Poesias de Estrelas
" Eu fui crescendo e me sentindo mais sozinha, mas
minhas melhores companhias eram as estrelas. Eu as
tinha todos os dias, isso me fortalecia e me deixava
feliz. "
(Maria Antonieta da serra do Ramalho)
Natal de Luz e Esperança
É Natal, e o céu se enche de brilho,
Uma estrela guia o mundo em seu trilho.
Corações se unem, mãos se dão,
Na terra ressoa uma doce canção.
Nos lares, o amor faz morada,
A ceia é partilha, a alma, encantada.
O perdão renasce como uma flor,
Revelando a todos o poder do amor.
Nos olhos das crianças, a alegria dança,
Relembrando a todos a eterna esperança.
No presépio humilde, uma luz reluz,
O menino nascido é o Cristo Jesus.
Que o Natal renove a fé verdadeira,
E plante no mundo a paz por inteira.
Pois o maior presente que podemos dar
É o amor que insiste em sempre ficar.
Poesia é…
Poesia é o farol que ilumina o mundo, é a estrela mais brilhante do céu noturno, é a paz dos mares, é o abraço carinhoso e caloroso de uma mãe no seu filho, é o reflexo da mente e do coração, é o alimento gostoso preparado com amor de vó para seu neto.
Poesia é a salvação do ser, sendo ou não sendo, estando ou não estando, parecendo ou não parecendo, pois poesia é a dor transformada em beleza, o sofrimento transformado em arte, é como uma pintura de Vincent Van Gogh.
Poesia é a transcrição de cada pulsar do coração do poeta para a folha, é o compartilhar de sentimentos e pensamentos com os leitores, é a revelação divina para a paz, é a deusa que rege as leis do universo.
Poesia é a mão invisível que mesmo a longas distâncias nos guia, é o cheiro do mar, é o gosto da infância, é a textura macia e fofinha da pelúcia, é o próprio universo, cada letra é uma partícula.
Poesia é amor, é dor, é sofrimento, é medo, é alegria, é o frio do inverno, é o desabrochar das rosas na primavera, é o sol escaldante do verão, é o suave cair das folhas no outono, é o soar da flauta de Pã, é o cheiro da manga rosa e é a canção da terra.
Poesia é a beleza dos feios e a feiura dos belos, é a loucura dos sãos e a sanidade dos loucos, é a honestidade dos mentirosos e a mentira dos honestos, é a união entre opostos e semelhantes de forma ordenada em meio ao caos do cotidiano.
Poesia é a força universal que existe em nosso meio, é a deusa que em nossas quimeras revela palavras que devem ser ditas e fazem do poeta seus porta-vozes, é o caminho para um nirvana interior.
Poesia é cada um, é cada coisa, é animal, é planta, é fungo, é bactéria, é vírus, é protozoário, é cada parte de tudo e todos, é você, sou eu e é até este poema.
SOU
Sou uma estrela brilhante dançando
Uma valsa nos belos raios do sol
Como cigarras vou cantando
Entre os canteiros de girassol
Sou borboleta a voar no universo
Sou mel, sou rima, poesia sou verso*
Neste meu paraíso escondido
Baila no ar minha imaginação
Dentro de mim um amor contido
Guardado em meu coração *
Sou lágrimas e sou sorriso
No meu paraíso escondido
Sou abelha, sou beija-flor
Sou paixão, sou rima de amor *
Maria Francisca Leite
Direitos Autorais Reservados sob a Lei -9.610/98
Implosão de Sentimentos
No esplendor da noite,
Uma estrela se desponta
No infinito,
Iluminando a terra
Com suas centelhas irradiantes.
O silêncio eloquente
Da madrugada me seduz,
Com o encanto da paz
Anunciada na bela ária
Que exalta o amor
E a solidariedade.
Por fim, é tempo de viver
A esperança de dias melhores,
Sem ódio e sem sofrimento,
Sem os dissabores
E tormentosas diatribes
Que assombram os valores humanitários.
Beth, Mulher Perfeita
Uma mulher incrível, estrela a brilhar,
Beth, amorosa, em seu jeito de amar.
Obstinada e tenra, sua força é ternura,
Resoluta e bela, de encanto é a mistura.
