Poemas e textos sobre psicologia que abordam a profissão da mente

Equipe editorial do Pensador
Equipe editorial do Pensador
Criado e revisado pelos nossos editores

SER PSICÓLOGO

Ser psicólogo é uma imensa responsabilidade.
Não apenas isso, é também uma notável dádiva.
Desenvolvemos o dom de usar a palavra, o olhar,
as nossas expressões, e até mesmo o silêncio.
O dom de tirar lá de dentro o melhor que temos
para cuidar, fortalecer, compreender, aliviar.

Ser psicólogo é um ofício tremendamente sério.
Mas não apenas isso, é também um grande privilégio.
Pois não há maior que o de tocar no que há de mais
precioso e sagrado em um ser humano: seu segredo,
seu medo, suas alegrias, prazeres e inquietações.

Somos psicólogos e trememos diante da constatação
de que temos instrumentos capazes de
favorecer o bem ou o mal, a construção ou a destruição.
Mas ao lado disso desfrutamos de uma inefável bênção
que é poder dar a alguém o toque, a chave que pode abrir portas
para a realização de seus mais caros e íntimos sonhos.

Quero, como psicólogo aprender a ouvir sem julgar,
ver sem me escandalizar, e sempre acreditar no bem.
Mesmo na contra-esperança, esperar.
E quando falar, ter consciência do peso da minha palavra,
do conselho, da minha sinalização.
Que as lágrimas que diante de mim rolarem,
pensamentos, declarações e esperanças testemunhadas,
sejam segredos que me acompanhem até o fim.

E que eu possa ao final ser agradecido pelo privilégio de
ter vivido para ajudar as pessoas a serem mais felizes.
O privilégio de tantas vezes ter sido único na vida de alguém que
não tinha com quem contar para dividir sua solidão,
sua angústia, seus desejos.
Alguém que sonhava ser mais feliz, e pôde comigo descobrir
que isso só começa quando a gente consegue
realmente se conhecer e se aceitar.

Fazer o bem, sem olhar a quem.
Psicólogos da alegria, do amor, da gratidão. Ser psicólogo é saber ouvir, cuidar, amar. Ser psicólogo não é loucura, é querer ajudar o outro da maneira que consegue. Ser psicólogo é ser muito mais que um profissional, é ser um ouvinte, um conselheiro, um cuidador. Ser psicólogo é mostrar que nada nessa vida está perdido. É saber falar, é ter a empatia em si, é reconhecer o problema do outro para ajudar e não para julgar. Psicólogo com diploma para exercer a profissão, psicólogo sem diploma para exercer o papel do amor.
A psicologia me escolheu e eu escolhi a psicologia para ser minha vida. Curso que levo no meu coração, na minha boca, nas minhas palavras e nas minhas atitudes.
Psicóloga em casa, com amigos, com estranhos, apenas uma palavra define o que eu sinto ao entrar na sala de aula e saber que daqui a 4 anos eu estarei exercendo o que eu sonho, desejo e almejo. E essa palavra é: AMOR
PSICOLOGIA, EU TE AMO!

Ser psicólogo é muito mais do que ter um consultório e fazer atendimentos. Muito mais do que ler Freud, Skinner, Lacan, Bauman e tantos outros teóricos. Ser psicólogo é olhar de uma forma mais nítida o que realmente importa. Ser psicólogo é se importar com causas sociais e se engajar em coisas que podem mudar o nosso meio. Ser psicólogo é ser revolucionário, ser psicólogo é uma dádiva, mas também uma responsabilidade enorme e prazerosa.

Todo psicólogo é louco? Não se iluda nem um pouco!

