Poesias sobre Ciências
Quanto mais conhecimento científico adquirido, mais luz para garantir o seu sucesso no caminho da escuridão do futuro.
Onde está escrito que cientistas, autoridades sanitárias e médicos não podem ser tão corruptíveis quanto os políticos?
Pressupostos fundamentais em geral e científicos em particular, são tão difíceis de derrubar porque são baseados em crenças. Crenças são difíceis de sobrepujar porque não são racionais e, portanto, não cedem aos argumentos lógicos.
A Terapia Cognitivo Comportamental é a arte científica que objetiva ajudar as pessoas a enfrentarem, conhecerem e superarem seus sofrimentos. Para quem a conhece profundamente compreende que as vezes ela se aproximada da filosofia buscando compreender o sentido e significado a partir da subjetividade humana na visão do terapeuta e principalmente na visão do paciente, e em outro dado momento ela se distância da intenção filosófica impossível que tenta compreender o ser humano, buscando a realidade palpável e acessível ao trabalho colaborativo entre paciente e profissional. No mesmo instante que ela se apresenta com face positivista, ela mergulha no abismo do existencialismo.
Para crermos em Deus, não há necessidade dialética nem provas cientificas, basta a gente olhar a própria insuficiência.
Cientistas e matemáticos são treinados para ver além da superfície do mundo caótico e natural em busca de simplicidade, estrutura e até beleza inesperadas.
Definir felicidade é um negócio complicado e muito subjetivo. As definições científicas de felicidade continuam a ser controversas e debatidas calorosamente. A emoção não parece ser algo que se encaixa em um algoritmo de aprendizagem de sobrevivência do mais apto. Mas podemos estar razoavelmente seguros de que a expectativa de uma recompensa não é felicidade.
Não há como separar Deus da ciência porque ele se evidencia em qualquer ramo cientifico. Deus é a própria ciência.
Não podemos aceitar todo o crédito pelos nossos avanços recordes em determinados campos científicos. Nós fomos ajudados.
"Três coisas fazem mulheres e homens ir além da inércia: o lado científico, o sistema estudo e a natureza divina da inteligência".
Quer provar que a teoria da Evolução é uma mentira? Prove cientificamente que nenhum animal passou pelo o processo de seleção natural e não compartilha ancestralidade com nenhum outro ser vivo! Boa sorte, aguardo.
“o método científico consiste na escolha de problemas interessantes e na crítica de nossas permanentes tentativas experimentais e provisórias de solucioná-los”
As verdades científicas são verídicas até que se prove o contrário, logo se tornam relativas, pois as comprovações são efêmeras.
Sei que vocês, cientistas, só acreditam no que conseguem medir com seus equipamentos chiques, mas tem alguma coisa acontecendo que infelizmente a ciência não pode explicar.
Como os cientistas realizam seu trabalho: é um processo, uma questão de fazer perguntas, respeitar a observação eos experimentos, ter explicações provisórias e depois testá-las.
A fé não anula nenhuma preposição universal e científica, da mesma forma que o fato de eu não crer em algo não influencia na existência ou não disto.
parece que BR quer mesmo linguagem simples e falta de cientificidade, priorizam o interlocutor ao invés de questionar o conteúdo da mensagem. Agora faz sentido pq tanta gente toma ivermectina e hidroxicloroquina.
"A subjetividade da experiência jamais refutará a destreza da investigação científica. Enquanto uma é conquistada de maneira subjacente para cada qual pode ser de um jeito, a investigação científica é conquistada através da verificabilidade comprovada e atestada para todos"
Vejam bem o que fiz: eu fui buscar defesas científicas para o íntimo, o psíquico, para conciliar a pessoa de dentro com a de fora. Fui procurar na sociologia a explicação para questões de status social. E na psicanálise, proteção para a expectativa de rejeição. Essa é a minha história.
Uma das coisas mais difíceis para mim quando descobri o verdadeiro ambiente de um cientista: i) a verdade não é a prioridade; ii) aprender não é a bússola; iii) curiosidade é somente para loucos; iv) o prazer de aprender deve ficar fora do ambiente acadêmico; v) errar não faz parte do jogo. Quem ousa focar em qualquer um desses fatores são expulsos em algum ponto. Diferente do meio empresarial onde o lucro não é surpresa, na academia isso fica escrito entre linhas.