Profissional leal, com toque competente,
Persistente e pertinaz, segue sempre à frente.
Encantadora e meiga, dona de um sorriso,
Determinação firme, rumo ao paraíso.
Tenaz e convicta, sua coragem transcende,
Agradável presença, que a todos compreende.
Resiliente e elegante, cheia de galhardia,
Com lhaneza e brilho, enche o dia de alegria.
Protetora e linda, um exemplo a seguir,
Autêntica e completa, faz o mundo sorrir.
Afável no gesto, ternura no olhar,
Verdadeira parceira, pronta a ajudar.
Charmosa e bondosa, graça que fascina,
Única entre todas, mulher que ilumina.
Generosa e carismática, inspira a viver,
Criativa e brilhante, sabe como fazer.
Arrojada, proativa, com alma perfeita,
Exuberante em tudo, sua essência é eleita.
Beth, mulher dos sonhos, emoção a transbordar,
Em cada verso, seu nome é o verbo amar.
pulando de estrela em estrela
meu pensamento errante
perseguiu pelo véu da noite
o sonho absurdo
da livre Lua cativar...
Nos olhos de Júlia, o sol declina,
Seu riso, qual aurora, ilumina o dia.
No firmamento, a estrela mais guia,
É ela, em seu esplendor, que fascina.
Seus passos dançam na brisa divina,
E a melodia do amor a envolve,
Júlia, a musa, que o coração resolve
A pulsar poesia, doce e genuína.
A primavera floresce em seu sorriso,
A brisa sussurra segredos de encanto,
Oh, Júlia, encanto que não tem aviso.
Em cada verso, és a rima que encanta,
Nos sonhos, és o eterno recanto,
Julia, na poesia, és a luz que espanta.
A ESTRELA NO ORIENTE
Noite de Natal;
Um simbolismo muito especial,
Onde deveríamos abraçar
Nosso irmão com todo amor,
Sem mágoas ou rancor.
O mundo precisa celebrar
o natal todas as noites do ano;
Para que possamos abraçar nosso irmão
e estender a ele nossa mão,
e com ele ceiar
ainda que seja um pedaço de pão.
É preciso muita fé e força.
Muita perseverança !
Vista-se de sonhos e grite
Mantendo firme dentro de si a luz resplandecente da esperança !
Ainda que dentro de nós esteja
Tudo embaçado,
Com medo e assombrado,
Não mostrar jamais triste
Nosso semblante .
Nao deixar que ninguém apague
a nossa estrela brilhante !
Pois numa noite a estrela no oriente brilhava,
guiando os reis magos
No estábulo onde jesus estava .
JESUS é amor.
Assim ele nos ensinou.
E quanto a mim
Não faço planos.
Pois considero natal
Todos os dias do ano !
Maria Francisca Leite
Direitos Autorais Reservados sob a Lei -9.610/98
No dia especial em que você nasceu,
Uma estrela brilhou, o mundo agradeceu.
Comemoramos hoje sua jornada,
Com alegria e amor, uma linda toada.
As velas do bolo iluminam seu sorriso,
E seus olhos refletem um doce paraíso.
Cada ano que passa, você cresce e floresce,
Em sabedoria e graça, você merece.
Neste aniversário, desejo a você,
Muita saúde, felicidade, e todo o bem que há de ter.
Que seus sonhos se realizem, um por um,
E que a vida seja repleta de alegria, sem nenhum jejum.
Então, celebre este dia, você merece o melhor,
Feliz aniversário, que a vida lhe traga um mar de amor!
Com amigos e família ao seu redor,
Que a felicidade seja o que sempre te impulsiona, sem torpor.
Sentado na cadeira,
Vejo uma linda estrela.
Olhando aquela clareira,
Sinto você aqui na beira.
Mas, que besteira,
Maneira, na eira,
Da Leira, com sol na moleira.
Literatura brasileira,
Quero deixar meu nome na mesa,
Chubsco, é nação hospitaleira,
Afro-brasileira, Maçarico-de-coleira,
Pauleira, só não tenho vida fuleira,
Filho de arrumadeira,
Levamos na leveza,
Tipo prateleira,
Maria-cavaleira,
' ENTRE A TERRA E ESPAÇO '
Como estrela reluzente,
No vasto céu estrelado,
Eu te quero docemente,
Para sempre ao meu lado !
