Tag esperança
É preciso ser cautelosamente esperançoso. Este país tem muita coisa boa, muito recurso, muita criatividade, uma música espetacular, de corte mundial, tem uma gente que quer aprender, uma gente criativa, e também uma gente que não é bem isso. Mas, enfim, isso faz parte da luta histórica, ou do processo histórico.
A partida
Você me pediu para te deixar,
só não me disse como. Você já sabia que iria partir nessa viagem.
Foi embora sem dizer adeus, me deixou sem planos ou sonhos.
Para onde você foi, eu não sei. Mas nosso amor resistiu até mesmo a isso. Apenas sei que você foi contra a sua vontade. E que nessa viagem, não nos cabe decidir o dia, a data e a hora.
Eu ainda me lembro das noites em que eu ficava sentado no chão frio do banheiro, com água quente caindo sobre o meu corpo. Eu fechava os olhos e deixava as lágrimas se misturarem com a água, como se assim pudesse dissolvê-las e fazê-las desaparecer. Mas, mesmo após tantas lágrimas derramadas, eu ainda me sentia sufocado pela tristeza que tomava conta de mim.
Eu passei anos tentando me encaixar em mim mesmo, tentando aceitar a minha condição, mas a verdade é que eu não sabia como fazer isso. Eu me sentia sozinho e isolado, como se ninguém pudesse entender a dor que eu sentia. A sociedade parecia estar sempre a minha volta, me julgando e me condenando por algo que eu não tinha controle.
Eu só queria ficar bem, só isso, mas isso parecia cada vez mais distante. Eu me afundava cada vez mais em uma escuridão que parecia não ter fim. Eu me perguntava se algum dia iria conseguir superar essa dor, se algum dia iria conseguir ver a luz novamente.
Eu não conseguia encontrar uma saída. Meu caminho parecia escuro e sem fim. E o peso do estigma do HIV parecia estar sempre lá, pesando sobre mim. Cada dia era uma batalha para encontrar a força para me levantar e seguir em frente. Muitas vezes, pensei em desistir. Afinal, o que eu tinha a perder?
Eu me sentia preso em um ciclo sem fim de tristeza e desespero. Não havia nada que pudesse me tirar desse abismo de solidão e desesperança. E o gigante letreiro "HIV" continuava a piscar em minha mente, me lembrando constantemente de que eu era diferente, que eu estava doente, que eu era um risco para os outros.
O choro, o chão, o chuveiro eram a minha única forma de escape. Ali era meu lugar. E assim, muitas vezes eu chorava, onde ninguém podia me ver ou ouvir. Eu gritava internamente, desesperado por alguém que pudesse me entender...
Eu estava só, mas algo dentro de mim, meu eu, minha alma, veio me abraçar. Ela pegou em minhas mãos, olhou fundo em meus olhos, os olhos dela também choravam, sorriu e disse: "Nós vamos conseguir".
ESPERAR VOCÊ
Minha vida se resume em esperar você.
Desde os dias com outros homens, esperei por você.
Desde as humilhações sexuais para agradar outros homens, esperava por você.
Quando estava frio, esperava você para cobrir meus pés.
Quando estava calor, esperava você para assoprar meu rosto.
Esperei você mesmo sem saber quem era você.
Só sei que esperei.
Esperei você.
Todos dias esperei e espero por você.
Espero você ir na academia.
Espero você chegar em casa.
Espero você ir tomar banho.
Espero você se arrumar para que depois de toda essa espera, eu espere você me ligar, para esperarmos juntos o sono chegar.
Esperei você viajar,
esperei até mesmo você voltar.
Esperei você chegar em minha casa e me abraçar.
Foi assim, esperando, que eu consegui tudo que eu queria: esperar até que um dia morássemos juntos, para esperar você chegar do trabalho e te encher de beijos, para esperar que você me pedisse em casamento, para esperar que você criasse filhos junto comigo.
Até esperar que você acorde com saudade de mim.
