Quanto mais me Conheco Fernando Pessoa
Mal te conheço
Nem tua voz
Nem tua face
Ou seu cabelo
Sua personalidade
Sei um pouco,
Não de verdade,
Projeção minha
Nunca falei contigo
Desconheço teus amigos
Nunca vi o teu sorriso
Me odeio por isso
Fantasia sem sentido
Carência, é o que sinto
Conheço homens inteligentes; mas nem todos são sábios.
Agora está se questionando, qual a diferença entre ambos;
O conhecimento muitos possuem ou conseguem por meios e esforços,
o mesmo dá ao que possui poderes e status em meio a este mundo, dando ao mesmo o feito de ser admirado e respeitado em meio a sociedade em que vive.
Já o sábio, em sua infinita sabedoria sabe que neste território tudo é passageiro,
que honra e glória são passadas a outros de tempo em tempos;
e que o eterno; somos nós.
Eu te conheço, velho homem - meus olhos estiveram aí e tocaram-no todo como a arte é tocada. Ver foi o meu pecado, agora meu corpo estremece por penitência.
Não me conheço
Atualmente os livros não são valorizados como a tv e o celular, há visíveis e enormes desigualdades sociais, os acessos a informação não são cuidadosamente controlados, precisamos tomar um remédio amargo que se chama conhecimento. Sabe porque ele é amargo? Porque se autoconhecer dói.
A comunicação artificial está ganhado adeptos, o que não tem sentido nem utilidade não satisfaz as necessidades das pessoas, mas estamos perdendo tempo demais nas redes sociais, esperando os likes.
Devemos alcançar e buscar o que a vida possa oferecer, ainda que isso signifique enfrentar a possibilidade de ganho e de perda como tudo na vida e atentar para ter sempre entre nós relações íntimas, francas e cooperativas.
A idade não significa maturidade, há o contexto emocional, social e intelectual que muita gente despreza, temos a aceitação de responsabilidade independente da idade e temos que viver a tolerância de frustração.
Primeiro passo para a autonomia é começar a viver de acordo com seus rendimentos, parar de acusar os outros, de reclamar, de dar desculpas, de não cuidar da própria vida e parar de colocar a culpa no outro.
A gente sempre está colhendo os resultados que plantamos, não adianta dizer que a vida é injusta, talvez ela seja mesmo, mas é para aprendizado e crescimento pessoal. O que vale é a delícia de viver das próprias vitórias.
Todo sonho tem um preço, depois que a gente aprende a saborear as nossas conquistas, tudo fica mais feliz. É preciso acabar com a fantasia de que as vitórias caem do céu, tudo é esforço e mérito.
Cada vez que consegue algo simplesmente porque alguém lhe deu, você só reforça sua incapacidade de conseguir por méritos próprios. A gente ganha o objeto, porém não aprendeu o mecanismo para conquistá-lo.
Uma nova especialização de consciência me faz repensar porque negros e brancos não podem viver como um povo só. O racismo não pode existir em 2020, isso é inadmissível. A policia deve agir com disciplina e perseverança para punir todos os casos.
Se autoconhecer significa também ser justo, ético, leal porque não é possível desempenhar tarefas individualistas quando descobrimos a nossa verdadeira essência.
Já pensei em desistir
do caminho que tracei,
mudar o rumo e seguir
para Pasárgada, onde conheço o rei
eu vi em você o que faltava em mim
mas não me conheço o suficiente a ponto de diferenciar se busco amor ou a dor.
Eu te Conheço
Eu te conheço.
O passado marca a alma como uma tatuagem marca a pele.
Eu vejo teus olhares, teus gestos, tuas poses, teus sorrisos, teus humores, teus lugares, tuas frases, tuas fases, teus momentos, teus desejos, teus anseios.
Teus olhares irradiam os teus medos e tuas expectativas.
Teus gestos revelam tua conduta.
Tuas poses mostram a tua visão acerca de si.
Teus sorrisos projetam o teu humor.
Teus humores resumem o teu estado de sinergia.
Teus lugares revelam a tua rotina.
Tuas frases descrevem os teus lemas.
Tuas fases a tua maturidade.
Teus momentos celebram as tuas realizações.
Teus desejos buscam o que te falta.
Teus anseios desvendam tuas angústias.
Quando pensares fora da caixa e te observares de fora para dentro te conhecerás melhor.
Nem todas as respostas eu possuo, nem todos os caminhos eu conheço, mas os caminhos que percorro e as respostas que obtenho, tornam-se fundamentos para a minha mudança interior.
