que me encanto!
Tal como, tem tal tanto, de quem a usa;
Por tanto amostrar: um desse, abrir de Alma;
Num nela recitar, que a mesma acalma;
Num ser, para a tal dita, a boa musa!
Que bela e pura é: a nua escrita;
Tão tida, nessa dela, mais valia;
Criada, pra a verdade; realçar!...
Sem ter, que a alguém temer, por destratar;
Permitindo um citar, na dela via;
Que em mais, outra alguma; pode ser dita.
Com um especial prazer;
Me ariando
Corri contigo na ladeira da razão
Fustigando me um vento ateu
Carregando todo peso sem dó ou perdão
Sem a resistência de meus ideais,
Num olhar "Sartreano" triste e elegante.
Agora é apenas eu e o futuro!
Meus métodos e manias,
A voz que ouvia
Da força estranha e contida,
Os palavrões e choros
O dom reprimido na gaiola de um sonho de liberdade
Nada importa mais
Agora é apenas eu e o futuro
Os julgamentos e erros do passado
As escolhas e os grandes momentos
A lembrança torpe da gozada amada abraçada
O mundo que não acaba nem começa...
E...começa e acaba a toda hora?!
E essa nova vontade que, não, me, salva...
Agora é apenas eu e o futuro
Não importa essa dor nas costas
Nem o quanto eu possa estar enganado
Nem homem nem menino eu me raio
A esperança apenas espera
Será seu o seu o próximo destino
Tudo é mesmo só isso?
Agora é apenas o futuro e eu...
LIMPEZA DIÁRIA
Abre teu armário
Tire coisa inúteis
Arrogância, petulância...
Veja seu coração
Verá o tesouro na palma da sua mão
Arranque tudo que não presta, jogue fora
Lembre-se
Adjetivos bons no meio de lixo,
Se torna lixo.
COISAS DO MUNDO
Caralho,
Que mundo é esse
Parei esses dias para pensar
Quanto batalha tem nesse lugar
As coisas vão mudar
Tudo vai dar certo
Toda mudança é o início de uma nova esperança
Um novo começo
Um ponto de partida
Coloque uma vírgula
Peça ajuda se sentir que precisa
Confie no cara lá de cima.
PROVÉRBIOS 4
Os obstáculos param seu caminho
Te fazem chorar e não te deixam andar
O conhecimento te dará o melhor lugar
Para andar, caminhar e não tropeçar
Deixe as coisas pesadas,
Leve coisas leves, na sua mala
Educação, bondade e solidariedade
São peças chaves
A iluminação do bondoso é a confiança
Dos maus a falta de perseverança
Queda que não cicatriza e te faz aflita
Quem sabe em quem confia, leva como sabedoria
Cuidado com os pensamentos,
Atrapalham seu destino e tiram seu combustível
Como o avião que tem seu radar,
Seu coração busca algo para se apegar
REI DOS REIS
Chegou e durou pouco
Um mais quatro vezes oito
Alguns acreditaram naquele louco
Contra tudo e a favor de todos
Por causa de Judas foi morto
Maltratado e chicoteado, morreu calado
Foi colocado do lado de dois salafrários
Um perdoado e outro debochado
Aonde está o corpo?
Pensaram que foi roubado
O véu está rasgado
Está vivo e é nosso advogado.
MUITO ORGULHO, MEU FILHO
Meu coração só permanece felicidade
Desde o primeiro dia em que te vi
Naquela maternidade
Tua força derrotou minha maldade
Em palavras não consigo expressar essa singularidade
Você é meu sol, minha lua e toda via láctea em forma de ternura
Quando você diz "papai", meu coração chega a pular
Vivi sem meu pai, que sensação diferente
Parece até paradoxo, do peito e da mente
Suas primeiras palavras, seus primeiros passos e abraços
Verdadeiros como diamantes, sinceros como tempo
Finito e infinito, juntos em todos os ciclos
Quando te vejo, me vejo criança
Feliz, ousado e cheio de esperança
Que isso nunca acabe, que seja permanente
Até o dia que você compreenda a complexidade da mente
Porque tanta variedade de flores?
Tanta variedade de cores?
Tanta variedade de tamanhos?
Se as pessoas parecem que só enxergam
em preto e branco
e colocaram ordens nas formas
não tem graça sermos todos da mesma cor
não tem graça sermos todos da mesma forma
o que encanta são as diferenças
Qual seria a graça,
de correr por um jardim sem cores
ou qual a graça se todas frutas
tivesse os mesmos sabores?
Aceite as diferenças
ame as diferenças
porque você é diferente!
Nostálgica,
Abro meu baú e
cheio de inspiração,
flores, cores e delicadezas
Me encontro, ascendo , ilumino....
Tem gente que transforma
o que passou,
em mágoa.
Feliz Eu Sou,
que pego o que restou e
transformo em poesia.
🌻
Dias de luta
Todos têm uma missão
Um propósito destinado ao bem da população
Seja fiel e descobrirá
verá que é muito mais que uma mesa de bar
Execute com amor, as bênçãos que o universo de fornece
Mesmo parecendo insignificantes E sem importância
Por menor que seja
Prospere o bem sem olhar a quem
Faça com alegria
Sem pensar nas críticas
Vale lembrar
O cara que inventou o avião, foi elogiado só quando o projeto saiu do chão