E esperar que você venha até mim, dizer que me ama, mesmo depois de esperar que você se desculpasse por gritar comigo.
Esperar você me desculpar enquanto você mesmo espera meu pedido de desculpas.
A vida é esperar por você.
E é esperando que eu aprendi o que é viver.
Espero que sua vida também espere a minha.
A vida é uma dádiva, viver é sua plenitude. O brilho da felicidade é o sorriso. A alegria que une os corações vem com a esperança que o tempo não afasta. Além de tudo que se reverbera, o momento é quem me acompanha com sua luz; o luar é o meu companheiro, melhor amigo!❤️
A esperança, é uma virtude ecológica, que sobrepõem total sentimento para a realidade, ou seja, um modo de ser, sentir e expressar.
“Os escarcéus da vida sempre testarão a qual profundidade está seu relacionamento com o Senhor. Esteja sempre atento, para que nada ofusque a dimensão da graciosidade de Deus no seu dia a dia.”
Sempre que desisto de um sonho, Morro!
Não tenho coragem de me olhar no espelho, choro!
Mas se a esperança não morre
E luto para transformar meus sonhos em realidade
O impossível torna-se possível.
Após muitas batalhas perdidas, venço enfim
A guerra.
Então olho-me no espelho, sorriu!
A vontade de viver se vai quando: a esperança o tempo nos tira, a dignidade perdemos e apenas nos resta a memória. Quando esta última desaparece, a morte parece ser o mais natural a acontecer.
"A dor que passamos hoje, pode ser o testemunho que amanhã irá guiar outra pessoa da escuridão a luz"
Te Permito
Te Permitirei tudo que for possível
seja a inspiração de meu mundo
Te permito todas as alegrias
emoções essas sentidas aos ventos
Me permita olhar em teus olhos
deixa eu ser a sua proteção
sua morada
Te Permito todas a formas de amar
sentir as emoções de cada momento
deixa eu poder te guiar
e logo depois você caminhar
ser livre e inocente olhar
para um breve por do sol
Te Permito tudo que seja novo
ou antigo,
que seja bela em um minuto
e que dure para sempre
assim permito a ti
as emoções de um momento
de um desejo
de um amor a qual não sabemos de onde vem
lhe prometo tudo e não lhe prometo nada
apenas sinto e faço
o que meu coração sentir
ME DIZ
Por que eu?
Você é uma doce mulher
com a inocência rompida.
Conheceu o sofrimento
e depois a esperança perdida
Com a despedida um deserto
Logo apareci de coração aberto
Para te dar todo meu amor
que é tão grande quanto o universo.
E o Poeta em Tempo de Pandemia.
Poeta saia, andarilhando pelos caos da ruelas sociais,
E vê se encontra a essência,
A alma etérea e pura do existir.
E pegue a Taça de Cristal,
Despeje nela a amargura que tolda o brilho de sua voz elouquente.
Vá de peito aberto,
Sem rumo,sem documento,nem alento,
Apenas a fantasia do seu sonhar.
Deseje de porta em porta,uma gotícula melíflua
Extraída do seu âmago,
Dando alento a quem passou pelo sofrimento.
Siga,Poeta na trilha,recolhendo o ectoplasma dos que se foram...
E coloque num altar à espera do Dia do Juizo Final.
Um novo tempo em novo Templo da Esperança!
"Caminhando"
Os meus pés cansaram nesse caminho
Onde encontrei muito espinho
Mas a esperança batia forte
A esperança convenceu que teria sorte
Reparei que a cada passo
A linha de chegada parecia mais distante
Pensava: O que faço?
Decidi, deste caminho já é o bastante
Neste caminho nenhum respeito e consideração encontrei
Só desprezo, descaso, mentiras e enganação achei
Esse caminho já era
Será que outro caminho me espera?
