Poesias de Mãe Dando conselho para seu Filho
Apaguei as luzes
Desliguei a TV
Viajei
Dormi
Sonhei
Reencontrei meu filho
Ainda pequeno
Era energia
Energia pura
Nos abraçamos
Com muito amor
A paz chegou
Plena, tão plena!
Acordei
Com ele no meu coração
Forever
Benção
“A sua benção, papai!
A sua benção, mamãe!”
“Meu filho, Deus te abençoe!”
É pena que hoje pensem
Que esse tempo já se foi…
Pois a benção de uma mãe…
Pois a benção de um pai…
É benção que não se esquece!
É benção que sempre aquece!
É benção que permanece!
É benção que não se vai.
Quando meu filho sai de viagem pelo mundo buscando aventuras, coisas e sentimentos
Quando meu filho sai pelo mundo com destino definido ou sem destino nenhum
Quando meu filho cheio de coragem e às vezes cheio de medo enfrenta a doçura e amargor de tudo ao seu redor
Quando meu filho montado em seu cavalo de ferro atravessa as fronteiras dos lugares e das barreiras impostas por um mundo demarcado pelo receio, pela angústia e pela incerteza
Meu filho ao sabor do vento morde o mundo como uma maçã
Observa o nascer do sol e depois o ocaso
Se deita em camas desconhecidas e faz sua refeição ao lado de estranhos
Quando meu filho vestido na sua roupa preta de super-herói
Me enche de pavores e de temores e calafrios
Sacode o meu coração e me faz lembrar que viver é a soma de todas as coisas possíveis e impossíveis
Quando ele me lembra que a vida precisa ser domada domesticada adestrada
Mas acima de tudo desfrutada
É quando ele me ensina a mais preciosa das lições entre mãe e filho:
Ele pertence a si mesmo e não a mim
Que ele sempre terá um lar para voltar mas isso não significa que ele precise ficar
Que amar acima de tudo é alegremente balançar entre o abismo e a firmeza do chão.
Meire Moreira
RONALD
Meu filho, desejo a ti
Saúde e felicidade.
Hoje é teu aniversário,
Tu completas nova idade.
Então, pequeno rapaz,
Que tenhas amor e paz,
Sorte e boas amizades.
Nasceste de sete meses,
Foi muita preocupação,
Mas logo passou o tempo,
É agora um garotão,
Menino inteligente,
Amigo de toda gente,
Bom filho e bom irmão.
Nas provas tens boas notas,
És aluno estudioso,
Recebes muito elogio,
Por ser calmo e amoroso.
No xadrez és campeão,
Xeque-mate com peão,
Eita, cara habilidoso!
Hoje vai ter brigadeiro,
Bolo, torta e comilança.
Por isso vou me apressar,
Pra não perder a festança.
Aproveita esse momento,
Pois em nosso crescimento,
O melhor é ser criança.
(*poesia dedicada a meu filho, Ronald, que completou 11 anos de idade em 15 de outubro de 2020)
– Por que você está atrasado?
– Uhn, meu ônibus quebrou.
– Bem, na próxima vez, é melhor você descer e consertá-lo.
(Diálogo entre Rochelle e Chris)
Milagre da Fé...
Meu destino erá via traçada
Nos idos de Janeiro de 1961
Partir, levando meu filho desejado
Em parto esperado, mas fora do prazo
Meus gritos não eram de dor
Eram de uma mãe que queria ter
Nos braços a vida evoluída
No ventre, até o momento do nascer
Mas vieram-me as intempéries
Tanto tempo antes do tempo certo
E sangrei, sangrei tanto e muito
Que se precipitava a vida romper seu fio
Tocou-me a face um calor de amor
E pude ouvir ao longe uma voz serena
Que me consolou e deu esperança
Reavivava na Fé, boa lembrança
Por um instante, deixei meu corpo
Ao lado do leito, fim de meu tempo
Em pé, tomada de luz, ditosa e grata
Ouvi:"devolvo te a vida e a de teu filho!"
