Prosa para Crianca
O potencial de uma criança tem uma beleza de caráter divino, do enxergar flor e espinho, enxergar beleza na chuva escorrendo em sujeira de basculante, seu admirar impressionante. A repetição de cada nova palavra a indagação da dúvida socrática e, quando incentivada faz maravilhas, tais como comer de talher na mão sem precisar de supervisão.
Imagine receber a notícia de que está esperando um bebê, porém, será uma criança com alguma deficiência ou necessidade especial. A princípio, isso poderia ser um choque e representar um grande desafio. Entretanto, após um tempo para assimilar a informação, é hora de considerar as possibilidades e se adaptar às novas circunstâncias. É importante ressaltar que a criança será recebida com muito amor, possivelmente até mais bem cuidada do que se não houvesse uma condição de saúde. Nossas circunstâncias são como receber a notícia de que teremos um filho, trazendo tanto alegrias quanto preocupações, contudo, inerentes à vida. Mesmo que tudo esteja indo bem e de acordo com nossos desejos e expectativas, há momentos em que as circunstâncias mudam repentinamente, nem sempre para melhor. É natural sentir angústia e incertezas em relação ao futuro. No entanto, é importante aceitar e acolher tudo o que a vida nos apresenta, e tentar extrair o melhor de cada momento.
Quando você era criança você não se importava se você era bonita ou não , queria tanto crescer,ser uma adolescente porque não aguentava ser mais criança,e pra que? Quando você vira adolescente nada mais vai voltar como era antes,as brincadeiras,as gargalhadas,a alegria sem fim,eu era tão ingênua, mas acabou tudo isso. Agora nada mais faz tão sentido como antes, agora choro quase todos os dias, uma tristeza sem fim,vejo as crianças correndo, brincando, felizes e me lembro "ja fui assim...." saudades da infância.
À medida que nos libertamos das limitações, as crenças devem crescer, e a criança, uma mentira temporária e temerosa, encara a escolha entre a segurança familiar e o maravilhoso mundo desconhecido. As memórias são as guardiãs anciãs, sábias testemunhas do caminho que trilhamos, permitindo-nos honrar o passado enquanto abraçamos o futuro com esperança e sabedoria.
Pai: basicamente a mulher dá e retira o direito de ser criança,a quando ela concede um filho àquele que a fertizou, magicamente anula-se a criança dentro deste garoto que apenas aparentava ser homem para que de fato transforme-se num homem forte destemido e valente pois ela a mulher precisará deste novo formato para criar e defender esta criança que esta sendo gerada dentro dela,ela a mulher simplesmente pega um garoto fragil e assustado e o transforma num homem quando o faz ser pai.
“ Desde criança sonhava em ser uma alva e perfumada rosa branca, mas do que me adiantaria ser branca, se ao embranquecer “deixasse de ser rosa”, portanto permaneço em mim transparente e habitante do planeta amor, firme na idéia “caule”, só pra ver onde brotarei em mim uma eterna flor.” -Silvânia Alves Saffhill-
Ser criança é embarcar em uma jornada de descobertas e aventuras, onde cada dia traz novas oportunidades de aprendizado e diversão. É um período de vida caracterizado pela curiosidade insaciável, a imaginação sem limites e a capacidade de encontrar alegria nas coisas mais simples. A infância é marcada pela inocência e pela liberdade de explorar o mundo com um coração aberto, aprendendo com cada nova experiência e sonhando com possibilidades infinitas. É um tempo precioso que molda o futuro de cada indivíduo, deixando memórias que durarão para sempre.
Um erro cometido contra uma criança em sala de aula não só prejudica seu futuro, mas também pode destruir a carreira de quem deveria estar construindo conhecimento. PROFESSOR(A), capacite-se continuamente, pois cada deficiência ignorada é uma oportunidade perdida de ser o(a) educador(a) que transforma vidas.
Quando estou angustiada, infeliz ou com medo é para a poesia que eu peço abrigo, como criança assustada que corre para o colo da mãe pra chorar. É nela que busco a segurança que preciso para arrancar os sentimentos um a um, como se fossem espinho cravado no peito e transformar toda a minha dor em palavras, reconciliando-me com a paz, o equilíbrio e a leveza que a vida pede.
O sonho de uma criança é puro e ilimitado, cheio de imaginação e sem as restrições da realidade. No mundo infantil, tudo é possível: aventuras surgem em pequenos momentos, e o futuro é brilhante e cheio de promessas. A confiança das crianças em seus sonhos as faz acreditar no impossível, e isso as conecta com uma fantasia alegre e sincera. Sonhar como uma criança é um convite para redescobrir a magia e a liberdade de desejar sem medo.
Quando eu era criança, queria ter 20 anos da noite para o dia. Assim como nos filmes. Porque ser criança não me ajudava a superar as dificuldades. Então, quando fiz 20 anos, queria ter 30. Achei que precisava passar por aqueles anos de amador pra me entorpecer da dor. Mas, mesmo depois dos 30, nada mudou. Comecei a sentir falta dos momentos que eu esperava que passassem logo. Foi quando eu percebi que cada momento que vivo é o que faz minha vida durar mais. Agora vou viver cada momento ao máximo. Porque a vida não é um filme. É a realidade.
