Tag música
Sobre Você
A noite acaba
O sol vem socar a tua cara
Mais uma vez
Chorou escondida toda madrugada
Enquanto dançava
E ninguém percebeu
Se sente sozinha
Se sente uma ilha no meio do nada
Tão longe de casa
Tão longe de qualquer lugar
Mas não teme o destino
Como se fosse um rio
Que segue o seu curso
Pra nunca mais voltar
Você não precisa de ninguém
Pra te sentir viva
Pra te sentir bem
Você não deve nada a ninguém
Tua bebida tá paga
E os teus pecados também
Se o teu mundo perfeito
Não existe mais
Chegou a hora de enxugar as lagrimas
E reencontrar a tua paz
E a noite acaba
O sol vem socar a tua cara
Mais uma vez
Chorou escondida toda madrugada
Enquanto dançava
E ninguém percebeu
Se sente sozinha
Se sente uma ilha no meio do nada
Mundo Girar
Sempre fui de nenhum lugar
Quem sabe amanhã não é
Um bom dia pra recomeçar
Sempre fica a sensação
De que uma hora, tarde ou cedo
Vem e morre a solução
O vento passa perdido na manhã
Ele me leva e eu vou
Vou longe quanto preciso for
Diz pra mim o que ficou
Mas deixa o sol voltar
Palavras ficam soltas no ar
Deixa o tempo passar
Deixa a luz acesa e vem o mundo girar
Pra trás não interessa olhar
Da janela do quarto
Vendo as estações passar
Não sou o único a não ter certeza
Em cada passa a uma nova luz acesa
O vento passa perdido na manhã
Ele me leva e eu vou
Perder um tempo e ganhar um dia lá fora
Ver a chuva levar tudo embora
Brilhar e não pensar no pior
Vai fazer você se sentir melhor
Mais Bonita
Será que existe alguém aí
Alguém com quem eu possa conversar
Será que eu perdi a fé
E não consigo acreditar em mais nada
Será que existe alguém aqui
Dentro de mim sussurram palavras
Será que eu perdi a razão
E não importa mais
Aonde leva essa estrada
Mas eu sei
Que algumas noites parecem infinitas
Mas eu sei que a realidade
Nem sempre é a história mais bonita
E tudo o que eu sei
Não significa nada
DIVAGANDO SOBRE A MÚSICA
Sabe aquela música que tem o potencial de tocar a sua alma? Nietzsche um dia disse que: "Sem a música, a vida seria!
Para PLATÃO “a música era o meio mais poderoso do que qualquer outro porque o ritmo e a harmonia teriam a sua sede na alma, em suas palavras “Ela enrica, confere-lhe a graça e ilumina aquele que recebe uma verdadeira educação”.
JEAN JACQUES ROUSSEAU disse “Mesmo que toda a natureza esteja adormecida, o que a contempla não dorme, e a arte do músico consiste em substituir a imagem imensurável do objeto pela dos movimentos que a sua presença excita no coração do contemplador”.
A música, tem o poder de elevar a alma. Os Chineses reverenciavam os músicos, e este pertenciam a uma classe social distinta. Já os Gregos conferiam aos deuses a sua música.
Em Deuteronômio 31:19-22, podemos ver que o Senhor deu a Moisés a ordem para escrever uma canção e ensiná-lo aos filhos de Israel, com o propósito que seus filhos se lembrassem por toda vida aquilo que Deus havia feito por todos eles.
Sim, a música é divina, em Jó 38:7 vemos que as estrelas cantam! Está escrito “quando as estrelas da alva juntas alegremente cantavam, e todos os filhos de Deus rejubilavam?
Em locais de culto de religiões afro-brasileiras e africanas a própria música é sagrada e possui poderes ritualísticos e místicos.
Para os índios, a música é uma vibração da mais alta reverência. Se falamos apenas dos Indígenas brasileiros, vemos que está faz parte do vasto universo cultural desses povos, tanto dos que habitaram como ainda habitam o Brasil.
Jung em Cartas 1946-1955, disse sobre a música: É certo que a música, bem como o drama tem a ver com o inconsciente coletivo […].” De certa forma, a música expressa o movimento dos sentimentos (ou valores emocionais) que acompanham os processos inconscientes”.
Já Freud afirmava que não obtinha qualquer prazer ouvindo música, ele também dizia que, para trabalhar, era necessário ABSOLUTO SILÊNCIO e, por isso, não ouvia músicas.
Talvez seja, está fosse a diferença entre Freud e Jung. Enquanto Freud buscar entender os sonhos sobre a visão e reflexo dos impulsos carnais, (desejos reprimidos do Inconsciente) Jung buscar intender as doenças da alma em relação dos arquétipos do inconsciente coletivo nos sonhos.
Em falar em sonhos, a grande maioria das músicas nascem de campo esverdeado.
“(I Can’t Get No) Satisfaction” – The Rolling Stones, Purple Haze” – Jimi Hendrix, Let it Be” – The Beatles, The Prophet's Song” – Queen, It’s The End Of The World As We Know It (And I Feel Fine)” – R.E.M e tantas outras foram concebidas nos sonhos.
A aptidão do musical pode ser herdada me pergunto? A resposta é sim, os genes decisivos para aptidão musical podem ser herdados. Dizem cientistas os resultados da pesquisa foram veiculados na mais recente edição do periódico científico Molecular Psychiatry.
O que é a música? Alguém pode dizer? Alguém pode compreender?
Segundo a Física Quântica na visão da teoria das cordas, a matéria é formada pelos quarks que são formados por pequenos filamentos de energia semelhantes a pequenas cordas vibrantes, daí o nome dado à teoria. ESSAS CORDAS ESTARIAM VIBRANDO EM DIFERENTES PADRÕES, com frequências distintas, produzindo as diferentes partículas que compõem o nosso mundo." Ou seja, a música cria, compõe a matéria, é vida é o remédio para a mais aquebrantada das almas, é terapia, é poesia. A música é energia.
No momento que escutamos a música que gostamos, o nosso cérebro automaticamente produz uma substância chamada dopamina, que age como neurotransmissor e causando uma sensação de bem-estar.
O que é a música então? Ou de onde veio? É o que é certamente nunca poderíamos saber! Só nos resta a ignorância ou como Nietzsche sabiamente dizer "Sem a música, a vida seria, um erro.
R.J.S/2022
Quando penso na paz, no amor, na alegria, o meu corpo involuntariamente dança, vibra, e em frisson ele voa em movimentos extraordinários fazendo de mim um instrumento onde a música pode ser vista pelos olhos.
Porque a música é uma questão de envolvimento. Ou você se envolve; ou não será envolvido!
A música para mim é como uma espécie de poção que toca a minha pele e faz acender o Fogo da Minha Alma. Não sei se estou na Música ou se Ela está em mim.
Essa fusão que me coloca no meu Mundo Ideal! Me descubro em cada movimento que a música faz acontecer... Ali eu me realizo como um verdadeiro Ser. O Ser sem temores, sem pudores, sem censura, sem regras!
Ali eu me faço!
Sou a Dança que a própria Música faz Acontecer. Os movimentos são ela que produz enquanto viajo nas cores que suas notas exprimem em minha mente. Eu as vejo coloridas, e posso senti-las se dissolvendo em meus poros que as absorvem, fazendo meu coração bater acelerado, levando-me ao êxtase que somente quem se entrega dessa forma, é capaz de compreender essa tão minuciosa tentativa de descrever o que de fato é indescritível!
Texto de Rubi Olindo @rubyolindo
Um apê na favela
É o final da festa.
Pontas de cigarro
Copo derramado
marcam a realidade
pelo acaso
Um vazio imenso
ao ambiente empresta,
a presença do arrependimento
Bate feito flecha
Foram risos,
foi a música,
Foi a farsa.
E agora o que eu faço?
Fim de festa, eu olho para lado
Ela olha para mim e sorri
Será que ela está afim?
Eu sei que ela
Tem carro importado e um
Celular Smartphone Z Flip
Enquanto eu.. tenho
uma magrela e
um apê na... na favela
Vou me aproximar
e fala tudo
que ela gosta de ouvir
nossa música
não postei nada antes por que estava esperando a nossa música chegar, e acho que,
se fosse a um tempo atrás eu colocaria uma específica,
mas hoje, hoje eu já não sei mais qual colocar,
muitas me lembram você, e milhares diz sobre nós dois,
por isso, eu escolhi o silêncio da fotografia,
por que o silêncio também me lembra a gente
Sobre a Paz e o Amor ... 🕊♡
"♪
Isso me acalma, me acolhe a alma
Isso me ajuda a viver...." ♪🎧
(Marisa Monte)
...Que cada toque, acalme a alma.
E o encontro venha acalentar o coração,
unindo opostos e trazendo a chama que
transforma e alimenta as nossas vidas.
O Amor...♡
________
©Aline Hikelme
©Textos de autoria de Aline Hikelme
Direitos reservados conforme artigo (Lei 9610/98)
AlinneH / Ano 2022
Pessoas são como música
Algumas te irritam, você não sabe se é o ritmo, a voz, o arranjo ou refrão
Outras te alegram, talvez pela batida da percussão, violão, pela letra ou por simplesmente fazer dançar
Mas tem aquela que te invade, entra em seus ouvidos e te faz flutuar, vibrar, sonhar e as vezes até chorar.
Essa tem a melodia, harmonia e ritmo perfeito.
É aquela que você não se cansa de ouvir, que você usa como trilha sonora da sua vida.
Que te completa, te ajuda, te incentiva e te faz bem!
E então vc achou que seria sempre assim
Que em sua cama iria ter alguém para sempre ,que nunca iria desgrudar de mim.
E foi enfim ,que o vazio tomou conta dos teus sonhos.
Virou um pesadelo todos os teus planos,
Agora dorme só depois de ter feito rolos,
Cobertas fronhas cobertores,todos eles sem meu cheiro,mas sei que não vai chorar, não vai chorar.
Pois eu sei, que não vai chorar pelo seu orgulho, não vai chorar pois se acha o mais correto,que em sua vida nunca precisou se rastejar.
Mas eu sei que não vai chorar, não vai chorar mesmo sentindo falta,porque a porta sempre esteve aberta,e sabe que ela sempre volta,por isso não vai chorar.
Pois eu sei que não vai chorar,mesmo que nunca mais a veja,com aquele copo de cerveja,vc não vai chorar,pois seu orgulho é maior de pedir para ela voltar,
Então deixe ela chorar .
Vc não precisa de ninguém ...
Vc nunca vai chorar,isso só para ela,
Então deixe ela chorar.
Agora só vai sentir o meu cheiro no sofá da salaaaaaa
A MÚSICA
Escuta esta música, ao longe ...
Será um solo de clarinete?
Ou uma fantasia ao sax?
Ou, quem sabe talvez, uma elegia (!)
Para um instrumento ainda não criado
Não importa ...
Chega mais perto da Música,
Apruma teus ouvidos.
Ouve estes acordes.
Comprime teu rosto contra o peito
Da nota que soar mais alto.
Aí está ela,
Gritando emudecida
Entre todas as outras:
Pálida, de tanto afeto.
Afina agora teus ouvidos
para além do pulmão da nota
e para dentro dela.
Ouve a sua respiração
a um só tempo cansada
e infatigável
Percebes, no fundo dela, um secreto acorde
a pulsar como um coração sereno?
Ali esta ele,
Inteiro e pleno:
O acorde que contém a nota
A mesma que a si contém
Escuta
para além da escuta ...
– para além do ponto
onde não há mais ponto –
Se conseguires
terás ouvido o Som
– finalmente o Som –
O Som que há sob a pele,
abaixo de toda origem,
vibrando como um coração de tudo.
O Som, que é o próprio Som
Secreto, para além do Verbo ...
[publicado na revista Valittera, 2020]
O matuto na madrugada
Generosa é a lua
A rua é malvada
Desvairada é a ladeira
A calçada uma estribeira
Onde rola aquela bola
Saltado de uma janela
Tropeçando ali na pedra
Cambaleando
Foi xingando cada quadra
O matuto atrás dela
Bola espera eu
Os dos outros já foi meu
O dono da bola gritou: é meu!
A bola desceu
O matuto correu
Mas da bola não se esqueceu
E a lua já sumiu
Amanheceu!
Tudo voltou ao que era
O matuto na estribeira
O dono não desistiu da bola
Mesmo achando que ela já era
O perdido foi achado
Achou ter ganhado o guri de pés descalços
Sob os percalços da vida, largado
Agarrou a bola
E não soltou mais ela
Larga ela
Disse a velha dando - lhe uma cintada
Você roubou ela, muleque atrevido
Deu-lhe no ouvido, uma tapada
A bola pela velha foi cortada
E se bem duvido
O matuto pôs ouvido
E reclamou dela
A velha disse: já era!
O dito ficou pelo não dito
Acredito, quase dois dias rolou
A lua novamente apareceu
O matuto disse muleque maldito
Enquanto isso o dono chegou
Apontou a arma e no matuto atirou
Dizendo seu ladrão, você me roubou!
A lua desvairada
Não podia fazer nada
Mesmo quem estivera na calçada se calou
O guri muito mais ainda apanhou
O dono da bola sumiu
O matuto morreu
E a polícia nem apareceu!
Condolências ao artista.
Perdi minha arte.
Meu desenho de música e cor.
Descrevi sua singularidade.
Em breves cartas de dor.
Meias verdades em expressões.
Um único tom, vívido, resoluto.
Preso em afetivas batidas.
Viver sem você é um insulto.
Uma pitada de solidão
Quando acordo e reflito sobre a vida,
me parece que nada faz sentido mas sim, faz sentido sim!
Até o não fazer sentindo faz sentido para alguém.
Quando muito me entristeço, um rio deságua por entre os caminhos de meu rosto mas uma música me procura animar e quando me sinto em demasiada alegria, me lembro de uma receita fantástica que é uma pitada de solidão para equilibrar minhas emoções lubriantes.
Fazer o quê?!!!
Buscar viver e viver ainda mais, independente dessas coisas.
Consigo sim.