O aniversário é meu,
Mas você quem está de parabéns
Hoje faz mais um ano de uma luta
A luta para a geração de um filho
Uma luta durante o parto
Uma luta contra a dor
Uma luta vencida com sucesso
Uma luta que acabou gerando uma vida
O aniversário é meu,
Mas você quem está de parabéns,
Pois enquanto eu não fiz nada
Você uma luta venceu.
Enquanto eu não sabia nem o que eu era
Você então, a luz me deu.
De: Crischarles D. Arruda
Para: Mãe
Milagre da Fé...
Meu destino era via traçada
Nos idos de janeiro de 1961
Partir, sem minha mãe merecer
Em parto prematuro, inseguro de ser
Seus gritos não eram de dor
Eram de uma mãe que queria ter
Nos braços, a vida evoluída no ventre
Mesmo que imaturo naquele repente
Mas lhe vieram vis intempéries
Tanto tempo antes do tempo certo
E sangrou, sangrou tanto e muito
A se lhe precipitar a vida romper seu fio
Tocou-lhe a face um calor de amor
E pôde ouvir ao longe uma voz serena
Que a consolou e deu segurança
Reavivando a Fé, boa Graça e esperança
Por um instante, deixara seu corpo
Deitada num leito, fim de seu trilho
Num repente, adornou-se de Luz Divina
Ouviu:"devolvo-te a vida e a de teu filho!
Meu primeiro refúgio
Meu primeiro refúgio
Minha perfeita morada
Diante dos teus olhos
Principiei a caminhada
Sua voz ainda é música
Ecoa dentro de mim
Ah, minha mãe querida!
Não entendo porque cresci
Ainda sinto o murmurar
De a minha infância te chamar
E nas minhas noites de medo...
Sinto os teus passos, sua forma de respirar.
Vestes tu com elegância
O destino que Deus a encarregou
E como mãe és primorosa
Pra cada filho doou seu calor
Por todas as horas de tua vida
Que a minha dedicou
Agradeço-te dama de minha vida
Venero-te com todo meu amor.
Minha doce rainha
Meu templo de perfeição
Ampara-me
Proteja-me
Embala-me
Esconda-me no teu ventre
E nunca...
Nunca me abandone
Mãezinha do meu coração.
Enide Santos 20/12/14
Hoje completa exatos 150 dias, meu amor!
150 dias que você chegou pra completar a nossa família.
150 dias de um amor incondicional!
150 dias em que abdico de mim para cuidar de você — e se você quer saber, não me arrependo nem um pouco disso.
Um dia, eu pedi pra Deus alguém que eu amasse com todo o meu coração…
E Ele, com toda bondade, me enviou você.
Se eu tivesse mais 10 vidas, pediria somente para ser sua mãe em todas elas.
Eu amo você.
Amo ser sua mãe, amo cuidar de você, amo até as noites sem dormir, as madrugadas acordadas e os chorinhos que só uma mãe sabe decifrar…
Eu te amo, meu filho, minha dádiva.
Corre meu menino,
quero olhar-te assim
entre a folhagem infinita,
onde o sol habita
e o amor nos fita.
O meu primeiro passo
Vai ser no seu abraço
Me segura quando eu cair
E no final do dia só a tua voz
Que vai poder me fazer dormir
Aos poucos, os pingos de chuva caem sobre meu rosto, meus olhos brilham ao ver a clareza do céu por trás das grandes árvores floridas que fazem suas folhas desabarem no chão molhado. Minhas mãos tremem e a cada passo percebo que junto com as gotas d'água caem lágrimas.
Em volta as flores me olham e me guiam, os pássaros piam formando uma bela canção, o vento suspira no meu ouvido coisas que naquele momento eu conseguia entender.
Que sentimento é esse? Por qual motivo estou assim?
Meu mundo quer me mostrar algo e para isso preciso continuar andando.
Meus dedos dos pés congelando continuam firme, meus dentes batendo me faz querer chegar mais rápido, meus pensamentos visam apenas o passado, onde recebi carinho de todas as formas, onde abria os olhos e via a felicidade a minha frente mesmo sem entender direito.
Debaixo de uma árvore onde a água não cai e um feixe de sol ilumina em apenas uma direção vejo alguém que eu já sabia quem é, mas queria ter certeza. Devo olhar mais atentamente?
