Retidão
A quem muito é dado, muito é exigido. A retidão exalta uma nação, mas o pecado é uma vergonha para qualquer povo.
Tenho vários exemplos de amor e retidão
Pessoas me inspiram, principalmente as que possuem vidas profundas e jamais superficiais.
Aprendi que casar importa, ter casa importa, ter dinheiro importa, ter bens e patrimônios importam, também aprendi que importa a ética, a vida, a consciência, a natureza, a espiritualidade e o amor.
Sempre tinha pessoas comigo nos momentos certos e incertos, sempre fui cuidada de uma forma que até duvidei merecer, sempre senti a presença do amor em minha volta e sempre observei os pequenos milagres da saúde, do trabalho, do teto, dos amigos e familiares.
Fiz escolhas inconscientes que me trouxe consequências que me acompanharão por toda a minha existência, errei e acertei, fiquei presa aos erros e só liguei para as conquistas em poucos dias de euforia, depois passou e vida que segue.
Tive várias sensações que eu estava no caminho certo, mesmo quando estava no caminho errado, uma intuição sem sintonia, uma vontade de fazer as coisas darem certo quando as exigências e as estatísticas me provavam o contrário.
Prefiro a verdade por mais que doa, vida com mentira e de aparências é vida sem sentido. Que fundamento tem ser feliz para a vizinhança e ser infeliz pra si mesma?
Sempre que o vazio se instalava eu me concentrava em fazer o bem, ver a fundo a dor do outro aliviava a minha, ver para crer o quanto sou privilegiada e que eu posso melhorar um pouquinho a vida de quem está ao meu redor, o meu coração ainda cabia o outro e assim fui colorindo meus dias.
Muitas vezes estagnei no caminho, vivi de trocas, uma vida sem propósito, até que me questionei o que estava fazendo aqui, porque eu tinha ganho 50, 70 ou 90 anos nesta vida? Onde estava a minha essência?
Quando mudei de setor, achei que eu tinha nascido para aquilo, podia mudar a vida financeira de muita gente, eu era a única que fazia por mim, não fazia pelo outro, fazia porque era o certo, dai a César o que é de César, mas ao mesmo tempo recebia muitas dicas de beleza, sucesso e felicidade, as pessoas olhavam só o aspecto físico e material e isso era todo santo dia, e eu como boa questionadora comecei a rechaçar.
Fiquei perdida, sabia que muitas coisas me pertencem porque nasci assim, não é a ideia de que não posso mudar, longe disso, é a ideia que nasci com a pulga atrás da orelha, eu preciso me convencer do que o outro está dizendo, questionar, analisar, entender e seguir um dos caminhos: praticar as ideias ou descartá-las.
Sou um pouco desapegada, o dinheiro me faz comprar coisas que gosto, faz eu me sentir segura e jamais me afastou de ver o mundo de forma simplista e prática.
Sempre achei que o futuro ia ser diferente, que todos nós íamos passar por situações-limites e nos tornaríamos automaticamente pessoas melhores, que seríamos fiéis aos nossos princípios e que enfrentaríamos todos os desafios.
A vida me chamava para agir, mas a vida não é igual pra todo mundo, alguns tem emoções conflitantes, outros, não sabem lidar com a dor, outros acham que vale tudo por algo que acreditam.
Conquistei saúde física, mental, espiritual e sono tranquilo, conquistei paz e amor-próprio, conquistei autoconhecimento e plenitude e estou sendo feliz com as pessoas e os exemplos que decidi acreditar e viver.
É preciso que se supere o receio de arriscar e que se arrisque com retidão se quiser ser bem sucedido.
Caráter teimoso
A retidão.
Os pitacos do coração.
O prazer que atrai.
O olhar ambicioso.
A morfina do pecado.
Resultado desditoso.
Sentimento livre.
Sentimento algemado.
A ponte.
Entre a linha reta e o desvio.
Suportar.
Controlar.
Desafio.
Mas o ímpeto natural.
Da natureza carnal
Nessa tecla que insisto.
Onde se fere a moral.
O caráter em xeque.
A serenidade que se pede.
Na maturidade.
Ou desde moleque.
Ansiedade.
Verdade.
O exemplo de pileque.
A solitude da paz.
Está no espontâneo processo de luta.
Vencer todo dia.
Confrontar a ilusão.
As promessas da vaidade.
Controle da ambição.
Vencer as maldades.
Inclinar se por moldar o coração.
Sanar com labuta.
A serpente é viva.
Astuta.
Mas também os ensinamentos gloriosos.
A palavra da verdade.
Enfim.
A vida é rosa com espinhos.
Jardim do bem e do mau.
O caráter está exposto.
E para o coração que sangra.
Para alívio do rosto.
Essência.
Da liberdade.
Da sensatez.
Sensibilidade.
Cultivar.
Alinhar o caráter.
Que navega nas vias da maldade.
Giovane Silva Santos
O sentido e o objetivo da vida é o de correção, retidão, ascensão e elevação de nossos valores morais e espirituais. A partir da prática diária dos bons constumes e da vida digna e regrada.
"A filosofia sempre servirá como instrumento para aguçar a retidão do caráter. Jamais, como disfarce pontiagudo para atingir nossos iguais."
Maldita semente
Na retidão da vida que leio,
há o tortuoso caminho vazio,
do faz de conta, cheio.
De cuja esperança esvazio.
Era um abraço e o sorriso,
além de alguém comumente.
Num pensamento liso,
descobri que ele mente.
Embora tenha outra mente,
vêm da mesma semente.
Uma religião deve ser praticada, sempre, com temor e tremor, com retidão de propósito, para, desse modo, nos amoldarmos a Verdade manifesta através dela e não o contrário.
Se assim procedermos, com muito esforço e com o indispensável auxílio da Graça, poderemos nos tornar pessoas um pouquinho menos ruins do que somos ordinariamente.
Na face da verdade, sê adorno; coroa, na fronte da fidelidade; coluna no templo da retidão; sopro de vida, no corpo da humanidade; emblema dos que buscam a justiça; estrela sobre o horizonte da virtude; orvalho no solo do coração; arca no oceano do conhecimento; sol no céu da generosidade; jóia no diadema da sabedoria; luz radiante no firmamento de tua geração; fruto na árvore da humanidade.
A paz?
Qual o preço da paz?
Na evasiva acima de qualquer suspeita,
Abaixo de toda retidão,
sobre alguma razão,
Sob qualquer emoção,
Perdida na ação
Ou asfixiada na omissão,
Mal diluída em verdades e mentiras,
De meias verdades à verdadeiras mentiras,
Em overdoses homeopáticas de sinceridade
Ou em doses alopáticas de endrômina,
Enfim, qual o seu lugar?
Não tem preço
E vale o quanto se quer pagar,
Paga-se o quanto se quer ter
E ainda assim, em meio ao conflito
Eu pergunto: qual o preço da paz?
Perfeitas são as glorias guardadas, na retidão de caráter. Elas se quer necessitam, de ressoantes aplausos. (taw ranon)
Sigo minha vida como sempre segui, sozinho trilhando pela retidão e buscando ser alguém melhor, as vezes andando pelo escuro, algumas vezes com os pés encharcados pelo lodo, respirando o ar fétido do pântano que me rodeou, mas nunca me deixando cair, mesmo quando cambaleante pensei em olhar para trás, mas não o fiz, sempre tive em meu coração a certeza que dias melhores chegariam, nunca me deixei abater pelas derrotas mesmos quando elas batiam tão forte que me asfixiavam e me faziam dobrar os joelhos. Sigo o meu caminho, trilhando os passos cravados no solo pelo exemplo dos meus genitores, cabeça erguida, porque a vida me ensinou mais do que as escolas e academias, ter vivido uma vida intensa me deixou marcas, umas boas outras nem tanto, algumas superficiais e outras tão profundas que a simples lembrança dói, mas esta dor me faz lembrar onde errei.
