Reflexão sobre a Morte

Cerca de 18986 reflexão sobre a Morte

O problema não é a morte, mas a dor
A dor de quem fica
A dor de quem vai
A dúvida que nos consome
A saudade que acompanha quem ficou.


Quem se foi, daqui não mais será
Donde está, colhe seus frutos
Mas quem ficou,
A falta machuca
A saudade espanca
A negação maltrata


Por fim, o fim chegou
Levando um personagem
Deixando um quadro escrito a giz
O tempo dá conta do resto
Mas o que de fato ficou?

O Problema não é a Morte
O mal não é o fim da estrada,
O problema é a agonia;
A dor da alma apartada,
Que o corpo já não sustenta,
E a dúvida que nos guia,
Nesta dor que nos sedenta.
A dor de quem se despede,
A dor de quem viu partir;
A saudade que intercede,
No peito de quem ficou,
Na dúvida a nos consumir,
No rastro que se apagou.
Quem se foi, já não é mais,
Deste mundo se ausentou;
Colhe os frutos ancestrais,
No lugar onde habitar.
Mas o peso que restou,
Faz a falta machucar.
A saudade, enfim, espanca,
A negação nos maltrata;
Uma dor que não se estanca,
Pois o fim, enfim, chegou;
A morte, em sua mão exata,
Um personagem levou.
Deixou o quadro escrito a giz,
Que o tempo logo consome;
Desta história, o que se diz?
O que de fato ficou?
Resta apenas o sobrenome,
Ou o que o amor preservou?

A morte é um instante, mas o luto e a despedida são extensos.

Só se vive uma vez, entretanto caminhamos diariamente à morte.

A morte do artista não é a morte da sua arte.

⁠Mais obscura
que a morte
só a vida

Ninguém está preparado para a morte de quem ama, porque algumas presenças parecem eternas até o dia em que se tornam saudade.

Não se dissipe de você!

Decretar a própria morte enquanto o coração bate

é se enterrar vivo!

— Van Escher_

Escolher a vida quando te mandam escolher a morte... isso não é teimosia.
É ser mãe antes de ser mulher.

Van Escher

Carta Aberta


A morte é algo que existe desde a criação do Todo, do Cosmo e do Universo.


Para nós, pobres criaturas chamadas humanos, ela é uma das experiências mais difíceis de suportar. Perder alguém é perder uma parte de nós mesmos. E quando essa perda é a de uma mãe, até mesmo aqueles que pareciam fortes como rochas descobrem que a vida possui ferramentas capazes de abrir fendas naquilo que julgávamos inquebrável.


As rochas suportam tempestades, ventos e séculos. Mas a dor cria trincas silenciosas. E quando estamos sozinhos diante de nós mesmos, dentro do profundo abismo da alma, ouvimos o eco dessas rachaduras se abrindo. O ranger da alma se torna um grito. Um grito que nasce nas profundezas do ser. E então desabamos.


Hoje vivo um desses dias.


A tempestade, o caos, o Cosmo, a morte e a dor me oferecem uma nova visão do mundo. Existe um Arquiteto do Universo, e existe o próprio Universo, que escreve todos os dias a história de cada criatura. É Ele quem sopra o ar da vida sobre a Terra. É Ele quem condensa existências inteiras nesta grande esfera azul chamada planeta Terra. E quando chega o momento, conduz nossa alma e nosso coração para lugares de paz e conforto.


Hoje, minha mãe se torna um ser encantado.


Retorna àquilo que é mais antigo que nós. Retorna ao mistério que foi criado pelo Arquiteto do Universo e moldado pelo próprio Cosmo. A morte não apenas leva; ela transforma. Ela transforma em encantamento aquilo que um dia me trouxe ao mundo.


Aquela que me gerou em seu ventre.


Aquela que me amou.


Aquela que me protegeu.


Aquela que durante nove meses foi meu abrigo contra o frio, contra o calor e contra todas as tempestades que existiam do lado de fora.


Naquele tempo eu não escutava sua voz, mas sentia seu coração.


Hoje, o meu coração bate mais forte pela perda. Bate mais forte pela dor. Bate mais forte pela ausência de não poder ouvir novamente aquilo que me acompanhou desde antes do nascimento.


Mas talvez o amor seja maior que a morte.


Talvez os corações que verdadeiramente se amam nunca deixem de conversar.


Talvez, quando o silêncio da noite tocar minha alma, eu ainda encontre sua presença escondida entre as estrelas, entre o vento e entre os mistérios do Universo.


E enquanto eu viver, uma parte dela continuará vivendo comigo.


Porque mães não desaparecem.

TSAS A MORTE LENTA

Pela manhã a tela acende,
faz da janela um muro digital.
O corpo esquece o movimento,
a alma perde o rumo natural.

O sofá abraça sem maldade,
convida ao descanso e à rendição.
Pouco a pouco prende os passos,
transforma a força em ilusão.

O açúcar veste roupa de festa,
adoça a boca, seduz o paladar.
Mas cobra caro pelo encanto,
quando chega a hora de cobrar.

O sal tempera a convivência,
dá sabor ao feijão e ao pão.
Porém, em excesso silencioso,
cerca a vida de preocupação.

São prazerosos, mas é morte lenta para todos.
São prazerosos, mas é morte lenta para todos.
No brilho da tela, no abraço do sofá,
no doce do açúcar e no sal a transbordar.
São prazerosos, mas é morte lenta para todos.

Não vieram como inimigos,
nem carregam espada ou canhão.
Entram sorrindo pela porta,
ganham espaço no coração.

A televisão rouba o tempo,
o sofá negocia a disposição.
O açúcar compra o instante,
o sal disfarça a condição.

Enquanto o mundo corre lá fora,
a vida pede participação.
Caminho, esforço e equilíbrio
são remédios sem prescrição.

São prazerosos, mas é morte lenta para todos.
São prazerosos, mas é morte lenta para todos.
Quando o excesso vira costume,
e o costume vira prisão,
São prazerosos, mas é morte lenta para todos.

Então façamos nova escolha,
sem guerra, culpa ou radicalismo.
Que a tela informe, não domine;
que o descanso não seja abismo.

Que o açúcar seja visita,
não morador do coração.
Que o sal conheça limites,
respeitando a moderação.

Pois viver é mais que prazer,
é movimento, consciência e valor.
E o tempo, que tudo revela,
é o mais exigente julgador.

Não há doença sem cura, porta que não se abra e problemas sem solução. Até pra morte existe uma saída que é Cristo. Por isso nunca viva pela razão deste mundo, mas se agarre 100% na fé em DEUS com exclusividade,
pois hoje você pode estar em festa, mas amanhã você poderá precisar!

"O sucesso material é legítimo, mas não define uma vida. Diante da morte, os patrimônios perdem o sentido. Permanecem apenas o bem praticado, o exemplo deixado e o amor compartilhado. A morte zera os bens; a memória eterniza os legados."

"Até em morte se recusava a olhar meu rosto. Desisti de mais uma histórinha. Mais uma vez o passado destrói minha fantasia."

A morte da tolerância é se valorizar e sair quando o respeito não está sendo ofertado.
Não existe presença de Deus em opções.

A morte não é o fim! Nem o descanso eterno.


Não devemos esperar a morte, para dizer algo bom ou importante sobre alguém que amamos.


Não deixa a vida apagar as oportunidades de dizer a alguém o quanto ela é especial, ou pode fazer falta na sua vida.


Não se deixe levar pelas mágoas passadas ou rancor que pode acontecer nos caminhos.
uma raiva suprimida é o caminho mais escuro que se pode andar na vida cegando tudo de bom que se pode ver ao lado de uma pessoa importante.


Não perca suas noites de sono alimentando um fraco sentimento dentro de você chamado orgulho.
O orgulho precedi a queda dos duro de coração.


Saiba perdoar! por que só as puras intenções de fato irá curar seu coração.


Ainda não é chegado o fim!
Mesmo a morte não será obstáculo nem impecilio de dizer que nos veremos né uma outra estrada da vida.
Minha fé me leva a certeza que um dia nós veremos, e renasceremos para a vida eterna.


QUANDO SEU AMOR É VERDADEIRAMENTE MOSTRADO, ELE NÃO É DESPERDIÇADO.
(RONAN HELIO DE SOUZA)

"Sem angústia.
Sem culpa.
Sem dor.
Sem morte.
Sem aflição.
Comigo Senhor,
sempre andarás..."
Amém!

☆Haredita Angel

"A morte para o espírito é aquele pássaro livre a voar fora das grades da vida!"
Haredita Angel
22.08.24

Mulher real...
Sem filtro
Sem medo
Nem do tempo
Nem da morte!
Haredita Angel
19.11.24

"Se a vida é feita de batalhas a morte é a batalha perdida!"
Haredita Angel
05.05.23