Reflexão sobre a Morte

Cerca de 18986 reflexão sobre a Morte

“O arrependimento é um castigo… pior até que a própria morte.”

"Ela encarava a morte todos os dias… só não esperava que fosse ele quem partiria primeiro."

"O luto começou antes da morte. Começou ali, no silêncio, enquanto ela deixava ir tudo o que a vida estava arrancando."

“A calma de quem atravessou o vale da morte é mais assustadora que o próprio vale.”

Somos todos mortais. O único destino que nos espera é a morte. E brigamos tanto, mentimos, matamos sonhos. Trabalhamos tanto para, no final, morrer e não levar nada.

⁠A morte anda de mão dadas com a vida... basta estar vivo para morrer...

A morte é a grande preocupação que me resta quando a ociosidade é alimentada pelo seio do tédio.

É sempre muito cômodo: os santos perto da morte esquecem que um dia pecaram diante do altar.

Ainda é possível, pela morte, reescrever a história através das cinzas.

A morte sempre apontou para culpados, felizmente todos já estão enterrados.

O religioso que tira o terço diante da morte, normalmente usa-o como chicote em vida.

⁠Uma das maiores ilusões consiste em esquecer que a vida é prisioneira da morte.

Emil Cioran
Nos cumes do desespero. São Paulo: Hedra, 2012.

⁠O desejo de morrer foi minha única preocupação; renunciei a tudo por ele, até à morte.

Emil Cioran
Silogismos da amargura. Rio de Janeiro: Rocco, 2011.

⁠A solidão maior é a morte, essa passagem sem companhia para o isolamento eterno.

Juremir Machado da Silva
A solidão que nos condena. Matinal, 9 ago. 2022.

⁠O próprio discípulo só respira e se emancipa com a morte do mestre.

Emil Cioran
História e utopia. Rio de Janeiro: Rocco, 2011.

A morte é uma sacanagem. Sou cada vez mais contra.

'MORTE XX... '

O que acontece quando morremos? Talvez o 'nada' tome proporções maiores. Sonhos se esvaem? Sonhos... Nunca tivemos sonhos. Nunca tive sonhos. O que tive (emos) foram sensações esporádicas de uma vida (se é isso que temos) cheia de infelicidades (se é que isso também existe)...


A morte vem como se nunca tivéssemos existido. Existimos, mas pouca diferença faz. Plantamos, mas não colhemos. Ninguém vai colher absolutamente nada, porque o nada é precedente. É anterior ao que éramos. Nasci em fevereiro de 1978, e voltarei anterior a essa data, pois nunca existi de verdade...


O que quer que eu faça, ficará nas datas que sobrevivi, nesse intervalo entre morrer, e morrer uma segunda vez. Lembranças... Lembranças para quê? Se os que tiverem lembranças, ficarão ao meu lado um dia. Enterrados com suas memórias que nunca existiram. Nascemos com o choro e morremos agonizando. Precisamos aprender a viver e a morrer pacificamente, como a pior aversão do sol, que faz bem... mas queima a pele...


--- Risomar Sírley da Silva ---

Não é a morte física ou a matéria que nos separa, mas a distância que você escolheu viver através da sua ingratidão. A pessoa ambiciosa morre mesmo estando viva, porque nada nunca basta. Um dia, quando eu não estiver ao seu lado, você vai procurar nas minhas frases e perceber o quanto eu estava com você. Porém, tudo o que eu pude te proporcionar era pequeno perto da sua ambição, e eu cansei de tentar preencher o seu vazio.

Todos usam a morte para transmutá-la em vida. Assim, esta muda de lugar e continua.

A arte vence a morte.