"De médico e louco todo mundo tem um pouco”. Essa frase é bastante conhecida, direcionou-se também aos psicólogos, originou-se entre os psiquiatras. A Freud atribui-se a afirmativa de que "de perto ninguém é normal". Mas daí a inventarem que todo psicólogo é meio doido já é demais! Ficar falando isso de forma descuidada e pejorativa é, no mínimo, tolice. Muitas vezes um sujeito chamado de "louco" é bem mais lúcido do que um pseudoequilibrado que se intitula "normal". Normal? Que palavrinha mais questionável, e seu conceito é bem arbritário (eu nunca quis ser normal). As pessoas formadas em psicologia percorrem um caminho que envolve submeter-se aos processos psicoterapêuticos, ver e estudar a doença mental de perto. Aprendem a enxergar que, por trás das melhores aparências, podem morar histórias muito tristes. Sabem que todos nós maquiamos a realidade e que sonhos são como verdadeiros "mapas da mina". Sabemos que nada em nossa vida passa despercebido, que nada é tão simples e que não esquecemos absolutamente nada, nos guardamos em alguma gavetinha do nosso inconsciente, com uma plaquinha do lado de fora, indicando que tipo de sentimento refere-se àquele material guardado. O ser que estudou psicologia com afinco e mergulhou em suas profundezas de alguma forma tem a certeza de que "entre o céu e a terra, há mais mistérios que a nossa vã filosofia", como disse o grande gênio Shakespeare. Portanto, por esse saber e entender, esse individuo psicólogo pode ver a vida de forma um pouco diferente. Louco? Não, nem um pouco! Ele só tem uma relação mais íntima com que é interno, observa o contexto por uma ótica cientifica, mais requintada, treinada, como se usasse uma lupa imaginária. E quando esse psicólogo deflagra algo que alguém não quer ser ou não concorda, então esse alguém se rebela, pois não queria ter consciência daquilo que diz "nada a ver", "você tá viajando". Esperam que ele seja sério, concentrado, que sorria contidamente, fale com clareza, não tenha dúvidas sobre nada, muito menos problemas pessoais. Será que existe alguém assim? Costuma exigir um super equilíbrio dos psicólogos, eles não podem ter falhas? Isso significa falhar em seus consultórios? Um médico não pode ter problemas de saúde, um economista não pode passar por uma crise financeira, um advogado não pode sofrer um processo? Psicólogos podem, sim, ter dúvidas e problemas, mas o que vai diferenciá-los das outras pessoas pode ser a forma de resolver, entender, solucionar e manejar esses problemas. Ser psicólogo pode facilitar, mas ele continuará sendo humano, cercado de outros humanos que constróem a vida com ele.

Por quê ir ao Psicólogo?
- Como uma pessoa que nem me conhece vai me ajudar?
- Então, o cara ou a mulher vai me dizer o que fazer?
- Eu tenho um problema, mas todo mundo tem...
- Se não vai me dizer o que fazer de que adianta ir?
- Eu já sei os meus defeitos, e vou mudar, só uma questão de tempo e força de vontade.
- Eu já vou ao Psiquiatra.
- Meu Cardiologista já me receitou um calmantezinho.
- Minha terapia é o trabalho.
- Minha terapia é uma gelada.
- Eu sou bem resolvido, as pessoas que reclamam demais.
- Eu sou apenas ansioso.
Bom, se já pensou, disse ou ouviu alguma dessas frases, você talvez não tenha a menor ideia do que faz um Psicólogo, não é?
E também não está fazendo muito esforço para descobrir.
Então vou oferecer a minha humilde contribuição.
Sabe, você tem razão quando diz que todo mundo tem problema. Todos têm algum problema mesmo, seja no trabalho, nas finanças, na família, nos amores ou na falta deles...
Mas do seu problema quem tem cuidado? Você? Mas está cuidando bem? Realmente as estratégias que você tem usado estão alcançando um resultado de melhora?
Não? Hum... Será que você já tentou mudar a estratégia? Já, mas mudou para uma outra que um amigo do primo da sua esposa te sugeriu?
Sei... E essa estratégia funcionou com ele, mas não com você? Talvez porque ninguém seja igual, né?
Esse é o ponto inicial da nossa conversa. Lamento te informar, mas você é único. Isso significa que as melhores soluções do mundo podem não servir para você.
Isso que dizer que um Psicólogo vai me dar a solução especial?
Ah, não, não mesmo.
Isso seria ótimo se fosse possível, mas não é. Então de que adianta?!
Essa é a parte legal da história, você está pensando que existe uma resposta pronta e que alguém vai te oferecer essa resposta em troca de alguns trocados. E essa parte da sua tese que está equivocada. Não se trata de alguém saber o segredo e te contar, o que a psicologia te oferece é a possibilidade de construir, sim, construir uma nova posição, uma nova estratégia e uma nova compreensão da sua própria vida.
Mas como que um Psicólogo vai fazer isso?
Em primeiro lugar, te escutando, afinal não disse que você é único? Portanto é preciso conhecer este ser singular e junto com ele perceber e tomar ciência dos seus conflitos e desejos.
Tá, mas vou saber isso e daí?
Bom, conseguindo se perceber melhor, você terá a chance de reavaliar suas posições, sua forma de lidar com os acontecimentos e entender a causa dessa sua reação. Ou você acha que sua ansiedade não tem um porquê?
Ah, não, não adianta pôr a culpa no seu chefe, no relacionamento, nos filhos, no trânsito. Não.
Você mesmo não disse que todo mundo tem problema? Então, a pergunta é porque esses problemas deixam VOCÊ (ser único) nesse estado?
Tá bom... Aí eu vou ficar pensando nisso e?
Pensar nisso é mais que uma simples reflexão, é um processo de pesquisa, de analisar as causas, influências, origens dessa sua forma de reagir.
E se eu conseguir entender isso tudo aí?
Então você terá oferecido a você a chance de construir uma nova forma de agir e reagir.
E isso com a ajuda de um profissional.
Que poderá com pontuações, observações, questionamentos e técnicas específicas auxiliá-lo a fazer as alterações que deseja.
Você sabia que para se tornar Psicólogo são necessários 5 anos na faculdade?
E nesses 5 anos, são apresentados conhecimentos de filosofia, biologia, neurologia, história, psicologia entre outros?
Além dos estágios supervisionados em vários campos.
E sabe uma coisa bem legal que os Psicólogos NÃO fazem? Eles não te julgam. Eles te escutam, te acolhem e te ajudam, mas respeitando sempre as suas posições, crenças e escolhas.
Se ainda não se convenceu, vou te fazer uma proposta, marque algumas consultas e tire as suas próprias conclusões. Filmes, séries, Google ou amigos não são tão confiáveis quanto a sua própria vivência.

⁠⁠A psicologia acontece no encontro.
O paciente traz o que tem de mais profundo e me deixa algo que me sinto maior do que quando o encontrei.
Quando o psicólogo se conecta com algo maior que ele mesmo, fala muitas vezes coisas que nem sabia que sabia.
E o paciente muitas vezes sem falar nada, comunica mil coisas.
Saímos da consulta maiores do que estávamos antes de nos encontrarmos.
Crescemos com este contato.
Somos um fator de soma na vida do outro.
Aprendemos um com o outro.
A psicologia é o caminho da verdade, a busca pela essência, o encontro com o sagrado que há dentro de cada um de nós.
É transpiração, transformação e transmutação.
Cada encontro é uma dádiva e uma benção para o psicólogo e para o paciente.
Até o silêncio é revelador e mesmo a essência do que foi dito será guardada para sempre. Nunca mais voltamos a ser quem éramos antes desse encontro.

Dia 27 de agosto é Dia do Psicólogo, porém, o simples fato de ser "o dia do Psicólogo" para mim é indiferente. O que me faz comemorar e sentir algo que sou incapaz de descrever é receber o feedback positivo de meus clientes. Fazer parte de sua evolução é algo que me enche de alegria! Por muitas vezes, não me permito transparecer o que sinto por completo, mas em meu interior estou comemorando com a mesma empolgação de um apaixonado por futebol ao presenciar um gol que fez seu time ser campeão.

"CUIDANDO DE QUEM CUIDA"

Sempre me deparo com questionamentos entre amigos, familiares e até dos próprios pacientes com a pergunta:

“Psicólogo também precisa de psicólogo?”
A resposta que sempre entrego é: Com certeza!

Esta resposta esta vinculada a assistência psicológica ao trabalhador da saúde que como todo ser independente de qualquer atividade que realize, necessita de cuidados como qualquer ser. Então quando recebo esta pergunta, faço outra pergunta em seguida:

Médico também fica doente?
A resposta é certa. “Claro que fica doente!”

Por isso são necessárias ações de prevenções como qualquer ser humano. Medos, ansiedades, depressões etc., fazem parte da vida do ser humano e por certo que os cuidados redobram e passam a ser um dever principal do profissional que entrega assistências a outro ser humano como o dever também de ter todos os cuidados consigo mesmo.

Quando realizo “anamnese” pergunto ao paciente sobre sua vida pessoal e sobre suas rotinas como:
• Horas de sono;
• Alimentação;
• Possíveis atividades físicas;
• Equilíbrio entre o trabalho e lazer;
• Vida emocional;
• Sobre suas filosofias de vida e suas buscas de equilíbrio no dia a dia.

São os mesmos questionamentos que devemos fazer a nós mesmos sempre! Antes de auxiliar ao nosso paciente é importantíssimos nos conhecer a fundo e saber que devemos antes de tudo que ter:
• Amor próprio (é fundamental se amar);
• Manter autoestima elevada;
• Buscar nossa própria valorização;
• Quando necessário buscar acolhimento com profissionais qualificados;
• Havendo conflitos internos saber se perdoar em casos de erros;
• Sempre buscar momentos de paz e prazer para aliviar o estresse.

Portanto é um dever do Profissional da Saúde se cuidar, mais que qualquer paciente, pois antes de prestar qualquer tipo de atendimento ele é também um paciente, paciente de si mesmo! Alimentando todas as suas áreas da vida, com muita saúde e bem estar pessoal, profissional, espiritual de maneira saudável e equilibrada.

⁠O psicólogo é um profissional que oferece ajuda emocional, afetiva e racional; que ajuda a entender medos e raivas; que ensina a expressar sentimentos de indignação; que ampara na hora da dor; que motiva; que mostra ao suas potencialidades, convertendo defeitos em qualidades, medo em coragem, tristeza em alegria, raiva em amor.

A psicologia nunca poderá dizer a verdade sobre a loucura, pois é a loucura que detém a verdade da psicologia.

Como fica forte uma pessoa quando está segura de ser amada!

Sigmund Freud
Cartas de Sigmund Freud (1873-1939).

Nota: Carta de Sigmund Freud a Martha Bernays, escrita em 27 de junho de 1882.

...Mais

Quem olha para fora sonha, quem olha para dentro desperta.

Nenhuma técnica psicológica funcionará se o amor não funcionar.

Augusto Cury
"Pais brilhantes, professores fascinantes", Augusto Cury, Sextante, 2003

Além do mais a “psicologia” nunca me interessou. O olhar psicológico me impacientava e me impacienta, é um instrumento que só transpassa. Acho que desde a adolescência eu havia saído do estágio do psicológico.
A G.H. vivera muito, quero dizer, vivera muitos fatos. Quem sabe eu tive de algum modo pressa de viver logo tudo o que eu tivesse a viver para que me sobrasse tempo de... de viver sem fatos? de viver. Cumpri cedo os deveres de meus sentidos, tive cedo e rapidamente dores e alegrias – para ficar depressa livre do meu destino humano menor? e ficar livre para buscar a minha tragédia.
Minha tragédia estava em alguma parte. Onde estava o meu destino maior? um que não fosse apenas o enredo de minha vida.

Clarice Lispector
A paixão segundo G. H. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.
Inserida por neuken

Treinar para libertar-se de tudo que tens medo a perder é necessário.

Eu tenho uma psicologia muito frágil – simplesmente não quero me envolver em estorinhas sujas como essa. É doloroso ver o carreirismo, a falta de escrúpulos e o mau-caratismo de gente que eu, ingênuamente, supunha “amigos”.

Marketing é psicologia. É preciso, acima de tudo, estudar seus clientes. E a melhor forma de estudo é se colocar no lugar deles.

Como estudante de psicologia sou observador, aquilo que não se resolve repete, sempre existirá alguém que quer se dá bem, nem que tenha que encenar para uma plateia que não entende nada de teatro.

Há mais mistérios entre pensamento e comportamento do que sonha a nossa púbere psicologia

As vezes é preciso de muita psicologia para suportar a si mesmo

Toda a psicologia humana é uma finíssima camada que repousa sobre uma guerra genética de bilhões de anos.

Por que escolhi psicologia?
Escolhi com o objetivo, de te ajudar, com o objetivo de te fazer acreditar, que nada é impossível, que se você for você mesmo, e acreditar na sua capacidade você vai poder fazer, o que quiser, sem temer mal algum, e se você tiver medo, você tem medo de você mesmo.

No fundo, a psicologia conta muito... Nada como entrar na mente de alguém e decidir quais serão seus próximos passos.

⁠A psicologia não pode dizer às pessoas como elas devem viver suas vidas. No entanto, pode fornecer a elas os meios para efetuar mudanças pessoais e sociais.

Schopenhauer, psicólogo da vontade, é o pai de toda a psicologia moderna, dele se vai, pelo radicalismo psicológico de Nietzsche, em linha reta a Freud, assim como àqueles que concluíram sua psicologia do inconsciente e a aplicaram às ciências do espírito.

"Dizem que os pais tem que usar a psicologia inversa com os adolescentes, mas nos também precisamos usar com eles."

A beleza é a maior utópia criada pela psicologia humana. Enquanto na África a beleza está sob aqueles de silhueta mais avantajada; nos demais continentes, onde a comida se apresenta de forma mais acessível, batemos palmas a corpos mais próximos da autópsia do que de um desfile de moda

A sororidade me ensinou sobre machismo estrutural, sobre a psicologia do medo, sobre dominação e, acima de tudo, sobre escuta ativa e amor.

Psicologia é autoajuda, não religião!

Equipe editorial do Pensador
Equipe editorial do Pensador
O Pensador.com conta com uma equipe de escritores, editores, especialistas e entusiastas para produzir, organizar e revisar os conteúdos.