Poesias sobre Velhice
Quando eu envelhecer. Eu quero ficar mais velha assim como sou. Bem humorada, cheirosa, maquiada de bem com a vida e melhorando o espírito. Não me vistam com calcolas, não me coloquem roupas sem cor. Não me encostem numa janela. Quero continuar vendo a chuva, vendo o sol, vendo gente. Quero viver até o último suspiro, lutando pra ser melhor. Pra ser eu, pra ser feliz.
Compro um bilhete de loteria toda semana há 30 anos. Acredite se quiser, mas nunca ganhei nada. Eu não sabia que Deus havia reservado um prêmio para a minha velhice.
A alegria de viver torna a alma leve, diminui o peso insuportável que os anos colocam sobre as costas do idoso.
Ver a fera avançando em babas de fome acreditando que ela irá devorar somente o inimigo é tornar-se a isca mais apetitosa. As bestas preferem os mansos.
Mas, por fim, vocês devem se importar porque são velhos o bastante para saber que devem. Esse é um dos motivos pelos quais as FCD selecionam idosos para se tornarem soldados. Não é porque vocês todos estão aposentados e são um peso para a economia. É também porque vocês viveram o bastante para saber que há mais na vida do que a própria vida.
Você deve viver lúcido e produtivo até o último dia de sua vida, e queimar assim como lâmpadas quando estão muito gastas.
A beleza vem com o tempo...quando os anos passam e as rugas tomam conta de nossa pele, emerge a nossa verdadeira essência, esta sim, impossível de ser reparada pelo bisturi do cirurgião. Quando olho para meus pais, vejo o quanto são belos, carregam com eles as marcas na pele do que viveram . Estão com idade, estão enrugados, estão mais frágeis, mas são lindos, pois agora, desprendidos da beleza física, podem manifestar o verdadeiro eu. Quem tenta continuamente adiar a vivência desta fase, ou não vivê-la pode no fundo não ter percebido que nesta idade, estar com a alma leve, a espiritualidade em alta, e o coração mais brando, é muito mais valioso que estar com a pele lisa. Não é mais de peles, neste momento que se conquista e cativa alguém, mas sim com a sua verdadeira essência.
Dizem que a nossa idade não é aquela que está registrada nos documentos, e sim a que a gente sente que tem; se é assim, acredito que biologicamente eu já esteja beirando os meus noventa anos, mentalmente oscilo entre zero e três mil anos, e cronologicamente me dão dez anos a menos, mas eu acho exagero. E você, quantos anos você sente que tem hoje?
Os pais carregam seus filhos, mas um dia seus filhos crescem se tornam homens e se esquecem que aquele homem ali na frente que envelheceu, que muitas vezes é ignorado, outras até insultado, ou mesmo abandonado e esquecido... é o homem, é o pai. Um dia a história se inverte, o filho se torna o pai, e olhara em um canto perdido do passado, e sentira o vazio, a saudade daquele homem que um dia foi seu pai. A saudade não é ruim, pior que a saudade é o remorso.
Inventei que precisava comprar filtros e saí pela rua como um embriagado a buscar os filhos num abrigo, mas a barriga tremulava café e a boca necessitava mais um trago. Passei pelo beco, esperando encontrar uma caçamba de entulhos, mas a rua estava limpa, vazia. A casa velha da rua de trás, intacta. Me ofendendo por estar tão viva, também acolhera em seu quintal de mato alto uma ninhada de gatos de olhos verdes acusadores e ferinos, olhos que me encararam. O silêncio deles, eu de chinelos e meia, a rua toda parada e a velha lá em cima, vigiada por um homem de chifres e cara de boi. Tudo funcionava como a suspensão do respirar de um mundo. Estava no ar e crescia em mim, percebi, quando os gatos fecharam os olhos e se ajuntaram para descansar – e uma mariposa passou voando sobre eles e sumiu no mato – percebi: de nós todos, eu era – eu era –, eu era; eu era a mais irrefletida das criaturas.
Muitas pessoas abandonam seus sonhos e objetivos porque se sentem "velhos demais" - mesmo tendo mais experiência, conhecimento e habilidade do que nunca para conquistarem tudo aquilo que sempre sonharam! Não abandone seu potencial, desenterre seus sonhos!
Se alguém critica o que está exposto é porque nunca soube o que é amar, se alguém só ama o que pode ver com certeza não sabe o que o tempo fará com o corpo!
Sinto que a idade vem chegando meus cabelos negros vem pintando minha mocidade se acabou. Olho no espelho o meu rosto vejo as rugas e o desgosto "e a velhice que chegou. Eu tinha tantas jovens ao meu lado hoje elas se afastaram e os amigos me deixaram nao quero mais a boemia ja sinto alegria o meu tempo ja passou. Sinto que estou mesmo me acabando ja nao tenho mais vaidade e animaçao. Aproveita o seu tempo mocidade que meus cabelos brancos sao restos de saudade.
A vida é feita de momentos felizes e tristes, então, um pouco antes de morrer, beeem no finalzinho da vida, faça a conta dos momentos, pra saber se vc foi ou não feliz. 😉
A obrigatoriedade compulsiva de tratar os mais velhos de Senhor, tem sua origem na tentativa de esquecer que sob aquele corpo desfeito, está aprisionado um adolescente em pânico.
assopre a vela, corte o bolo, faça um pedido. Posteriormente se sinta mais velho, mais experiente, se sinta um filosofo pensando no tempo que ainda resta, no que vale a pena apostar suas fichas. Nessa hora abrace seus amigos, seus familiares, olhe seu cachorro, gato ou periquito como se soubesse que tudo e todos englobam o dom da vida, o dom de viver. Que tudo faz parte... Nessa hora, que a vela é apagada, depois do com quem será, é que vem a hora psicodelica, para quen sabe o que é se sentir mais velho, para quem sabe o que significa ficar mais velho e suas consequencias.... É aí que você lembra que tem brigadeiro para comer...
O teu trabalho jamais te abandona. Ele é a base do teu corpo e a massa do teu caráter. Mesmo no teu descanso, no júbilo da tua velhice, ele será o conforto do teu ócio, consciente e realizado.