Queria que a caminhada não tivesse sido em vão
Queria ter cruzado a linha de chegada, fazia questão
Desse caminho que muito gostava
Mas invisível neste caminho estava
A esperança engoli
Muitas coisas sofri
Outro caminho vou seguir
Outro caminho a ir
Vida que segue
Ferida para cicatrizar
Dor que não se mede
Bora para frente caminhar
"Faz o que te faz bem. Pensa no que te deixa vivo! Espera e confia no grande dia. Depois, viva muitos grandes dias até que sua alma sorria."
Noturnas vidas vazias
----------------------
Noites monótonas que se vão
Vazias como minha vida vazia.
Vida vazia que noites devoram...
Noites que devoram minha vida vazia.
Vida vazia que nunca se completa...
Sombria vida vazia que sombrias noites devoram.
Madrugadas lerdas que vem e se vão
Ao som de galos que ao longe anunciam
Auroras furtivas e sem encantos.
Auroras que vem e se vão
Trazendo longos dias tediosos,
Dias que por fim crepusculam
Dando espaço a noites sem nenhum deslumbre.
Oh, vida vazia que me tortura
Dia após dia num incessante penar.
Existência sem graça e sem glamour...
O que me resta então, senão o odor?
Pois teu cheiro permanece em mim,
Lembrança perene que causa dor.
Memória serena que nutre
Tímida esperança de amor.
Sou a solidão
--------------
Sou os dias longos, os crepúsculos desolados, as noites sem fim,
as madrugadas tediosas e as auroras sem glamour...
Enfim, sou a solidão.
"A Arte De Sofrer"
"Mesmo quando se crê, tu podes sofrer! Não há como controlar o que não pode se ver.. Então você apenas crê e esperança você vai ter...mas é normal sofrer.. Pois sofrer é uma arte..e essa arte nem todos irão entender!."
- Dhébora A. Da S. Marques
Mesmo naquele tempo de escuridão absoluta, em algum lugar profundo dentro de mim a memória do amor e da bondade havia permanecido viva.
MINHA CRISE DOS 40
Quanto mais o tempo passa, mais estranho a pessoa que fui e não reconheço a imagem um dia jovem em minhas lembranças, apenas os acontecimentos. Minhas rugas? Parece que já nasceram comigo.
Quanto mais o tempo passa, mais estranho a pessoa que vejo nos espelhos e não reconheço de mim as coisas novas que ouso. Inocência? Essa só recordo em mim quando encontro a perversidade.
Quanto mais o tempo passa, mais loucuras sei que sou capaz de fazer e percebo que meus receios a cada dia se distanciam mais de mim. Juízo? Um dia tive, hoje realizo meus desejos.
Quanto mais o tempo passa, mais simplifico e mais resolvo. Viver é sempre pouco pelo tempo que me resta. Vejo sempre a urgência de estar satisfeita, de ser feliz e menos de me enaltecer. Busco realizar apenas o que faltou nos sonhos de trás e mais ainda busco não esquecer o tudo de bom que minha bagagem juntou, por que viver é para isso: buscar o novo e fazer sempre uma limpeza no que já se faz velho.
Velhice? Quero-a mesmo sabendo que o novo sempre vem e talvez por isso mesmo. Apenas quem envelhece aprende o verdadeiro sabor do viver e sabe que cada minuto deve ser saboreado como se fosse o último.
By Mirian Brasil
A impaciência na esperança
Às vezes a esperança é uma ilusão
Criada para continuarmos acreditando
Mas o tempo passa e ela não vem
O tempo certo está demorando
Paciência é uma virtude!
Já dizia um sábio paciente
Hoje permito-me o direito de não tê-la
De sentir a falta dela, mesmo sendo paciente
Hoje a tristeza bateu na minha porta
Um ar frio paira sobre meu coração
O silêncio da solidão ecoa nas palavras
Nas quatro paredes dessa prisão
Saudade dos momentos vividos
Lembranças de um passado recente
Com a esperança de poder revivê-los
Permace a vontade na minha mente
A palavras doces estão amargas
Sem alegria nesta poesia
A falta do calor de um abraço
Que tanta falta faz hoje em dia
