População

Cerca de 629 frases e pensamentos: População

"⁠você está me difamando para a população brasileira"

Inserida por EllenMoretto

⁠Eu sabia que estava perdendo, sentindo falta disso: o barulho da população, aqui fora, na rua. Eu navegava, um fantasma branco no meio deles.

Inserida por pensador

A População mundial se em guerra, jamais deve tomar o grito de "cada um por sí", as pessoas vão precisar se unir mais ainda.

Inserida por thvinic

Certamente os pigmeus do Kisangani formam uma população totalmente suigeneris na África...

Clicando no link acima, uma foto do resultado final da caçada ao elefante, que narro a seguir...

Vale a pena ver...e vale a pena lembrar...

Ósculos e amplexos,

Marcial



OS PIGMEUS DO KISANGANI

Marcial Salaverry



Inicialmente, é preciso definir o que são os "Pigmeus”. A princípio, pode-se pensar que são anõezinhos. Acontece que, na verdade, eles são é baixinhos, mas não anões.

Explica-se melhor, esclarecendo que eles têm o corpo de uma pessoa de estatura normal, apenas suas pernas é que são curtas, dando-lhes esse aspecto, digamos incomum. Sua pele é mais clara do que os demais africanos, assemelhando-se mais aos bosquimanos, outra etnia bastante curiosa, mas que não habita o Congo, portanto não tive contato com eles.

Os pigmeus vivem exclusivamente da caça, e "daquilo que encontram". São exímios caçadores e sempre encontram o que precisam para seu sustento. Quando não conseguem caçar, subsistem com os recursos naturais da floresta, ou mesmo com o que encontram nas plantações dos demais africanos. Estes, curiosamente, não se revoltam quando os pigmeus "colhem" o produto de seu trabalho, pois consideram-nos como os "donos da terra" e com direitos sobre elas. Além do que, os pigmeus colhem exclusivamente o necessário para a subsistência, nunca abusando da boa vontade dos anfitriões.

Esse sistema de vida faz com eles sejam nômades. Nunca tem parada fixa. São eminentemente pacíficos e nunca são atacados pelos demais africanos. Apenas o colonizador que não aceitava "droit sur terre" deles, e procurava defender suas plantações do que eles chamavam "pilhagem dos pequenos". Isto muitas vezes causou problemas sérios para eles. Os demais africanos sempre defendiam os direitos dos pigmeus.

Claro, que devido ao nomadismo, não faziam reservas alimentares de nada, sempre vivendo o dia a dia. Em vista disso, sempre precisavam estar em atividade, procurando o alimento. Existe um provérbio pigmeu que diz: Um pigmeu com fome é um pigmeu preguiçoso. Ou seja, não foi arranjar sua comida...

Uma grande diferença entre os pigmeus e os demais povos africanos, é o sistema familiar deles. Vivem em pequenas comunidades de 6 a 10 famílias no máximo, nunca excedendo 100 pessoas. Como vivem se deslocando, fica mais fácil em pequenos grupos.

São excelentes caçadores. Com seus pequenos "arco e flecha", tem pontaria mortífera, conseguindo abater as peças com uma precisão incrível. Quando a caça é muito boa, sempre fazem trocas com os demais. Chega a ser muito curioso verificar que, se as demais populações africanas vivem se digladiando e se matando, o comportamento delas com os pigmeus é totalmente diferente, já que eles têm livre transito entre todas as demais tribos.

Estejam onde estiverem, os pigmeus sempre serão bem recebidos por todos, e, atualmente até pelos europeus que, uma vez findo o ranço colonialista, entenderam que precisavam viver como os africanos, ou então voltar para casa. E muitos europeus, realmente aprenderam a amar a África, e nunca mais quiseram sair de lá.

Na minha passagem pela região de Kisangani, mais especificamente no Itouri, tive oportunidade de acompanhar os pigmeus numa caçada a um elefante.

Aqui cabe uma pausa para meditação. Pena que o filme com as fotos tiradas nessa viagem foi inutilizado por uma patrulha militar atrabiliária (falarei mais adiante), pois formávamos um quadro digno de nota. Entre os pigmeus, uma figura de 1m90 de altura, quase que não chamava a atenção...

Bem, imaginem a cena o elefante placidamente comendo suas folhagens, e os minúsculos pigmeus se aproximando. À distância, acompanhava a cena, um tanto quanto incrédulo quanto ao resultado da caçada. Perguntava-me que poder teriam as minúsculas setas daqueles baixinhos contra aquele monstro.

De repente, um deles, conhecido como "grande caçador de elefantes". Achei interessante nosso amigo Kilolo, com 1m50 de altura, ser conhecido por aquele apelido.

Repentinamente, vi surpreso o porque desse apelido. Kilolo, sorrateiramente chegou bem perto do elefante e, empunhando com firmeza sua pequena lança, atirou-a com precisão certeira, contra a pata traseira do "bichinho", bem na dobra do joelho, o que tirou o equilíbrio do enorme animal, que desabou por terra. Imediatamente, com a rapidez de um raio, Kilolo com outra lança, furou os olhos do elefante. Seguindo uma estratégia quase militar, os demais componentes do grupo, atiraram-se contra a tromba do elefante, cortando-a com certeiros golpes de "machete”.

Sem o apoio traseiro, cego e sem a tromba, o elefante ficou completamente indefeso.

O restante da cena, foi preciso ter um estômago um pouco forte para assistir, pois enquanto o elefante ainda se debatia, eles esperavam o "mais idoso" do grupo, pois apenas ele poderia dar o golpe final. Com sua lança, abriu o ventre do bicho e, quando o ar parou de escapar pela abertura, indicando que o elefante estava morto, os demais praticamente "entraram" dentro da carcaça do bicho, começando a retirar as vísceras, que eram comidas ali mesmo ainda quentes... Delicadamente recusei a parte que me cabia. Convenhamos seria demais para um brasileiro doido, mas nem tanto...

O grande pitéu, que seria a tromba, foi levada para a aldeia, para ser entregue com "pompa e circunstância", ao conselho de anciões. Apenas os mais velhos tinham direito a saborear essa fina iguaria.

Há mais coisas a serem ditas sobre este povo tão original... Como veremos a seguir..

Inserida por Marcial1Salaverry

Cultura digital é a mistura de educação,tecnologia,internet e algumas outras áreas.98% da população mundial está adpeto e rendido a essa cultura,ela nos cerca e nos domina.A cultura digital abre diversas oportunidades no mundo todo mas, também apresenta seus perigos.Ela é sinônimo de avanço,agilidade e rapidez

Inserida por Culturadigital

⁠Todos são intensos e complexos por dentro, mas apenas uma insignificante porcentagem da população tem interesse no profundo de um ser.

Inserida por lbfm

A palavra democracia perde o total sentido quando a população vivencia o caos, as guerras urbanas e rurais ou seja, qualquer conflito, qualquer desordem em qualquer esfera publica matou a democracia.⁠

Inserida por PEDROLUIZPSILVA

⁠Me preocupa uma país onde a população está mais preocupada com a votação de um reality show do que a votação naqueles que irão governá-los.

Inserida por Romulo_Leite

⁠Uma nação erra quando mostra o bélico e vivencia ele, logo acima da população.

Inserida por Adolfin007

⁠a possibilidade de elevação da capacidade crítica da população confronta muitos interesses, de modo que certas disciplinas críticas ligadas às ciências humanas – como é o caso da própria História – tornam-se por vezes indesejadas no currículo escolar, particularmente nos governos ditatoriais, nos estados de exceção, e nas economias em que se tornou extremada a exploração do trabalhador através de salários baixos e condições opressivas. Mais do que o aprendizado mais simples de “conteúdos de história”, incomoda a estes interesses, sobretudo, que nos alunos dos níveis fundamental e médio sejam estimuladas a ‘consciência histórica’ e a ‘capacidade crítica’. Cidadãos conscientes são homens e mulheres capazes de lutar pelos seus direitos e de lutar por melhores salários e condições de trabalho. Leitores críticos - capazes de decifrar textos ou de entender o que está por trás das distorções discursivas, da liberação seletiva e acrítica de algumas informações, do ocultamento de outras, da exposição de discursos descontextualizados, das manipulações de toda ordem - são homens e mulheres que não se deixam conduzir alienadamente. Ter consciência histórica é não apenas compreender melhor o passado, mas também perceber com maior acuidade e acurácia as possibilidades que oferecem para trilhar o futuro. A História conscientiza, proporciona capacidade crítica, fortalece identidades que nem sempre são as desejadas pelos poderes políticose econômicos dominantes. Entende-se por que a História costuma ser tão ameaçada nos sistemas ditatoriais, opressivos e superexploradores.

[extraído de 'Seis Desafios para a Historiografia no Novo Milênio'. Petrópolis: Editora Vozes, 2019].

Inserida por joseassun

⁠Ser gentil traz forças dentro de mim
E traria para a população também
Se tivessem coragem pra abraçar
Pra elogiar
Pra sorrir
Ser idiota
Eajudar
Coisas assim mudam muita coisa
E pro bem
Pena, que por ser simples
Não ligam
O simples é lindo!
Não é só porque não atende a sua expectativa
Que seja realmente uma porcaria
Se olhar com carinho
Verás como todo o mundo é maravilhoso
Como um sorriso

Inserida por Kayka

⁠Corruptos não dão valor a educação
Para manter a população sem reação.

Inserida por LucasLagesPaz

⁠Em geral, a classe média brasileira se preocupa muito com a população pobre, ao invés de cobrar dos ricos, dos banqueiros, dos industriários, das construtoras...

É com essa turma que deve-se brigar, não com o povo.

Lutar para taxação das grandes fortunas visando reduzir a enorme desigualdade social brasileira.

Inserida por I004145959

⁠Nenhuma revolução é capaz alterar de forma significativa a situação da populacão.

Entretanto, nosso desejo revolucionário não pode cessar. Ele é fundamental para proteger a democracia dos tiranos de plantão.

Inserida por I004145959

⁠Sem amor, sensibilidade, paciência, disposição... para escutar o clamor população negra, acham que tudo não passa de "mi mi mi" sem razão.

Inserida por I004145959

⁠Eles não estão só na história da nossa cultura, estão no sangue de grande parte da população brasileira.

Inserida por ednafrigato

⁠Levar conhecimento para população sem estimular mágoas e ressentimentos.

Eis, o ensinamento!

Inserida por I004145959

As organizações constroem narrativas sobre si próprias sem considerar a pluralidade da população com a qual se relacionam, que utiliza seus serviços e que consome seus produtos. Muitas dizem prezar a diversidade e a equidade, inclusive colocando esses objetivos como parte de seus valores, de sua missão e do seu código de conduta. Mas como essa diversidade e essa equidade se aplicam se a maioria de suas lideranças e de seu quadro de funcionários é composta quase exclusivamente de pessoas brancas?

Cida Bento
O Pacto da Branquitude. São Paulo: Companhia das Letras, 2022.
Inserida por pensador

⁠Não sei em outros países mas no Brasil a maioria da população concorda que a maioria dos políticos são corruptos. Jornais e vídeos na internet comprovam. Mesmo assim no processo eleitoral o povo inteiro vota e ainda saem as ruas pra comemorar a vitória do seu candidato. Muitos até saem no braço por isso. Não dá pra chamar de país evoluído.

Inserida por tom_nascimento

⁠A idiotização da população do mundo vem à tempos formando a sociedade dos dias atuais, tudo estabelecido no contraponto de deixar nos dominados em uma escravidão lícita, com as consequências das revoluções mundana de idiotas distraidos à massa de idéias com valores invertidos perdemos assim à verdadeira consciência intuitiva da própria fé interior, transformando se em burros de trilhas de montanha à beira do abismo olhando para baixo e caindo muitas das vezes na ilusão material e esquecendo de olhar se e seguir em frente na própria intuição espiritual que nos remete a elevação do raciocínio adequado nas decisões tomadas junto ao Criador, deixando se dominar à esses projetos coletivista de rumo certo nas ideologias perdidas, religiões forjadas a dominação mental com dogmas do caos à desestabilizar o emocional do próprio ser nas caminhadas percorridas, sendo assim abduzidos todos os dias na destruição da percepção da ética e a moral que nos mostra à importante valorização na predisposição recíproca da verdadeira arte da vida, matando aos poucos à raiz existencial da alma no contexto geral do ser, que mostra à importância que tens na vida em ajudar uns aos outros a seguir à verdade desperta que conduz à não mais carregar o nome de idiota egoísta, saindo assim dessa prisão mental manipuladora de uma Matrix criada por idiotas, que nos fazem sermos enxergados assim.

Inserida por AdrianoSepero