Proverbio Chines sobre a Palavra
Tava o esforçado e o talentoso disputando, chegou um obcecado e atropelou ambos. Isso não é sobre competir.
A vida é uma jornada de auto descoberta, onde o controle sobre si mesmo é a chave para entender e moldar a realidade.
Liberte-se das ilusões passageiras, abrace um propósito transcendente e construa sua vida sobre a fé, encontrando a plenitude no Criador.
A gente cresce sabendo pouco sobre o amor e aprende na marra, amando. Alguns amam tanto que sufocam; outros, não amam e deixam lacunas…
Amar é uma arte que nem todos dominam ou se permitem aprender.
A teoria da obsessão
Olá, pessoa amável da internet, hoje iremos falar sobre um assunto relevante em nossa sociedade atual. Então sem mais delongas, vamos logo debater sobre esse assunto.
Bom, para começar, eu gostaria de retratar a opinião de um grande filosofo do século XIX, Friedrich Nietzsche. Para Nietzsche, a obsessão seria nossa capacidade de lidar com nossos "monstros interiores". Ok, mas o que seria esses "monstros interiores"?
Monstro interiores seriam a nossa mente e tambem os males de nossa sociedade, assim como a obsessão por algo ou alguém. Dito isso, qual a conclusão que podemos chegar? Com essa pequena explicação de Nietzsche, podemos chegar a conclusão de que nós devemos enfrentar esses monstros, porém para encarar esses monstros nós não podemos deixar que eles corrompam as nossas mentes.
Ok, agora deixando Nietzsche para trás, eu gostaria de convidar você, que está lendo, a me acompanhar na psicanálise de, Sigmund Freud. Para Freud, a obsessão teria outro tipo de nome, que no caso seria a "neurose obsessiva".
Neurose obsessiva, seria caracterizada por algum tipo de momento traumático que não foi esquecido, porém foi armazenado no subconsciente da vítima, e esse momento teria uma certa proteção em relação ao "eu" racional, que nos diz respeito a 4 fatores de analise de uma obsessão: Fonte da obsessão, objeto causador da obsessão, impulso obsessivo e finalidade.
Antes que você comece a se perguntar o que seriam esses 4 fatores, eu irei te explicar. Para começar essa explicação, devemos ter um ponto de partida, e seguindo a linha de raciocínio de Freud, esses fatores começam com a "fonte da obsessão". Que nesse caso seria de onde essa obsessão começa, como por exemplo um momento não esquecido pela vítima ou algum tipo de memoria afetivamente negativa para a mesma. Logo após isso, nos deparamos com o "objeto" causador da obsessão. Nesse caso, esse "objeto" está diretamente relacionado com sua fonte de partida, que como já foi dito, pode ser causado por alguma memoria ou momento. Após esses 2 primeiros fatores, acabamos nos deparando com o "impulso obsessivo". Que pode ser descrito, como a vontade da vitima em querer algo ou alguém, um grande exemplo disso, e um personagem de uma serie americana chamada "YOU", criada em 2018 pela Netflix. O nome desse personagem e Joe Goldberg.
Na serie "YOU", Joe e descrito como um obsessor/psicopata com traumas passados, quando criança Joe via sua mãe sendo constantemente agredida pelo seu pai, até que um dia durante uma luta corporal entre sua mãe e seu pai, Joe em um ato de defesa acaba se deparando com a arma de seu pai, uma pistola do calibre 380 caída no chão, então ele pega a pistola e atira em direção ao seu pai, que acaba sendo atingido no peito, e acaba sangrando ate a morte. Após isso Joe acaba se tornando um psicopata obsessor violento, que usa do amor como justificativa para a violência, Durante a seria podemos ver Joe sendo extremamente obsessivo com, cada mulher que ele acaba se envolvendo.
Agora, voltando para a filosofia. O que Blaise Pascal diria sobre a obsessão? Blaise Pascal diria que as ilusões sustentam o homem como as asas sustentam o pássaro. O filósofo francês acreditava que a razão humana é enganada pela imaginação e por outras "potências enganadoras", o que impede o homem de atingir a verdade.
Agora que eu já te expliquei sobre tudo isso, eu venho me despedir de você leitor ou leitora que acabou de ler isso, bom esse e o meu primeiro texto de 2025, e ele so foi escrito graças a ideia de uma amiga minha chamada Bia, creio que se não fosse a ideia dela, eu teria continuado sem escrever durante mais uns 6 meses. Bom, dito isso eu me despeço de você, e gostaria de desejar um otimo ano para todos.
Ass: Apasoneca
Em minha cabeça só existe você agora
Este mundo cai sobre mim
Neste mundo existem Real e "Faz de conta"
Isso parece Real para mim
Você me ama, mas não sabe quem eu sou
Estou indeciso entre essa vida que levo
E onde eu estou
Você me ama, mas não sabe quem eu sou
Então deixe-me ir
Deixe-me ir
Já reparou como um cubo mágico diz muito sobre uma pessoa? Quando ele está todo embaralhado, muitos olham e pensam: "Complicado demais, nem vou tentar." Preferem ignorar, seguir em frente sem se envolver. Outros, no entanto, pegam o cubo nas mãos, giram, observam, tentam entender, porque acreditam que há um jeito de organizar aquilo.
Com as pessoas acontece o mesmo. Há quem nos veja apenas nos momentos de caos e escolha se afastar, achando que somos complexos demais para valer o esforço. Mas também existem aqueles que enxergam além da bagunça, que entendem que por trás de cada movimento existe um sentido, um padrão que faz tudo se encaixar no tempo certo.
E a verdade é que não é preciso estar perfeitamente alinhado para ter valor. Mesmo misturado, um cubo mágico continua sendo um cubo mágico. Assim como eu, que sigo sendo eu, independentemente da forma como me enxergam.
"Quaresma é um período para refletir sobre a vida, desapegar do que não faz bem e iniciar um novo capítulo."
Com os meus olhos
cosmonautas fui buscar
na Lua Crescente
sobre o Médio Vale do Itajaí
a tranquilidade que sinto
por ser visitada por ela aqui.
Minha Cidade de Rodeio
de todas e muitas luas
com o seu esplendor
inspira o meu poético andor.
Dormir, acordar e viver
em paz é algo caro
que nos dias de hoje
muitos já não têm mais
condições de desfrutar,
e no nosso lugar cabe cada
um de nós pela paz zelar.
Porque há outros pelo mundo
afora que não tem nem
noção de que a guerra
pode estar a se aproximar.
"O homem inventou moralidades para justificar sua fraqueza e criou histórias sobre justiça para acalmar sua covardia."
DIA INTERNACIONAL DA MULHER
Falar sobre a mulher não é tão fácil quanto parece.
Ela tem um jeito especial, um traquejo, uma maneira única.
A mulher nasceu para encantar, para procriar, para os filhos criar, para ser dona do Lar, para ser um modelo exemplar.
Teve lá, nos rincões da história, as dificuldades e sofrimentos, a procriadora e genitora, a subalterna, a dona do fogão...
Esses tempos já ficaram para trás. A independência adquirida pelas lutas travadas, trouxeram a liberdade de escolha, a liberdade de pensamento e a guarida das Leis.
Mesmo nos tempos tristes, de dependência total, ela não deixou de utilizar do dom que Deus lhes deu. A de protetora do lar.
A mulher evoluiu, conquistou sua independência e o seu lugar merecido na sociedade.
Ela pode ter a profissão que desejar e o caminho que escolher, sem perder a sua doçura e o seu encantamento.
Ela continua protetora, sedutora, dona do lar, dona do seu lugar. Ela era a dona de casa, agora é a dona da casa.
Feliz do homem que tem uma mulher ao seu lado, ajudando-o, participando das suas decisões, acolhendo-o nos momentos difíceis, protegendo-o.
Toda mulher tem a sua beleza, a sua caixa de surpresas. Uma inquietude na alma que a faz doce e encantadora.
Não é fácil falar da mulher, colocar as palavras certas na ordem certa. Para conhecê-la, na sua profundidade, o homem precisa ter candura na alma, porque ela é leve, é doce, é meiga, é sapiente e sagaz...
Estas poucas e humildes palavras tentam superar as dificuldades em conhecê-las, respeitá-las e amá-las...
Feliz dia de todas as mulheres...
Élcio José Martins
Testemunho sobre Doutrina e Convênios 19
Caro irmã Estela
Quero compartilhar com sinceridade o que sinto ao estudar Doutrina e Convênios 19. Esta seção é um poderoso testemunho da misericórdia e justiça do Senhor. Nela, o Salvador fala com autoridade divina, lembrando-nos do poder da expiação e do arrependimento.
No início da Restauração, o Livro de Mórmon era vendido para cobrir os custos da impressão, mas hoje ele é oferecido gratuitamente a todos que desejam lê-lo. Isso reflete o amor de Deus, pois Sua palavra está disponível para aqueles que buscam a verdade.
O Senhor ensina que devemos nos arrepender e seguir Seus mandamentos, pois somente assim encontraremos verdadeira paz e felicidade. Algumas leis parecem fáceis de cumprir, enquanto outras nos desafiam, mas quando amamos a Deus e ao próximo, encontramos forças para obedecer. No entanto, por sermos imperfeitos, precisamos constantemente da graça de Cristo.
O Salvador sofreu por nós no Getsêmani, suou sangue por nossos pecados e morreu na cruz para que tivéssemos a oportunidade de voltar ao Pai. Nossa missão é testemunhar essa verdade e ajudar aqueles que estão em trevas a encontrar a luz.
Virão dias em que muitos terão fome e sede da palavra de Deus e não a encontrarão. Mas, como discípulos de Cristo, podemos levar esse alimento espiritual às almas necessitadas. O Senhor adverte que aqueles de coração endurecido sofrerão mais.
Posso testificar que quando cumpro os mandamentos e me aproximo de Deus, sinto paz e sou abençoado. Mas vivemos em um mundo onde Satanás tenta nos desviar a todo momento. Ele nos influencia para mentir, criticar e pecar. Aqueles que conhecem a verdade, mas não se revestem da armadura de Deus, correm o risco de cair.
Porém, não devemos julgar os outros. O apóstolo Paulo foi um perseguidor dos santos antes de se converter e realizar grandes obras. Maria Madalena foi perdoada por Cristo quando todos queriam apedrejá-la. O Senhor ensina que devemos perdoar sempre, pois Ele nos perdoa quando nos arrependemos sinceramente.
As consequências que enfrentamos vêm de nossas próprias escolhas. Se seguimos o caminho do bem, encontramos alegria e propósito. Se escolhemos o erro, caímos em ciclos viciosos que nos afastam de Deus. Mas Ele nos chama ao arrependimento, pois deseja que sejamos felizes e encontremos o verdadeiro sabor da vida em Seus caminhos.
Jesus Cristo vive! Ele nos deixou o Espírito Santo como Consolador, para nos guiar e fortalecer. Mesmo vivendo em um mundo cheio de desafios, podemos sentir Sua influência e nos preparar para voltar à Sua presença.
Este é o meu testemunho, em nome de Jesus Cristo. Amém.
Eu já prometi, nunca mais escrever sobre você
Tantas vezes, mas você insiste em fazer morada nos meus pensamentos, nas minhas lembranças e nos meus sonhos
Essa noite sonhei com você
E foi esmagador, o que ainda me perturba é o nunca mais
Nunca mais amar alguém como eu te amei
Nunca mais entregar o meu coração como eu te entreguei o meu
Nunca mais me entregar a alguém como eu me entreguei a você
Nunca mais viver o que nós vivemos juntos
Nunca mais olhar nesses seus lindos olhos azuis
Nunca mais te beijar, e eu amava te beijar
Eu amava pertencer a você
Ninguém nunca me amou como você
Nunca mais ouvir a sua voz
E eu nem lembro mais o som da sua voz
E isso parte o meu coração, te esquecer
Dói tanto, te esquecer
Dói tanto, o nosso fim
Perder você acabou comigo
De tantas maneiras que ainda não consigo colocar em palavras
Mesmo depois de tanto tempo, eu ainda penso
O que eu poderia ter feito de diferente?
Será que você ainda iria me deixar
Será que você iria deixar de se importar comigo
Será que você iria deixar de me amar
Você foi o amor da minha vida
Você me fez tão Feliz
E você foi embora, simplesmente se foi
E te perder ainda consome a minha alma
Te perder me deixa louca
Te perder me mata dia após dia
E não há nada que eu possa fazer
Me sinto tão impotente
- 01 de Março de 2025
Elas são, sempre foram, sempre serão.
Não é sobre um único dia, nem sobre uma data marcada no calendário. Não é sobre flores entregues às pressas ou discursos prontos que evaporam no dia seguinte.
É sobre elas. Sobre o que enfrentam, o que transformam, o que constroem. Sobre as histórias que muitas vezes não entram nos livros, mas moldam o mundo em silêncio.
Elas são a voz que se ergue quando tentam silenciá-las. São a mão firme que segura outra mão no momento certo. São o grito engasgado que, um dia, vira revolução.
É sobre a liberdade de serem quem quiserem. De usarem a roupa que bem entenderem, de ocuparem os espaços que por tanto tempo disseram que não eram delas. De escolherem o próprio caminho, sem mapas traçados por outros.
Não precisam apenas de um "parabéns". Precisam de respeito diário, de direitos garantidos, de oportunidades iguais. Precisam de um mundo que não as diminua, que não as cale, que não as limite.
Hoje, amanhã e sempre, que elas sejam. Que elas ocupem. Que elas brilhem.
E que ninguém ouse dizer o contrário.
"Se meus olhos tiirassem fotografias, e todas elas seriam sobre você.
Decorei teu sorriso de lado, de cima, pra baixo.
Fiz molduras com teu abraço.
Pintei quadros com teus beijos..
Desenhei uma vida inteira com teus desejos.
Se meus olhos pudessem tirar fotografias…
Ahh amor...
Já gravei você por toda a minha vida."
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp- Relacionados
- Poemas sobre saudade
- Frases de despedida para refletir sobre finais e recomeços
- Frases Bonitas sobre Saudades
- Charles Chaplin sobre a Vida
- Charles Chaplin Poemas sobre a Vida
- Frases sobre idiotas que mostram seu talento para a estupidez
- 87 frases sobre educação provocativas e transformadoras