És estrela da minha vida !
Amar-te foi minha sorte,
Vivi uma grande alegria,
Amarei -te até a morte !
À noite, eu fico a contemplar,
a lua e estrelas refulgente,
No lindo céu a brilhar
Tu és a estrela no âmbito a desfilar;
Na terra sou uma flor, à beira do riacho,
a sorrir, entre a terra e espaço !
Maria Francisca Leite
Direitos Autorais Reservados sob a Lei -9.610/98
Que o universo que eu acredito e que me persegue tanto, me transforme em Uma estrela, daquelas que brilha pra alguém.. é assustador pensar no além,
Além de mim, me pergunto
-Como será o meu fim?
Não sei, não imagino.
Responde pra si, qual será o seu fim?
O fim é relativo, o que eu quero dizer é;
Seja alguém, seja os cosmo, brilhe com ódio
Suba ao pódio, voracidade é a chave
Seu fim é de luz, a voracidade reluz
Que o universo que eu acredito e que me persegue tanto
Te faça brilhar em todos os cantos.
Você é capaz.
dia 15 de janeiro
Thamires, estrela que ilumina a escuridão,
Teu nome dança, melodia de sedução.
No céu dos meus dias, és constelação,
Raios de amor, suave sensação.
Entre as páginas do destino, te encontrei,
Thamires, poesia que o coração fez lei.
Teus olhos, reflexos de um céu profundo,
Amor eterno, em cada segundo.
No palco da vida, és a protagonista,
Thamires, luz que em minha alma persiste.
Teu sorriso, sol que aquece meu ser,
Em versos de amor, contigo hei de viver.
Oh Maria, Maria
Será que se lembra do meu nome?
Terminou com a nossa história
Virou uma estrela, uma pop star
PINTANDO NOSSA AQUARELA '
No amor, tu és a estrela que brilha
Que dentro de alma cintila
No âmago dos meus sonhos
És razão e fantasia
no jardim do meu coração
Mora uma grande paixão
Como as cores de um "arco-íris"
Onde floresce a flor mais bela
Assim como as flores de íris
pinto todos os dias nosso amor,
Como uma aquarela
Deixo minha declaração de amor
e na profundidade do esplendor
és os dos versos que componho
a mais linda melodia
Meu sonho, razão fantasia
Minhas rimas de poesias
Maria Francisca Leite
etolie
a estrela mais bela
ainda que sincera
soa...
bastante arrogante
se debruçando
em minha mesa
com seu brilho constante
se perguntando
e eu? respondo
que tens um brilho ardente
e imploro pra ela:
brilhe para mim
e continue assim
não por mim
mas por si
pois é a mais bela
minha estrela sincera.
Bella
Bella uma estrela que brilha
Alegrando toda essa família
Com seu olhar que sempre nos contagia
Bella meiga e inteligente
Está sempre sorridente
Mesmo sendo esse pingo de gente
Bella com toda a sua inocência
Espalha por aí muito de sua essência
E sabe marcar presença
Bella para você dedicamos todo amor e carinho
Pois você é o anjinho
Que Deus colocou em nosso caminho!
*Ju Assunção*
Marly, Luz que Nunca se Apaga
No ventre do tempo, um nome se ergueu, Marly, estrela que ao mundo desceu. No chão de Volta Grande nasceu, Com alma de força, destino de fé.
Mãe que moldou com mãos de ternura, Filhos erguidos na luz da cultura. Semeou o saber, regou esperança, E fez do amor sua aliança.
O sonho interrompido não a calou, Seu brilho em outros olhos restou. Nos filhos que seguem seu ensinamento, Ecoa seu nome no tempo e no vento.
Médium de alma, de olhar que enxerga, Além do que os olhos do mundo revelam. Guia de corações, ponte entre planos, Sua fé é escudo, seu verbo é luz.
Mesmo que o tempo lhe curve os ombros, A chama sagrada não perde o tombo. Ainda ora, ainda sente, Ainda ensina, forte e presente.
Hoje repousa nos braços da filha, Mas sua essência nunca dorme, Pois no amor que deixa e que brilha, Marly Gonçalves Branício é vida que nunca se some.
