Poesias Jardim
Lição de Jardim
Vamos procurar e examinar nossos caminhos e nos voltar para o Senhor. - Lamentações 3:40
Meu jardim ficou longe de mim no verão passado. Uma repentina viagem de duas semanas à Rússia, uma árvore que tive que cortar e muitas outras responsabilidades me afastaram do jardim por muito tempo. Ficou bem selvagem lá fora antes que eu pudesse dar aos feijões, tomates e cenouras alguma atenção muito necessária.
Quando Salomão passava por um vinhedo, notou que estava coberto de espinhos e sua parede estava quebrada. “Eu olhei para ele”, ele escreveu, “e recebi instrução” (Provérbios 24:32). Ele aprendeu a necessidade de constante atenção, ambição e disciplina para manter o jardim limpo e frutífero.
É o mesmo com nossas vidas espirituais. Há tantos aspectos que exigem nossa atenção e disciplina. Se por causa da ocupação ou preguiça não tivermos cuidado, veremos alguns relacionamentos desmoronarem. As paredes dos padrões morais desenvolverão buracos. Pequenos pecados se infiltrarão e se tornarão grandes. O fruto da justiça será sufocado pelas urtigas da iniqüidade.
Você tem negligenciado o Senhor ultimamente? Sua Palavra? Sua igreja? Comunhão com outros crentes? Tome medidas agora para voltar a isso! Aprenda a lição do jardim negligenciado.
Em todas as pequenas coisas da vida
, Senhor, eu posso ver;
Em pouco e muito
bem vou atendê-lo fielmente! —Anon.
Uma vida, como um jardim, requer cultivo. David C. Egner
A ESCOLHA
De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás. —Gênesis 2:16-17
Eu acompanhei o momento em que uma jovem mãe tentava induzir seu filho de dois anos de idade fazer uma escolha. “Você pode comer peixe ou frango,” ela lhe disse. Ela limitou as opções, pois a criança era muito pequena para compreender além disso. As escolhas com frequência permitem diversas opções, e devem dar espaço para que o indivíduo rejeite algumas alternativas.
Adão e Eva estavam no melhor ambiente possível. Deus dera liberdade para que comessem de todas as árvores no Éden. Ele estabeleceu limites ao redor de uma árvore apenas! Eles tinham uma escolha e não era necessário muita sagacidade para escolher sabiamente. Mas a opção deles foi trágica.
Alguns culpam Deus pelo que consideram Suas restrições e podem até acusá-lo de tentar controlar suas vidas. Mas Deus nos dá uma escolha, assim como a deu a Adão e Eva.
Sim, Deus estabelece limites, para nos proteger. Davi compreendeu isto. Ele escreveu: “Os teus mandamentos me fazem mais sábio que os meus inimigos […]. Compreendo mais do que todos os meus mestres, porque medito nos teus testemunhos. De todo mau caminho desvio os pés, para observar a tua palavra” (Salmo 119:98-101).
Deus se importa tanto conosco que nos dá limites para que escolhamos corretamente. —CPH
Os mandamentos de Deus foram dados para cumprirmos, não para nos frustrarmos. C. P. Hia
DESLUMBRANDO-SE
É preciso saber fazer de uma flor o seu jardim
Quando não há mais nenhuma possibilidade
De novos nasceres.
É preciso aprender a deslumbrar os olhos! Deslumbrar a vida... Deslumbrar a alma...
Única e última vez
Do jardim da sua casa
À cadeira de balanço na sacada,
a lua prateando lírios na parede!
Deve ser mesmo uma casa encantada!
E o azul índigo na sua calça jeans desbotada.
A camiseta perfumada de francês.
Era a nossa única e primeira vez
Declaração de amor
O fazendeiro estranho que cuidava do seu jardim de sobrevivência a cada momento deixava registrado sua presença ao saciar suas pétalas e plantas regava com amor todos os dias demonstrou interesse em cultivar esse amor fazendo diariamente gestos de carinho e compaixão trazendo a retribuição de fazer ter algo significativo em sua plantação ali produzia sentimentos e emoções seu pensamento confortável era saber que na plantação só haveria frutos e sementes de expansão e expandir a colheita e seja feita primeiro colhi o sentido para depois conseguir a direção do caminho e caminhando neste jardim tenho a impressão que está florescendo o amor além do meu jardim foi quando uma rosa disse assim você é tudo para mim eu hoje pensou assim sem você já não existiam mais uma vida em mim e tudo tem um fim é eu sei só sonhei que poderia ser assim cada dia renascendo o verdadeiro sentido de viver para sempre ter você perto de mim e ao seu lado é meu lugar onde vou repousar e as ferramentas da jardinagem vou guardar porque hoje sei que além desta vida vou te encontrar perdida vou semear no momento que você pensar que nosso amor era para ser vivido somente nesta vida e quando me achar pode acreditar que uma história de amor não acaba no momento que o fazendeiro não está mais presente ao seu olhar e lá distante e longe do alto vou guardar um espaço para plantar outra vez a semente que me fez eu me apaixonar pela rosa invadiu minha plantação e com todas as convicção faço esta declaração que além do meu jardim existem muito mais que o amor além disto aqui.