Me esforço como poucas pessoas que conheço, mas não posso ignorar que tive muitas oportunidades que outros não tiveram, também por ser branca. Nunca caí nesse mito de “quem quer consegue”. Tenho consciência da desigualdade, sei que tenho sorte, sou privilegiada. E, quando falo da minha realidade e da vontade de mudá-la, as pessoas acreditam em mim e na minha proposta.
Eu tenho muito medo de tudo isso
Dos abismos que eu ainda não conheço
Laços ou nós?
Que nós?
Existe nós?
O que fazer como tudo isso?
Onde eu guardo?
O que eu faço?
Isso te confunde?
Escrevo e apago
Reescrevo e apago
Mas não apago o que importa
Grata ao Senhor pelos amigos que tenho...
Amigos que não conheço pessoalmente, mas que unem joelhos em oração,
Amigos que sempre tem palavras de ânimo para afugentar nossas tristezas,
Amigos de longe, mas que moram no coração,
Amigos que são sinceros e torcem pela nossa felicidade com emoção,
Amigos que choram nossas dores e dissabores e se alegram com nossas medalhas e flores.
Obrigada, Deus, pelos amigos que me destes, alguns como verdadeiros irmãos.
Um poema para uma Telma Abacar Da Silva que eu conheço
Em seu mundo, Telma Abacar Da Silva
Eu não vejo você
Em todas as loucuras, profundo
Profuso, profundo, ... Fundo.
Pensamentos do caderno de poesias
Que tenho em meu quarto
Na mesa de madeira do meu quarto sem mais gente
Eu sei, a minha atitude não foi inteligente
Me tornaria você como um propósito falido
Sou vago e com sonhos irritantes
Aos seus pés
Ao invés disso, ao invés...
Me encontro aos seus pés.
Já me imaginaste em seu cimo?
Pois é, eu também, também... tão bem...
Mas, esta constância
Em conformar a mim mesmo
Nós somos sonhos de noites que tive
e dias que passei dormindo... Para te sonhar em voz alta
Eu sei que você não me faz falta
Mas a falta existe quando admito sua existência
admito, admito,... Mito.
E
Quanto á rebeldia palavrosa da sua boca instantânea
De palavras que deverei colocar na minha coletânea
Instintivas como se o amor não valesse a pena ser tentado viver
É remorsivel como se nada fosse dar certo
Eu queria chegar bem perto
Eu queria ter chegado perto para isso dar certo
Poderíamos ter tido pelo menos um debate aberto.
Mas e agora?
Vivo este hoje achado
Como se eu fosse a inocência
E não tivesse mais que aceitar
Os tristes erros da inocência
Têm em comum um inimigo
Se ao Menos ainda sonhares comigo
Vou querer prestar contas
Como se tivesse vivendo num paraíso.
Quando eu era pequena sempre tive inveja de famílias que se amavam... Já conheço o peso de não ser amada desde pequena, cresci no meio de um caos e de competições familiares !
Elas te "conhecem", você mal se conhece, eu te conheço, me conheço e também me conhecem. E existem aqueles que além de mal se conhecerem, mal me conhecem!
MAS EXISTE AQUELE QUE CONHECE A TODOS NÓS!
Conheço tuas dores
Eu sei todas as coisas, desde a folha que cai de uma árvore, como também a doença que assola a terra. Tudo está sob meu controle. Em tempos difíceis lembre-se que logo todas as suas dores e tristezas passarão. Eu Sou a esperança que não deixa você desistir. Eu Sou a cor que falta em seus dias cinzentos. Acredite, confie e descanse pois essa tempestade é passageira, logo virá a bonança. Por isso não esqueça, no momento certo todo choro se tornará em alegria, e então será derramado do meu alento sobre todos. Tudo tem um propósito!
🔥 Já são mais de 4.000 pessoas transformando seus dias com reflexões que provocam mudança.
Junte-se ao canal do Pensador no WhatsApp e dê o primeiro passo rumo a hábitos mais conscientes.
Entrar no canal- Relacionados
- Frases de Fernando Pessoa
- Frases para namorada que mostram o quanto ela é especial para você
- Poesia Felicidade de Fernando Pessoa
- Frases de alegria para inspirar e tornar o seu dia mais feliz
- Feliz aniversário para pessoa guerreira e batalhadora
- Textos de Fernando Pessoa
- Poemas de Fernando Pessoa