Quando eu era criança, em meio a meus questionamentos sobre a vida, eis que surge a religião, com o passar do tempo surgiram mais questionamentos, na adolescência conheço algo que supria a necessidade de respostas: a poesia, na fase adulta, nessa de querer entender a vida, guiado pelos versos encontro a filosofia, então decido seguir o caminho acadêmico para adquirir o conhecimento, no primeiro dia de curso, conheço a história e me apaixono.
Não prescindia nada além do refúgio de estar consigo mesma. Aprendera desde criança que podia estar em qualquer lugar quando fechasse os olhos. Faria grandes viagens para dentro si e descobriria o que não lera em livro algum. Na verdade tudo já fora escrito, mas disso ela não sabia, ainda. Em seu seguir distraída deparou-se com o grilo falante, portento grilo. Foi então que ele lhe cantou aquela primavera que destoava seu pequeno mundo naquele frágil instante de percepções. Quando voou ela compreendera que havia muitas flores naquela composição melódica e que ao abrir as janelas deveria se juntar aos seus pares num prenúncio do belo que haveria de ser. Aquele canto não estava escrito ainda, foi assim que ela descobriu.
"É preciso acolher com amor as nossas crianças, mas ao mesmo tempo fazer com que a criança, adolescente, adulto, tome consciência clara de que em determinado ato / atitude ocorreu uma transgressão “desrespeito de uma ordem, uma lei, um procedimento, infringiu ou, transgrediu uma norma social”..."
Uma criança sem pai não precisa de religião nem de política, ela precisa de amor, de presença, de referências afetivas sólidas. Dogmas, doutrinas, ideologias e ilusões não curam ausências; e nenhum grupo religioso ou político pode oferecer o que só um vínculo verdadeiro, como o da adoção consciente, é capaz de proporcionar.
Quando uma criança começa a andar consequentemente ela cairá, mas em uma segunda tentativa desviará dos obstáculos que derrubou-a. A vida é assim, é necessário passar pelo processo, também conhecido como deserto, é neste estágio que tu mais aprende, então seja grato por tudo, até pelos tombos, uma vez que tudo tem um propósito.
Feliz Natal! Hoje eu não quero chorar. Feliz Natal! Mesmo eu sendo uma criança que não sabe comemorar. Feliz Natal! O que você me diz?! Você realmente está feliz? É Natal! E eu nem sei o que que eu faço!... Nunca ganhei beijos e abraços. Nunca ganhei nenhum brinquedo. No Natal meus pais faziam eu ir para cama mais cedo... Eles brigavam e eu tinha medo. Feliz Natal! Feliz Natal! Papai saía para beber. Mamãe saía e não tinha horas para voltar. E eu ficava sozinho sem ter o que fazer, sem ninguém para conversar,sem ninguém para brincar... Feliz Natal! Feliz Natal! Hoje eu não quero chorar! Às vezes eu sonhava que os meus pais e os meus parentes estavam todos contentes e lá na sala eles sorriam... E todos nós ganhavamos presentes... E finalmente todos se divertiam. Mas a realidade não era bem assim! Meus pais brigavam e saiam. E ninguém lembrava de mim! E mesmo assim um Feliz Natal! Feliz Natal! Vamos fingir que temos o que comemorar ! Feliz Natal! Hoje eu não quero chorar! Feliz Natal!..
Quando criança sonhava com um mundo cor-de-rosa, um amor dos sonhos... No meu primeiro amor de juventude tive uma grande decepção e me fechei deixando de acreditar, mas aquilo ainda vivia em mim, minúsculo, quase inexistente... até um belo dia, contra a minha vontade cresceu... muito... muito a ponto de ficar maior que eu mesma, mil vezes maior do que a primeira vez, ultrapassando meus limites, meu senso, minha razão... até o antigo sonho de princesa voltou, mas agora deixando a ilusão de lado entendo que nunca será possível, pois para ser perfeito precisaria ser recíproco... e me apoiei por muito tempo nisso, que era um sonho a dois, com algo que eu desconhecia que impedia. Pelo visto foi a maior das minhas ilusões, nunca ouve amor da parte dele, apenas um desejo de controle e diversão macabra, que juro não consigo entender e nem quero. Quando alguém realmente quer vai atrás, não deixa migalhas apenas para manter o controle emocional. Espero que tenha valido a pena, que tenha se divertido muito com tudo isso. Pois chegou ao fim. Adeus (sem reticências).
Ser criança é crer que o seu mundo de fantasia é real e absoluto! O pior medo de uma criança deveria ser um dia ter que tornar-se adulto! Mas ser criança é ter medo de coisas bobas e não temer o perigo! Mãe,ser criança é bom ! Mas o melhor mesmo de ser criança é poder brincar contigo!...
Ser um órfão pode ser uma experiência muito difícil e dolorosa para uma criança ou jovem. Perder um ou ambos os pais pode deixar uma criança sem um sentido de segurança e estabilidade, e pode ser especialmente difícil se eles não tiverem outros parentes próximos para oferecer apoio e conforto. Os órfãos também podem sentir saudades de seus pais e se perguntar por que eles foram deixados sozinhos. É importante que os órfãos recebam apoio emocional e material adequado para ajudá-los a lidar com a dor e a incerteza que podem sentir. Isso pode incluir ter um adulto de confiança para conversar, participar de atividades de grupo ou terapia, ou simplesmente ter alguém para ouvir e compreender seus sentimentos.
