Poesias de Dor

Cerca de 22404 poesias de Dor

⁠A lágrima

"Agora a dor era lágrima,
que desceu do rosto amargo.
Escorreu por sobre a rosa,
deixando lá gosto de amor.
Sem querer levou consigo,
o perfume daquela flor.
Caiu em cima do verde,
e o fez brilhar de amor.
Para longe mandou beleza,
expressando o grande amor."

Inserida por barbaramelosiqueira

⁠Você

Das lágrimas fiz um riacho
por onde a dor escoei
Foi descendo as correntezas
que um belo riso encontrei
De sorriso florescente
renasci naquela manhã
E de repente encontrei brisa,
em você, meu amanhã.

Inserida por barbaramelosiqueira

Não importa a distância,
não importa a atitude.
Hoje é o dia de retornar.
Espero que a sua dor
contenha em si a cura.

Inserida por Pepita50

DOR DA SAUDADE

Assim passam os dias
mas a lembrança de quem amamos permanece.
Em alguns momentos dói, em outros
a saudade corrói.
A verdade é, que
nunca aceitaremos
a perda, a ausência,
na memória
a morada será
permanente.
Muitas vezes
a distância,
outras a ruptura,
e na maioria, a morte.

Inserida por Pepita50

Todo sofrimento sentido
Toda lágrima escorrida
Toda dor apertada
Todo sorriso contido
Toda alegria fechada
Toda luz apagada
Olhos fechados

Inserida por Pepita50

Percebi que aceitar as coisas como elas são não diminui mais a dor delas como antes.


Percebi que mesmo curado, ainda sou suscetível a doença.


A dor é cíclica.

Inserida por AndreyBarrosdeSouza

Sempre forte, mesmo emquimera,
fui remédio de minha própria dor,
fui tempo, fui verbo e espera,
tudo em nome do amor !

Inserida por neusamarilda

⁠No final do dia, não havia mais mágoa,
não havia lágrimas, carpido ou dor;
sua aflição, foi ação subitânea,
se despediu da vida, teve seu valor.
.
["O viajante, fez uma pausa à despedida"].

Inserida por AllamTorvic

Nostalgia e melancolia


A dor que nos mata
A saudade que fica
A flor que brota
A imagem que salpica


O trem que parte
Pra longe da bica
Estrelas que brilham
No céu dessa vida


Pássaros que voam
E o canto que entoam
Os amigos que estão
Pertinho da gente


O rádio que toca
Uma música bem triste
Cavalos correndo
Na savana ao longe


A dor e a saudade
Andam juntas pra sempre
Corações corroídos
Pela dor sempre intensa


Não há nada que se faça
Pra mudar o destino
Passado que fica
Futuro que não chega


Pensamentos presentes
Na mente da gente
A conta que chega
Pra sorte de todos


O navio que parte
Sem leme e destino
Pessoas que se matam
Pelo egoísmo de sempre


Lábios que se beijam
Se amam e se odeiam
Abraço apertado
Machuca no peito


O início de tudo
Termina um dia
O final sempre chega
Se estivermos presentes.


Raimundo Nonato Ferreira
Março/2026

⁠MENDAZ:

Nada enceta!
A dor, a voz, os sonhos.
As máscaras e suas faces.
Os "homens" e seus comes.
Os livros e seus líricos
Os mestres e os noviços
Lúdicos e telúricos.
Não há rima nem besos
É controverso o reverso
O mítico ou abstrato.
Todo esse escopo mendaz
Num instante não distante
A tudo se perpaz.

Inserida por NICOLAVITAL

⁠⁠SONHO POÉTICO
A poesia possui corpo físico. Sente dor, alegria e tristeza.
Sobretudo é sentimento que freme.
Qualquer um pode escrever um poema porque isso é expressão de sentimento, intrínseco a qualquer ente. Quando adolescente toda mocinha, todo rapaz, guarda em seu diarinho algumas frases de amor, rebeldia e desilusão.
Embora mais tarde quando as encontra-las, quase esquecidas, amasse em bolinha e descarte. Ou talvez alguns guarde-as consigo para a posteridade. Mas a vida contemporânea nos torna produtos comercial. E isso nos desalenta da produção literária, quase que involuntariamente. Pois quando somos rotulados “responsáveis, racionais”, partimos em busca dos bens frívolos na intenção de uma suposta aceitação social.
- A poesia em sua essência, não!
- Essa subverte...
Porque a arte por si só não permite negócio.
Ela possui a magia de oferecer sentimentos e sentido às coisas.
Já dizia o poeta Leminski o ato de escrever
A linguagem da poesia é um ambiente de santidade.
De tal maneira a fazer aplacar ou indignar o sonho poético.
Eu estou muito cansado da vileza de tudo que não é natureza.
Porque a natureza é a representação da arte.
E a arte materialização do Deus imanente.
Nem mesmo a vasão dessa solidão que carrego sobre os ombros me alenta.
A potência e fragilidade da vida, o nada que a gente representa diante disso.
- A humildade diante de nossa condição frágil
- De nosso próprio espirito imperfeito assusta
- E com a prudência do sábio
Me refugiu na santidade da poesia como essência da vida.

