Ricos
“Muito ricos e felizes os que podem recordar a inevitável ausência da sensibilidade outrora vivida; pouco existe de mais doloroso do que a frieza e mais inútil do que as lágrimas advindas no nada que se colocou absoluto no lugar onde deveria haver (quase) tudo.”
Riqueza é a força dos pobres sobreposta por sua fraqueza e a probreza é a força dos ricos sobreposta pelo governo dos pobres
La riqueza es la fuerza de los pobres solapada por su debilidad y la pobreza es la fuerza de los ricos solapado por el gobierno de los pobres
Wealth is the strength of the poor overlapped by its weakness and poverty is the strength of the rich overlapped by the government of the poor
Por que a Igreja quase não prega a epístola de São Tiago? É porque ela critica os ricos? Ou é porque ela não faz nenhuma menção às doações eclesiásticas?
Talvez seja por isso que Lutero relutou em inserí-la em sua Bíblia. Ele fazia questão até dos "pequenos dízimos" dos pobres camponeses. Mas deu uma desculpa esfarrapada que era por causa da justificação pelas obras.
Cada vez mais cresce a consciência de que os países ricos precisam entrar em acordo para promover o desenvolvimento nos países de Terceiro Mundo. Isso significa desafogá-los de suas dívidas, dividir melhor a riqueza do mundo, para evitar os problemas que estamos vendo aí: o descrédito dos governos, a desorganização da sociedade, o crescimento do terrorismo e da criminalidade, a favelização, a miséria, a doença e a fome.
Os países ricos sabem que os problemas do Terceiro Mundo estão batendo à sua porta. E que precisam ajudar a resolvê-los, se não quiserem ver a invasão de seu quintal ricamente ajardinado.
O problema atual do Brasil não está nos pobres, leigos, ignorantes… E sim, nos espertos, ricos e/ ou letrados que apoiam corruptos por mera conveniência de interesses pessoais.
Pobres de direita é uma desgraça pensando serem ricos. São religiosos falando de amor e o jesus que juntava e dívidia, e eles os defendem indo contra eles mesmos e outros pobres, sendo os que mais precisam de leis inclusivas são prejudicados por quem não deveriam fazer isso.
Lá não tinha luz, não tinha asfalto, não tinha ônibus. Mas, pro governo dos ricos, não importava o nosso problema.
Um governo que pune quem produz, inova e emprega não está enfrentando os ricos — o que já seria abominável por si só — está, na verdade, sabotando o futuro dos pobres.
O que os ricos batalham para provar é que eles são tão bons que devem manter os outros à distância.
A desigualdade brasileira não se sustenta apenas pelos privilégios dos ricos, mas também por esse impulso coletivo, quase neurótico, de produzir e preservar distâncias. Todo mundo quer parecer mais rico do que é, se aproximar de quem está acima, se afastar de quem está abaixo.
Ricos vivem a extravagância sem medo e sem censura; pobres sabem que uma semana de luxúria pode custar anos de amarguras.
Quando alguém diz que a igreja ou o pastor bajula os ricos que frequenta ela e menosprezam os membros mais carentes, eu me lembro do segundo capítulo de Tiago que revela uma comunidade de cristãos que humilhava os pobres em detrimento dos ricos. Saibam: essa não é uma igreja segundo o Evangelho do Reino de Deus.
O capitalismo não é, nem nunca foi um movimento dos ricos pois essa classe nem precisa revolução, basta apenas remunerar os seus vassalos. Os ricos se beneficiam do baixo suporte financeiro para mante-los escravos.
A morte não faz distinção entre ricos e pobres, bonitos ou feios, sábios ou tolos. Ela vem para todos, e diante dela, toda aparência e orgulho se desfazem.
