Pouco
Pedras
Uma é pouco
Mil não basta
Droga fria
Depressiva
Que só arrasta
Cadeia
Clínica
Baque no coração
Caminho sem volta
Cemitério
Caixão.
Eu tive três amores nessa vida
Um dia lá, outro de muito lá e outro de pouco cá
O de lá é frio loucura
O de muito lá, amor difícil
O de cá, amor pouco juízo
Já tive um amor, amigo ?
Neste mundo, onde todos são um pouco sábios
e um pouco loucos, de tudo tem,
quer seja pouco, quer seja muito,
um dia amargo,
um belo dia de sol, comida boa,
gente cheia de maldade,
noite enluarada,
pão sem sal que entristece,
gente boa e queijo com goiabada que alegra,
de tudo tem e de tudo se encontra,
sobretudo,
tem pouca verdade para muita falsidade.
Chuva abençoada, coração que sofre,
muito plantio errado,
tempestade,
quem tenha fé,
quem a tudo agradeça,
quem em nada acredite,
quem a tudo maldiga,
quem espera, quem credite,
quem debite, quem já nada espera
e a deriva já navega,
quem só tira e quem tudo acrescenta.
Gente que desiste de viver e de amar,
gente que em estado terminal luta para respirar.
A vida não dá moleza e folga para ninguém,
não tem facilidade nem total felicidade,
mas tem algo que não falta, livre arbítrio todos tem,
é permitido lutar por sua felicidade
ou cavar sua infelicidade, você quem sabe.
E assim segue a caravana, os cães ladram e tudo passa.
"Há de tudo um pouco nesta vida"
Os que valorizam e respeitam
Os que menosprezam e enjeitam
Os interesseiros e intriguistas
Os oportunistas e hipócritas
Os que mendigam, os lambe botas
Os parasitas que pouco ou nada fazem
Os que no fundo não passam de farsolas
Os manientos e armados em chiques
Os que não passam de alambiques
Os bem falantes e comediantes
Os tristes de espírito ensanguentado
Que só pensam em espezinhar os outros
Os salafrários calhordas usurários
Os pertinentes de enfado acentuado
Os cabeças duras e casmurros
Os peneirentos birrentos e turras
Os calculistas e usurários
Os fanáticos, lunáticos arbitrários
Os pelintras armados em ricaços
Os palermas armados em palhaços
Os interesseiros e os marotos
Os capazes e afoitos
Os calvos e calados,
Os sonhadores desenrascados
Os senhores, os benfeitores, os retos
Os cavalheiros os homens de bem,
Os amorosos que se amam de paixão
Os esposos de alma e coração.
Valorize ou pouco que o senhor te proporcionar, acredite! Tem gente que precisa desse pouco que tens para progredir, mas não tem!
Existem diferenças pouco distintas entre a LEI, a JUSTIÇA e a COISA CERTA a ser feita; lei e a justiça caminham paralelamente separadas por um abismo, onde de vez em quando se encontram, mas a “coisa certa” a ser feita é algo flutuante, suspensor no ar, no vão deste abismo de incoerências e extrema hipocrisia. Justiça é o equilíbrio entre a lei a o que é correto e não um instrumento de vingança.
Podemos estar afastados e um pouco longe, mas os nossos corações unificados num só estão juntos. Posso estar longe mas é como se estivesse ao teu lado agora aquecer te e dar te amor meu anjo sem asas.
Coragem de tentar, errar, de ter medo e sobreviver,
Coragem pra ter bravura,
Coragem, só um pouco,
De coragem da coragem,
Vivenciando o céu e o inferno na terra percebo pouco se frio ou calor, os estados climáticos do contemporâneo...
Sirva-me ai...um pouco de felicidade, acompanhado de uma xícara de café bem quentinho cheirando a canela.
Sirva-me ai...sonhos, aqueles que são possíveis da gente ainda viver.
Sirva-me ai...amor, e pode exagerar, amor pela vida e muito mais de amor próprio.
As frases de efeito geram pouco ou nenhum proveito. Elas são passatempo dos cérebros que estão à procura de saídas fáceis.