Naquele momento um vento forte soprou em minha direção e a chuva veio em meu rosto me fazendo fechar os olhos, um frio imenso dominou meu corpo, minha alma se trancou, mas meu coração saltitou, ao abrir os olhos vi aquela pessoa me olhando, atrás dela o céu sorrindo e tudo em volta colorido, meu corpo esquentou como se estivesse sentado do lado de uma fogueira. Aquela pessoa estava olhando pra min novamente depois de tanto tempo, meus olhos lacrimejavam e meu coração sorria, já não sabia como agir, meu mundo aos poucos virava uma bela canção, a cada passo que dava a emoção do seu sorriso fazia minha alma mais feliz, apresso os passos e ao chegar a sua frente olhando em seu rosto escuto novamente algo que me fez chorar feito aquela criança de antigamente...
Oi filho.
O desejo constante por bens materiais e outros luxos é, em essência, uma forma de aprisionamento à luxúria. Trata-se de uma preocupação contínua em trocar de smartphone, de carro, em adquirir itens caros sem uma real necessidade, desde que isto não pese no bolso. De pouco adianta caminhar por aí sentindo-se bem por possuir tais coisas se, no íntimo, o indivíduo permanece deselegante, dominado por seu alter ego.
Na minha subjetividade, nunca consegui me apegar a este tipo de valor. Por mim, bastaria uma boa cabana próxima a um lago, cercada por altas e belas árvores, onde eu pudesse ouvir o canto dos pássaros ao amanhecer, som das águas e ter o meu próprio cultivo de alimentos. Obviamente uma vida desta é mais complicada, mas prefiro eu desejar a natureza e a liberdade de não estar preso a coisas que não me proporcionam significado algum.
As provas que você quer, só terá se realmente tiver o desejo de saber a verdade.
Muitos se fecham, outros se acomodam por estarem satisfeitos com a própria vida, outros criticam o que desconhecem, outros apenas ignoram.
Os que querem realmente ter o conhecimento vão atrás,experimentam, pesquisam, visitam, leem pois precisam provar dos erros, para terem o sabor real do conhecimento pela própria opinião e consciência.
Titulo:
Beijo do desejo
01
Eu quero te amar
Eu quero teus beijos
Eu quero te beijar
Pra matar o meu desejo
02
No dia que não te beijo
Eu não tenho alegria
Eu só mato o meu desejo
Quando eu te beijo um dia
03
O beijo da tua boca
É beijo que tem sabor
Esse beijo é coisa louca
É um beijo é de amor
04
No dia que eu ti beijo
Eu acabo com a paixão
Mato o meu desejo
E dor do coração
05
Esse é o beijo do desejo
É um beijo desejado
Eu só mato o meu desejo
Quando beijo e sou beijado
Autor:
Poeta Barbosa Filho
O desejo de se tornar insubstituível, te frustra.
Precisava dizer isso.
Real é a reciprocidade mágica e descompassada do coração!
Se for para desejar, deseje sentir o encanto que te faz sorrir, que alegra a sua alma!
A ideia pode suscitar no ouvinte o desejo de assim proceder. O simples desejo, entretanto, nada significa. A cada indivíduo cabe dar o passo que leva do simples ouvir à participação direta (KARL JASPERS. Basiléia, outubro de 1964). Assim, é o evangelho quando pregado (ALFREDO, 2021): "quem tem ouvidos para ouvir, ouça". Apocalipse, 2.7.
Comentário
Faço, aqui, ao citar um texto filosófico, uma aplicação ao evangelho, para ser mais preciso, às palavras de Jesus. Com essa aplicação, não é difícil perceber que a filosofia é usada muitas vezes, para elucidar e corroborar as afirmações bíblicas. Portanto, Deus usa quem ele quer, até mesmo o ímpio, para cumprir os seus desígnios (Alfredo, 2021).
O desejo se fez, como essência do homem, pecado, enquanto concebido por determinação própria ou sujeição externa. Assim, consumado o desejo, acontece uma modificação no estado moral ou psíquico do sujeito, produzida não somente pelas causas externas, mas principalmente pelas ações, que geram os efeitos devastadores.
Autor: Alfredo Soares Moreira Filho
