Tag música
Com licença a quem chegou primeiro
Licença a quem ainda vai chegar
Salve, salve saravá!
Eu peço a benção aos meus mais velhos
Aos anjos e santos pra curar
A benção aos orixás
Eu sou a mãe, a filha, a herdeira
A mulher forte, cangaceira
Que vai de cabeça erguida (inteira)
Punho cerrado (matreira)
Cara amarrada (cabreira)
Rap da Consciência Negra
Consciência negra eu tenho
e você deve ter também.
O mundo é grande
não é preciso discriminar ninguém!
A discriminação é um ato feio
que não acrescenta nada também,
O mundo é grande
não é preciso discriminar ninguém!
A sociedade tem raça, tem cor
O povo é todo lindo e precisa de amor!
Se uns vivem oprimidos, eles tem toda razão
porque sofrem a injustiça da discriminação!
Consciência negra eu tenho
e você deve ter também.
O mundo é grande
não é preciso discriminar ninguém!
A discriminação fere e causa a dor.
É preciso ter respeito e viver de amor!
A sociedade tem raça, tem cor
O povo é todo lindo e precisa de amor!
Flor do deserto
As flores na primavera
florescias tenras é belas.
Se no outono estava,
as folhas caiam
coloridas ao chão!
Eu ali na terra deserta
nem florecia.
Diante de ti,
apenas uma semente nascida!
Embora crescida;
Sem uma flor germinada;
Sem primavera à florir,
nenhum colorido pra sorrir!
O sereno do outono
Já o inverno a anunciar
Sob a amargura do seu olhar
e nenhuma flor pra te dar!
Logo chegou o verão
Minha linda estação
Sou flor regada com os raios do sol
Sou flor do deserto
e vivo do seu calor!
Sou sim flor do deserto,
mas a solidão não mereço.
Junto de ti meu amor me aqueço...
Seu calor é minha estação,
então ...floreço!
[DEFINIÇÃO DE MÚSICA]
A Música pode ser definida como a arte que organiza sons de modo a produzir resultados e efeitos diversos nos seres humanos – sendo que os homens e mulheres tanto podem produzi-la como criadores (compositores, instrumentistas, etc), como consumi-la em um processo de audição que não deixa de ser também criativo. Além daquela finalidade estética que nos é tão familiar em muitas das sociedades conhecidas, a Música também pode se associar a inúmeras outras práticas. Assim, quando uma música desenvolve certos ritmos, pode mobilizar os seres humanos para a Dança – uma arte que não tem muito sentido senão associada à Música. Em muitas sociedades, como as indígenas, a Música pode ainda assumir uma importante função de trazer coesão e sociabilidade ao grupo, assim como pode ocupar um lugar proeminente em certos rituais e ritos de passagem. Isso também não é estranho às nossas sociedades ditas “civilizadas”, e não é difícil imaginar inúmeras situações nas quais a Música desempenha um relevante papel social ou ritualístico. Posto isto, podemos pensar efetivamente a Música como uma arte entre outras, capaz de desenvolver as suas próprias finalidades estéticas. Seria uma longa discussão, que não caberia propriamente neste ensaio, aquela que poderia mostrar que – embora a função estética da Música frequentemente se volte para a produção de efeitos associáveis à beleza – inúmeras outras sensações podem ser inspiradas nos seres humanos através das músicas que estes escutam.
[trecho extraído de BARROS, José D'Assunção. O Uso dos Conceitos - uma abordagem interdisciplinar. Petrópolis: Editora Vozes, 2021, p.133].
O cerne do orgulho
Olha aí na sua cara este traço seu,
se tem orgulho e preconceito
de julgar os outros sem ter direito,
joga fora esse ego sem respeito!
Orgulho é bem de mérito
e não um tipo de orgulho cego,
sem motivo e sem razão...
daquele que faz a possessão!
Posse é egoísmo
que arranca o seu juízo,
te faz um tolo sem razão!
Veja bem o que julgar,
reflita bem antes de falar,
pois o céu é aberto
e Deus te ouve em qualquer tom!
Ele decifra o que está oculto
não importa o seu culto,
a verdade vem sem você esperar!
