Rotina
“Quando o empreendedor estiver pronto, o mentor surgirá. Quando o negócio estiver pronto, o mentor desaparecerá.”
“Fábrica boa é simples, não precisa ser explicada. Se alguém precisa explicar seu funcionamento, já temos um problema. Indústria boa é autoexplicativa.”
“Na inquietude, os indivíduos criam instintos inovadores. Na mesmice, rotinas, ritmo e padrões repetitivos. A combinação e o equilíbrio de ambos resultam no sucesso do negócio.”
“Administrar ou gerir é fácil, difícil são as pessoas, suas culturas, hábitos e costumes. Equilibrar isso em prol de uma estratégia é o desafio do gestor. Afinal, os méritos são do líder, assim como os fracassos. Então, gerir é, antes de tudo, liderar: convencer pessoas a seguir estratégias, com respeito e ética, dentro de uma rotina e em prol de metas e resultados.”
“Ninguém na vida sonhou em virar concreto. As pessoas sonham em ser astronauta, bombeiro ou jogador de futebol. Contratamos as pessoas que estão no limite da criminalidade – alguns já cruzaram. Temos o que é de pior na indústria em termos de mão de obra. O que, obrigatoriamente, aumenta nossa responsabilidade.”
“Uma fábrica de produtos à base de cimento se divide em duas ao menos: uma de concreto e outra de molde. Pensar ambas com qualidade, de forma simplificada e operacional, é a maior tarefa do gestor.”
“O cliente tem uma visão reduzida do negócio: ele enxerga apenas o produto por ele adquirido. Esta é a mágica: provar que o produto vale muito mais do que realmente o cliente entende que vale, afinal, você vende muito mais do que ele está comprando.”
“Toda e qualquer atividade que não constitui valor para o cliente é desperdício. O importante é o produto necessário, no momento necessário, em quantidades necessárias e na qualidade necessária.”
“O fato de não termos encontrado uma forma de eliminar a atividade, NÃO SIGNIFICA QUE ELA NÃO SEJA DESPERDÍCIO, significa apenas que não temos conhecimento e recursos para tal.”
“O que é uma indústria? E ter uma estratégia, desenvolver um método, executar e depois repetir, repetir, repetir e repetir. Repetir tantas vezes que se torna uma rotina. A empresa ganha um ritmo ou um jeito de fazer próprios. Uma inovação? Estratégia, método, execução e, depois, repete tudo de novo, incessantemente. Até virar uma rotina novamente.”
“Eficiência operacional é simplesmente fazer melhor, mais barato, por vários períodos e de forma incessante.”
“O que é padronização? É paixão por fazer certo. É um aviso na porta do empreendedor: dance conforme o ritmo da fábrica. Se não o fizer, nem perca tempo tocando a campainha e nem pedindo entrada.”
“Eficiência na indústria não é fazer muitas e muitas coisas. É deixar de fazer tudo o que não é necessário.”
“O ritmo de uma indústria é como o ritmo da vida: hora intenso, hora suave. Porém, sempre cadenciado e de acordo com a demanda que a vida lhe impõe.”
“Como fidelizar clientes? Com qualidade! A qualidade transforma um freguês em um fiel seguidor. E quem melhor para defender sua indústria do que um seguidor?”
“É fácil monitorar e gerenciar uma empresa, difícil é mudar sua cultura, seus hábitos e suas pessoas.”
“Um dos objetivos do gestor é encontrar formas de produzir mais com menos. Menos gente, menos recursos e menos tempo. Isso é uma busca interminável, sem data e hora de acabar!”
Mesmos caminhos que me levam aos mesmos lugares, tornou-se tedioso. Mudei a rota e ajustei os ponteiros do relógio.
Chat GPT que conselho você me dá hoje?
Aqui vai um conselho para hoje:
invista tempo no que realmente importa para você. Muitas vezes, nos deixamos levar pelas urgências do dia a dia e esquecemos de priorizar aquilo que traz crescimento, felicidade e propósito. Seja um projeto, um relacionamento, sua saúde ou seu desenvolvimento espiritual, dedique um momento para algo que faça sentido a longo prazo. Pequenos passos diários levam a grandes transformações.
