Poemas e textos sobre psicologia que abordam a profissão da mente
A Psicologia Positiva faz parte da tendência atual dentro da Renascença Civilizacional 2.0 do incentivo à originalização do Sapiens.
Me parece que a Psicologia Positiva procura atuar em cuidados prévios, sugerindo que as pessoas reflitam sobre seu bem estar e evitem maiores problemas psicológicos.
A psicologia evolutiva pode ser protociência ou pseudociência. A popular é uma pilha de fantasias, algumas falsas e outras incomprováveis. Por exemplo, é falso que as desigualdades sociais sejam determinadas pelo genoma, que todos somos basicamente egoístas e que temos deixado de evoluir por uns 40.000 anos, de modo que somos “fósseis andantes”, que sentimos, pensamos e agimos como se estivéssemos defendendo-nos de leopardos. Veja “Evoluti e Abbandonati”, de Telmo Pievani, publicado em 2014.
As experiências de projeção mental são um campo de estudo fascinante na psicologia, explorando como nossas mentes moldam nossa percepção da realidade.
A Psicologia é de suma importância para o Ser Humano, tal ciência pode sanar e/ou amenizar momentos de crise; assim como entender, visualizar caminhos e captar recursos internos para tanto! UAU! Por isso, AMOOO
Segundo a psicologia, não vemos as pessoas como elas são, vemos as pessoas como nós somos.
Por isso que Jesus nos ensina: Ame ao próximo como a ti mesmo.
O que está faltando nas escolas públicas?
Por que não há departamento de Psicologia para atendimento às crianças e adolescentes?
"Estudar a psicologia é algo fascinante, pois somos seres humanos em constante busca de compreender e, principalmente, ajudar o outro a encontrar seu próprio equilíbrio. Esse conhecimento nos auxilia a desvendar os mistérios da mente e da existência."
Sinto que os psicodélicos podem ser para a psicologia o que o telescópio se tornou para a ciência da astronomia. O problema com os psicodélicos é que eles dissolvem a programação cultural e, portanto, inerentemente têm uma carga política sobre eles. Veja, a cultura é o produto da mente humana estabelecida. A mente humana estabelecida através do meio da linguagem ergue instituições e estruturas sociais nas quais ela então se secreta e meio que vive em um refúgio privado. Um psicodélico dissolverá essas suposições linguísticas e culturais. É uma expansão da mente. E a mente expandida é uma mente no ato de redescobrir a natureza que está fora da cultura. Então, essa tensão entre valores culturais e o que poderíamos chamar, por falta de uma palavra melhor, realidade, cria uma tensão entre instituições e os usuários dessas substâncias.
Estudar psicologia é como preparar uma panela de pipoca. Dentro da panela está cheio de inúmeros grãos de milho. Sabe-se que uns vão estourar antes, outros depois e alguns não vão estourar. Quando a panela estiver pronta e cheia, pega-se cada pipoca isoladamente e percebe-se que elas se parecem muito umas com as outras, mas cada uma é única, pois possuem um formato único, singular. Outra coisa é que elas não se encaixam umas nas outras. Pipocas não foram feitas para se encaixar umas nas outras. Isto revela seu caráter personalíssimo, ou seja, muitas vezes, não se encaixar é que a torna tão interessante e peculiar. Você pode até analisar e visualizar cada pipoca isoladamente, mas todas elas dentro da panela parecem todas iguais. O mínimo que se desejaria seria que houvesse um caldo grosso e doce que unisse todas estas pipocas e lhes desse um formato bem definido, que lhes desse uma interpretação e significado únicos. Como se pudéssemos identificar e orientar o talento de cada uma delas, a sua singularidade, o seu ineditismo. Mas as teorias se revestem de uma grande pretensão: que fosse possível analisar o grão de pipoca de forma objetiva e colocar-lhe um rótulo, tornar o mutável em algo fixo, que não surpreende em nada, previsível, algo que tem um comportamento e existência dentro dos padrões. Contudo, a utopia (de preservar a autenticidade de cada grão) parece muito incômoda, pois pelo visto ninguém está interessado em compreender a pipoca e seu papel essencial de transformação, mas sim, apenas, em comê-la.
Sua psicologia barata não resolve mais, suas tentativas frustrantes de me constranger não mais me afetam , seus devaneios tolos e acusações sem fundamento perderam o sentido , suas humilhações com a finalidade de provar um ponto de vista ridículo quando apenas poderia ter dito não gostei se tornaram indiferentes , e seus berros enlouquecidos e todo o conjunto fizeram acender em mim a luz do discernimento e acordar e me perguntar, o que estou fazendo ,e com alegria de um vencedor eu digo , vá embora pra longe de mim , pois você sem dúvida foi um erro que felizmente posso consertar e me livrar.
O TORNAR-SE TU MESMO - JUNG
Hoje me deparei com a psicologia analítica de Jung, parece que vem traduzindo o processo que estou vivendo, o encontro do eu, mas do verdadeiro eu e o quanto, chegar neste nível é difícil com tantas amarras que vamos construindo ao longo da vida. Jung fala de uma psicologia transpessoal, aquela que tem por objeto de estudo, alcançar o potencial máximo do ser humano, aquela que define o ser humano, como um ser, físico, psíquico, social e espiritual. Percebo que eu tenho algumas limitações, enxergo o meu eu, como algo que transcende o interno, mas como é difícil manter essa espiritualidade conectada com o meu ser, continuamente. Parece que é preciso escolher entre o real e o que ultrapassa esta materialidade, é como se fosse dependente deste mundo físico somente. E Jung trás, que o mundo nem o ser humano se reduz somente ao material. Jung nos ajuda com o seu conhecimento, a não trilhar um caminho mas questionar-se profundamente e que, para nos desenvolver é preciso se ligar ao nosso interno. Sem separar um tempo para si, não conseguiremos evoluir. Para evoluir é preciso além de se conectar consigo mesmo, nas suas raízes, que muitas vezes parecem inacessíveis, é preciso abdicar de um espaço seguro e escondido, ou seja, Jung ressalta a importância de mostrar-se a vida, abandonar nossas coberturas e seguranças. Trata-se de chegar à realidade, por trás da realidade. Busco sim, incessamente por esta realidade, pelo meu eu real, meu eu inteiro, não meu eu fragmentado, com amarras do mundo alheio, apesar de saber que sou constituída pelo outro, eu quero sim, mesmo que em doses pequenas, saber dar voz ao meu desejo e as minhas escolhas.
2024
A psicologia nos ensina que o desenvolvimento de uma mente saudável requer a capacidade de questionar, refletir e agir de acordo com as próprias convicções e valores, em vez de simplesmente seguir cegamente o que é imposto por terceiros.
A psicologia ouve e compreende; a religião muitas vezes julga e desconsidera as nuances emocionais.
O maior risco da Inteligência Artificial na Psicologia não é substituir o psicólogo. É deixar que ela fale pelos psicólogos errados.
Antes da Psicologia o mundo se resolvia entre o certo e o errado, depois da psicologia o porém se tornou regra.
Uma definição simples para Psicologia, é estudo da alma, mas o manual da alma é a Bíblia e a psicologia nega sua eficácia.
A persuasão ética no marketing envolve o uso habilidoso da psicologia para influenciar positivamente o comportamento dos consumidores, respeitando sua autonomia e integridade.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp