Próprio umbigo
Não sirvo mais banquetes à ingratos, nem faço festa para gente que só olha o próprio umbigo.
Perdi o interesse em meias verdades e tapinhas nas costas.
Minha essência exige muito mais, que a sua hipocrisia oferece.
Quem prioriza apenas a si mesmo, quem só vê seu próprio umbigo dentro do seu universo egoísta, sem perceber o sofrimento alheio ou as emoções negativas que suas atitudes provocam, ser forte é também saber dizer não a esse tipo de pessoa. Interrompa tudo o que cerceia a sua vida com aquilo que tira seu ar e que fere sua alma. Você é o protagonista dessa vida fugaz. Pode ser tarde quando se der conta que a experiência da morte é solitária. Nunca nada teve a ver com os outros e sim você com você mesmo. Seja forte e saiba dizer não de uma forma saudável. Não há necessidade de violência para nada.
Os egos andam inchados. Os olhos voltados para o próprio umbigo. A humildade sendo substituída por arrogância. As mãos que deveriam acariciar, empurram para o abismo. Os dedos andam apontados em direção ao outro. Difícil encontrar quem seja porto seguro, quem seja confiável, quem não te apunhale pelas costas ou que não use as nossas fragilidades para tentar nos derrubar.
Então, o que fazer diante desses terríveis fatos, que infelizmente vêm sendo tão corriqueiros nas nossas vidas? Nos igualamos a eles? Ou nos isolamos? Nos conformamos? Nos perdemos de quem somos e no que acreditamos por conta deles? Nada disso!
Temos que valorizar os poucos que estão ao nosso lado, que nos querem bem. Aprender aos poucos quem é quem e saber se posicionar diante de cada um. A vida é para ser uma lição positiva, mesmo que em meio à dor e à decepção, e nunca uma regressão de sentimentos e atitudes. É difícil, mas não impossível encontrar corações parecidos aos nossos, que só querem viver com dignidade e de verdade. Que semeiam a paz, que sabem gentilmente dividir o espaço, ao invés de disputar por algo completamente desnecessário. Portanto, lute apenas pelo seu direito de ser feliz. A felicidade não permite pesos e sujeiras, então jamais a projete em cima da infelicidade alheia. O resto é ilusão de um coração vazio de paz, de amor e de Deus!
A verdade é que aprendemos a não olhar para o próprio umbigo porque a subida é mais gratificante quando acompanhado. Então, a conquista do mundo, talvez, seja muito mais do que isso. Ter alguém pra dividir a estrada, essa pode ser uma delas.
Não se desespere, não pense que você é menos que ninguém, e nem pense apenas no seu próprio umbigo. Não se engane, não existe vida sem problema... Nós não sabemos escolher, nós não sabemos decidir, lembram? Pois é, e a vida que eu e você levamos hoje, nada mais é do que fruto das nossas próprias escolhas e decisões.
Mas eu não sei qual é a tua fé. Não sei em que você crê. Mas eu creio em um Deus que tem prazer no impossível. Não é mais possível pra você? Esse Deus é Jesus e nesse Nome há Poder. Se você crer nEele, o impossível é possível pra você. Não desista, porque Deus faz caminhos onde não há.
Para o egoísta e ingrato, que só vê seu próprio umbigo como centro do Universo, o pouco que faz pelo Outro, apenas e só, lhe parece uma grandiosidade nunca pagável com coisa nenhuma...
Se parássemos e olhássemos pro nosso próprio umbigo, olhássemos pra nós mesmos. E criticássemos a nós, nossos erros, nossas imperfeições e falhas já seria um grande passo e resolveríamos os nossos próprios problemas, ao invés de tentar ficar bufando, criticando, espumando de raiva pelos problemas do Outro. As coisas ruins que existem "ainda" dentro de cada um de nós, como o: racismo, distinção de cor, de raça, de classe social, xenofobia, homofobia, a ignorância bruta, e o falar besteiras não vão trazer a paz, nem a solução pra nada na vida do outro, temos que consertar primeiro isso na nossa vida. E parar de falar e pensar o que ta errado a vida do outro. Falar papagaios também falam, agora... falar com sabedoria, coerência, maturidade, humildade, e propósitos de crescimento. Eis a grande questão.
Olhar apenas para o próprio umbigo é manifestação de egoísmo, que pode culminar em tiro no próprio pé.
Procura-se Observador de Multidão com experiência, não contratamos quem olha apenas o próprio umbigo.
Se você só pensa no próprio umbigo e acha que já sabe de tudo nem precisa perder tempo lendo esse texto, sério mesmo.
Odeio falar sobre isso, mas por alguma razão deixo a reflexão aos que querem ajudar ou apenas lidar com alguém com sintomas depressivos na esperança de ajudar no mínimo uma pessoa por ai.