Wellison Ferreira
Ervas daninhas, como combatê-lad com a gratidão...
Se você fosse parte de um jardim, seria flor ou erva daninha? Muitas vezes teço esta comparação. Os diversos ambientes em que vivemos são como jardins com seu pequeno ecossistema. Neste jardim, podemos ter árvores, flores e também ervas daninhas. Depende de nossa atitude.
Tanto as árvores, flores e as ervas daninhas dividem o mesmo jardim. O sol banha a todos, a água também. Mas os nutrientes do solo tem que ser divididos. Vamos concordar que se houverem muitas ervas daninhas elas vão prejudicar o crescimento das flores e das árvores, pois tomam para si os nutrientes do solo, ou o deixam mais ácido ou básico, incompatível para outras plantas ao seu redor. Este pequeno ecossistema fica prejudicado, certo?
Em nossos grupos de convivência, o sol e a água são o que o ambiente oferece para todos, igualmente. Oportunidades de aprendizagem, de crescimento, de participação, afeto, prosperidade, o ar que respiramos, a casa, escola ou empresa em que nos relacionamos.
O solo e seu nutrientes, entretanto, é o que não vemos. Intangível para alguns, é a energia que cada um emana a todo instante, e que pode transformar-se em um “adubo” ou “veneno” para quem convive no ambiente.
Dentro dos grupos dos quais participamos temos pessoas que atuam como ervas daninhas num jardim. Achamos que se removermos a erva daninha os problemas acabam. Mas não é verdade. Elas voltam a crescer. Hoje usam-se métodos de controle naturais. Pequenos insetos que se alimentam da erva daninha, mas não das flores, por exemplo. Também em nossos relacionamentos – em casa, trabalho, estudos, família – não adianta removermos quem nos incomoda. As raízes estão lá, e voltam. Mas temos um modo de controle natural que você pode usar. Ele se chama gratidão.
Tenho muitas coisas boas para contar...meu jardim floriu, fiz as pazes comigo e ultimamente tenho desfrutado da minha companhia, tenho vencido lutas inimagináveis...
Tenho coisas boas para contar: meu coração que estava pertubado encontrou paz e agora vive calmo dentro do peito cumprindo muito bem a tarefa que lhe corresponde BATER.
Tenho coisas boas para contar: meu sorriso que estava apagado por conta das lágrimas que eram constantes agora reluz e nele existe alegria.
Tenho coisas boas para contar: estou curando-me do descontentamento agora tenho muitas coisas para agradecer, meus fardos tem se tornando leves, minhas conquistas mais significativas.
Tenho coisas boas para contar: encontrei paz em Deus e a ele confio todas emoções alegrias e tristezas. Vá a ele também é terás coisas boas para contar
Alguém moveu as pedras do jardim você não vê?
gosto de rir por dento
de você
enquanto as sombras passeiam
pela casa
de manhã coamos
um café
“tão bom”
o que você diz sempre
faz rodar de novo
a colherinha
"Veja os seus problemas como um pequeno jardim.Tem dias que o enxergamos pequeno como realmente é.Outros,parece que não tem mais fim.Se regar com continuísmo,adubando com pessimismo,todas as flores nascerão ruins".
(Rodrigo Juquinha).
Flor
De todas as flores do jardim
Apenas uma vejo
Nenhuma outra é igual
Ela nasceu em meio há tantas espécies
Mas se difere de cada uma
Com suas cores únicas
Com um brilho simples
Com um perfume suave
Levado pelo vento
Chegando cada vez mais perto
De quem a aprecia de longe
Mas sua maior peculiaridade
É não poder ser tocada
Só poder ser vista
Então , o observador cuida dela
Sem mesmo ela ver
A flor cresce em meio ao tempo
Mas não sente e nem vê
O que ao redor está acontecendo
Ela é muda , surda e cega
Porém é alegre
Nunca deixa de exalar seu perfume
E em meio a melancolia das gostas de chuva
Continua a brilhar mais e mais
E o observador não esquece de cuidar
Dia após dia está lá
Sempre regando com seus sentimentos
Junto a água que caí de suas lágrimas
Mas , um dia quem observava
Uma vez já mais não estava
Um último folego de vida
Suspirou enquanto a via
Dizendo enquanto morria
Que flor linda
JARDIM DE ROSAS
Venha perfumar meus pés com as rosas de antigamente.
Aquele perfume fremente... Ou ao menos
Jogue-as no meu caminho, e eu passarei devagarinho
tentanto ouvir sua voz que o tempo atroz levou para longe.
Longe? Onde, esse lugar?
No jardim das rosas a perfumar os pés de alguém.
Fui.... Vou... algum dia. Fui agora com meu pensamentos
andei estrada afora, mas nada é tão cruel, essa vida que se cobriu de véu.. esse tempo enuviado e que cobre-me
os olhos lacrimejados.
Nada se compara aqueles caminhos onde nós sozinhos,
nos perdemos e nos achamos no nossos jardim das rosas.
Jardim que inventamos , de onde poderíamos ver o céu e as estrelas. Sim, podíamos vê-las.
Plante novamente as rosas. Faça-me um jardim !
Venha comigo ao nosso jardim de rosas!
Direitos reservados.
O jardim onde tantas vezes
florira o meu desespero
não era real,
era uma coisa passada;
real era o meu medo, tão real
que mesmo abrindo os olhos não passava.
Seu jardim
No Jardim da sua vida
Eu me fiz de uma flor
Simples discreta
Só querendo te dá amor!
Com meu perfume
Te inebriava todo dia
Te ofertava meu ar
Só por te amar
Hoje moro no seu jardim
Felicidade é ter você
Que cuida tão bem de mim
Hoje sou a mais bela flor do seu jardim.
Meire Perola Santos
11,/06/2019
12/06/2019
"Jardim sem Flor"
Devolvi aquela Flor
Para o seu antigo Jardim
Já não tinha tanta Cor
Nem a sentia Feliz
E eu que quis ser Beija-Flor
Passarinho ou Colibri
Mais foi ai meu Bem
Que tudo Acabou.
E hoje eu estou Aqui
Sozinho a pensar em Te
Preso nas Lembranças
Desse antigo Jardim
E eu que quis ser Beija-Flor
Passarinho ou Colibri
Mas tudo bem meu Bem
Amores Vão e outros Vem.
Sozinha e solitária em um imenso jardim
Quem diria que seria assim...
Com sua cor vivida do amor, escarlate da mais bela flor
Permanece intacta, trazendo vida e destaque deste mais belo verde e florescente jardim!
Permanecem juntos e intocáveis, porém nunca separados
Levando consigo a mesma essência avassaladora do amor,
da vida, do sabor,
Compartilhando juntos a mesma terra, a mesma água,
os mesmos sons que embalam ao redor de ambos...
Fazendo da mesma sintonia a melodia do amor!
Milagres da vida
Quando a vida,
me ofereceu pedras,
fiz da minha caminhada,
um jardim de flores.
Plantei o milagre da vida
de semear amor,
em terreno vestido,
de pedras em dor.
ROSA DE JARDIM
Minha rosa de jardim
Meus amores todos teus
Vou regá-la até o fim
Em demorados prantos meus
Teu perfume eu respiro
E transpiro o meu amor
Eu te olho e me inspiro
Minha rosa, minha flor
Sinto por ti um afeto
Que não consigo explicar
Sinto-me um objetivo
Incansável em te olhar
Mais que todas és tu formosa
Tu estás plantada em mim
Mas que pena é só uma rosa
Minha rosa de jardim
Quase fui tão feliz...
nesse jardim que é a vida
mas o destino não quis
quando vi a tua partida
Quase fui tão feliz...
sem pranto e sem solidão
quando ouvia o teu canto
chegando ao meu coração
Quase fui tão feliz...
entre nuvens, luas e sóis,
mesmo sem nunca ter
dividido contigo os lençois
Quase fui tão feliz...
navegando em mares seguros
que teu amor indicava,
eras meu porto seguro!
Quase fui tão feliz...
agora nada mais sou,
a vida assim não quis,
e sem dó nos separou !
Com carinho flores...
Pra Você.
Colhidas no jardim da minha alma.
Pra perfumar o seu viver!..
__Sophia Vargas ♥
03/01/2010
O beijo do Colibri
No meu jardim de sonhos
Tem tantas flores lindas
Muitas begônias e margaridas
Rosas de todas as cores
Lá existe plantado um jasmim
Com seu perfume forte envolvente
Deixa inebriadas as flores
Às vezes veem entre as flores um colibri
Beijando tudo que vê por ali
Percebo a preferência desse encantador pássaro
Pois fica horas a bater asas entre as margaridas e orquídeas
Seu bailado encanta-me,
Ó pássaro dos olhos verdes cor do mar
Deixe um pouquinho do seu néctar,
Sente o perfume dessa flor, negra que anseia pelo seu beijo
Revoe nesse jardim...Dance para mim, faça-me feliz.
Com esse bater de asas envolvente, inebriante.
Faça de mim teu jardim serei toda flor,
Para agradar este colibri que exala respira amor.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp