Somos aquilo que fazemos quando Ninguem nos Ve
É certo que receava perder Capitu, se lhe morressem as esperanças todas, mas doía-me vê-la padecer.
Nunca se está velho de verdade.
A velhice é subjetiva.
Está nos olhos cansados de quem vê...
De quem está cansado de sua própria vida.
É na intensa escuridão que enxergamos o brilho das estrelas. É justamente nessa escuridão que verificamos qual dessas estrelas, que nos circundam, brilhará mais forte e, gratuitamente, nos oferecerá a luz tão necessitada.
Todo homem é ao mesmo tempo três pessoas: como vê a si mesmo, como os outros o veem, e quem ele realmente é.
Quem simplesmente joga capoeira, jamais compreenderá o seu valor, e sentirá o reconhecimento em ver um aluno lhe tendo como espelho.
Treinar a capoeira não, nem sempre significa dedicação. Dedicação é a doação por completo a todos os eixos voltados para preservação dessa cultura.
Tocar berimbau, conseguir tirar acordes dentro de um ritmo estável, não significa entender as melancolias sonoras que este som pode trazer.
Jogar, cantar, movimentar, saltar, se expressar e não compreender a capoeira é o mesmo está numa guerra armado, porém sem munição.
Alguns ousam dizer que pratica o melhor esporte do mundo “CITANDO A CAPOEIRA”... Tolice em pensar isso, não existe esperte melhor ou pior, existem sim, bons e ruins atletas.
Cada pessoa é capaz de se dirigir a um mundo exterior ao sentir amor por algo, energia transmitida pela alegria da pratica. O que podemos é descrever o amor que sentimos pela capoeira. Sem estabelecer ou descrever as demais modalidades.
A capoeira é um mecanismo que possui vida própria, ela se move e nos movimenta em sincronia a um som harmônico, que nos remete os nossos ancestrais. Àquele que consegue ver, sentir, ouvir, e transmitir essa sincronia, está acima do ato e ser capoeira, está passando por uma transição onde o corpo passa da fase TREINAR CAPOEIRA, para a fase VIVER CAPOEIRA.
APENAS AQUELES QUE VIVEM A CAPOEIRA, SERIAM CAPAZES DE ENTENDER MINHAS CITAÇÕES, SE VC NÃ ENTENDEU ESPERE O TEMPO... ELE É O PAI DE TODAS AS PERGUNTAS E RESPOSTAS.
Esperto, é o que finge ser bobo para as malandragens do malandro e que desmascara as suas piores vergonhas.
Outra noite que você, passa e finge que nem vê. Não esconde o teu rancor. Quer tentar me enlouquecer.
Acompanhou-o com olhos pretos que mal acreditavam, debruçada sobre a bolsa e os joelhos, até vê-lo dobrar a outra esquina.
Mas ele foi mais forte que ela. Nem uma só vez olhou para trás.
Tomadas pelo ódio, as mulheres são mais perigosas que os homens; antes de mais nada porque, uma vez despertado o seu sentimento hostil, não são freadas por nenhuma consideração de justiça, deixando o seu ódio crescer até as últimas consequências; depois porque são exercitadas em descobrir feridas (que todo homem, todo partido tem) e espicaçá-las: no que sua inteligência, aguda como punhal, presta-lhes um ótimo serviço (ao passo que os homens, vendo feridas, tornam-se contidos, são com frequência generosos e conciliadores).
Alguma vez você já se perguntou se as pessoas gostariam mais ou menos de você se pudessem vê-lo por dentro? Sempre me pergunto isso. Se pudessem me ver do jeito que eu me vejo, se pudessem viver nos meus pensamentos, será que alguém, qualquer pessoa, me amaria?
Quanto mais tempo conhecemos a pessoa, mais estamos fadados a vê-la como ser humano.
Para o ser humano há duas vias opostas e inconciliáveis: a militância política e a busca pela verdade.
O bom da vida é para o cavalo, que vê capim e come.
