Reflexões sobre Sonhos

Cerca de 28839 reflexões sobre Sonhos

Todos temos alguns "sonhos impossíveis" vindos de nossa infancia...
Mas quando algum desses sonhos pode ser realizado,
claro que marca definitivamente nossa vida...
Assim foi a África em minha vida...
Osculos e amplexos,Marcial
TEXTO PUBLICADO EM 12/09/2009

CERTOS SONHOS DE INFANCIA
Marcial Salaverry

Sempre tive um certo espírito aventureiro, e desde minha mais tenra idade, sempre sonhei com aventuras mirabolantes.
Imaginava-me, ora sendo um Tarzan, vivendo na selva, entre as feras, ora, sendo um Flash Gordon, vivendo num futuro longínquo (para mim, na época...), ora sendo um Roy Rogers, matando todos os bandidos no velho oeste.
Sempre tive um espirito muito inquieto, muito aventureiro. Na época não era possível viajar-se como hoje, com uma mochila nas costas e nada no bolso. Creio ter nascido em época errada, pois, para levar uma vida de aventuras, como eu sonhava, era preciso ser rico, ou então ter nascido uns quantos anos depois.
Deliciava-me com todos os filmes que mostravam a África misteriosa e longínqua. Sabia, contudo, que eram apenas sonhos irrealizáveis, mas os tinha, e ficaram mantidos no subconsciente.
A vida em si, ia confirmando a realidade que já vira. E comecei a esquecer dos sonhos, empenhado que estava em cumprir com minhas obrigações de chefe de família, com esposa e filhos para cuidar e sustentar. Os sonhos, então, foram arquivados. O máximo que me permitia em termos de viagem, eram pequenas incursões a Santos.
Minha mãe fizera uma previsão para mim, segundo a qual iria fazer uma grande viagem.
Quando mudamos de São Paulo para Santos, disse a ela em tom de gozação, que ela estava certa. Seria essa minha grande viagem. Mal sabia o quão exatas foram as previsões que ela fizera...
Com todas as dificuldades que poderia encontrar, até que gostava da vida que levava na então pacata Santos.
Mas, nessas brincadeiras do destino, algo aconteceu que faria mudar tudo, e que possibilitaria a realização do velho sonho. Mudou-se para uma casa vizinha da nossa, uma família de portugueses, os Paiva, que havia fugido do Congo Belga, por causa das lutas pela independência daquele País, em 1961.
O fato deles terem vindo da África, fez com que nossa amizade crescesse, pois eram intermináveis nossos papos sobre a vida no Congo, tão misterioso para mim, e que me despertavam enorme curiosidade.
Ora, com a normalização da vida no Congo, os Paiva resolveram voltar para lá, pois já havia condições de vida novamente. Ficou acesa a luzinha interior, e o sonho começou a ressurgir...
Na época, em 1969, a situação geral do Brasil não estava muito boa, e a minha situação pessoal, pior ainda. Recebi uma carta do amigo Manuel Paiva, contando que tudo estava em paz por lá, e que, devido ao êxodo da mão de obra qualificada quando das revoltas, seria fácil para mim obter boa colocação lá, e com boas vantagens. Boas vantagens? Bons ganhos? Possibilidade de independência financeira? Ainda mais a África velha de guerra? Objeto de meus sonhos infantis?
Conversei longamente com Neyde, minha esposa, sobre essa aventura. Tão insana quanto eu, ela “topou a parada”. Decidimos mandar tudo para o espaço, e, contrariando a opinião de ambas as famílias e também de todos nossos conhecidos, resolvemos vender tudo que tínhamos aqui, e embarcar nessa “loucura maluca” (assim a chamavam todos...).
Afinal, partir para o desconhecido, com duas crianças pequenas, na realidade, poderia ser encarado como maluquice pura. Insanidade seria pouco. Loucura de verdade. Teria que viajar sozinho, deixando a família aqui, pois precisaria sondar o terreno no Congo, para saber se o que Paiva dissera era verdade.
Pronto, o sonho em vias de ser realizado... Sequer me atrevia a pensar sobre o assunto, caso contrário voltaria atrás em minha decisão, tantos eram os problemas que todos me apontavam. Não tinha o menor conhecimento de como eram as coisas lá. Tinha conhecimentos apenas rudimentares do francês. Sequer sabia o que iria fazer lá.
Só sabia que ia. O que realmente me animava, era o velho espírito aventureiro que ressurgira com força total, e aquele velho sonho de conhecer a África de meus ídolos, os longínquos Tarzan, Fantasma, Nyoka.
Já me imaginava enfrentando leões, elefantes, hipopótamos, e mal sabia que isso ocorreria realmente, que os veria muito de perto, que sentiria o cheiro dos bichinhos bem diante de mim.
Chegou o dia do embarque... Despedi-me da família... Como minha irmã Gloria pediu, fiz a lista de “minhas últimas vontades”, pois poderia encontrar antropófagos por lá... E os iria encontrar mesmo...
Enfim, meu velho sonho de infância iria se realizar. Ao entrar no avião, olhei para minha esposa, que ainda conseguia segurar as lágrimas, e disse: AFRICA, LÁ VOU EU. PREPARE-SE.
O resto, o resultado dessa "loucura maluca", poderá ser conferido no livro UM BRASILEIRO NA ÁFRICA, onde conto tudo o que vivi por lá. Que sobrevivi à "loucura maluca", está provado. Não matei a fome dos antropófagos, leões, crocodilos e congeneres que encontrei pelo caminho, e estou podendo ter a cada dia de minha vida, sempre UM LINDO DIA, e assim desejo a todos que me leem, (e a quem não me lê tambem...)

Inserida por Marcial1Salaverry

Meu amor É alado sim .
Ahh....... Esses meus sonhos pulsando êxtases ao pensar em ti !

Inserida por Paulamonteiro

Lua, sua linda! Vem iluminar os sonhos meus... Boa noite!

Inserida por franciana_assis

De nós dois guardo tudo... Todos os momentos... Todos os sonhos... Todos os anseios... Tudo o que me acrescenta... Tudo o que me diminui... Tudo o que me faz feliz e o que me faz triste... Meus pensamentos contemplam a sua face, o seu cheiro, o seu toque, suave e devastador... Você está impregnado em mim de tal forma, que sem você, me sinto nude... Sou metade da metade... Sou coração apertado... Angustiado, tal qual neste momento... Mas o destino, este traídor, insiste em me apartar de ti, vez ou outra... E eu, te deixo... Me recuo... Mesmo querendo ficar, peço licença... Deixo o tempo curar nossas insanidades... Nossa imaturidade... Que é pra eu poder te amar mais e sempre... Porque assim, eu sei, você volta... Eu sinto... Pra me amar de novo... E pra sempre... Porque o nosso amor é pra vida inteira... E além... ♡

Inserida por franciana_assis

Que a noite seja breve...
Que os sonhos sejam leves...
E que o amanhã seja abençoado!

Inserida por franciana_assis

É quarta-feira
Lá fora chove
Cinzas de sonhos.

Inserida por EdmilsonNaves

Vivi mergulhado nos sonhos para não me perder nas falsas realidades. Curti as mágoas para nunca esquecer de que sou frágil. Observei os fortes de espíritos e me compadeci dos fracos. Assim, descobri a força theocósmica que habitava dentro de mim: Graças aos obstáculos.

Inserida por PROFNEDI

corra atras dos seus sonhos sem olhar para trás ....

Inserida por jackson_silva

Tenho vários sonhos, mas não me perco, porque tenho um só objetivo.

Inserida por jacksoncarvalho

Me sentirei realizado caso não realize todos os meus sonhos, mas meu objetivo eu vou conquistar e ponto!

Inserida por jacksoncarvalho

As vezes abrimos mãos de nossos sonhos, projetos e daquilo que verdadeiramente acreditamos- de nossa fé- devido as circunstâncias.
Perdemos a pura essência do que há de valor dentro de nós e enfraquecemos a compaixão, a bondade, o controle e também o Amor ao próximo. Mas mesmo que tudo diz não, até mesmo quando nós dizemos, DEUS com sua infinita bondade diz SIM. Então é onde que devemos parar para refletir: Deus é quem faz o impossível dentro de nós, Ele cura, muda, liberta e transforma. Vamos parar de julgar as pessoas em meio as suas dificuldades e falhas porque só Deus sabe o que se passa em cada coração.
Não diga: Ah se fosse EU . Nunca... Jamais...
O que falta em nós é a ação de colocarmos no lugar do outro e ver que todos nós temos "teto de Vidro" e que todos teremos dias de lutas e dias de Glória. Se o seu próximo retomar sua fé nas coisas boas não o critique porque devemos lutar e acreditar, mesmo sem saber como fazer.

Inserida por wanessa_borges

Somos feitos sim, mais da livre capacidade dos sonhos do que dos temores e dos medos de sonhar.

Inserida por RicardoBarradas

Já quis torcer teus olhos; ferir tua boca...quis machucar teu riso; arranhar teu sonhos ! Quis qualquer coisa pra marcar tua pele ! Se meu carinho não te marca; que minha raiva abra feridas !
03/05/2017

Inserida por LeoniaTeixeira

Lá vem eu na garupa do vento! Lá vem eu tocando os sonhos...

Inserida por LeoniaTeixeira

Ela ainda vive em mim: menina, vestida de risos e sonhos !

Inserida por LeoniaTeixeira

Porque teus olhos é uma canção de amor ! Poque teu riso é como flores cantando meus sonhos !

Inserida por LeoniaTeixeira

Que o amor me seja leve como os sonhos...que te amar não me jogue no abismo !

Inserida por LeoniaTeixeira

Parte de mim pede teu colo, a outra parte vive de sonhos !

Inserida por LeoniaTeixeira

Trocando roupas, calçando saltos ! Despindo de mim, a menina de sonhos.

Inserida por LeoniaTeixeira

"Um navio viajando pelos mares do mundo
Sonhos navegando pelo espaço dos mistérios
Sentimentos ingressando nas fileiras da conquista,
Amores de um viajante de navios que navega pelo espaço
dos misteriosos sonhos em busca de um amor."

Inserida por Belcrei