Algo chama para dentro, chama para aquele espaço pouco explorado. Como se chamar atenção do que há fora perdesse todo o encanto. O chamo continua e continua: "vem, vem, me explore, seja meu amigo"
E você se ve em meio a uma linha, de uma lado o mundo, do outro, o chamado. Vou para onde? E sussurra a alma "vem, seja meu amigo"
Você é incrível, céu, lua , infinito ..não se diminua , não tente caber em tão pouco ..mão se desfaça em pedaços ou cacos para agradar outra pessoa ... você é tudo , e o mundo ... que te despreza não entende nada de pedras preciosas ...
DISTANTE
Tu, que estás remoto, ó tu, que estás distante
Pera, e, num gesto pouco, muito é o carinho
Não fui amado, e como amador, sou sozinho
E na condição sozinho, vagueio pelo instante
Meu coração, desocupado, do amor perante
Tem na poética o seu refúgio, doce caminho
Então, diga nada, e cá te digo bem baixinho
O que a exigência quer: uma história dante!
E, no alvorecer, quando a luz doirar radiosa
Uma sensação outra, se com emoção possa
Intuirás o quão fundamental foi aquela rosa
Ah! o sentimento não mais tão só, tão asinha
O tenho numa saudade, numa saudade nossa
E terás contigo uma qualquer saudade minha
© Luciano Spagnol - poeta do cerrado
18 setembro, 2021, 06’18” – Araguari, MG
Devemos aprender a ficar um pouco com a gente de vez em quando, isso não significa que esquecemos de alguem, significa que precisamos dar atenção ao nosso ser, estamos conosco 24 horas por dia, devemos ser amigo da gente mesmo antes de ser amigo de alguem, nossa alma precisa ser bem tratada, limpar nossas melecas emocionais deixa a gente mais leve!
Ela queria namorar comigo. Pelo pouco que me conhecia achava que eu era um bom homem e um ótimo partido.
O que será que aconteceria quando descobrisse que eu não sou perfeito? Que tenho várias limitações e uma série de defeitos?
Carrego marcas no rosto e já começa a me faltar cabelos. Não tenho um corpo sarado e muito menos parecido com o de um modelo.
As vezes sou grosso e mal humorado. Falo alto e quando fico nervoso sai um porra, puta que pariu e caralho.
Ao meu lado não vai ter mordomias. Contas, boletos, empréstimos, dívidas! Lutando com muito orgulho para não faltar na mesa o pão nosso de cada dia.
Nunca vai ser o meu primeiro amor. Tenho um filho que para mim é o céu nesse mundo e não existe nada e ninguém que na minha vida tenha tanta importância ou valor!
Me divirto com coisas idiotas, memes, pegadinhas com gargalhadas escandalosas. Não tenho mais paciência para quem não sabe o que quer, ou que age como criança ou adolescente manhosa.
Horários malucos, durmo fora de casa devido a plantões onde me deparo com a dor, o sofrimento e com todo tipo de absurdo. Não sei se vou voltar para casa e se estarei vivo pela manhã nesse nosso desvirtuado mundo.
Troco qualquer tipo de balada pelo meu cantinho com minhas músicas antigas de fundo. Prefiro muitas vezes ver meus filmes vestido com minhas roupas de mendigo e jogado no sofá do que a bebedeira irresponsável que muitas vezes faz parte da vida boêmia e perigosa que está cheia de meliantes e vagabundos.
Manias, costumes e rotinas. Vida por vezes apressada, outras devagar mas ainda sim corrida. Um cachorro, um carro sem luxos e sem extravagâncias além de perfumes pois sou de carne e osso e cometo meus excessos de vez em quando como qualquer pessoa que gosta muito de algo e tem tara por alguma coisa que não é tão necessário ou tem tanta serventia.
As vezes não quero e viro pro lado. Outras tenho preguiça. Não estou sempre afim e em outras épocas é "tome rock" em qualquer lugar, canto ou horário como um animal no cio.
Nem sempre correspondo as expectativas. Decepciono e deixo a desejar. Esqueço, não procuro, me enche o saco e paro de falar. Guardo rancor e sumo para nunca mais voltar
Será que ela ainda iria querer namorar comigo ao conhecer o meu lado oculto e não só as qualidades e adjetivos que é a parte que todo mundo de forma consciente ou não tende de forma explícita e vigorosa a demonstrar?
05/02/2020
Viva conforme a vida te oferece, com o pouco ou com o muito, com o vazio ou com o cheio...
E, se sentires a falta de algo, mesmo assim, viva!
Felicidade depende tão somente do modo como se vive.