Então toma cuidado
se você humilha quem está do lado,
e seu orgulho só sabe machucar!
Cada qual é cada um,
mas se tem a fé em Deus
Ele conhece cada orgulho em sua carne,
e deste orgulho vê o seu cerne!
Quando eramos jovens filhos da estrada
Os velhos preenchiam de música o nada
Dizia "Quero aprender a música dos senhores"
Diziam "Aprenda o ritmo e viva sem temores"
Você sabe por que a música
é algo tão delicioso?
Porque ela é
a interface de harmonização
mais poderosa que existe
entre o nosso cérebro
lógico-matemático
e o emocional.
O cabeça branca tá dando o troco
Cabeça branca porque tá na experiência
Não vive de aparência
Tome ciência
Que não cai em um decote
Guria incoerente
Tá caçando dote
Se a guria é da vida ou da zona
e quer ser a dona
Dando uma de gostosa e bonitona
Sabe que com cabeça branca, esperto,
Esteja bem certo
Que elas não mete banca!
E tome - lhe toco
O cabeça branca tá dando o troco
Tão esperto e de olho
Dizem: a lancha e o iate escolho
As gurias vem dando em cima
Mas, só dou fama...
A grana ele guarda bem
Pois as interesseiras, ele sabe bem
Que não tem um vintém
E querem se aproveitar de quem tem
Isso vale para ambos os sexos
Pois, se o juízo está nos eixos
Os cabelos brancos
Não se tornam bancos
“A música só começa a fazer sentido quando compreendemos sua letra.
O mesmo acontece com a vida.
O problema é que como na música, muitos preferem continuar cantando só por conta do ritmo.
Não permita que ditem o ritmo de sua vida por você. Encontre seu propósito e compreenderá o sentido da vida.”
Não é a visão que a encara,
nem o seu aroma o olfacto sente
É nos ouvidos que ela dança
e faz da alma a sua corrente.
Mas a música não é só som,
é algo muito mais profundo
e Beethoven sem audição
comprovou isso ao mundo.
Num mundo onde as palavras não dançam,
os pássaros não cantam
e os sorrisos não se alcançam.
Das artes a música é a mais companheira…
A que mais tem alma…
A que mais te emociona…
É música para os ouvidos.
Senhor eu posso te sentir
Deus eu posso te sentir
Tua presença faz-me feliz
Nada do que possa vir
É maior do que me diz!
Senhor eu posso te sentir
Irei sempre te seguir
Guardado estarás aqui
Pra sempre junto à mim!
És grandioso o teu poder
Na sua onipotência tudo podes ver
Minha consciência é feita de fé
Nunca desamparastes os meus pés
Óh! Senhor, às vezes, na escuridão
Posso não te ver
Mas sei que estás a me proteger
Sempre estarás aqui no meu coração!
Em todos os momentos sei que estás a agir
Senhor confio e creio em vos
Sem vos nada, nada...poderia existir...
Em cada ser, em cada um de nós
Não haveria força para prosseguir!
Acho que gosto de música porque ela é uma coisa simples com início, meio e fim bem definidos, algo que posso controlar e delimitar enquanto as coisas de verdade rodopiam e batem por aí.
Até que eu vi passando pela esquina
A vista meio turva com o sabor da caipirinha
O glitter jorrava dos corpos se separando
E eu cambaleava ao som que ia me guiando
É carnaval
Esqueci do mundo pelos beijos teus
Me perguntaram o que aconteceu
Não soube explicar e nem consegui falar
Sabe muito bem o que fazer pra que eu enlouqueça
Esse papo já não entra na minha cabeça
Eu queria era saber o que você deseja
Mas se não disser, cai fora
Só sei que hoje eu vou embora, viver outras histórias
Eu vou te esquecer
Só sei que hoje eu vou embora, viver outras histórias
Não quero mais você
Posso dizer que ouvi
O canto de todas as flores
Ou então que enfim entendi
A causa de todas as dores
Que as nuvens são como aquarelas
Que as cores por ti são mais belas
E outras loucuras tão singelas
Soam sensatas
Posso dizer que perdi
Quase todos os meus preconceitos
E o que antes parecia piegas
Agora parece tão perfeito
