Tag poema
Já fiz tudo que eu podia para chamar sua atenção;
Fiz verso , fiz poesia , poema , já fiz canção;
O que mais posso fazer, para ganhar seu coração !
Encantar a sua ternura me envaidece. É que todo poeta precisa de alguma forma encantar o que lhe encanta, e assim o faz através do poema. Este encantar-se, é uma espécie de gratidão.
Meus demônios
Me perseguem
Em botecos sombrios
Fumam de meu cigarro
Bebem de minha cerveja
Apagam as luzes
Tudo se escurece
Até outro dia chegar
E meus demônios
Voltarem a me assombrar.
Talvez eu ti ame
Talvez eu ti odeie
Talvez devemos ficar juntos
Talvez não nos conhecemos
Talvez já conversamos
Talvez eu realmente ti ame
Talvez esteja perdido
Mas certamente é em busca de você
Existe um grito contido dentro de mim
Grito liberdade de ser quem somos,
Liberdade de falar a verdade
Sem criar inimigos,
Liberdade de dizer que o politicamente correto é errado...
É apenas uma forma hipócrita de esconder o caos da realidade.
Vivemos no paradoxo
Onde o errado é certo e o certo é errado.
Existe um grito contido dentro de mim...
Não, não precisamos mais de dedos acusadores
Pois o mundo se tornou uma esfera de sentimentos confusos.
A vida é um eterno querer de nada
Mas ainda desejamos as mesmas coisas
Dignidade, Respeito, paz e amor verdadeiro no coração das pessoas.
Mas ainda caminhamos em terrenos minados
com medo de sair do lugar
Pois um passo em falso e tudo vai pelo espaço.
Desejamos ter tudo aquilo que ainda não sabemos conviver.
Precisamos aprender com as simples frases escritas nos muros da cidade
Por um louco poeta, semeador da paz, do respeito e do amor.
Que contradição!
Pois só após sua morte
As palavras semeadas que ninguém enxergava ganhou atenção
O Profeta Gentileza o poeta louco ou um louco poeta
Já compreendia que "Gentileza gera gentileza"
Essa é a semente que precisamos semear em nossos corações.
Existe um grito contido dentro de mim.
A vida é um oceano no qual temos que nadar
Nossos sonhos são estrelas no céu a nos guiar
Nossa esperança são ilhas nas quais podemos descansar
e Nosso objetivo uma praia na qual devemos nós chegar
Desalunada
A lua foi extirpada
em seus ovários e luzes
por mãos escandalosas.
A lua desfigurada
fez-se de esfinge mais e mais
para as mandíbulas dos vales.
Uma lua decorativa, corroída de sulfores
sem metade de sua história.
Uma lua lenta, sem locomoção
essa lua empesteada por bolorentas cobiças
nunca mais encharcou as matas inchadas do verde apodrecido.
Não deu mais o espetáculo pagão de costume
o plenilúnio de ossatura alva e exposta.
A lua fragmentou-se: em postas de poente
em rosas de sangue azul, calvo...
Nunca demorei-me num lugar
morei pouco porque morei às voltas
e nunca mobiliei um objetivo.
O apartamento comprado tinha belas texturas
combinando a força dum azul cansado com um áspero rubro
e os dois pareavam sem atenção, flácidos
em paredes de gamas opostas.
Simples janelas de alumínio,
quadradas, respingadas de tinta,
eram no entanto minha casa.
Abri-las e respirar qualquer ar
faziam-me dona de muitos limites
e eis porque viajei até aqui
como se tivesse desterrado
com uma maculada mão cuidadosa
algum fim.
DE FAUSTO E DO ANJO BOM
Oh, Fausto, amputa tua mão de ganchos
teu olhar de perfuratriz
finge o infinito como uma criança
amassa com as mãos o sonhado
como adolescente de cenho d´espanto
aos pés do imenso
e despreocupando-se!
(de Kleine Faust)
USÊNCIA
Você foi essa ausência,
Presença de minha dor,
E agora...
Meu coração se comove
Com um vazio que me move
Nesse poemas de amor
Sonhos profundos
(Victor Bhering Drummond)
Lancei desejos ao mar
Eles não quiseram afundar
Mergulharam apenas e foram
Buscar meus sonhos mais profundos
Levaram-os para o altar e
Entregaram-nos à bênçãos dos deuses
Voltei tranquilo pelo caminho
Certo de que meus sonhos
Ficam apenas repousados
À espera do lugar certo para
Tornarem felizes meus meses.
•
••
•••
#sonho #dream #paraty #beach #man #homem #verao
Vida de Poeta
Ser poeta é escrever com o coração
Ser poeta é tentar descrever com rimas essa estranha imensidão
Ser poeta é ser julgado
Ser poeta é ser aplaudido
Ser poeta é dar a cada verso um pedaço da sua própria alma
Ser poeta é enlouquecer com cada rima, olhar a si mesmo no espelho e manter a calma
Ser poeta é tentar mostrar ao mundo o seu verdadeiro significado
Mas muitas vezes por sua arte acaba sendo menosprezado
Mas mesmo com tanta coisa ruim não desistimos de ser poeta
A gente pode não mudar o mundo, mas sempre haverá essa porta aberta
Não escolhi ser poeta, a poesia me escolheu
Para mostrar a todos o amor que o mundo lhe deu.
A medida do amor
Anjo dourado, quando Deus te fez humana
Criou seus olhos, negros, lindos, só pra me olhar
O formato da sua boca, perfeita pra me beijar
O contorno de seus braços, certinho pra me abraçar
Seu coração, enorme, prontinho pra me amar
E felizmente seus mágicos cabelos vermelhos
Para em minha busca, na multidão te destacar
Agora te encontrei, não quero e não vou mais largar
Preamar
Sempre sonhei com um amor de verdade
Adorava imaginar como seria te encontrar
Imaginava como seria te olhar
Como seria te abraçar
Te beijar
Como seria me entregar
Imaginava como seria te amar
Eu adorava sonhar que esse dia iria chegar
Em meus sonhos, esse amor era perfeito
Sonhei que minha amada era a mais bela
Que com seus lindos olhos me hipnotizava
Com seu sorriso iluminava
Me atiçava
Com seu toque eu delirava
E com seu coração amarelo, me amava
Sonhei que um dia, tudo isso se consumava
E quando te encontrar, sei o que vai acontecer
Pois dentre tantas outras, eu vou te reconhecer
Pois esse amor que eu sinto por você
Nasceu antes mesmo de te conhecer
Ah, os poemas...
essas imagens
atravessadas
de infinitos
que se encontram
na tênue esquina
do silêncio
com o tempo
pintando assim
respingos
de eternidades
nas tortuosas curvas
das palavras que
não vêm em vão.
Quando formos versos decassílabos
distribuídos em estrofes azuis
em rimas entrelaçadas nos perderemos
à procura da cadência ideal...
Quando conseguirmos a rima perfeita
ah , que bonito então será
nossa pequena canção ecoará
inundando de lirismo o coração !
A ausência do mesmo
É o sinal do não
A carrasca do destino
Não explicar a paixão
No momento da morte
Abraço feliz ao chão
As pessoas em sua volta
Compreendem a felicidade
Mas a tristeza em teu rosto
Só Deus saber a intensidade
Nos momentos adiantes
Que venha logo a fatalidade
A aquarela tinge um poema
Desperta a aquarela adormecida,
Espreguiçam-se os contornos,
As pedras, o vidro, o ferro
E, os tons de magenta
Sussurram um poema...
Aquieta-se o vento.