Jamais diga: não fique assim.
Jamais diga: você tem tudo que precisa, porque não valoriza?
Jamais diga: você tem que ter força de vontade.
(FORÇA DE VONTADE É UM PRODUTO FINAL DA CONDIÇÃO)
Jamais diga: você é doente!
Jamais culpe e demonstre reprovação.
Demonstre segurança, demonstre que as coisas estão em ordem, pacientemente se adaptando a situação a fim de ajudar, sem pressa. Mas com a espera de ajudar a cada dia.
Jamais cobre qualquer coisa que seja dessa pessoa. Durante o quadro, afinal ela não é bem ela mesma, ela é um transe de uma situação que ela não controla; coloque isso na cabeça: ELA NÃO CONTROLA.
Jamais fique com raivinha dela por alguma atitude que ela possa vir a tomar ou até mesmo deixar de tomar devido a situação. Ela não consegue fazer diferente.
Se você não se importa, não precisa desprezar, apenas fique na sua, não atrapalhe ainda mais, sério mesmo. Mas se você realmente que ser uma luz na história de vida da pessoa que passa por isso, não cobre nada dela, segure na mão dela e diga que ela não está sozinha, faça um esforço para ajudá-la a procurar ajuda, sem forçar a barra. Por mais que ela pareça não estar nem ai pra você enquanto você tenta, ela está sim. Ela tem consciência apesar do estado inerte do padrão. Dê o que ela gosta, quando ela pedir.
Parece até mimo, mas entenda, ela está num estado onde a vida não é nada além de um inferno onde tudo já deu o que tinha que dar. Tenha paciência e faça sua parte, isso não dura para sempre.
Se sentir amado e importante por gente que não cobra, entende e não nos vira a cara, tem uma parte importantíssima e fundamental durante o tratamento de quem se encontra no estado deplorável da consciência. Isso cria, sozinho, com o passar do tempo e do tratamento todo o autoajuda na cabeça dela, por ela mesma sem você precisar encher o saco dela, mesmo que seja com boas intenções. Estude, busque conhecimento e ame.
Que sirva para pelo menos um, afinal hoje em dia muitos não estão nem ai paras as pessoas, fingem estar para parecer bonzinhos para os outros. Mas como ainda acredito em gente decente, espero que este recado ative uma reflexão e uma busca por sabedoria caso se deparem com alguém depressivo e digno de ajuda. Respeite o direito dela quando ela quiser ficar sozinha, mas evite que ela queira isso durante todo o dia, fique perto, mesmo que sutilmente, não force a barra, mas demonstre presença.
Eu sei que dói na gente aprender lidar com o depressivo, mas veja bem: qual o aprendizado que você tira sobre isso?
Nosso sofrimento nos humaniza e desperta nossa consciência para um mundo bem além do egoísmo e dessa babaquice da ideologia da auto-suficiência que só tem gente frustrada e doente como adepto. Ajudar faz bem para quem ajuda e para quem é ajudado, basta aprender ajudar e aprender a observar a riqueza que geramos em nós mesmos ao ajudar. Não vou explicar, quem ajuda sabe.
Comam muitos chocolates, hehe.
A fase não dura para sempre, muito menos sua vidinha aqui na Terra.
– Icaro Fonseca
Se tirarmos os pés da terra e os olhos do nosso próprio umbigo, se olharmos o mundo e a humanidade de outro ponto de vista, com uma perspectiva nova e realista, se tivermos uma pequena noção do tamanho do universo, então veremos o quanto somos miseráveis e mortais para desejar a eternidade...
Enquanto a visão de mundo do ser humano tiver como lente o seu próprio umbigo, a guerra estará presente, com ou sem armas.
Éramos singular, mas não falo de cada um ser egoísta e olhar para seu próprio umbigo. Éramos um, mas pensávamos por dois. Éramos almas gêmeas, um só corpo, um só coração, uma só alma, um só amor. Tudo tão singular, tão nosso, tão único. Mas eu deveria ter desconfiado, comigo nada nunca deu certo, nada. O amor continua o mesmo, continua aqui, bem cravado no meu peito e não vai sair daqui de dentro. Mas cada um seguiu para seu lado, na verdade, ela seguiu, eu fiquei aqui, parado, inerte. Porque de fato, eu não sou bom com despedidas, não sou bom com partidas e não aceito te ver partindo e me deixando para trás, se desprendendo de mim, desencaixando o nosso corpo, nossa alma e o nosso coração. Você seguiu e eu fiquei. Fiquei sozinho, sem chão, sem motivação, sem reação e o pior de tudo, fiquei sem você.
