Poesia sobre Corrupção
Uma corte suprema militante pode prejudicar o desenvolvimento e o progresso do país, interferindo em políticas públicas e reformas estruturais, e criando obstáculos e incertezas para os agentes econômicos e sociais.
Um povo sem estudo pode eleger políticos corruptos por falta de ética, de cidadania e de responsabilidade, que levam a escolhas baseadas em interesses pessoais e imediatos, sem considerar as consequências para o bem comum.
Um povo sem estudo pode eleger políticos corruptos por falta de informação, de consciência crítica e de participação política, permitindo que sejam enganados por promessas falsas e discursos demagógicos.
Se não gosto da opinião, a cerceio, mas se o que ocorreu foi crime de quem gosto da opinião, sou condencendente. Triste cidadania capenga!
“Aquele que se sobrecarrega com os fardos dos outros nunca experimentará a sensação de leveza que vem de uma alma íntegra e incorruptível.”
Uma imprensa livre é benéfica à sociedade. Mas se esta for financiada por um poder maléfico, e este controlar também a internet, o mal estará livre para tripudiar, transformar um bom governo em genocida, um governante mafarrico, em bondoso inocente. E ainda, transformar os escândalos em pequenos equívocos, recessão em crescimento do PIB, graves injustiças em cumprimento da lei. E, se a verdade vier à tona, será "fake news" dos opositores. Triste distopia!!!
As expressões mais nojentas do vernáculo pátrio: arrogância; hipocrisia; traição; deslealdade; corrupção; desonestidade; ingratidão; boçalidade; improbidade; falsidade.
Aproveitando que meu último pensamento foi em relação a Dumbledore e Harry Potter, outra frase proferida pelo Bruxo foi que uma coisa curiosa é que aqueles que mais sabem lidar com o poder que lhes é entregue é justamente aqueles que não buscam, de meu humilde ponto de vista, aqueles que almejam fama, atenção e poder, notoriamente são muito arrogantes ou narcisistas, além de possuírem um ego facilmente inflável, onde ficar massageando o ego dessas pessoas é o caminho mais fácil e acessível de torná-la uma pessoa que vai cometer erros graves. Em casos mais extremos as pessoas com poder podem realizar atos corruptos e catastróficos e destrutivo.
Essa busca incessante para encher as instituições religiosas, os aproveitadores da fé, com seus interesses pessoais, se sujeitam a toda sorte de estratégias, unindo-se a políticos corruptos e a empresários sonegadores.
O poder assim como as riquezas são importantes para a evolução material de pessoas e povos, mas é um veneno para a alma quando mal utilizados ou usados em excessos e abusos, pois aí podem levar a tirania, corrupção e queda moral e espiritual e até a óbitos e sofrimentos.
A crise no Brasil hoje é tão gigantesca que os enérgicos discursos denunciantes que se ouvem diuturnamente no Congresso Nacional ou em qualquer outro lugar, já não surgem efeito em quem por direito tem o dever de tomar as providências constitucionais, legais, para a corrupção combater, e os corruptos apenar. O Brasil precisa de pessoas que ajam sem medo em defesa da verdadeira democracia, mesmo que um alto preço tenham que pagar!
No Brasil, o único azar atrelado ao número 13 em que realmente acredito ser um atraso e infortúnio é o 13 do PT.
Certo! Alguém por aí já disse que a desgraça dos que não se interessam por política é serem governados pelos que se interessam. E infelizmente, nós próprios somos culpados dessa desenfreada corrupção e desgraça no cenário político brasileiro. (…). Às vezes sinto medo de tolerarmos o intolerável, como os ensinos de importantes, porém complicados teóricos da soberania política, e arregaçar as mangas em protestos nada pacíficos contra essa dita ordem desordenada de um país em regresso.
Já imaginou como seria se o mestre do amor viesse pessoalmente em pleno século XXI para cuidar, em pessoa, dos problemas sociais? Não é difícil concluir que ele buscaria primeiramente os marginalizados, os assassinos, os avarentos e àqueles consumidos por quereres descontrolados. Em vez de julgá-los como a escória da sociedade, ele lhes concederia uma nova oportunidade, acolhendo-os com compaixão e pronunciando palavras de redenção. Pois não há solução mais eficaz para a maldade social do que o amor dedicado aos necessitados, aos que erraram, aos que foram corrompidos pelo sistema e aos que clamam por uma segunda chance.”
Numa república torta governada pelo sistema judiciário, ter um ladrão na presidência é o menor dos problemas, pois as leis são moldadas de acordo com a vontade dos sem escrúpulos que as fezem.
Talvez o último desafio para humanidade será conseguir controle e domínio próprio, para fazer ser útil o que transporta inutilidade;
Na vida mais importante do que ser um homem de sucesso é ser um homem de valor, ainda mais nos tempos atuais e num país onde reina a corrupção e o crime.
É desconfortável perceber que parte dos nossos eleitores escolhem seus representantes com a intenção de que, quando por ventura precisarem, encubram e apoiem suas ações ilícitas. Que isto não seja o objetivo desta vez! Que tal nunca mais?
Votar consciente é desafiar os demônios da negligência e da ignorância, é carregar nas urnas o peso da história e a esperança do amanhã, sabendo que cada decisão tomada ecoará como um rugido implacável no futuro que estamos por construir.
