Poesia sobre Corrupção
Onde você mora? Moro num país Top 10: da impunidade; da injustiça; da desigualdade social; da corrupção; da decadência cultural; da discriminação; da usurpação de funções; do cabotinismo sistêmico; dos narcisistas e da falência social.
Numa última palavra, sendo homem sério, mergulhado na honestidade, amante à moda antiga dos princípios e valores inegociáveis, deve todo agente público envidar todos os esforços, para jamais roubar e nem deixar roubar o dinheiro do pagador de impostos. Tecnicamente, não deve praticar peculato, nem corrupção passiva, nem concussão, nem prevaricação, nem ato de improbidade, nem se locupletar ilicitamente, e nem tampouco permitir que alguém viole as normas do direito, quer seja praticando corrupção ativa, quer seja tráfico de influência ou exploração de prestígio, nem qualquer ato que possa surrupiar o sagrado dinheiro do pagador de impostos. Por tudo isso, não deve a gestão pública ser exercida por agentes públicos sem qualificação, aquele que tão-somente se acham atores de cinema, cabotinos de plantão e narcisistas otimizados.
Políticos há que uma vez eleitos e empossados se esquecem do povo, que os elegeram, e só ouvem as vozes do sistema corrupto e dominador.
Sem um controle social hígido as pessoas se corrompem, e estas, por sua vez, corrompem as instituições. A ausência de controle social é característica de uma democracia frágil e em estado terminal.
No Brasil os governos mudam, mas os altos índices de criminalidade e impunidade persistem, especialmente em razão da corrupção enrustida no serviço público, que pelo mesmo motivo não é alcançada pelo Sistema de Justiça.
Se alguém financia um governo corrupto ao aceitar, passivamente, impostos abusivos, torna-se cúmplice, direta ou indiretamente, das atrocidades cometidas, por vezes, contra os princípios e valores que sustentam a família e a fé, permitindo que esse governo os destrua lentamente.
O verdadeiro inimigo não é o vizinho que vota diferente, mas o sistema que rouba a todos igualmente.
No passado politico brasileiro, a esquerda era comunista ou socialista. Hoje é ilegal, ladra, corrupta e abusiva em nome de uma boa democracia. A falta de instrução, de valores morais e de básicos princípios humanitários distorcem o pluripartidarismo de outrora em justificativa arbitraria para atos criminosos e vergonhosos sem autoria, responsabilidades e punição. E o pior que a justiça, a igreja e a população acovardada se calam. A justiça, por que tínhamos constituição, códigos e judiciário. A Igreja por que ainda somos a maior nação católica do mundo. A população que tinha por porta-voz legitimo da verdade a imprensa falada, escrita e televisiva, amordaçadas por anúncios governamentais ou empréstimos vencidos, não possuem mais liberdade.
A imensa maioria da classe política brasileira só está preocupada com a manutenção dos seus esquemas de corrupção.
..."Quando a injustiça e a impunidade imperam, outorgar-se-á ao povo fazer justiça com as próprias mãos." ... Ricardo Fischer.
Mentiras, alianças espúrias, corrupções, omissões na aplicação das leis em vigor, e sigilos inconstitucionais, eis algumas das principais práticas políticas e judiciais mais danosas para a humanidade.
Montar num cavalo que passa arreado é uma opção a depender do seu destino; se o animal for para o campo da honestidade, montarei de imediato; se for para a imundície da política partidária, que siga sozinho ou leve consigo o vírus da corrupção.
Necessitamos afastar-nos do assistencialismo imoral corruptível, e aproxima-nos da caridade, amor e da intensa busca pela dignidade e respeito à pessoa humana.
"É difícil manter a moral imaculada em um mundo corrompido pela ganância e egoísmo. Ser incorruptível significa manter os próprios princípios intactos. É um desafio constante, mas também uma fonte de força e honra pessoal que sustenta o propósito da minha existência".
Político não é artista, senão mero empregado do povo; sua principal função é administrar o dinheiro do povo; se lhe faltar caráter na administração, sobrevém aquilo que chamamos de corrupção, uma espécie de quebra do coração
Qualquer um que exponha, através do exemplo de seus próprios atos corretos, as idiotices, corrupções e absurdos dos outros, será odiado e atacado feroz e sistematicamente, até a sua total desqualificação ou morte.
O desarmamento do cidadão civil não é injusto, injusto é o desarmamento apenas das vítimas dos que andam armados.
Me irrita a Imprensa que deveria ter o papel de passar a informação IMPARCIAL, querer impor uma posição política por meio de comentaristas atacando quem é da oposição e passando pano para erros graves dos que simpatizam. Isso não é JORNALISMO.