SEJA BOM PARA VOCÊ
Umberto Sussela Filho
Dê um passo após o outro
Comece com um simples bom dia
Olhe nos olhos, retribua com alegria
Se um bom dia lhe oferecerem
Ajude aos outros a fazerem
Quando sua ajuda for importante
Perdoa o ignorante
Pois a maldade não existe
É apenas uma alma triste
Que também deseja ir a diante
Não deixa seus dias em vão
Tenha sempre um objetivo
Se reinvente, seja criativo
Observa tuas fraquezas
Não enfrenta as correntezas
Se puder ir por outro caminho
Evita discussões, usa o carinho
Analisa quem te afronta
Procure somar, já que o que conta
São as flores e não os espinhos
Começa a selecionar
Aprecia as coisas boas
Evita algumas pessoas
Evita as que falam mal
Que fazem da fofoca um ritual
E que potencializam doenças
Abandona velhas crenças
Nunca esquecendo do amor
Ser positivo, supera a dor
Torna importante sua presença
Analisa os animais
Aprecia dos cães a felicidade
Alegrando-se com a simplicidade
Que esquecemos de dar valor
Se possuir um velho cobertor
Ou alguma roupa usada
Lembra do frio da calçada
E daqueles menos providos
E sinta-se agradecido
Por ter um lar, uma morada
Sempre olha aí a teu lado
Valoriza os que te amam
Considera os que reclamam
Vigia o que tu pensa
Analisa se compensa
Já que tudo é passageiro
Não seja escravo do dinheiro
Mas procure sempre trabalhar
Reserva um tempo para descansar
Porém, não descansa o dia inteiro
Não se torne prepotente
Procura sempre aprender
No mês, um livro procura ler
Seja receptivo a novas idéias
Não espere ter plateias
Para fazer o que é correto
Nem espere por decreto
Saiba ouvir seu coração
Não chame muita atenção
Quando fizer o que é certo
Valoriza as oportunidades
Não conte o passar do tempo
Aproveita cada momento
Para que não passem em vão
Sempre exercite o perdão
Porque o veneno é a mágoa
Seja um rio que deságue
E se inunde de esperança
Tenha o coração de criança
Deixa nele sempre uma vaga
Não faça mal algum aos outros
Acredite em um Deus que não pune
Que não separa, mas une
E nos permite o aprendizado
Se existe algum culpado
São falhas do comportamento
Tenhas esse entendimento
De que nossa felicidade
Resulta da liberdade
Presente em todo o momento
TORNE SEU DIA MELHOR
Umberto Sussela Filho
Quando acordar agradeça!
Se houver sol, aprecie as conversas dos pássaros, se houver chuva agradeça.
Se houver café, aprecie a oportunidade de alimentar-se, se houver apetite agradeça.
Se houver trabalho, aprecie a oportunidade de contribuir, se houver disposição agradeça.
Se houver almoço, aprecie a oportunidade de reunir-se, se houver família agradeça.
Se houver um tempo, aprecie o momento de descanso, se houver conversa, agradeça.
Se houver encontros, aprecie os amores, preserve-os, se houver conquistas agradeça.
Se houver abraços, aprecie as amizades sinceras, se houver amigos, agradeça.
Se houver o descanso, aprecie a retirada dos sapatos, se houver pés e sapatos agradeça.
Se houver banho, aprecie a renovação e o relaxamento, se houver água agradeça.
Se houver jantar, aprecie o lar que te recebes, sejas teu ou não, se houver um lar agradeça.
Se houver uma cama, aprecie a oportunidade de sonhar, se houver sonhos agradeça.
Se houver sono, aprecie a conversa com Deus, se houver Deus em sua vida agradeça.
Se acostumamos a pedir e não a agradecer, a desejar e não a conquistar, a se lamentar e não a preservar.
Tudo está a nosso alcance e também a nosso desprezo.
Identificar as dádivas da Vida é o segredo do conhecimento, conhecer-te é o segredo.
Agradeça a oportunidade de aprender, não julgue a forma, apenas aprenda.
Mudar é preciso, agradecer é fundamental.