Inserida por NICOLAVITAL

⁠ALMA POÉTICA
O poeta pôs-se a dizer que a dor da alma,
Antagônica à física, remedia-se com a suavidade do silêncio e, a amorosa companhia noturna.
Ou, quiçá, uma moda do Jonh Cale para aplacar seus males.
E, que o poema não!
O poema, apenas lhe oferecerá carinho.
Ah, o poema!
Esse sim, é lenitivo à alma e os males que aflige o poeta.

Inserida por NICOLAVITAL

⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠SER PRETO

Ser negro não é apenas na cor
Na dor ou lugar de nagô.
É preciso ter "raça". Atitude!
Ser negro, afeito de negritude
Se perde ao verbo que ilude.
Ser negro é romper o discurso,
Mudar o percurso que se toma
Em curso.
Negro, sobretudo, jorro plasmático
Tamboril do terceiro continente.
Buscando alforria, autonomia.
Resistência é estado de liberdade
Não à branca consciência negra
Liberdade, liberdade...

Inserida por NICOLAVITAL

⁠Não importa se é uma dor
Ele quebra as prisões
E traz cura aos corações
Não importa se é tristeza
Ou se está sozinho à mesa
Ele enxuga o seu choro
Ele é o seu Consolo

Inserida por KamillaMoreira

⁠Não importa se é uma dor
Ele quebra as prisões
E traz cura aos corações Não importa se é tristeza Ou se está sozinho à mesa Ele enxuga o seu choro Ele é o seu consolo

Inserida por KamillaMoreira

⁠Lágrimas vertem, para
regar raízes e sementes, de um jardim de dor, que sofre com a seca, por estar longe do seu amor.

Inserida por mileneabreu

⁠Em meio a este cenário de dor e solidão que se instala no meu interior sem motivo aparente, a saudade e a tristeza se tornam sombras constantes. A música, minha única companhia, age como um bálsamo que acalma as dores da alma e cicatriza as feridas deixadas pelo meu coração dilacerado.

Os pedaços da vida despedaçada se espalham pelo chão, e eu tento desesperadamente juntá-los, sem sucesso. Um vazio intenso me acompanha, carregando consigo uma amargura profunda e sonhos desfeitos. Os sorrisos que um dia iluminaram meu rosto se perderam no caminho da paixão, deixando apenas agonia e solidão em seu lugar.

É doloroso testemunhar as amizades construídas ruírem diante dos meus olhos. A luta contra sentimentos de fracasso e inadequação parece uma batalha perdida, enquanto vejo a felicidade estampada nos rostos dos meus amigos, sabendo que contribuí para ela sem esperar recompensa.

A cada nova paixão, sinto meu coração quebrar mais um pouco, seguindo conselhos como "siga seu coração" sem compreender que ele pode ser traiçoeiro, levando à morte emocional. Encontro-me nas masmorras do ego, cego para a vida, atormentado pelos fantasmas da agonia e me sentindo invisível, isolado do mundo.

Mesmo diante de tantas dores, estou aqui, sempre à espera, mesmo que apenas até o meu próprio fim. E às vezes me pergunto se um dia a alegria será minha companheira constante, para iluminar os dias sombrios que parecem não ter fim.

Inserida por Neudo21

⁠Acho que descobri por que gosto tanto de ir embora.
Quem parte abandona, de certa forma, a dor.
Quem fica, fica com ela.

Inserida por LiAzevedo

Tua falta me esvazia
Tens o nicho a te acolher
Latente é a dor que me agonia
Sem ninguém que possa a ver.

Inserida por NICOLAVITAL

⁠Não existem doença pior do quer da Alma.
É preferível a dor física do quer sentir o profundo imenso vazio da Alma.
Quando a Alma não está bem, mesmo que o meu físico esteja 100% saudável a dor se transfere de uma forma inexplicável a adoecendo cada membro do corpo como uma árvore que apodrecendo a raiz todos os galhos morrem e assim não dão mais frutos.

O nosso espírito ( Alma ) tem quer está sempre, medicado, cuidado, para que possa sempre ter um bom diagnóstico e poder sustentar nosso corpo.
A luz que está em nós tem que brilhar de dentro pra fora!

Inserida por elaiine_santos